quinta-feira, 17 de março de 2011

O tamanho do futebol do Grêmio

Ver o Grêmio numa tela de quase três metros de largura jogar o futebol sofrível que teve a coragem de apresentar contra o glorioso León é algo apavorante, traumatizante.

Foi o que senti hoje, quando vi o empate por 1 a 1 de dois times jogando uma bolinha varzeana, na casa de um amigo conselheiro do Grêmio, ao lado do Antônio Augusto, o maior plantão esportivo de todos os tempos. Ele está na rádio Pampa, à noite.

Esse time do León é pra vencer sem maior esforço, mas com um mínimo de talento, que apareceu raras vezes no jogo. Numa delas, Douglas deixou Carlos Alberto em condições de marcar, e o meia fez um golaço.

Fora o gol, o melhor que Carlos Alberto fez foi a comemoração imitando o Kidiaba. Damião provocou, levou o troco. E que troco!

(Ah, a cerveja Kidiaba vem aí, lançamento em abril.)

Quem me acompanha sabe que já joguei a toalha em termos de título da Libertadores.

Com o time atual e com Renato perdido, confuso e teimoso (difícil entender a insistência com Gilson e Bruno Colaço no meio de campo, entre outros atentados), o Grêmio cai na próxima fase.

Pode um time que tem apenas um atacante de qualidade, e qualidade limitada porque não sabe chutar com o pé esquerdo e é zero no cabeceio devido à sua altura, almejar algo mais que uma figuração na Libertadores?

Se com Borges é complicado, imaginem sem ele. O que faz a direção que ainda não contratou um centroavante com estatura de centroavante? E um companheiro para o camisa 9?

Já dei a dica: vejam no futebol japonês. Tem gente querendo voltar pra jogar de graça.

Já sugeri o Fábio Júnior, goleador do campeonato mineiro. Está bem, ele não é nem uma maravilha, mas teria feito os gols que Borges perdeu.

Será que vão morrer abraçados ao Clementino, ao Viçosa, ao Borges (abusou de arte de perder gol)?

Nos últimos anos, sucessivas diretorias comemoram vaga na Libertadores, o brinquedinho que todos sonham. Aí, com o brinquedo na mão, não sabem o que fazer com ele. É o que está acontecendo agora com Paulo Odone e cia.

Pior que isso só perder o Renato e ficar 40 dias esperando um técnico como aconteceu recentemente.

Decidi, depois do jogo desta tarde, que não vou aceitar mais o convite do meu amigo para ver o Grêmio na tela grande enquanto não vierem reforços para o ataque e enquanto Gilson continuar titular.

Se é pra me assustar, prefiro ver na tela pequena, no máximo cinco polegadas, que é afinal de contas o tamanho do futebol do Grêmio desde a saída do Jonas.

SAIDEIRA

Renato ofereceu hoje um banquete para os urubus se esbaldarem. Mas não tenho dúvida de que fez isso muito mais pela falta de opções ofensivas. E aí, é responsabilidade da direção. O fato é que aqueles que estavam à espreita, e outros que já davam uma alfinetada aqui e outra ali, vão se revelar plenamente.

Vão desprezar a omissão da direção e cair de pau no Renato.

26 comentários:

  1. Eu acredito que o Ilgo tenha boa memória. Eu frequento esse boteco desde o ano passado, e ja dei alguns pitacos. Infelizmente para o Gremio a maioria estavam certos.

    O Jr Viçosa eu ja joguei antes mesmo de ele estrear que ia ser um fracasso. Tem cara de fracassado, de jogador ruim, de desengonçado. Modestia a parte eu tenho esse poder de só pela cara, pelo semblante ja definir o jogador. O Diego é outro burro. Coitados deles e do Grêmio. É muita burrice junto e no banco.

    O Carlos Alberto além de so aprontar ultimamente, tá levando um puta azar para os clubes que ele vai. É só lembrar o futebol do Vasco, Botafogo, São Paulo quando ele passou por lá. Fora que eu nunca achei ele esse jogador todo. Pra mim é mais uma das enganações que o Flu produziu ultimamente, junto com o Roger...

    E o Gilson eu nem comento, é sofrivel. Quando não se pode ter dois laterais bons, mas se tem um, no caso do Gabriel, o outro lateral tem que fazer no maximo o feijao com o arroz. O Fabio fazia isso bem, eu eu modestia a parte sempre gostei dele, mas a torcida pegou birra de graça. Essa foi uma peça importante que se perdeu e ngm deu bola.

