sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ódios e paixões no futebol

Torcedor de futebol é igual em todo o mundo. Tem suas paixões e seus ódios em relação a um ou outro jogador.

Poderia citar inúmeros exemplos aqui nessa província gaudéria. Há os que amam e os que odeiam Tcheco, por exemplo. Eu apenas acho que ele hoje é insubstituível no time do Grêmio.

D’Alessandro é outro que provoca calorosos debates, principalmente entre o Juremir Machado (a favor) e o Haroldo de Souza (contra).

O que me leva a escrever sobre isso é algo inusitado, um absurdo. Torcedores do Liverpool querem ver o Lucas pelas costas. Vejam só, o Lucas, um volante multifuncional, que poderia ser titular da Seleção Brasileira, é desprezado por torcedores ingleses através de um fórum na internet. E pior, é ironizado por torcedores do Manchester United, votando para que ele fique no rival.

O futebol consegue essas coisas. Divide opiniões.

Sobre o jogo entre Grêmio e Palmeiras já li e ouvi todo o tipo de opinião. A maior parte dos gremistas ficou entusiasmada. "Agora vai."

Já superei a fase do deslumbramento há muito tempo. Na verdade, nem sei se a tive.

O Grêmio foi amplamente dominado em boa parte do primeiro tempo. O Palmeiras teve chance de fazer dois ou três gols, fez um. O Grêmio escapou numa cochilada do adversário e empatou. A partir daí o jogo ficou equilibrado.

No segundo tempo, o Grêmio foi superior. Poderia ter feito pelo menos mais um gol e vencido sua primeira partida fora de casa.

Aparentemente, Autuori venceu o duelo tático com Muricy. Mas percebi o Palmeiras se arrastando em campo a partir da metade do segundo tempo. Havia enorme distância entre a defesa e o ataque. O meio-campo gremista passeou nesse espaço. Pode ser falta de preparo físico, não sei. O fato é que o Grêmio dominou o líder do campeonato e mereceu vencer.

Agora, vamos ver contra o Barueri, e principalmente no próximo jogo fora, o quanto a atuação do Palmeiras pesou para o bom desempenho do Grêmio no Parque Antártica.

Aliás, é inadmissível que o estádio não tenha ambulância ao lado do campo de jogo.

Douglas Costa deu boa contribuição. Foi participativo, sem ser brilhante, como esperam seus admiradores. A tendência é de que melhore a cada jogo e confirme tudo o que dizem sobre ele. De minha parte, sigo achando que ele tem um grande potencial.

10 comentários:

  1. Não posso opinar sobre o tal fórum. Não sei como o assunto foi exposto. Mas sei que ele é reserva por lá, está negociando com o corinthias e não deve ficar. Exemplo perfeito de torcedores hehehe
    Douglas foi bem, tende a melhorar. Também acho que o Tcheco tem sua valia e atualmente é insubstituível. Túlio vem sendo o melhor lateral direito que temos. Menos mal que o Réver passa bem.

    ResponderExcluir
  2. Vi jogos do Lucas no liverpool..lamentável!
    Não passa do meio campo. Parece medroso, intimidado. Não dá para culpar os ingleses que não conheceram o Lucas do Grêmio. Garoto ficou intimidado.

    Fisicamente se era para alguém sentir seria o grêmio. Meio campo velho com 3 jogadores com 30 anos ou mais (tcheco, túlio, souza). O que parecia cansaço era desorganização. Autuori venceu sim o duelo tático contra o muricy. Nada demais. Muricy não é um técnico estrategista. Times do Muricy são apenas balão para a área.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Com palavras fortes, o presidente licenciado do Barueri, Walter Sanches, criticou a direção do Inter por um suposto pré-contrato com o meia Thiago Humberto, destaque do time paulista no Campeonato Brasileiro. O dirigente afirmou que um amigo seu lhe confidenciou que viu o representante do jogador na porta do vestiário do Beira-Rio, ao lado de um diretor do Colorado. Thiago Humberto teria até vindo a Porto Alegre:

    — Vai ser uma coisa muito desagradável, lastimável. Na segunda-feira eu vou tentar falar com o Dr. Fernando (Carvalho), que é da diretoria do Inter. Se eles assinaram um pré-contrato com o jogador, é um ato de canalhice bárbara que fizeram com o Barueri — disse Sanches.

    A situação financeira do Barueri não é boa. Os cofres estão vazios e os jogadores estão com salários atrasados. Sanches caracterizou como "roubo" a suposta negociação do Inter com Thiago Humberto:

    — O garoto está há cinco anos aqui, estamos tentado renovar o contrato dele. E nos ouvimos dizer que o jogador esteve em Porto Alegre e retornou com a delegação do Corinthians, que jogou com o Grêmio. Se fizeram isso, é um ato lamentável da diretoria do Internacional roubar um jogador do Barueri nessa fase em que estamos, com os salários atrasados. É um ato de canalhice, em minha opinião. Espero que isso não tenha acontecido — afirmou o dirigente do Barueri.

    ResponderExcluir
  4. 07/08/2009 - 08h00
    Inter leva jovens do Grêmio para o Beira-Rio e cria polêmica
    Do UOL Esporte
    Em Porto AlegreNa eterna disputa da dupla Gre-Nal, um novo episódio acaba de ocorrer, gerando mais uma polêmica entre os rivais históricos. O Internacional acaba de levar para o Beira-Rio quatro atletas que estavam nas categorias de base do Grêmio. Os jovens são representados pelo ex-jogador do próprio Tricolor, o hoje empresário Eder Aleixo, que teria se desentendido com a diretoria gremista numa negociação financeira e por isso aceitado a transferência.

