domingo, 27 de março de 2011

Um raio de luz e o futevôlei

Quando assisto a um jogo do Gauchão nem penso na tabela de classificação, não me preocupo com o resultado, e outras coisas banais como a 'grande polêmica' que envolve a participação ou não de Renato num torneio de futevôlei no Rio.


Percebo que tem muita gente preocupada com isso: "Meu Deus, como ficará o Grêmio sem Renato num final de semana?". Está aí uma questão que poderia ser tema do programa Polêmica da R. Gaúcha, ou do Conversas Cruzadas, da TVCom.


Os sites também poderia fazer uma enquete, algo bem tendencioso: Renato tem o direito de deixar o time na mão para se divertir nas areias de Copacabana?


Agora, deixando as amenidades de lado e voltando ao que interessa: cada jogo do Gauchão serve basicamente para que a gente avalie as condições do time (Grêmio e Inter) em termos de Libertadores.


É claro que é bom ser campeão do regional, mas no momento o que conta é a mesmo a disputa da Libertadores, ainda mais que os dois estão envolvidos e a qualquer momento podem se enfrentar, provocando um terremoto de emoções, seguido de tsunami no Guaíba.


Os resultados da dupla no Gauchão não dizem muita coisa, mas o que os times apresentaram sim. O Inter, dentro de casa, com titulares, ficou num melancòlico 0 a 0 com o São Luiz. O resultado foi ruim, a atuação pior. Os colorados ficaram preocupados.


Já escrevi: o Inter tem time para ser campeão da Libertadores, mas não tem treinador para chegar lá. O Grêmio, ao contrário, tem treinador para ser campeão, mas não tem time. Por enquanto.


É aí que eu quero chegar: Leandro, com seus 17 anos, é uma raio de luz em meio a mediocridade ofensiva do Grêmio desde a saída de Jonas. No jogo em Pelotas, um jogo encardido, o guri jogou com naturalidade e espontaneidade (características fundamentais dos craques). Entrou no intervalo (Escudero, lesionado. O argentino foi razoável) e mudou a cara do time. Outra característica do craque.


Então, o Grêmio está ganhando um reforço importante para a segunda fase da Libertadores. Falta, agora, um centroavante.


O Grêmio não pode depender apenas de um centroavante, ainda mais se esse centroavante for o Borges. Além de dodói, é um jogador que não tem temperamento e força para enfrentar as agruras da Libertadores.


Mais do que um centroavante, o Grêmio precisa alguém para ser titular, com Borges ficando na reserva. Fora isso, não tem salvação.


Sobre a vitória por 3 a 1 sobre o Pelotas: foi justa. No primeiro tempo, jogo parelho. A melhor chance de gol foi do Pelotas, com o Clodoaldo entrando livre nas mãos do Marcelo Grohe, que, aliás, está me surpreendendo (além do mesmo corte de cabelo do Victor, ele está tão seguro quanto o titular). No segundo tempo, com a já tradicional sacudida de Renato (mais uma diferença entre ele e Roth), o time envolveu o Pelotas e chegou fácil à vitória. A dupla W. Magrão-Adilson foi demais.


SAIDEIRA


Não sei se mais alguém percebeu: Borges reclamou forte de Leandro em dois lances. Num, Leandro pegou a bola pela direita e chutou forte, cruzado, com a bola desviando no zagueiro e saindo para escanteio. No outro, Leandro foi ao fundo e chutou rasteiro, com o goleiro mandando para escanteio, que resultou em gol. Em ambos os lances, Borges gesticulou irritado, talvez porque quisesse o cruzamento, talvez por inveja mesmo. Escrevi sobre a inveja na semana passada.


FECHANDO A CONTA


Há uma semana participei do programa Cadeira Cativa, na Ulbra TV. O Reche não comandou o programa. Motivo: foi passear (na verdade, um evento social importante) em SP a convite da direção da Record (acho que o Reche vai acabar na matriz, tá com moral). Se o Reche pode deixar seu programa na mão, porque Renato não pode se divertir um pouco no Rio? Nem o programa perdeu grande coisa, nem o Grêmio vai perder.


Agora, uma coisa é certa: fosse com Roth, daria uma revolução.

12 comentários:

  1. hehehe tinha ABSOLUTA CERTEZA q falarias e AFAVOR DO PORTALUPI na questão futevolei/dispensa.
    1 - Na hora em que ouvi da dispensa e, antes mesmo de ouvir a entrevista dos dirigentes gremistas, pensei no lance do "marketing' positivo pro Clube e tal.
    Mas tinha certeza ABSOLUTA q escreverias sobre isso.
    E, SIM, TU TENS RAZÃO. Só que se fosse o ocntrário, se fosse o Mnao Menezes que TU NÃO GOSTAS, por exemplo, TU CRITICARIAS.
    Ou seja vcs d amídia são SEMPRE IGUAIS. Se algum dia acontecer com um q tu não gostes tu dirás assim "AH, se fosse o Renato (q tu amas) estariam criticando, e aí tu vais usar dessa deculpa, pra criticar o sujeito.
    Ex, uma coisa é o Auturori não ter dado certo, outra é achar q não podiam esperar por el. É a mesma cosia,a chas q o portaluppi pode ficar de fora de treinos (e pode mesmo é besteira achar que não), mas o AUUORI TINHA Q ESTAR AQUI PARA "TREINAR' O time pra enfrentar a Universidade DENTE D ELEITE SEI LÁ DE ONDE??? BAH.
    P.S. SIM, percebi a reclamação, não havia notado qual jogador, mas vi a reclamação e pensei também, tinha de ser um medalhão querendo dar uma de bom com um guri q parece ser muito bom de bola.
    P.S Claro q o IZIDRO NÃO DEVE GOSTAR, DE QUE VALE JOGAR BEM EMGAUCHÃO, segundo disse ele sobre o Damião?