    ResponderExcluir
  2. É como eu digo, há quem goste de bater com a bunda em coisa dura. Vivem reclamando da dureza dos gramados e aí vão bater o traseiro? Devem gostar.
    Sobre Antônio Augsuto FOI mesmo o melhor plantão esportivo.
    Mas hj, assim como Paulo Santana é apenas um senil.
    Peço a Deus q se for pra chegar à idade deles nesse estado, prefiro viver menos.
    Eles como q fazem uma competição pra ver quem é mais gagá q o outro.
    Mas é capaz de dar 10X9 pró A.Gusto

    ResponderExcluir
  3. O jogo foi muito ruim. Não entendo a insistência com o gilson. O jr. barranquila estava perdendo e empatou após descobrir que o furo do time é o gilson. Foi um sufoco pela esquerda. O caxias também, deu um chocolate em cima do gilson. Agora esse león...
    A torcida não pegou birra de graça. O fábio santos é ruim.
    A direção precisa se mexer sim, mas não podemos esquecer que ela tem poder de ação limitado. Ela não tem como impôr certas coisas, pois se trata do Renato.
    Tem gente que gosta de imitar o kidiaba, tem gente que faz trenzinho, e tem gente que adora um beijinho quando é substituído ou nas comemorações. A vida é assim.

    ResponderExcluir
  4. Desanimador o desempenho ridículo da equipe do Grêmio! Que time mais molenga, sem raça, sem gana, sem vontade de fazer gols! Impossível acreditar que o time peruano conseguiu fazer frente e, por vezes, ser superior em campo! E o pior é que as opções que o treinador tem para modificar o time são muito deficientes. Difícil...

    ResponderExcluir
  5. ACHO Q NESSA AQUI ESTAMOS DO MESMO LADO:
    Tiririca, Romário e outros 115 deputados apoiam CPI da CBF
    17 de Março de 2011 21:41 .
    Share
    retweet
    EmailPrint
    O deputado Anthony Garotinho, do PR-RJ, não está sozinho na briga para que seja instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do Comitê Organizador Local da Copa 2014, a divisão de lucros, os contratos de televisão e a possibilidade de lavagem de dinheiro, entre outras suspeitas envolvendo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

    Nesta quinta-feira, ele divulgou em seu blog uma lista com 104 nomes de deputados que já assinaram o requerimento para que a CPI seja aberta. Segundo Garotinho, já há 117 assinaturas, mas algumas pessoas pediram para que seus nomes não fossem revelados.

    Entre os nomes divulgados, estão o do ex-jogador Romário (PSB), o do humorista Tiririca (PR) e o do ex-boxeador Acelino Popó de Freitas (PRB). Além deles, há políticos conhecidos pela grande quantidade de votos que costumam receber, como Gabriel Chalita (PSB), Luiza Erundina (PSB), Paulo Maluf (PP).

    Garotinho diz que 13 deputados pediram que seus nomes fossem guardados em segredo até o dia da entrega do requerimento, assim que souberam que a lista seria divulgada ao público. "Para evitar pressões de seus líderes partidários e até mesmo de presidentes de federações ou prefeitos, em seus estados, que vêm sendo aliciados por Ricardo Teixeira com promessas de toda a natureza", explicou.

    Na quarta-feira, Ricardo Teixeira esteve em Brasília e visitou a Câmara dos Deputados, onde conversou com diversos líderes de partido e com Marco Maia (PT-RS), presidente da casa. Garotinho diz que se trata de pressão por parte de Teixeira e "sua máquina de triturar pessoas". "Muitos deputados chegavam perto de mim e diziam: 'vai fundo Garotinho, só que não posso assinar'", escreveu.

    Veja abaixo a lista publicada por Garotinho:

    (tive q cortar os nomes q assinaram, pois ficava muito grande, mas vcs conseguem acessar no site do yahoo, ou outros....)

    ResponderExcluir
  6. Ilgo, hj foi lamentável..o Grêmio tá um bando em campo! alguma coisa tá acontecendo! Com Clementino, Gilson não se ganha Libertadores!
    Bom, tem time por ai que comemora seus gols com jogadores sentando no colinho do companheiro do banco de reservas (youtube tem)

    Ahhhh....não entendi porque os "isentos" Nando Gross e o Silvio Malfiquinha..ops Benfica ficaram atucanados com a comemoração KIDIABANA? VC SABERIA PQ ILGO?

    ResponderExcluir
  7. eu não fiquei. Perdemos pro mazembe na bola eles mereceram ganhar.
    Já quem ganho no apito amigo eh que pagou grande vale em ficar "bravinho" pq um adversário que obviamente tinha interesse, afinal "teoricamente" o Grêmio é mais forte q o Caxias p uma eventual final.
    Ah, Chicão, com ogostas desses nomes 'KARL', "KAREL", heheheh
    P.S. Ué, basta escutar na Guaíba, já q a Gaúcha te chateia, hehe

    ResponderExcluir
  8. Esse teixeira já deveria estar preso, apodrecendo na cadeia. Baita safado.
    Duvido que o tiririca assine. O partido dele vai mandar ele não assinar.

