domingo, 20 de março de 2011

Renato e os reservas discretos e esforçados

Liguei a TV, reduzi o som abaixo do zero. Liguei o rádio. Estava com toda a boa vontade, disposto a identificar no time reserva do Grêmio alguém que possa ser titular incontestável e que justifique todas as críticas - inclusive minhas - ao Renato por não dar oportunidades a esse ou aquele guri da base.

Depois de 90 minutos, cheguei à conclusão de que a situação está pior do que eu imaginava.

Não vi ninguém incontestável para entrar no time titular. Ninguém.

É claro que há uma meia dúzia de jogadores que podem disputar a titularidade, mas ninguém que a gente possa afirmar que está sendo injustiçado.

De todos que estavam em campo, vi apenas um que ninguém questiona: o Victor.

O resto ainda tem que provar. É evidente que Renato poderia olhar com mais carinho para alguns jovens. Entre eles, o Neuton, que a meu ver deve entrar na lateral-esquerda.

Maylson, que eu admiro, só jogou mesmo no segundo tempo. Saimon é um bom zagueiro. Willian Magrão está sempre entre os titulares.

Gostei do Mithyuê. Gostei também do Viçosa, que tem potencial. O Vinicius entrou e fez um gol num passe do Leandro, um guri promissor, talvez o mais promissor de todos que estavam em campo.

O Pessali fez boa partida, marcou, armou. Mas assim como os outros não foi nada de extraordinário, nada que me desse maior entusiasmo.

O Fernando, que ainda não vi justificar seu prestígio, foi correto, eficiente.

E o Escudero? Marcou um belo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Porto Alegre. Fez algumas boas jogadas, mas é outro que precisa jogar mais para ser titular de um time que ambiciona o título da Libertadores.

Ficou claro, contudo, que ele precisa ser melhor aproveitado, até porque Carlos Alberto não mostrou grande coisa até agora.

Gostaria de estar aqui escrevendo que Renato está sendo muito injusto, que existem jogadores na reserva capazes de mudar a cara do time. Mas não é verdade.

Portanto, mais do que o Renato, cabe à direção se mexer.

25 comentários:

  1. Concordo com a avaliação. Só tem um ponto que me deixa na dúvida: não será injusto avaliar a atuação deles quando jogam apenas entre outros suplentes? Sabe-se que jogar entre atletas de maior categoria é mais fácil, outras oportunidades e possibilidades aparecem no jogo. O próprio Neuton provou isso em um clássico no ano passado. É necessário contratar. Fato indiscutível. Só que precisamos ver os garotos e reservas promissores jogando entre o que temos de melhor, com um time entrosado e acostumado a jogar junto. Aí vão mostrar o verdadeiro potencial. Gostei de Pessali e Escudero.

    ResponderExcluir
  2. é memso, apenas empatamos com o NÓIA e NÓS, jogando comtime misto. Engraçado, lembro de algum time q PERDEU de 2X0 e levou BANHO DE BOLA desse mesmo NÓIA, e jogando com o time principal.

    ResponderExcluir
  3. O time do a$$i$ não pode servir de parâmetro para muita coisa. Acho que poucos poderiam ser aproveitados alí. Está claro que o Collaço joga mais que o Gilson. Pessali e Mithyuê podem ser mais aproveitados no futuro. Precisamos ver mais do Escudero. Viçosa tem futuro. O Fernando talvez esteja muito verde.

    ResponderExcluir
  4. Achei q o escudero esta sem ritmo de jogo, precisa de tempo, os guri da base acho q o leandro, pessali e o saimon tenham um futuro. Os demais sao reservas, nd mais q isso.
    Digo e repito, se a direcao nao contratar o Gremio cai na 2 fase, pra qqr time, lembrem do inter no ano passado, contratou certo e jogadores experientes que chegaram e foram titulares. Pior errar tentando, do que perder por omissão, se o odone e cia não contratarem esqcam, agora não adianta ir atras de jogadores como clementino, viçosa, gilson, carlos alberto, rafael marques, o finado paulao, etc.....
    Chega de aposta, tem q trazer alguem que venha p jogar e seja de qualidade, só como ex o Atlético MG, trouxe para o lugar o Tardelli o ex atacante do Cruzeiro Guilherme que estava na ucrania, ou o Gremio acorda ou..............

