quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Chiclete assassino e o veneno invejoso de Maradona

Dia desses sofri uma lesão de menisco no joelho esquerdo. Caminhando na Osvaldo Aranha. Doeu, não conseguia nem tocar o pé no chão. Hoje, 15 dias depois, mal sinto um desconforto, mas suspeito que não posso facilitar.

O problema é que gosto de desafios. E a vontade de voltar a jogar, exibir o meu talento, é maior do que o receio de nova lesão. Amanhã, vou fazer um teste de esteira, aquele do esforço, pra ver como está o 'bobo'. Se tiver tudo em dia, volto ao futebol sete, que larguei faz uns três anos por causa de hérnia inguinal. Fiz cirurgia, a mesma do Fernandão naquele tempo. Coisa que só dá em craque. Alguém já viu perna de pau fazer cirurgia de hérnial inguinal?

Escrevo tudo isso só para comentar essa história de jogar mascando chiclete. Eu costumava fazer isso. O problema é que nos meus dias derradeiros de craque eu mascava uns 10 ou 15 minutos e jogava o chiclete fora. Só o ato de mascar já me deixava mais cansado. É impressionante o que o tempo faz com a gente.

O Aloísio, do Vasco, que também não é mais criança, tem a mesma mania. (Tuta, toc toc toc, também ficava todo o tempo mascando, com as mãos na cintura enquanto o Grêmio perdia a Libertadores) Entrou no jogo contra o Brasiliense mascando dois chicletes. Bateu cabeça com um zagueiro, desabou, ficou quase dez segundos sem respirar.

Ele só não morreu engasgado com o chiclete (no meu tempo de guri a gente dizia chiclé, e só mascava o ping pong) porque o médico percebeu que havia obstrução na garganta. Enfiou a mão e tirou o chiclete, salvando a vida do jogador. Ontem, o médico foi aplaudido pelos jogadores do Vasco. E Aloísio disse que "chiclete nunca mais". Aliás, segundo o médico, não se deve mascar nem quando se está dirigindo. Dá uma batida e o sujeito pode engasgar.

Agora, quem tem tudo para se engasgar, não com chiclete, mas com seu veneno verbal, fruto de uma inveja doentia, é o Maradona. Ontem, no site da Fifa, ele alfinetou Pelé de novo. Disse que Pelé ficou atrás dele numa pesquisa popular feita pela Fifa. Esqueceu, claro, que dizer que especialistas apontaram Pelé como o grande astro do esporte em todos os tempos.

Lembrou, também, que Senna ganhou de Pelé em outra pesquisa, esta no Brasil. Ora, se fizerem pesquisa semelhante na Argentina hoje é capaz de dar o Messi, porque tem muita gurizada votando.

Como se bastasse, gozou do Dunga: "O Dunga queria ser o xerife. Vinha com as pernas grandes e queria ocupar metade do campo. Como nao me apequenava, queria ser dono do meio-campo. No gol do Caniggia, em 1990, ele tentou me acertar com um chute e eu antecipei. Nao pegou nem na bola, nem em mim".

Maradona é digno de pena. Não tem nenhum futuro como treinador. É um falastrão incorrigível. Foi um grande jogador, mas não melhor que o holandês Cruyff. No Brasil, ele está ao nível do Zico. Talvez do Romário. A comparação com Pelé é completamente indevida, a começar pelo número de gols que cada um marcou. Maradona não dá nem pra largada.

DIZEM POR AÍ...

... que dia 5, em Rosário, o Dunga dá a sua resposta para o Maradona.

EM TEMPO

Grande jogo na Vila Belmiro. Escrevo no final do primeiro tempo. Bolívar falhou duas vezes. Deveria ter ficado na lateral mesmo. Errou o Tite ao começar com o Daniel, deslocando o Bolívar para a zaga. O Inter começou melhor, mas levou dois gols talvez pela maldição da Vila Belmiro. Depois, reagiu com personalidade. Vamos ver como termina o jogo. Acho que dá empate.

