domingo, 21 de março de 2010

O aterro da Arena: homenagem ao presidente Dourado

Seguia pela Érico Veríssimo quando o trânsito parou por minutos na rótula do Papa. Fiquei de frente para o Olímpico Monumental. Um estádio imponente, emoldurado pelo céu completamente azul.

À frente dele, como uma lança avançando rumo ao infinito, a bandeira tricolor tremulando majestosa, orgulhosa.

Para alguns, ou para muitos, o Olímpico não passa de um gigante de concreto, frio e sem vida, sem alma.

Para mim, o Olímpico é como um senhor altivo e forte, beirando os 60 anos. Os sulcos em sua fachada, nos degraus das arquibancadas, são como as rugas em quem muito viveu e muito teria ainda a viver.

São marcas do tempo, de experiências únicas, de uma trajetória firmada por vitórias memoráveis e também por dores profundas que mais valorizam cada minuto dessa longa e bela história.

Uma história que se confunde com a própria história do Grêmio.

Em breve, a imagem do Olímpico portentoso numa iluminada manhã de um sábado qualquer do outono será passado. Nada daquilo que eu tinha diante dos meus olhos vai existir.

No começo, serão escombros, entulhos, que operários indiferentes, orientados por engenheiros apressados, irão recolher e jogar em algum canto qualquer.

(Nem quero pensar no que virá depois).

Os restos mortais do Olímpico serão jogados numa vala - uma sepultura –, talvez até sirvam de aterro ao banhado onde serão erguidos os espigões do entorno da Arena.

Uma triste ironia nesses tempos difíceis, em que se deixa de ser dono de um estádio com história e tradição e se passa a ser inquilino de um imóvel, um belo imóvel, mas que nunca terá como moldura o mesmo céu azul dessa manhã de um sábado de outono.


EM TEMPO

Esta é a minha modesta homenagem ao eterno presidente Hélio Dourado, que completou 80 anos, e que segue querendo sempre o melhor para o Grêmio.

3 comentários:

  1. Ilgo, sempre leio seu blog e gosto de suas opinioes. mas desta vez nao fecho em tudo...
    .
    Sinto o mesmo pelo olímpico, ate talvez chore no dia da demolição, vou la desde meus 8anos todos jogos (e ja farei 25). Mas o clube precisa crescer, tornar-se ainda maior e mais forte, comportar melhor sua torcida e grandes eventos (como disse o Odone na final da LA'07, o olimpico infelizmente nao consegue mais).
    E nao será um inquilino, será proprietário. Ate porque se nao, como o inter venderá 130 camorotes por 10 anos sera entao inquilino dos proprietarios dos camarotes? claro que nao. Alem do mais, o gremio lucrará muito mais do que com nosso olímpico hoje. Somente o que ganhará FIXO por ano (fora o % do lucro) ja sera maior do que o deficitario olimpico.
    .
    Se assim nao fosse, ainda deveriamos estar no fortim da baixada?????
    .
    E veja que ironia, essa frase do nosso eterno presidente Dourado numamateria do Clic:

    – A obra foi muito visitada pelos gremistas, que tinham um anseio grande de ter um templo que não fosse a Baixada, que já era muito antiga – lembra Dourado, que na época ainda era estudante do Colégio Anchieta.
    .
    http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/default,2349327,Da-Baixada-a-Arena-Gremio-sai-do-Olimpico-para-seguir-crescendo.html
    .
    E Quarta teremos coletiva da Arena, a partir das 9:30h. Espero que te ajude a simpatizar mais pelo projeto!!! hehehe

    Abraço, William

    ResponderExcluir
  2. William, não sou totalmente contra a Arena. Já fui mais. Mas acho que esse negócio não foi tão bem costurado. Tem muita gente que pensa como eu. Se for pra sair do Olímpico, que a gente saia em condições mais favoráveis. Vinte anos para tomar posse realmente é muito tempo. Sem falar em outros detalhes. Mas vamos em frente. Seja o que Deus quiser.

    ResponderExcluir
  3. eu entendo... mas quanto mais me informo do negócio, mais tenho certeza de que nao foi mal feito. Alias, evidentemente, como todo mundo, ESPERO que se prove bom na prática.
    Ainda mais vendo as dificuldades do Inter em apenas reformar o Beira-Rio...
    Quanto a questao da posse, nao vejo assim como inquilinato; afinal de contas a ARENA em si será de uso do Grêmio exclusivo e a OAS pagará também valores fixos por ano. Alem do mais o Gremio tera poder de veto nas decisoes da "superficiaria" que sera a empresa que congregara gremio e OAS e dividira os lucros alem do fixo. (100% nos primeiros 7 anos e 65% a 35%pró gremio nos outros)
    Espero também que conforme forem sendo divulgados os detalhes, acabemos todos vendo que será bom. Também reconheço que apenas TORÇO por enquanto. Até porque nao tem mais volta mesmo...hehehe
    Estou ansioso pela quarta-feira ja para vermos mais esclarecimentos bem como o lançamento do site.
    Obrigado pela réplica, e sigo acompanhando o Boteco. parabéns pelo trabalho.
    Abraço, William

    ResponderExcluir