    ResponderExcluir
  2. Quer ver com oesse papo do "se fosse..." é furado?
    "SE FOSSE de Inter ou Grêmio (imagina se fosse o Victor) e os cariocos/paulistas não dessem a mínima (QUE NEM TU FIZESTES AGORA, NÃO DESTES A MÍNIMA) que marcasse 100 GOLS na carreira, ah, meu amigo tu estarias aqui, enlouquecido, com apoio total do CHICÃO a detonar os "INVEJOSOS PAULSITAS/CARIOCAS".
    P.S. Mas te entendo, hehe,o CENI é filhode um COLORADÃO. HEHEH
    Como dizes amigo, ah, a INVEJA......

    ResponderExcluir
  3. Ilgo concordo ctg sobre o leandro, esse guri tem talento, e com certeza é melhor que lins, viçosa, clementino....
    Ou seja apostar na prata da casa da resultado, mas o Gremio precisa contratar outro jogador, senao nao passamos da 2 fase, ainda mais fazendo o 2 jogo fora, e sem centroavante.
    Gostei do rodolfo, hj jogou sua melhor partida desde que chegou. O magrao tb jogou muito, o alemao adilson nem fez lembrar do f rochemback, de tao bem que foi.
    Por fim o tal gilson q nao fez falta alguma neh, ou sera q o collaço nao cumpriu a função que o renato deu a ele....

    ResponderExcluir
  4. Jogo de Campeonato Gauchoo...

    É impressionante como "JOGA', MAKELELE, porque ele não jogou assim no grêmio? No pelotas ele faz tudo.
    Na verdade, esses times pequenos depois do Manzembe acham que podem ganhar de todo mundo. Mas, eles esquecem que o Grêmio não é todo mundo.
    Sobre o Jogo, LEANDRO, ao menos no gauchão para começar deve ser o titular.
    Borges, concordo com o Winck, é fraco de mais.
    Renato no Rio, nada de mais. Uma vez que ele mostra-se comprometido com o grêmio, não tem porque não libera-lo.
    A imprensa vermelha tá criando polemica. Quando era aqui no sul tinha um treinador que era um PUDIM DE TRAGO, ninguem comentava...
    Agora como é o Renato é assunto...
    Valeu a vitória, e vamos em frente...

    ResponderExcluir
  5. O Edgar Smith vai ficar muito preocupado com o futvolei do Reinato....deve ter acontecido alguma coisa no passado...o Reinato deve ter feito algo de muito gravde ao Edgar Smith...hehehehehehe......os comentários dele na rádio do pastor chegando a ser ilários!

    ResponderExcluir
  6. Imprensa vermelha, principalmente a do Rechinter e seguidores puxa-sacos, só implicam com o Grêmio. A Arena q era uma barbaridade, dão amplos espaços pros q são contra (foi emocionante ver o Rechinter defendendo fervorosamente a parceria pro remendão), o contrato de tv com a Globo ( a record nem proposta fez), o Renato e etc. Por essas e por outras a Gaucha manda na audiência, tirando os irmãos Benfica, ainda é a radio q respeita mais o clube q tem a maior torcida.

    ResponderExcluir
  7. Será q o roth manda bem no futvolei?

    ResponderExcluir
  8. não, com o Edgard não fiz nada, mas com TEU DONO, esse sim, ergunta pra ele. E ele gostou, virou meu maior fã

    ResponderExcluir
  9. Renato vai pro Rio. Pronto. Acabou.
    Gostei do Grêmio do segundo tempo. Taticamente ainda um pouco desorganizado, mas correndo, dividindo todas, com moral. Gostaria de ver o Lúcio na lateral e o Escudero na dele. Uma pena o Douglas passar quase todo o tempo dispersivo. Talvez os dois volantes façam um ótimo trabalho defensivo mas não encostam nele para o passe curto. Vejo o meio-campo com cada um fazendo a sua mas com pouca aproximação, compactação. Mas está melhorando. E o Vinicius entra bem nos jogos, com força e objetividade.

    ResponderExcluir
  10. Renato: sinhozinho e tua mãe vai bem depois que fiz o but dela?

    ResponderExcluir
  11. Pelo segundo jogo seguido nós vimos que temos um centroavante matador no grupo. A solução pro ataque do Grêmio.

    Ele é um dos artilheiros do Grêmio no Gauchão e fez o gol mais importante do ano até agora.
    Ele usa a camisa 4 - Rafael Marques

    A solução ofensiva para o Grêmio.
    Escudero/ Vinícus Pacheco/ Leandro - qualquer um de segundo atacante
    Rafael Marques enfiado na área adversária, centroavante matador !!!

    ResponderExcluir
  12. Renato vai disputar o FutVolei e o Roth um torneio de TRANCA, onde é expert mundial. Sua dupla é o Wilson Mathias...

    ResponderExcluir