12 comentários:

  1. A IMPLACÁVEL pegou o ILGO. Desta só se escapa partindo antes. Pois eu acreditei que o Bolívar não gosta do TITE. A implacável é a idade. kkkk

    ResponderExcluir
  2. Não sei se alguém já reparou. Ontem assistindo ao Fla x Flu o capixaba Welker Marçal Almeida me lembrava o Jardel. Só não sei se é bom de cabeça, pois não vi nenhuma jogada. Se parar de se jogar tanto o João Paulo Purcino de Almeida será um ótimo lateral esquerdo. O gramado do Maracanã (reformado por uma $$) está pior que muito potreiro. Terá alguém do Grêmio contatado a lusa para tirar Edno do Canindé?

    ResponderExcluir
  3. A implacável chegou. Mas fui bem no teste de esteira agora de manhã. quer dizer, sobrevivi.
    vamos em frente...
    sobre o Edno, tem muita gente interessada.
    sobre o Jardel, percebo que Francisco é um saudosista.
    Daqui a pouco ele vai estar vendo um Renato Portaluppi por aí, um Valdo, um Roger, o lateral.
    É o desespero diante do que se tem hoje...

    ResponderExcluir
  4. Eu já rodei em 11. Os batimentos sobem na metade do teste e a pressão vai para mais de 20. Tocam os apitos e me tiram da esteira correndo para deitar e tomar remédio. Nunca completei um. Hoje quando me mandam fazer já vou pensando: quem vai se assustar desta vez... Quem não tem saudades de uma referencia no ataque vendo estas múmias paraliticas??? Mandei por e-mail as fotos. Também sou setembrino e no inicio já vou para 56 balas.

    ResponderExcluir
  5. Em 20 partidas de 2009 o Kieza tem 12 gols. Maxi com 30 partidas têm 12 gols. Jonas em 41 jogos tem 17 gols e o Herrera em 31 jogos tem 7 gols. Isso que o time do Flu vem caindo pelas tabelas e na zona de queda.

    ResponderExcluir
  6. Dunga convoca Sandro para ajudar o Inter na venda pois só pagam mais e pode jogar na liga inglesa quem serviu a seleção principal de seu País. Certa a atitude de emprestar o Isael. Não vão usar e é melhor emprestar para um clube que possa usar e valorizar.

    ResponderExcluir
  7. Nesta quarta-feira, o Grêmio voltou a campo pelo Campeonato Gaúcho de Juvenis. O time comandado por Luis Paulo Peixoto, o Bugre, aplicou uma goleada de 8 a 2 sobre o Cruzeiro. Os gols gremistas foram marcados por Romário(3), Jean(2), Calyson, Vander e Sandro. A partida foi realizada no CT Presidente Hélio Dourado. Paulo Autuori esteve em Eldorado do Sul para acompanhar os garotos do Grêmio. Rafael; Romário(3) é aquele gordinho. Se gordinho ja marca imagina com 19 ou mais, magrinho.

    ResponderExcluir
  8. O Romário era reserva do Alex, aquele que não jogava nada.
    Lesão caminhando? Nem tente voltar a jogar, desse jeito.
    Isael emprestado? para quem?

    ResponderExcluir
  9. Essa convocação tem cheiro de Afonso. Aquele mesmo que foi convocado seguidas vezes até ser vendido para um clube inglês.

    ResponderExcluir
  10. Para mim é mais um ZERO a esquerda. Na esteira do faz a fama e deita na cama o RESERVA Fábio Rochemback busca sombra e água fresca no Grêmio. Ora, se é reserva no Sporting, porque seria titular aqui? Será que alguém imagina que só por ser europeu e pagar em Euro o Sporting tem elenco melhor que o Grêmio?

    ResponderExcluir
  11. Sandro na Seleção?
    Dunga compensa (?) a sacanagem que fez ao tirar Nilmar do Inter contra o Corinthians, em sP.
    Além disso, valoriza o jogador colorado, porque bola pra ser convocado ele não tem.
    O hernanes seria muito melhor.

    ResponderExcluir
  12. Ilgo; tiro dado jacu deitado. Queres levar quanto? Dunga triplicou o valor do Sandro e os ingleses vão pagar para provavelmente manter a limpeza. Lá sujeira dá cadeia. KKKK Bisbilhotar na conta de OUTROS também.

    ResponderExcluir