domingo, 14 de março de 2010

O Santos e as conclusões apressadas

Parei para ver o festejado Santos de Neymar, Robinho e cia. Em poucos minutos, já fazia 2 a 0 no Palmeiras, que parecia um time de várzea, perdido, confuso, dominado.

O primeiro gol do Santos foi do Neymar, que encobriu o Marcos meio na sorte. A enfiada de bola do Paulo Henrique Ganso, sim, foi uma pintura.

Admiro os jogadores do último passe. Quando guri, em Lajeado, sempre gostei mais de jogar na meia, armando e dando gol de bandeja pros fominha por gol.

Sem falsa modéstia, eu jogava bem, tanto no futebol de salão (com aquela bola pequena e pesada) como no futebol de campo, o meu preferido.

Corta.

Eu já era repórter, Folha da Tarde, início dos anos 80. Acompanhava o Grêmio em Lajeado, jogo contra o Lajeadense. Estou na porta do hotel quando me aborda um rapaz, que não me parecia estranho.

- E aí Guinho (meu apelido naqueles tempos e na família ainda hoje), lembra de mim?

O que a gente diz numa hora dessa? Falei a verdade:

- Sei que te conheço, mas não me lembro de onde.

- Eu sou o Jorge, o Jorginho. A gente jogava junto na quadra do colégio Fernandes Vieira, no Castelinho, e no campo do Americano. Depois, joguei no Grêmio, fui junior, no tempo do Telê. Até joguei umas partidas no time principal, era centroavante.

- Ah, claro. Onde é que tu andas agora (ele devia ter uns 24 anos)?

- Parei, tive um problema de lesão, tive que parar. E tu, tá jogando aonde?

Congela a imagem. Corta para o presente.

Essa pergunta é a maior prova de que eu jogava muita bola. Pra ele, meu companheiro de time na juventude, pelo que eu jogava naquele tempo, eu só poderia estar jogando em algum time profissional.

Sempre que alguém pergunta se eu jogava bem, eu conto essa história. Tem uma outra, mas essa vocês não vão acreditar. Se insistirem eu conto outro dia.

Mas eu falava do Neymar (o link comigo não tem nenhuma indireta), e do Santos.
Já ouvi e li gente colocando o técnico Dorival Jr nas nuvens por causa desse time do Santos. Já vi gremista tremer só de pensar em enfrentar o Santos na Copa do Brasil. Bem, o Palmeiras conseguiu virar sobre esse festejado Santos. Neymar foi até expulso.

Isso faz do Santos um time ruim agora? Claro que não. O Santos é tão bom quanto qualquer outro. Tanto quanto o Palmeiras, o Inter, o Grêmio.

Foi isso que eu disse na quinta-feira no programa do Reche, na Ulbra TV. Não tem ninguém muito melhor. Está tudo muito parelho. Quanto ao Dorival, é mais um bom técnico, só isso.

EM TEMPO

O Inter ficou no empate com o Veranópolis. Mereceu vencer, mas perdeu gols demais. O Damião chegou a ser vaiado aqui na redação do CP. Ele que alguns queriam no lugar do Alecsandro. Há muita pressa em exaltar e apedrejar no futebol, principalmente por aqui no RS.

O fato é que o Inter terá que jogar mais para terminar em primeiro em seu grupo. O São José está ali,a pau a pau. Vence nos critérios. Agora, se apertar, o Inter vai com força máxima e acaba com a alegria do Zequinha. Se bem que o Argel está mordido com aquela goleada do ano passado.

NOS ACRÉSCIMOS I

Escrevo essas mal traçadas linhas no primeiro tempo do jogo do Grêmio. Maylson acabou de fazer 1 a 0. Gosto do Maylson. Ele não é brilhante em nada. Mas é um jogador médio, médio alto, em todos os quesitos. É um jogador moderno, sem firulas, mas aplicado e determinado. E isso faz dele um jogador especial.