    ResponderExcluir
  9. A favor do Tiririca, a notícia ontem, no site pop, era de que ele gastou apenas 542 da verba de gabinete de março, até agora.
    Um dosp olíticos q entrou pelos votos dele, Tiririca, gastou mais de 3 mil...

    ResponderExcluir
  10. Ilgo infelizmente concordo ctg sobre o time do Gremio, esta triste de ver os jogos do time. Longe do que foi o fim do ano passado, ali o Renato(q se acha dono do Gremio e não é!), acertou a maneira do time jogar com o lucio no meio, e com a dupla jonas e andré lima entrosados.
    A direção é ridícula, vemos no clube do aterro contratações de clube que quer ser campeão, enqto q o Gremio aposta em jr viçosa, clementino, gilson, olha colaço, rafael marques, graças a deus q venderam o paulao....
    No ataque o jonas faz falta sim, claro q jogador é fase, e ele estava na sua melhor fase, mas dae a direção não contratar ninguem, e agora o td brabão André Lima(q acho pior q o Alecsandro q faz muito mais gols), se machucou e nao temos reservas.
    Olha eu só não indico o Adriano, pq seria caro, pq ele é do naipe do Carlos alberto, e acho q não resolveria, agora alguma coisa precisa ser feita. Essa direção incompetente acha q passa da 2 fase, com esse time fraco, q sua em casa pra ganhar do leon, e sequer empata com o jr barranquilla, esperem vir um estudiantes, um penharol, um argentinos jrs, nem vou falar do cruzeiro....
    Ainda da tempo esqueçam dos pedidos do renato 1 vez pelo menos e tragam algum atacante pra ser titular urgentemente, ou estamos virtualmente fora da libertadores, e como diz o ilgo, querem tanto o brinquedo depois q tem nao sabem o que fazer......

    ResponderExcluir
  11. O que o torcedor do Grêmio não pode aceitar é que a direção critique o time e, por tabela, o treinador, pq não tem treinador que consiga vencer uma Libertadores sem um time de qualidade. Só empenho, esforço, etc, não adianta, é preciso técnica, talento. E isso falta ao time, em especial no ataque.
    Depender do Borges para conquistar a Libertadores é tão ridículo quanto foi depender do Tuta...
    Será que não aprendem ou querem ver o time se quebrar só pra ter o gostinho de demitir quem eles não suportam, o Renato?

    ResponderExcluir
  12. NAO SEI PQ CONTRATARAM O ESCUDERO, HJ ERA DIA DELE JOGAR, E O RENATO NUNCA COLOCA ELE PREFERE O CLEMENTINO, QUE CONVENHAMOS NAO SERVE NEM PRA RESERVA DO GREMIO. IMPOSSIVEL NA BASE NAO TER JOGADOR MELHOR, SEI LA, FALVAM TANTO DO TAL PESSALI, LEVA O GURI E COLOCA EM JOGO.
    NAO PASSA DA 2 FASE.

    ResponderExcluir
  13. Não seria melhor perguntar ao Odone ou algum outro da direção sobre contratações? Já ouvi do Renato várias vezes que não tem no mercado jogador com as características que quer disponível e não adianta contratar só para contratar. Ai não é culpa de A nem de B.
    Eu vejo o Renato perdido em 2011 e insistindo só com aqueles que indicou. Escudero não é indicação do Renato.
    Quanto à simpatia o Renato não caia nas graças do Duda e não cai na do Odone aparentemente. Renato só que ficar no Hotel e se possível não vai ao clube ou ao interior. Qual será o motivo? Tem algum gato na tuba.
    A hora de mudar é agora ou a vaca vai para o brejo.

    ResponderExcluir
  14. a defesa tá fazendo maita água, tem q mudar pra 3 zagueiros e rápido, temos mário, neuton e saimon, qualquer um podia entrar ali e dar conta do recado, o gabriel ia jogar mais adiantado na ala com o lúcio do outro lado, 2 volantes e o douglas. Mas se não mudar logo não vai dar tempo de acertar o time.

    ResponderExcluir
  15. UM CENTROAVANTE?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a_%28futebolista%29
    Françoaldo Sena de Souza, mais conhecido como França (Codó, 2 de março de 1974), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, está sem clube.
    [editar] Carreira

    O maranhense França iniciou sua carreira atuando pelo Nacional do Amazonas em 1993, no ano seguinte assina contrato com o XV de Jaú e chegou ao São Paulo Futebol Clube no final de 1995.
    Após cinco anos no Japão, rescindiu contrato com o clube em julho de 2010.

