sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As invenções do prof. Autuori

O professor Paulo Autuori - é assim que ele deve ser chamado depois que ouvi até o meu amigo Luís Henrique Benfica (veterano repórter que eu ouvia ainda garoto em Lajeado) repetir o que outros repórteres mais jovens já haviam dito, que estão recebendo 'aulas de futebol' do treinador - está apavorando a torcida gremista. Ao menos parte dela, pelo que tenho lido e ouvido por aí.

No programa Terceiro Tempo, da Guaíba, prognostiquei que o Grêmio vai perder para o Atlético Mineiro e que a torcida pode até cantar, num ato de extremo desespero, "Volta Roth", caso se confirme o time que está sendo anunciado pelos setoristas. Segundo o Juremir Machado, Autuori está fazendo uma "lambança".

E ele está certo. Vejam só: Túlio passaria para a lateral direita, Tcheco recuaria para a função de segundo volante, abrindo espaço para Douglas Costa. Na zaga, dois jogadores com características semelhantes, ambos de boa técnica: Mário Fernandes e Réver. O ideal, como se sabe, é um zagueiro mais tosco ao lado de um mais técnico.

Se o Grêmio tem Joílson para a lateral, por que não simplicar? Autuori vive colocando esse jogador no time, mas no meio-campo, então até deve gostar do seu futebol. Ainda não vi o Joílson jogar 90 minutos na sua verdadeira posição. Até acho que não vai dar certo, mas antes é preciso testá-lo. Não quero ser tão preconceituoso. Então, coloca o Joílson e deixa o Túlio no meio.

Ah, mas a ideia é encontrar um lugar para o Douglinha. Tirar o Tcheco? Melhor seria colocar o garoto ao lado do Jonas, ou do Perea, depende da vontade do freguês. É mais ou menos como escolher entre uma Brahma e uma Polar, não há grande diferença. Maxi Lopez, que seria uma Serramalte, formaria boa dupla com o Douglinha, ao menos em tese e para aqueles que ainda levam fé no guri.

A impressão que eu tenho é que o 'professor' Autuori está perdido. Quando um técnico começa a improvisar demais, inventar, é sinal de que está perdendo coisas essenciais para um profissional: a coerência e a convicção. Alguém pode supor que se trata de criatividade, mas na realidade está mais próximo de pura invenção.

EM TEMPO
Palmeiras e Inter fazem o grande jogo da rodada. São dois aspirantes ao título do Brasileirão no duelo direto, jogo de seis pontos. O Palmeiras está no desespero, não vence há quatro jogos. Muricy (vejam só) já sofre contestatação. Já o Inter segue irregular e não está confirmando o favoritismo inicial. Aposto no empate.

DIZEM POR AÍ...
... que Celso Roth, qual um Midas, vai transformar vaias em aplausos hoje no Olímpico.

12 comentários:

  1. Não há como ILGO; mesmo com Autuori caindo pelas tabelas à maioria gremista ainda quer ver o Rhoto pelas costas. Outro que está seguindo o caminho é o Tcheco e logo será com o Souza se não jogar marcar e convencer. Assim como a torcida gostava do Sebastián Saja que a meu ver era frangueiro tem em Victor e Douglas seus preferidos. Alguns gostam do Maxi, mas este não ficará no Grêmio. Amanhã, a pegada gremista fará a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Perguntinha: alguém viu o GIL após a detenção??? Deram tanto espaço na Província para guri sem carteira e tão pouco para barbado detido...

    ResponderExcluir
  3. Até concordo que é invenção, mas nem tanto. Antes do Autuori chegar o Tcheco vinha jogando como segundo no meio. Mas era no 3-5-2, dirão. E daí? Hoje jogamos com três zagueiros (um pela lateral). Tulio na lateral foi melhor que o Thiego, em alguns jogos, mas não mostrou o suficiente. A equipe perde na defesa (por cima especialmente).
    O Jonas não tinha recebido o terceiro amarelo?
    Gil está blindado, já que é dos vermelhos.
    Esse campeonato é do SP. Mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Tá de sacanagem né? Quer dizer que Réver é Mário Fernandes não deveriam jogar juntos? Que bobagem é esse de dizer que o ideal é um zagueiro técnico e outro rebatedor, isso é coisa de quem não sabe de futebol e se apega a rótulos pra mostrar algum conhecimento. Tem que ter é bom zagueiro, o resto é bobagem, então quando o Inter tinha Pinga, Aloísio e Mauro Galvão no mesmo elenco, se tu fosse o técnico, jogaria um deles ao lado de um tosco? Pára de bobagem rapaz, e essa de dizer que a torcida do Grêmio tá com saudades do Roth, fala sério, esse cara se Deus quiser, nunca mais treinará o tricolor. O Autuori pode não estar mostrando tudo que sabe ainda, mas mil vezes ele do que o Roth ou até que o teu treinador, o pastor Tite, o maior enganador do Brasil, com um elenco daqueles só ganhou uma competição de reservas e um gauchão. O Autuori sozinho tam mais titulos que o Roth e o Tite juntos multiplicados por 100. PARA DE FALAR BOBAGEM ILGO, DEVE SER AS MÁS COMPANHIAS, TIPO RECHE E JUREMIR, AQUELE RETARDADO METIDO A PAULO SANTANA, SEM UM DÉCIMO DE TALENTO DO VÉIO SANTANA. ALIÁS, AQUELE JUREMIR TEM TALENTO É PRA PALHAÇO DE CIRCO DO INTERIOR DO NORDESTE. POBRE RÁDIO GUAÍBA, DE MAL A PIOR.