NOS ACRESCIMOS II

Bem, terminado o jogo no Olímpico. Maylson acabou eleito o melhor em campo, merecidamente.
Agora, o Mithyuê entrou e iluminou o futebol confuso que o Grêmio vinha jogando. Em duas jogadas dele, sairam o segundo gol de Maylson, um presente do Jonas, e o do Fernando.

13 comentários:

  1. Ilgo; não vou questionar as qualidades do jogador Guinho, pois não o vi jogando. KKKK Eu continuo encantado com o futebol do Santos. Assisti parte da partida onde vi falhas da defesa e principalmente do goleiro. Claro que pela idade e empolgação da gurizada algumas partidas serão mais difíceis e algumas derrotas colocarão mais calma na garotada. Nitidamente alguns jogadores do Palmeiras entraram com força excessiva nos garotos (Pierre e Diego) para intimidar ou machucar. Neymar revidou a alguns lances do Pierre, mas não teve malandragem e o fez frente ao juiz sendo expulso. Quando se olha para o plantel ainda vemos jogadores como Maikon Leite, Alex Sandro, Breitner, Zezinho e Alan Patrick dentre outros. Mas voltando à Azenha o Maylson poderia ser mais efetivo que o Ganso, mas falta vibração em minha opinião. Maylson tem 1,80 e o Ganso 1,84 e tendo um centro de gravidade menor deveria ter mais habilidade se comparados. Quando da entrada do Mithyuê, Bérgson e Fernando que marcou seu primeiro o Grêmio mostrou muito mais disposição e qualidade. Maylson marcou 2, mas perdeu uns 3. Vejo evolução no Grêmio, mas continua faltando o finalizador que não vejo no Jonas e William. Falavam muito no Wesley Pacheco Gomes de quem pouco se fala na imprensa atualmente. Quem sabe o Yur Ferreira Martha de Freitas?

    ResponderExcluir
  2. Antes que me apedrejem aconselho a lerem entrevistas e reportagens aqui e fora de 4 anos atrás sobre o Lionel Messi a quem chamavam de peladeiro e improdutivo. Assim evito rebater. Kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Independente do que possa ser levantado à presença de Maylson é oriunda da BASE e a mesma é que dará sempre a sustentação ao Grêmio. Ouvi a entrevista do Silas alertando para a derrota do Grêmio, mas também ele viu o resultado e não o jogo. A mágoa e revolta do Diego Souza ao final da partida é que deve ser analisada, pois entraram visivelmente voltados a machucar o Neymar revoltados com o chapéu no Chicão evitando levar um também.

    ResponderExcluir
  4. Ouvi a entrevista do Silas alertando para a derrota do Santos

    ResponderExcluir
  5. Volto a comentar as idiotices de alguns jogadores ao comemorar gols. O jogador do Veranopolis quase tirou o calção para mostrar uma tatuagem. Agora so falta o cara tirar o todo o calção e mostrar o trazeiro pras camaras. Acho que a FGF deveria tomar uma iniciativa inedita e proibir estas palhacadas.

    ResponderExcluir
  6. Francisco, o talento sempre será combatido com violencia. com os juizes cagões e que gostam de ver jogador levando pau que temos aqui a violencia vai continuar imperando.

    Sobre o Guinho (falo na terceira pessoa como o Pelé), foi um talento inconstestavel, pelo menos na minha opinião, Ilgo. Os colegas do CP que viram o ocaso da carreira do Guinho, aí jogando como libero ao estilo Galvão e Gamarra, tiveram uma ideia da qualidade dele, o Guinho. E chega de saudade.

    Sobre o strip do cara do Veranopolis, realmente é o fim da pica...da.
    Quer dizer, tirar a camisa dá amarelo. e arregaçar o calção não dá nada?

