segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Arena, a Copa e o BNDES


Em fevereiro deste ano eu conversei com o líder de desenvolvimento de novos projetos da OAS, Eduardo Pinto, e fiquei convencido de que o grupo teria muita dificuldade para encontrar investidores interessados no projeto Arena, seduzidos por espigões com salas comerciais (que acabarão se transformando em imóveis residenciais, eu acredito) no Humaitá. Ele admitiu que não seria fácil em razão da crise mundial.

Desde então apostei minhas fichas que o governo federal acabaria bancando a brincadeira, caso contrário a Arena não sairia do chão. Estava convencido de que a OAS faria valer a sua influência, escavada há décadas, junto aos órgãos públicos.

Há menos de um mês percebi o primeiro sinal de que a coisa já se encaminhava para esse lado. O Corinthians (lembram da declaração do Ronaldo sobre as dicas de empreiteiras feitas pelo presidente Lula?) anunciou que pediria uns 25 ou 30 milhões para reformar o seu estádio. E para quem estava encaminhando o projeto? O BNDES.

Agora há pouco chegou aqui na redação do Correio do Povo a notícia de uma agência. É a seguinte:

BNDES estuda financiar reformas para Copa de 2014
Sao Paulo, 03 (AE) - Apesar de o governo federal garantir que estadios nao serao construidos ou reformados para a Copa de 2014 com dinheiro publico, o Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES) estuda a criacao de uma linha de financiamento para esse fim. Representantes das cidades-sede vao se encontrar com tecnicos do banco federal ate quarta-feira - nesta segunda, eles ja iniciaram as conversas com Sao Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Então ficamos assim: agora a Arena, infelizmente, deve mesmo sair. Seja o que Deus quiser. Ah, e a reforma do Beira-Rio também.

Pergunta: se o BNDES vai mesmo financiar, por que o Grêmio mesmo não pega os recursos, como fará o Corinthians, e banca uma bela reforma no Olímpico?

16 comentários:

  1. Até acho que daria para reformar o Olímpico, mas continuaria bastante meia-boca. Precisaria certamente aumentar a quantidade de entradas/saídas, pois hoje é difícil e desconfortável sair do estádio. Sem dizer que, se colocarmos cadeiras em todas as áreas onde tem arquibancada hoje, provavelmente a capacidade de público cairia para umas 30.000.

    Acredito mesmo que um estádio novo seria o ideal. Mas não teria que ser especificamente para a copa.

    ResponderExcluir
  2. O Olímpico é velho e oneroso. O projeto Arena é a melhor opção. Também tinha minhas dúvidas no início, mas me convenci de que o negócio vai ser sim muito bom pro Gremio e pra OAS também.

    Cláudio

    ResponderExcluir
  3. Mas os olhos e a tremedeira do collorido são sinais claros de “raiva”. KKK Me lembrou certo professor de história que usava óculos e bigodinho. Já sou a favor de fechar a pocilga desde que não inventem aumentar o chiqueiro. Tradução: fechar o senado sem aumentar a câmara. Mas voltando ao mundo da pelota. Cadê o amado Fernandinho das massas vermelhas. Roger diz pela solidão querer voltar das areias, mas mudou de $ clube até 2011. Com crise suína a Argentina sem futebol está vendendo a preços de ocasião para não fechar as portas. Legitimo pague 1 e leve 2. Mas abordando o assunto principal do dia pelo blog ARENA digo: Não gosto do nome. Criei-me ouvindo falar em estádio de futebol. A visão atual é como salas de cinema de Shopping. Pequenas e funcionais. Pode ser lá fora, pois aqui ainda temos a turma da destruição e do ódio que depredam tudo. É o cara que quebra um banco de ônibus hoje onde sentará amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Após conversar com amigos, parentes e moradores das cercanias do Olímpico me convenci que ali não há mais como ficar ou ampliar. O local para um novo estádio pode não ser o ideal, mas sim o disponível. Pessoalmente não me sinto seguro indo a qualquer espetáculo de massa ou jogos atualmente. A atuação da policia como em casos recentes é de total despreparo assim como de dirigentes que se encastelam em salas sem ver o que ocorre ou efetuam um mínimo de planejamento. São colocados em funções meramente por amizade ou ingerência política de facções sem entender nada do assunto. Não sabem nem quantos guichês são necessários para vender ingressos para 50 mil pessoas nem o tempo que leva para o ingresso das mesmas ao local. Algumas obras são estruturais e fundamentais não só para a fixação do homem como alterações na paisagem urbana. Em cidades populosas morar próximo de metro valoriza o imóvel. Na maioria das cidades o metro liga coisa nenhuma a nada, pois não investiram no entorno.

    ResponderExcluir
  5. Quem não gosta de chegar a um local arrumado, limpo e bem organizado? É a diferença entre uma baia e uma cavalariça. Quanto ao financiamento não me meto, mas seria melhor financiar com dinheiro publico a construção de hospitais e escolas no interior evitando que a população tenha de ir até Porto Alegre para efetuar exames e tratamento. Aliás, a primeira coisa que os políticos fazem é correr aos hospitais de SP em caso de doenças do coração. Porque não investiram nos seus estados em material humano e tecnológicos? Até a candidata do homem vive se tratando em SP. Não há hospitais na Capital Federal?