    ResponderExcluir
  5. E ai Rafael; os vermelhos que estão contratando de sul a norte e até do outro lado do Atlântico se deram mal. Inter B perde para o Brasil-Pe na Copa Arthur Dallegrave; desfalcado, Colorado levou goleada de 4 a 0 neste sábado. Segundo o clicrbs o desfalcado é por estarem excursionando com o sub 20. Pela quantidade de gente e contratações uns 5 times podem ser formados e ainda sobra gente. Para mim nada mais é que desculpas furadas para um Brasil-Pe 4 X 0 Inter “B”.

    ResponderExcluir
  6. Os escalados para a partida são: Victor e Grohe, Mário, Réver e Thiego, Bruno e Joílson, Túlio, Adílson e Makelele, Tcheco, Souza, Douglas, Pessalli e Isael, Jonas, Perea, Herrera e Ricardo. Certamente se algumas peças não funcionarem a torcida gritará alguns nomes. Pelo que entendo nomes como Pessalli, Herreira e Ricardo estarão sendo os preferidos.

    ResponderExcluir
  7. Não entendi a chamada do correiodopovo.com. “Douglas Costa ganha mais uma chance no time de Paulo Autuori” Não ouvi em nenhum momento Autuori falar isso “chance”. Ouvi sim ao contrário falar que confia e muito em Douglas. No clicrbs frase de Autuori: – Prefiro que Douglas jogue na sua posição, como meia. É um jogador em quem tenho total confiança – afirma.

    ResponderExcluir
  8. Rubens Barrichello conquista a 100ª vitória brasileira na F1. Para o domingo ser completo só falta o GRÊMIO vencer e convencer.

    ResponderExcluir
  9. Melhorou da gripe ILGO? Estava olhando uma relação de contratações da gestação Krieger na coluna dominical do Reche. 2008= Amaral, Marcel, Orteman, Richard Morales, Makelele, Souza, Tcheco (Krieger deu declaração que não queria, mas Odone já havia contratado). A meu ver desta só o Souza escapa e olhe lá. 2009= Ruy, Alex Mineiro, Diogo, Fábio Ferreira, Jadílson, Joílson, Herrera, Maxi López, Fábio Santos, Rafael Marques. Nesta para mim não escapa ninguém. 2009 do Meira= Lúcio, Renato Cajá e Leandro? Lúcio acende uma luz de esperança na torcida no momento em que Collaço vem dando resultado. Renato ainda vai ter de mostrar serviço e Leandro ainda está enrolado e uma grande incógnita ou o X da questão. Será segundo ou primeiro atacante?

    ResponderExcluir
  10. Daqui a pouco começa a partida. Vamos na torcida.
    Os vermelhos montaram uma verdadeira máfia, tirando jogadores de todos os lados. Essa política é difícil de ser mantida. Quem trás jogadores, trás por algo. Quem dá o aval é quem manda. Contanto que o clube absorva, tudo bem. Aí entra a politicagem. Logo logo teremos jogadores de fora em detrimento de outros melhores da casa. Os jogadores da casa possuem identificação, os outros não.

    ResponderExcluir
  11. ILGO, TU NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL MESMO, E DIZER QUE MÁRIO E RÉVER NÃO DEVERIAM JOGAR JUNTOS PQ NENHUM DOS DOIS É TOSCO(RUIM)... TÁ LOUCO... AH, E O CELSO FOI APLAUDIDO MESMO, DEPOIS DOS 4 A 1 NÉ... AHAHAHAHHA
    OBS: E O TEU ÍDOLO, O PASTOR TITE? EHEHEHE

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, vem pro debate com nome e sobrenome, vem. Aqui no boteco tem ceva gelada pra todo mundo, a´te pra quem não assume sua identidade.
    Por que tu acha que o Autuori colocou o Thiego (não o Joilson ou o Túlio, como ele havia anunciado)? Foi pra dar mais segurança à zaga. Eu quero ver (melhor, nem quero ver) essa dupla 'técnica' fora do Olímpico. Hoje, se o atlético é um pouco melhor teria feito pelo menos um gol no início do jogo.
    bem, quem quer se iludir, que se iluda. Certo caro anônimo?
    Não vem se afogar no trago depois aqui no boteco, tá?

    ResponderExcluir