sábado, 29 de agosto de 2009

Fernandão e o Colorado Delirante

Antes de sair do jornal (CP), ontem à noite, esbarro no Colorado Delirante, um colega que inspirou o grande cronista Sérgio Jockymann a criar esse personagem lá pelos anos 70.

- O Fernandão disse que se fizer gol em nós, domingo, ele não vai festejar – disse, comovido, emocionado, os olhos úmidos. Me afastei antes que ele começasse a chorar.

Os colorados estão assim desde que a dupla dinâmica do Beira-Rio - essa que quer se eternizar no poder no revezamento 2 x 2, talvez abrindo espaço para um terceiro, mas do mesmo grupo – deixou escapulir entre os dedos a volta do grande ídolo.

O Inter pode ser dividido nesta últimas décadas em Antes e Depois de Fernandão. A chegada dele é um divisor de águas na história recente do clube. Ele já chegou fazendo gol. Elevou a auto-estima dos colorados até os anéis de saturno. Liderou grandes vitórias, o título de Libertadores e o Mundial.

Ele queria voltar ao Beira-Rio. O Inter não parecia tão interessado, não fez o menor esforço. Estava mais preocupado em contratar Edu, este que estréia contra o Goiás. O Inter tem o direito inquestionável de fazer suas escolhas, definir suas prioridades. Fernandão, claramente, não era uma delas.

O grande ídolo foi parar no Goiás. Hoje, ele enfrenta o Inter. Do outro lado estará Edu. A noite de domingo no RS vai depender do que esses dois jogadores farão em campo.

A direção colorada depende disso. O acerto ou não de sua decisão em relação a Fernandão será definido nesse jogo contra o time goiano, que na minha opinião vai ficar no G-4 e até brigar pelo título.

Agora, como vai reagir a torcida colorada? Aposto que Fernandão vai ser ovacionado quando entrar em campo. Qualquer coisa diferente disso simplesmente vai provar que os colorados não valorizam seus ídolos. Afinal, qual a culpa de Fernandão se o Inter não fez muito esforço (estou sendo condescendente) em repatriá-lo?

Sexta-feira, no Terceiro Tempo, da Guaíba, falei sobre isso. O Luís Carlos Reche disse que Fernandão havia pedido 400 mil mensais ao Inter e teria assinado por 200 mil com o Goiás. Eu retruquei se existe comprovação disso e sustentei que essa era uma versão passada pela dupla dinâmica colorada para justificar-se perante os torcedores. Reche não discordou.

Agora, será um grande jogo. Considero o Goiás favorito. Lembro que no ano passado, no Brasileirão, o Grêmio começou sua derrocada depois de perder em casa para os goianos. O Inter está muito desfalcado. Seu ataque aparentemente é muito fraco. Se Edu jogar muita bola, apesar de ainda estar fora de forma, é possível que o Inter até empate.

Friamente, sou mais a dupla Iarley (este sim inquestionavelmente desprezado pelo Inter) e Fernandão.

E o pior é que vai sobrar para o Tite, que até tem suas culpas, mas elas são menores que as dos dirigentes.

Volto ao Colorado Delirante, que me segue até a velha escada do jornal. Brinco com ele:

- O Fernandão vai fazer três gols domingo.

Ele responde, olhos brilhando, quase feliz, conformado:

- Não importa, ele não vai festejar...

8 comentários:

  1. Grande Ilgo,

    Pq o Grêmio contratou o Fábio, ex-jogador, banco de reserva do Sporting e Gordo. Um jogador que não é titular em um time de Portugal, que tem um campeonato fraco...vai ser titular no Grêmio?!?! Meu Deus... essa direcção é muito inteligente. Abraços

    ResponderExcluir
  2. olha Mario, nao tenho visto ele jogar. mas vejo os do gremio. por isso, acho boa a contratação. se ele jogar 70 por cento do que jogava vai destaque no gremio e no brasileirão.
    o fabio pode jogar na segunda função, no lugar do tulio, que é bem mais velho que ele, ou na terceira no lugar do tcheco.
    pena que o leandro nao veio, esse sim seria muito importante.
    mas o fabio tá de bom tamanho, vai por mim

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver qual é a desse Fábio. Não vejo ele jogar a tempos. Só sei que ele vai acabar barrando um dos pratas da casa, Adilson ou W. Magrão.

    ResponderExcluir
  4. O Fábio joga muito mais que o William Magrão e o Adílson, não basta ser prata da casa para jogar, tem que ter qualidade principalmente, e o Fábio, tem mais que os dois. Pena mesmo o Leandro não ter vindo, mas o Perea parece estar se recuperando.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim o time seria o seguinte:
    Victor, Túlio, Mário "El loco" Fernandes, Réver e Lúcio. Adílson(Magrão), Fábio R., Souza e Theco(Renato). Perea(Jonas) e Maxi.

    Não é nenhuma seleção, mas dá pra chegar no G4.
    Saudações tricolores

    ResponderExcluir
  6. Ah, tudo o que falei do Fábio Rochemback, vale realmente se ele estiver em forma e com vontade, pois tecnicamente, ele é indiscutível. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Neste domingo o Grêmio voltou a campo pelo Campeonato Gaúcho de Juvenis. Bateu o Pinheiros por 2 a 0 com um gol do gordinho Romário e outro de Ivair. Tá vendo Rafael?

    ResponderExcluir
  8. E o pior é ter de ouvir a mesma ladainha após cada jogo fora.

    ResponderExcluir