quarta-feira, 2 de março de 2011

Maquiavel e as propostas sedutoras

Foi a partir da união dos principais clubes do País que a TV (rede Globo) passou a pagar melhor, muito melhor, pelos direitos de transmissão dos campeonatos brasileiros.

O Clube dos 13, sob o comando de Fábio Koff, passou a ter poder de fogo, apesar de todas as suas divergências internas.

Agora, depois de tantos anos, outras empresas de comunicação estão diante da possibilidade de lucrar com esse filão.

Quem apresentar a melhor proposta, com valor mínimo de 500 milhões de reais, leva a competição a partir de 2012. Tudo muito claro, justo e transparente. Ao menos vendo assim de fora.

A atual detentora dos direitos, a Rede Globo, decidiu fugir da disputa, ou melhor, não entrar na disputa. Partiu para negociações diretas com alguns clubes.

O Grêmio, através de seu conselho de administração, vai negociar diretamente com a Globo. Outros grandes clubes devem seguir esse caminho.

A Rede Globo divulgou nota hoje explicando sua posição. Na verdade, não conseguiu justificar sua desistência de participar desse processo límpido e transparente.

A Rede Record seguiu o exemplo. Frisou em sua nota que o processo de 'licitação' é igual ao do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos. E que a ideia é acabar com o monopólio.

Há um ponto preocupante no documento: a emissora só irá entrar no jogo se os clubes estiverem unidos. Ou seja, do jeito que está, cada clube brigando apenas pelo seu, a rede Record também ficará de fora.

A consequencia, que me parece inevitável, é a Globo continuar transmitindo o Brasileirão, mas agora sem a intermediação do Clube dos 13, que ficará esvaziado, perdendo sua maior razão de existir. Será que chegaremos a tanto?

Não é de duvidar-se que mais adiante os valores passem a ser cada vez mais reduzidos. A negociação individual num primeiro momento pode ser sedutora, mas com o tempo pode se transformar numa bruxa nariguda e desdentada.

Sem união, os clubes a médio ou longo prazo ficarão fragilizados.

Segue atual a tática do mestre Maquiavel: dividir para governar.

GORJETA

Será que entre as cláusulas para transmissão dos jogos o Clube dos 13 fixou o horário dos jogos da TV aberta nos dias de semana para algo como 20 horas?

SAIDEIRA

A Sandy como garota propaganda da Devassa. Só pode ser brincadeira. É agora que ninguém mais segura a Kidiaba, que vem aí logo, logo.

FECHANDO A CONTA

Há algum tempo venho destacando os problemas da bola pelo alto na área do Grêmio. Hoje, a ZH fez matéria de página inteira sobre o assunto. Título criativo: Medo de Altura.

Daqui a pouco todos vão estar falando e escrevendo sobre o que escrevi ontem: a solução para o Grêmio é o esquema com 3 zagueiros e um atacante de ofício. Se isso não acontecer, pago uma rodada de 1983 pra todos os botequeiros.

13 comentários:

  1. Ilgo; falando em zagueiro aparentemente estamos bem na zaga com o Matheus Barbosa Teixeira. Hoje até marcou pela sub 17. O negócio é valorizar a PRATA.
    Quem seria a "GAROTA" apropriada para PROPAGANDA da (Kidiaba BLUE). KKkk

    ResponderExcluir
  2. A Garota apropriada para a propraganda da Kidiaba Bier é a D'alessandra.

    ResponderExcluir
  3. Olha, aindei pensando no meu amigo Chico Izidro (que ele não me leia).

    Na real, deve ser uma africana legítima, de preferência do Congo...

    ResponderExcluir
  4. KKKK. Gostei da indicação.
    Falando em outro continente o CAVEIRÃO Paulão vai ver a muralha da China.
    MARIE-CHRISTELLE TSHINANGA é uma Miss.
    MISS UNIDADE CONGO 2010.
    Quem sabe de modelos da aldeia são os CABOCLOS. kKKKK

    ResponderExcluir
  5. Quem será o substituto do Paulão? O ideal seria um beija flor. Falando em beija flor, ficou demais as fotos do Dadá Maravilha que perdeu uma aposta teve de aparece fantasiado de coelho. Que MICO e não é colorado. Kkkk

    ResponderExcluir
  6. Finalmente o Matheus Silva de Oliveira terá ao menos a oportunidade de ser banco. Entrando pode agradar pois segundo me informaram nos treinos tem agarrado muito.

    ResponderExcluir
  7. Alguém pode informar da regularidade do zagueiro Léo do Cruzeiro? Tendo tentado ser atacante deve ter como fundamento o cabeceio e boa impusão.

    ResponderExcluir
  8. enquanto isso no estádio das ANTAS, o time de Mourinho perde por 2X2 huá huá huá.
    E hj, COMO DE COSTUME, tinha mais erros no futebol Internacinal do CPOVO, SÓ PRA VARIAR. SEMPRE TEM ERROS e o sujeito quer chance na ZH, HUÁ HUÁ HUÁ
    P.S. AH, o davizinho coimbrinha pode criticar teu time, hein blogueiro? Se fosse a Rádio Guaíba, tu choravas às pitangas.

    ResponderExcluir
  9. Francisco, o leo do cruzeiro chamou a atenção pelos gols e perigo na área adversária. Não sei se ele é bom na defesa. Não comprometeu contra a dupla, mas não sei.
    O Paulão, se for pra china, será um dos maiores negócios dos últimos anos. Aí eu lembro da frase do Renato, que disse ser ele barato ao Grêmio.
    Legal, promover greve, baderna, invasão, com direito a coquetéis molotov é um grande feito. Extremamente ético. Fora que o molusco agora faz parte das elite, é bilionário. Ainda perdeu um dedo pra receber pensão. Muito bom. Que grande homem.

    ResponderExcluir
  10. ai, deixa eu, deixa eu sê a guria propaganda, deixa....

    ResponderExcluir
  11. Engraçado Ilgo; quando o Grêmio aparecia nas primeiras 100 colocações os vermelhos riam e falavam que era contagem fajuta assim como a da CBF. Agora que eles aparecem a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) virou a coisa mais séria do mundo. É como alguém falar que a chefia da delegação pelo Odone não tem nada a ver com a negociação com a Globo. Aliás, vou assistir pela Band à partida torcendo por uma vitória da TV Record para arrumar estes horários malucos da Globo. Só assim fico livre do Gavião Bueno & CIA. Desta vez só vai ter castanha, amendoim e iscas de mandioca (macaxeira) frita. Dependendo do andar da carruagem pode ser que abra um 12 anos.

    ResponderExcluir
  12. sem essa, vcs q inventaram essa história de achar o máximo esses rankings babacas.
    Concordo com quem disse (não lembro se foi aqui) q o Pelé, certamente não seria nunca o maior de todos, afinal essa bosta aí só bota clube europeu e jogador q joga lá em primeiro.
    acho uma m essa entidade suja, fifas, historias e estatisticas.
    Mas as flautas, essas sou favorável e ai a gente usa claro.
    É mesma coisa se eu te perguntar, gostarias q terminasse esse ano como o ano passado? Gostarias q terminasse o Inter fazendo o fiasco de Abu Dahbi? Hein? Eu gostaria q terminasse esse ano como, por exemplo, 1992? porque não? E tu, gostaria q terminasse como 2010?

    ResponderExcluir