    ResponderExcluir
  5. Ilgo; não terá a grama atrapalhado o desempenho? A falta de jogos não terá atrapalhado o ritmo? A grama sintética trava o pé e se tentar mudar de direção para um drible rápido pode torcer pé ou joelho.

    ResponderExcluir
  6. Concordo em parte, acho que realmente não há jogadores incontestáveis, porém há sim jogadores promissores, muitos dos quais jogaram mais nesse jogo do que o carlos aberto em todas as chances que já teve. outra coisa, depois desse jogo se o Gilson voltar a ocupar o lugar que é do collaço é brincadeira...

    ResponderExcluir
  7. Ilgo!

    Talvez nesse time reserva não tenhamos craques incontestáveis, mas precisamos de craques incontestáveis? Eu acho que não.

    Se o Renato der as mesmas chances ao Neuton, Collaço, Fernando, Pessali entre outros de jogar com os titulares, tenho certeza que esses guris irão render muito, bem mais que Gilson, Carlos Alberto, Rafa Marques e por aí vai.

    Nossa direção está omissa, apenas fazendo marketing com a emissora do plin plin e sua repetidora estadual. Odone tem se monstrado um fracasso nessa nova gestão.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    realmente, avaliar reservas num time de reservas é complicado, mas ainda acho que quem tem talento consegue aparecer (Leandro num toque na bola deixou Pacheco livre pra fazer o gol);

    realmente, o campo pode ter prejudicado, mas isso só atenua;

    realmente, a ques~tao não é craques incontestaveis, mas jogadores que possam entrar e resolver os problemas do time. por ex, pelo menos um atacante de qualidade, no mínimo no nível do Borges; um lateral-esquerdo que não me faça ter saudade do Fábio Santos.

    Curioso: tem um grupo de comunicação que só critica o Renato e não escreve uma linha cobrando reforços para o time, quer dizer, deixa livre o presidente do clube. Ah, e logo depois da assinatura do contrato com a Globo. Mas deve ser mera coincidencia.

    ResponderExcluir
  9. REFORÇOS....

    Ontem um acessor de futebol(estava no programa um pappo no BAR), teve a "inteligência" de referir que o Weslei atacante nos dará muita alegrias, e que os reservas que jogaram ontem são jogadores excepcionais, citou por exemplo: viçosa e clementino.
    Ilgo, sinceramente acho que nosso destino é o purgatório com esta direção OMISSA.
    Sobre o jogo de ontem, nada de especial. Todavia,, os jogadores monstraram vontade.
    - Escudero, o que mas me chamou atenção foi o seu passe. Tem que jogar no titular.
    - Colaço, se não é o lateral dos sonhos, é melhor infinitamente do que Gilson.
    - w. magrão tá com bola para ser titular tb.
    Acho que, arrumando duas ou tres posições no time, acredito que, as coisas vão melhorando.
    MAS, SEMPRE COM A RESALVA, A DIREÇÃO DEVE COLABORAR....

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Moretto, time grande tem que disputar 1 libertadores p ganhar, e o Gremio com o time q tem nao ganha essa liber.
    E precisa sim contratar jogadores, no minimo 1 lateral esq, 1 atacante, e 1 zagueiro, no minimo.
    Agora que existe jogadores da base mal aproveitados, sempre foi assim, pena que o renato insiste com o carlos alberto pq esse ja mostro a que veio....

    ResponderExcluir
  11. Olha os urubulinos aí...
    Quem sabe não indicam nomes viáveis.

    ResponderExcluir
  12. Ilgo, por onde anda o Pelaipe?

    nenhuma chance de voltar?? aposto que o odone se pudesse chamaria ele ontem hein..

    ResponderExcluir
  13. urubulinos? só não ve quem não quer, o time do gremio esta mal e tem jogadores no max. médios, ou seja, para ganhar libertadores é quase impossivel.

    ResponderExcluir
  14. Pelaipe tá na moita, só aguardando os acontecimentos...

    Urubulino ou realista?

    Odone segue com destaque, já virou o salvador da pátria para alguns.
    Reforçar o time que é bom, nem pensar.

    ResponderExcluir
  15. Que o time anda mal, todo mundo vê. Mas ninguém fala em nomes. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  16. Como o Ilgo previu, Nego Borges já se lesionou dnv...

