segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gremio e a cultura da acomodação

Tcheco tem razão em reclamar da falta de pegada do time. Tcheco não culpou ninguém especificamente. Souza, que sempre dá uma boa entrevista porque fala pelos cotovelos, protestou. Ele ouviu o galo cantar e não sabe onde.

Souza é assim. Fala sem pensar, e pelo que tenho visto joga sem pensar. Porque se ele realmente pensasse, seria um craque. Potencial técnico o Souza tem.

A meu ver, Tcheco (pelo menos alguém está indignado no time) criticou foi a filosofia de jogo que Paulo Autuori está querendo implantar. Algo que não tem nada a ver com a cultura gremista, mas que eu até aprecio, porque gosto do futebol mais bonito, time organizado, que não precisa apelar para os pontapés. Mas para isso, é preciso ter material humano de qualidade.

Com jogadores como Fábio Santos, Jadilson, Joilson e outros não tem jeito. Tem que ser na base da garra, da pegada mesmo. É claro que faltas desnecessárias são inaceitáveis. Assim como reclamações banais, que resultam em cartões.

A rigor, o Grêmio hoje tem apenas um goleiro muito bom, zagueiros bons, um volante (Adilson), um meia (Souza) e um atacante (Maxi). Depois tem uns que quebram o galho, como o próprio Tcheco.

Aliás, não consigo entender o posicionamento de Tcheco. Volante de origem, articulador de boa qualidade, toque de bola, lançamentos curtos e médios, ele está jogando muito dentro da área adversária. Foi assim contra o Barueri. Quem deveria estar ali, mais próximo do Maxi ou do Jonas, seria o Douglas Costa.

Mas o garoto ficou numa correria improdutiva, mais cercando do que criando jogadas ofensivas. Ele deveria estar lá na frente, atacando e marcando a saída de bola dos zagueiros, laterais, etc.

Só pode ser opção do técnico. Mas aí estamos diante de um grande equívoco de Autuori. Tcheco é armador e Douglas é um meia ofensivo ou um segundo atacante. Uma alternativa para Souza, por exemplo.

Mas isso em tese, porque na prática ainda não vi bola que justifique a titularidade do garoto.

O fato, lamentavelmente, que a minha frase premonitória de dezembro do ano passado, após a confirmação de Rotho como técnico, é que 2009, que nem havia começado, já estava encerrado para o Grêmio. Seria um ano perdido.

Por fim, Autuori é um técnico que tem a cara da atual direção: elegante, pacata, cordata, apática. Há uma expressão francesa que define o que se passa hoje no Olímpico:

"Laissez faire, laissez passer".

Significa isso ou mais ou menos isso: deixai fazer, deixai passar.

Quer dizer, a cultura da acomodação.

EM TEMPO
Não se impressionem, é a única coisa que eu sei dizer em francês.

7 comentários:

  1. M. Ilgo, notez bien: não estaria o Tcheco com suas subidas ou ingresso na área forçando a saída de Douglas para a marcação? Caindo os dois no mesmo setor pode Tcheco estar forçando o recuo do Douglas ou até mesmo mandando o garoto voltar? Só quem está no campo observando pode atentar para o detalhe que as câmeras não pegam estando na bola. De besta o Tcheco não tem nada. Suas declarações a meu ver são para a torcida. Segundo Adilson ele está com Souza. Saimon e Maylson na sub 20. Mon esprit certainement pas à l'instar de M. Anderson Simas Luciano.

    ResponderExcluir
  2. Autuori só quer jogador que chegue e vista a camisa de titular. Concordo plenamente pois mais um não resolve. Túlio é mais um. Meira promete mas já passamos da primeira fase e necas de pitibiriba. Aparentemente estão muito lentos pois não haviam planejado nada. Mesmo nos melhores planejamentos há falhas; imaginem onde não há.

    ResponderExcluir
  3. Será o Leandro Lessa Azevedo o homem certo para assumir o meio campo ou a 10? Pelo que tenho visto com os que chegam será necessário de 15 a 20 dias para entrar no fuso e adquirir condicionamento se estiver bem. Pode ser que ai esteja o motivo do ranço do Tcheco, pois sabe que vai virar bancário. Só não sei se é canhoto. Creio que mais uns 15 dias e Mithyuê ja estará à disposição. Amanhã terá treinamento e ai a porca torce o rabo. Revi 20 x o gol do Barueri. Além da zaga o Victor falhou segundo meu ponto de vista. Tenho visto Victor ameaçar sair e recuar em bolas cruzadas na área. Não sei se é medo de lesão ou de errar o bote. Esta indefinição poderá comprometer. Observem.

    ResponderExcluir
  4. O Victor não é o mesmo do ano passado, é verdade, mas continua sendo muito bom. Esse Thiego é que me tira do sério.
    Gérson Magrão foi vendido. Era meia, virou lateral. Não poderiam arranjar um meia e colocar na lateral? Zagueiro alí não funciona. Por favor, larguem esse francês, de onde eu venho isso é língua de fresco.
    Estou curioso para ver quem vai entrar no time. Temos tudo para perder a invencibilidade em casa. Tcheco e Souza, que jogam muito no Olímpico, suspensos. Deve entrar Jonas. Douglas vai ter a chance de jogar na dele, em outra fogueira. Mas quem seria o terceiro do meio? Tomara que não seja o Joílson...

    ResponderExcluir
  5. Devemos recordar e lembrar que desde antes do Mano não há trabalho para a criação ou valorização de laterais no Grêmio. Patricio foi o último pela direita e Lucio pela esquerda. Aliás, Lucio foi como fênix pois estava morto. Seguindo os mestres das (os) lampadinhas a colocação de mais um zagueiro resolvia o problema e inventaram o meia/lateral/ponta criando o ALA. Deve ter sido coisa de quem andou nas areias e gostou do nome Alá.

    ResponderExcluir
  6. Os homens do Grêmio encontram dificuldade na contratação de meia canhoto. Para mim nada mais é que desconhecimento total do assunto. Enquanto ELES não sabem e contratam CAJÁ o SP esperou ja sabendo do fim do contrato de Marlos com o Coritiba. Não que Cajá seja mau jogador pois pouco sei sobre ele. Falo em idade e potencial conhecendo mais o Marlos. Renato Adriano Jacó Morais é o nome. Preferiria ver Pessalli com a 10. Tanto falaram em meia Renato que foram desencravar um. Aguardemos. Falando em aguardar estava lendo que o ATACANTE Leandro está jogando como meia e não como atacante. Só com $$ sai do Japão. Creio que Mauro e Meira com tanto M termine dando em erro para não falar outra coisa. Ja ví que a dupla é ZERO a esquerda em jogadores. Assim as contas se amontoam e ficamos sem TIME com jogadores caros que não jogam nada. Só ganha quem... entenderam.

    ResponderExcluir