    ResponderExcluir
  6. Sou favorável a um novo OLIMPICO mesmo que seja por etapas e com capacidade superior a 60 mil lugares. Ingressos só com cadeira numerada e fim de papo. Termina a conversa de ingressos falsos e venda por cambista.
    Quem estava assistindo ao treino do Grêmio viu: Victor, Thiego, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza, Maxi e Jonas 0 x 3 Marcelo, Joilson, Rafael Marques, Mario e Jadilson; Makelele, Maylson, Isael e Douglas; Ricardo e Roberson. Marcaram Isael, Makelele e Ricardo sendo Roberson o destaque do treino. Roberson provavelmente nem siga viagem para SP. Coisas do Autuori.

    ResponderExcluir
  7. Estou pedindo oportunidades ao Roberson a tempos. Acho que ele vai vingar.
    O Douglas podia entrar no lugar do Jonas, já que os atacantes saem muito da área. Mas não tenho total convicção de que seja o melhor a ser feito.

    ResponderExcluir
  8. Olimpico tem a estrutura deteriorada, e os caras insistem nessa balela de reforma. O estado quase ruiu em 1990 na parte do remendo do Dourado. Campanha de tijolo e saco de cimento é bonito,mas reduziram o orçamento e fizeram a parte nova, da extinta arquibancada superior nas coxas,nao aguentou nem uma decada aquela estrutura. Reduzem a capacidade ano a ano. Hj em dia 44 mil ta no limite. As 4 reformas do Maracanã já custaram mais de meio bilhão, muito sem noção esse papinho dos românticos do Grêmio, então nem deveríamos ter saído da Baixada.

    Rafael

    ResponderExcluir
  9. Em 2000 o PT exibiu uma propaganda política em que mostrava ratos roendo a bandeira nacional...pois os ratos hj são apoiados pelo PT. Lulla, Dirceu, Delubio, Sarney, Collor, Renan se merecem!!

    Rafael

    ResponderExcluir
  10. Ilgo; e os jogadores "iô iô" ou bate e volta? Estamos frente a mais um caso com Felipe Mattioni. Seus clubes ou empresários forçam a venda chegam nos clubes e não agradam sendo emprestados. Recentemente tivemos a polemica do Keirrison e do próprio Souza.

    ResponderExcluir
  11. Jogará Douglas e Roberson ou serão preteridos. Desde o cavalo paraguaio do Rotho Roberson vem sendo o melhor e destaque nos treinos. Só não o colocam para jogar. Até parece que o estão escondendo para algum Grande Premio e pegar os apostadores. Em corridas é comum esconder o cavalo ou fazer maus treinos para pegar o pessoal desprevinido. Qual a opinião?

    ResponderExcluir
  12. Hj o Fernando Carvalho (Eurico Miranda do sul)disse q a toyota cup conquistada pelo gremio e a suruga nao tem tanta diferença...toma Fabio Koff!!! Fica dando uma de magistrado, de superior, ajudando o inter, bem feito, desdenharam o teu maior titulo!

    Rafael

    ResponderExcluir
  13. Finalmente incluiram Roberson. Lembrei-me de 3 x 7 = 21 ... Seguiram: Victor e Grohe; Fábio Santos, Jadílson, Joílson, Thiego e Mário; Léo, Rafael Marques e Réver; Maylson, Adilson e Túlio; Isael, Souza, Douglas e Tcheco; Jonas, Maxi, Ricardo e Roberson. Finalmente Makelele ficou no estaleiro. Nada contra a pessoa mas sim do futebol que como gosto de provocar só é melhor que o do Tcheco.

    ResponderExcluir
  14. Francisco, tu não sabe nada de futebol, desiste. Quer escalar o Roberson a qualquer custo? Deixa pro Autuori, que acompanha o cara dia-a-dia e saberá colocá-lo no momento certo. Já bastou tu dizer que o Makelele joga mais que o tcheco. Isso demonstra teu desconhecimento quanto o assunto é futebol. Nem sei porque perco meu tempo repondendo essas bobagens.
    Cláudio

    ResponderExcluir
  15. Posso não entender, mas quem entende? Tele tido por muitos um entendido fez o que com a seleção? Muricy três vezes campeão do brasileirão caiu em todas as Libertadores. Renato acreditou ser o maior técnico do Brasil e cadê os canecos. Tem gente que adora o Roth ou o Mano. Tem gosto para tudo. Até para quem adora o Tcheco. Eu não gosto e quem paga as minhas contas sou eu. Portanto cada um com suas idéias CERTO. Sou mais o alegretense João Saldanha que contrariou muitos, mas não se dobrou ou mudou sua forma de pensar. Claro que por contrato o Makelele não pode jogar com o detentor de seu vinculo. Eu também não gosto do futebol do Makelele. É meu direito gostar ou não. Quanto a escalar não sou eu que escala. Só sei dar o meu pitaco. Creio que aqui todos tenham direito de opinar e discordar desde que civilizadamente. Não sendo assim me retiro.

    ResponderExcluir
  16. Pô, já chega o bate-boca do Simon com os novos amigos do Lula. 'Vamu si respeitá'. Gosto é gosto.

    Agora, sobre o Roberson: sempre que seguram um guri assim é pq aí tem. O que, eu não sei.
    Mas arrisco: os técnicos de um modo geral insistem com aqueles que já estão no grupo. Os intrusos (Roberson) só entram na ruim. Viram quantas broncas o Douglas pegou com o Rotho?
    Fora isso, pode ter alguma coisa a ver com os negócios por baixo do tapete, e aí são muitas as possbilidades.

    ResponderExcluir