quarta-feira, 19 de agosto de 2009

'O Grêmio ainda vai ganhar fora'

A sorte que salvou o Grêmio contra o Flamengo não deu as caras hoje à noite na Vila Belmiro.

O técnico Paulo Autuori, que não jogo anterior teve mais sorte que juízo nas substituições, desta vez ficou sem sorte nem juízo.

Escrevi no tópico anterior que ele é lento para perceber as coisas, o que é inaceitável para um técnico tão bem conceituado e, principalmente, valorizado.

Réver improvisado de volante é uma invenção. Cabe numa situação emergencial, nunca como rotina. Quando Autuori vai perceber isso?

Para agravar a situação, Souza e Tcheco foram sofríveis. Souza, já escrevi e repito, vira um jogadorzinho fora de casa. No Olímpico, com o bafo da torcida na nunca, ele cresce, vira um gigante, um leão. Fora, é um gatinho.

Na frente, dois jogadores valentes, aguerridos, abnegados. Jonas estava melhor que Perea. Mas saiu quem? Jonas, é claro. Douglas Costa entrou mais avançado (como eu e quase todos defendem) e deu melhor resposta do que no jogo anterior, quando ficou perdido.

Joílson, pra variar, por força de hábito, voltou a entrar no time. Autuori ainda acredita nele. Depois, o Thiego. Quer dizer, engrossou de vez. Autuori confirma a cada jogo que não gosta de esquema com três zagueiros. Gosta de 4, 5...

Eu seria insano se escrevesse que o Autuori me decepciona, porque já escrevi antes de sua contratação que ele não tinha qualidade para justificar tanta espera e tanto dinheiro. Falta qualidade ao time? Falta. Mas o Roth (toc, toc, toc) sabia fazer cada jogador rende mais.

No final, o time que estava em campo era um verdadeiro 'samba do crioulo doido (afro-descendente mentalmente abalado)'.

No bolão da ESPN cravei Santos 2 a 1. Não acreditava sequer no empate, porque não me iludi com os 4 a 1 sobre o Flamengo. O Grêmio segue em sua vexatória campanha em jogos fora de casa.

Dia desses ouvi o grande Meira afirmar com toda a pompa: o Grêmio ainda vai vencer fora de casa neste campeonato. Me lembrou o Pércio França dizendo um tempo atrás, quando o Grêmio vencia todos os clássicos: "Nós ainda vamos ganhar um Gre-Nal".

Por fim, começo a me conformar: nunca verei o Ricardo jogando no time titular. E talvez nem o Roberson. Em compensação, o Joílson verei até enjoar. Aliás, já enjoei.

Minha dor de cabeça aumentou.

9 comentários:

  1. Pelo andar da carruagem só o Yur Ferreira Martha de Freitas e Romário Marques Rodrigues dos juvenis podem salvar a pátria em 2010. Como fala o ILGO 2009 CAPUTZ. Fui dormir.

    ResponderExcluir
  2. o jogo contra o santos foi o mais inacreditavel da historia. mais que os aflitos. nunca antes na historia do futebol (hehehe) um time com 42? (parei de contar) zagueiros e 2 laterais tomou um gol de cabeça. enquanto o vanderlei colocava o neimar, nosso treinador de 200 mil colocava o thiego. Ilgo, se a direção largou, e ja pensa em 2010 (ano que vai perder o goleiro, que é 90% do time) posso pagar a mensalidade de sócio só em janeiro? pior que vou ter que ir no próximo, mesmo que só pra cornetear o joquei paraguaio. será que ele vai mandar bater no douglas costa?

    ResponderExcluir
  3. O Réver ao meu ver foi uma solução razoável, já que não tinha outro. Esse time do santos é ruim mesmo. Perder pra eles é duro. Mas todos sabíamos que aconteceria, pois o Grêmio não ganha em santos. Impressionante.
    Não espero muito do Ricardo, mas quero ver o Roberson. Esse sim joga.
    Se continuar assim, o Tricolor vai contratar zagueiros. Temos zagueiros na zaga, na lateral, no meio... vai faltar zagueiro.

    ResponderExcluir
  4. Diga que a emenda é pior que o soneto. Emenda; Victor; Mattioni, Léo, Réver e Lúcio; Adílson, William Magrão, Tcheco (Renato) e Souza; Maxi López e Leandro. Soneto; 1-Victor, 2-Mattioni, 3-Mário, 4-Réver (Saimon), 6-Lucio; 5-Willian, 8-Adilson (Pessalli), 10-Renato (Douglas), 07-Souza (Mithyuê), 9-Leandro, 11-Roberson (Isael). Sempre acredito que a melhor defesa é o ataque. Maxi tem sido ataque de riso ou nervos de lata. Perea mal condicionado e perdido assim como Jonas que é engolido por zagas como por baleia.

    ResponderExcluir
  5. Nada justifica a presença do Réver como volante. Nada.

    Aliás, sou totalmente a favor da substituição imediata de Tcheco e Souza por Renato CAJÁ e Douglas, para eles tomarem vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  6. Depois da Lei Pelé observo raras trocas entre clubes. Alguns possuem vários jogadores para determinadas posições e nenhum para outras. Talvez a saída para clubes endividados como o Grêmio seja esta. Outra saída seria uma parceria com algum clube em outro estado colocando para jogar regularmente uma equipe “B”. Um que me lembro é o Santa de Recife que disputou a D e está sem jogadores. O Corinthians tem um “B” no Paraná.

    ResponderExcluir
  7. Nem pude comentar a troca do Jonas pelo Douglas. O Perea, voltando de longa parada, não vinha jogando bem e não saiu. Outra coisa, o Douglas (longe de mim ficar defendendo o guri a toa) parece orientando a não tentar a jogada individual. Aliás, não sou crítico do Autuori, apenas em algumas questões pontuais, mas não lembro de um jogador que ele tenha revelado.
    Do jeito que as coisas andam, é melhor mandar esse time caseiro só jogar as partidas no Olímpico, e mandar o time B jogar as partidas fora. Acho que aí teremos mais chances.

    ResponderExcluir
  8. Reage LULU. Juca Kfouri - 2. O Grêmio deveria contratar para ajudar Paulo Autuori, em jogos fora do Olímpico, ou o austríaco Sigesmundo Freud ou o gaúcho Analista de Bagé. Porque era impressionante o não jogar gremista, a sua apatia irritante.

    ResponderExcluir
  9. Tem sentido Rafael; Grohe; Sergio, Thiego, Neuton e Marçal; Felipe, Matheus, Pessalli (Bérgson) e Isael (Vinícius); Roberson e Ricardo é muito mais estruturado que o Grêmio “A” de ontem. Bastaria colocar o Mário e o Saimon na defesa e o Douglas no lugar do Isael. Às vezes as coisas são tão simples e visíveis que os homens não enxergam.

    ResponderExcluir