    ResponderExcluir
  7. Ilgo; não tem filme do Guinho para por no youtube? Ai ninguém vai questionar. Eu não duvido, pois costumo acreditar nas pessoas até prova em contrário. De 2 a 15 de abril Gérson e Fernando estarão servindo à CBF e de 26 de março a 14 de abril Saimon e Bruno Renan. Em abril devem retornar Leandro, Hugo e Borges. Ozéa logo estará em condições de jogo e ai vamos ver quem fica na vaga do Mário. Sim, já dou como certa a venda na próxima janela. A programação de futebol este ano será dividida pela copa. Pessoalmente não estou com a menor motivação para a copa e creio que serão jogos chatos. A meu ver Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Brasil serão os times. Espanha e México correm por fora. Mas voltando para o Olímpico Pessalli que teve problemas com o tornozelo e Mateus Magro com costela já devem estar recuperados e pegando ritmo. Pessoalmente gostaria de ver Matheus Magro, Bruno Renan, Douglas e Mithyuê (Fernando) no meio campo.

    ResponderExcluir
  8. Ilgo; não tenho visto nada sobre o rendimento do Roberson no Juventude. Se alguém tem acompanhado, por favor, informe. Pelas escalações entendo que ele finalmente venha jogando na sua posição de meia atacante pela direita com o técnico Osmar Loss.

    ResponderExcluir
  9. Mas o que o Fossati vem apanhando da imprensa gaúcha é brincadeira. Tá pior que cachorro sarnento em vila. Já tem alguns colorados cronistas com tanto ódio que só faltam agredir fisicamente o cara. Tem de ficar com os olhos bem abertos com o Votoraty. O Guarani não ficou e perdeu de 1 a 0. O Votoraty venceu o Bugre com:
    Alex; Henrique, Alemão e Anderson; Carlos Magno, Thiago Baiano (Jonatas), Francis (Paulo Krauss), João Paulo e Raul; Neizinho e Anderson Santos. Oportunidade para ver o Paulo Krauss em campo. Também vem falando bem do zagueiro Henrique.

    ResponderExcluir
  10. Ilgo, não posso falar nada do jogo de ontem pois por compromissos familiares não tive a oportunidade de assistir, mas fiquei sabendo de uma boa: O Cacalo e o Raúl Régis de Freitas Lima estão arquitetando a volta de Luis Felipe Scolari ao Grêmio em 2011,com o Cacalo no futebol, como grande lance capaz de garantir a reeleição do Duda Kroeff ou do representante do grupo político que está no poder, que se o Duda não quiser a reeleição, deve ser Irany Santana Jr.

    ResponderExcluir
  11. André; esta seria uma péssima noticia para o Grêmio e provavelmente sinal de mais algumas décadas penando com esqueletos em cada armário gaveta e cantinhos do Olímpico e Arena. Temos de lembrar que justamente com o Cacalo foi que a DÍVIDA DOBROU com contratações caras e de poucos resultados para os investimentos efetuados. Felipão é um bom treinador, mas não faz milagres. Contratar e ser um BOM DIRETOR de conversa fiada é fácil, mas contratar ganhar campeonatos e não deixar contas para outros é muito difícil. Nem vamos entrar na máxima de Felipão ser gremista ou não e sim que está acostumado a ter um salário que poucos podem pagar e uma comissão técnica de igual tamanho. Aparentemente o Kroeff vem fazendo o dever de casa e colocando as contas em dia. Ser dirigente de futebol hoje está igual a ser político daqueles que não largam o osso. Deve ser um amor $$$ danado de compreendido esta paixão $$$ pelo clube. O multi campeão AUTUORI mostrou isso.

    ResponderExcluir
  12. André, a volta do Scolari acho difícil, mas vou conferir.

    Francisco, pô, quer imagem do Guinho jogando futebol nos anos 60, início dos 70? Acho que nem foto tem.
    Agora, o Guinho mais velho, tem um Gre-Nal aqui do CP no youtube, onde ele aparece dando um balãozinho no atacante, dentro da grande área dele, entre outros lances de extrema genialidade e técnica.
    A coisa está assim: quem viu, viu.

    ResponderExcluir
  13. Gre-Nal no youtube é bom p saber quem torce p quem...

    ResponderExcluir