    ResponderExcluir
  16. hehehe, quando "gente ama....""
    Quer dizer, se perder com o Borges vai ser igual ter perdido com o Tuta, mas perder com o Tuta era culpa do técnico, perder com o Borges, se for o caso, NÃO É CULPA DO TÉCNICO, é APENAS da direção. HEHEHEHE
    PS. Essa Carlos Alberto deve ser retardado: primeiro o sujeito faz todo aquele discurso, depois sai de campo dando liçaõ de que no RJ é assim, futebol é alegria, bah. Pior mesmo de quem puxa o saco, pois ou o criticam por ele ter sido idota de ter tido xiliques pela gozação do Damião, ou o criticam agora. Bah.

    ResponderExcluir
  17. Não sei se o frança seria a solucão,mas q algum jgr tem q ser contratado tem urgente senao.......

    ResponderExcluir
  18. pergunto o seguinte ao Ilgo e aos botequeiros, quero ver as respostas,:
    Nao seria melhor que ter o borges contratar o Christian? o Luis Mario? o Marcelinho Paraiba? esses caras que nao estão no mercado e que acabariam jogando de graça (bem no caso do crhistian até pagando pra jogar no gremio hehehe) mas na realidade melhor que o tal do borges são...
    Acho que até o Jardel é...
    Que que ces acham?

    ResponderExcluir
  19. O Marcelinho Paraiba está bem no Sport.

    ResponderExcluir
  20. Esses ai "não tem o perfil"!

    ResponderExcluir
  21. Acho que os nomes citados já estão meio que "passados" em termos de exigência física para uma competição pegada feito a LA. Mas a idéia de experiência acho que é boa. Uma pena não termos contratado o Gilberto! Acho que o plantel é deficiente mas existem opções ainda a confirmar, no lugar de quem não está rendendo. Neuton na lateral esquerda. Escudero na frente, encostando no Borges. E pilha no Douglas, craque que está jogando em câmera lenta!

    ResponderExcluir
  22. se o Douglas fosse pro curintiá e eles levassem também o Adriano, o "Timão" seria capeão brasileiro facinho, facinho.
    Passe do Douglas pro Adriano ou pro Dentinho, algumas vezes dá gol, em outras, basta eles se atirarem, EM QUALQUER LUGAR DO CAMPO e é pênalti pro curitniá.
    o mis engraçado é ver a mídia daqui exaltando o "conjunto do curitniá". JAMAIS ALGUÉM SE PERGUNTA, mas pq esses mesmos jogadores são um FIASCO NUMA LIBERTADORES,NUMA SUL-AMERICANA?
    Sem falar q QUASE NENHUM DELES aprova quando vendido pro exterior, mas pq será? Bah

    ResponderExcluir
  23. Zé Roela...Karl é homenagem a Karl Marx...ahaha...sabe quem é?

    ResponderExcluir
  24. até parece, Chicão. Mais fácil tu homenagear o Ford do que um SOCIALISTA.
    Hehe.
    P.S. Educação, não se pode negar, não falta ao Alecsandro. Merece se dar bem no Vascão. Mas é que eu sempre tive bronca de jogador q faz "gol de honra e só".
    É até contraditório, eu acho legal o cara correr atrás de um golzinho, mesmo quando o time tá perdendo de 3, por exemplo, e faltam 2 minutos. Mas só gol de honra não dá.
    Lembro de quando oGrêmio, certa vez, trouxe o Mendonça, que jogara em Botafogo e Palmeiras. Lembro q nos gols da rodada era quase sempre assim. "Mendonça marcou, final, Palmeiras 2 X 3 Adversário; Mendonça, de cabeça, final Botafogo 3 X 4 Adversário.
    Aí, estréia do Mendonça no Grêmio. E ele foi logo marcando. Final, Inter de Santa Maria 3X1 Grêmio. HEHE

    ResponderExcluir
  25. É Zé Esquilóide, pra rimar com debilóide. O Mendonça, que acho nunca ter jogado no grêmio era ruim. Bom, mas bom mesmo era o centroavante Didi, que jogou no Inter. De dia, fazia a parede e o pivõ com uma perfeição danada, jogando de costas para os zagueiros. De noite, jogava de costas para os meninos do Parcão. Didi , eta centroavante macho.

    ResponderExcluir
  26. debilóide é tu chico esquizofrenia. Não tô comoparando ruidnades históricas dos dois clubes, do contrário falaria em Kisses, Astradas.
    Quem sempre toca no tema HOMSSEXUALIDADE ÉS TU, deve se rpor causa do MELSTADOR DE 25 ANUS q vcs "ENGOLIRAM", hehe
    No mais, ô imbecil, não acho o Mendonça. q jogou sim no time vcs, fosse mau jogador. Assim como o Alecsandro, está longe de se rmau jogador. Só que são artilheiros de gols de honra, gols de desconto. Não entendes isso?
    Olha os poucos gols q o Sóbis já fez pelo Inter em relação ao Alecsandro. E compara a importância dels, ô débil mental.

    ResponderExcluir