    ResponderExcluir
  17. Ilgo, os comentaristas Saraiva e Vidarte batem com força em Renato devido ao episódio do futevôlei. Até que ponto a imprensa deve ultrapassar o limite da análise técnica e tática do desempenho dentro de campo e tentar interferir na parte administrativa dos clubes? Pelo que vejo, a direção do Grêmio tem um papel secundário na administração dos assuntos do clube. Os " sabichões" opinam sobre tudo... Certo ou errado? Com a palavra o presidente do clube, e apenas ele! Em tempo: tenho dúvidas sobre o desempenho de Everton em " clube grande"!
    Menos mal que é, pelo que se sabe, atleta e profissional corretos.

    ResponderExcluir
  18. Olha o Cruzeiro tem 1 bom ataque e mesmo assim se reforça com o centroavante Brandão, ele estava na França onde tem acusação de estupro. Outro que trouxe 1 atacante foi o Atlético MG, que contratou o Guilherme. Em suma o Gremio só não contrata pq não quer...
    Opções existem, basta ir atrás delas, o que não pode é a direção ficar parada, achando tudo lindo que o renato faz, e fala.....

    ResponderExcluir
  19. walter,
    Esse assesor que falou do weslei tem que sair do futebol e se informar mais, não jogava nada antes da 2 lesões no joelho, nunca se destacou na base, jogador da base tem que conseguir destaque na base antes de pensar em ter chance no profi,está à muitos anos ali só ganhando muito bem e nao justificando o salário alto que ganha, depois das 2 lesões no joelho ficou muito pior.
    abraço.
    Alex

    ResponderExcluir
  20. Rafael M; eu vivo indicando nomes, mas quem deveria não lê. Agora mesmo os Manos estão indo buscar no Santa Cruz um atacante e o do Porto em minha opinião é melhor. Os vermelhos foram busca mais um guri no interior paulista. Eu continuo acreditando no que ouço e Renato não fala em atacante disponível, portanto deve estar satisfeito com o que tem.
    A verdade é que o Cruzeiro foi buscar jogadores como o Montillo e o mesmo está jogando mais que o Conca. Sorte do Cuca. Claro que alguns não dão certo mas como os Perrellas são negociantes logo mandam para alguém que pague bem.
    Segundo a ZH Renato teria indicado o Everton da SER Caxias que só pode entrar na LA ou brasileiro.

    ResponderExcluir
  21. Nunca achei esse guilherme grande coisa. Em todo o caso, até parece que o guilherme e o brandão vem de graça. Quem sabe não indicam o fernando torres.
    Francisco, eu estava falando do pessoal que reclama, reclama e indica Jardel, Paulo Nunes, Marcelinho Paraíba e não sei quem mais. Ainda lembro que indicaste o wallyson do cruzeiro.

    ResponderExcluir
  22. nao interessa quem, mas tem q ir atras de 1 atacante de fundamento, pq senao o tricolor nao passa da 2 fase da libertadores.

    ResponderExcluir
  23. Rafael M.; o Wallyson Ricardo Maciel Monteiro indiquei quando ainda estava no ABC e depois no Atlético - PR.

    Vou indicar alguns nomes de atacantes com futuro.
    Caio Balsamo Gardim - 18 anos – 1,80 = Clube = Botafogo-SP
    Mike dos Santos Nenatarvicius – 18 anos = 1,74 = Clube = Paulista – SP
    Bruno “Gaúcho” Guterrez – 21 anos – 1,84 = Clube = Noroeste – SP
    Alan Junior Martins de Oliveira – 19 anos – 1,83 = Clube = Coritiba – PR

    Jogadores prontos:
    Lenny Fernandes Coelho – Clube = Figueirense – SC
    Welliton Soares de Morais - Clube = Spartak Moscou – RU
    Ibson Barreto da Silva - Clube = Spartak Moscou – RU
    Luiz Adriano de Souza da Silva - Clube = FC Shakhtar Donetsk – UA
    Maicon Pereira de Oliveira - Clube = FC Steaua Bucureşti - RO

    ResponderExcluir
  24. Para facilitar:
    http://www.steauafc.com/ro/jucator/272/
    http://www.spartak.com/main/14/16/197/

    ResponderExcluir
  25. mas francisco acorda a realidade do tricolor é viçosa, clementino, gilson, ah claro o grande carlos alberto....

    ResponderExcluir