    Entre os quatro jovens, o principal gerador da polêmica foi o meia Henrique, apontado como grande promessa, e atleta pelo qual Eder teria pedido R$ 200 mil. O Grêmio se recusou a pagar a quantia, mas o Inter rapidamente cobriu a pedida e levou o jovem. Junto acabaram indo os outros três, Diego, Murilo e Fábio.

    "Não podemos pagar R$ 200 mil por um jogador, sem ter a garantia de que o seria nosso, pois só tem 15 anos", afirmou o diretor de futebol do Grêmio, Luis Onofre Meira, que diz ter sido bem avaliada a situação.

    O Inter, entretanto, através de informação de seu diretor das categorias de base, Giscard Salton, à Rádio Gaúcha, explicou que Henrique fará 16 anos no dia 23 de agosto e já poderá assinar um primeiro contrato de três anos, com possibilidade de renovação por mais dois.

    ResponderExcluir
  5. O Inter está sendo acusado de tirar um jovem jogador do Atlético-MG. Trata-se do atacante Fred, de 16 anos, considerado uma das grandes promessas do futebol mineiro.
    Ele deixou Belo Horizonte há cerca de duas semanas e hoje estaria treinando no Porto Alegre Futebol Clube, que pertence ao empresário Roberto de Assis Moreira, irmão de Ronaldinho Gaúcho.
    O fato gerou estremecimento nas relações entre Inter e Atlético-MG. 'O menino foi nos tirado por Assis, que vai levá-lo para o Inter. Isso é uma vergonha, mas vamos dar o troco em breve. Vamos fazer a mesmo aí no Sul', atacou o presidente do Atlético-MG, Alexandre Calil.
    Assis está na Europa e não atendeu o seu telefone celular durante todo o dia de ontem. Na sede do seu clube, na zona Sul de Porto Alegre, um funcionário confirmou que Fred treina no local há alguns dias.
    Oficialmente, os dirigentes colorados não comentam o caso. O jogador, porém, deve mesmo parar no Beira-Rio. 'O Inter não tem nada a ver com o assunto. Nunca vi esse menino, mas se ele vier fazer um teste no clube e for bom jogador poderá ficar. Até porque se não ficar aqui, vai para outro clube', comentou o diretor executivo das categorias de base do Inter, Carlos Fraga.
    Fred treinava havia cinco anos no Atlético-MG. Há algumas semanas, quando completou 16 anos, foi procurado para fazer seu primeiro contrato profissional. No entanto, já não foi mais encontrado. Aos ex-colegas de Belo Horizonte, o projeto de atacante confirmou que acabaria no Beira-Rio. 'O Assis está se especializando em aliciar jovens jogadores', acusou Alexandre Calil.

    ResponderExcluir
  6. Publicado em Gurizada Medonha | Nenhum comentário »

    CERÂMICA NÃO ACEITA LIBERAR RONIELLY
    quarta-feira, 13 de maio de 2009
    O gerente de futebol do Cerâmica, Paulo César Magalhães, afirmou no final da tarde de hoje que a transferência do garoto Ronielly dos Santos para o Internacional não tem a concordância do Cerâmica e teria sido intermediada por um atravessador. Paulo Cesar Magalhães informou, também, que o jogador chegou a ser apresentado no Internacional mas foi liberado no dia seguinte, após contatos entre as duas diretorias. Ronielly deve se reapresentar nesta quinta-feira ao Cerâmica. O atacante Ronielly dos Santos tem 18 anos, 1,76m, é natural do Piauí e chegou no ano passado ao Rio Grande do Sul. Após ser reprovado no Grêmio ele foi para o Cerâmica. Segundo PC Magalhães, a diretoria do Internacional garantiu que não contratará o jogador se não houver a concordância do clube de Gravataí.

    ResponderExcluir
  7. Nesse país em que a ética é pisoteada em tudo que é setor, não seria no futebol que ela seria preservada.
    há algum tempo o Inter tem sido um predador. mas tem a velha lei da física ainda não renovada pelo sarney,m collor , lula e cia.
    O QUE SOBE DESCE.

    Agora, é impressionante esse caso do Eder e a postura da direção gremista. O Gr~emio merecia uma direção melhor.

    ResponderExcluir
  8. É por essas e outras que o fc é chamado de eurico do sul.

    ResponderExcluir
  9. Olá; avisei que a suína vinha com tudo. Agora só ando com máscara e longe de gente. Como falam que álcool mata a danada estou só tomando VODKA SKYY. O grande desafio amanhã é falta x gol. O Grêmio peleador, incansável trocou a garra por paciência e rotação. Fazer rodar a bola onde havia ligação direta não é fácil. O grande adversário entre os escolhidos é que não há um Vilson Tadei e muito menos um Ademir da Guia.

    Se André Lima não aprontar nenhuma espero que os nossos também. Aliás, depois das encostadas dos expulsos virou quase um time de freiras. O Olímpico quem diria virou um convento. O problema é que tem um lobo amarelo travestido. Aguardemos a lua cheia e a transformação.

    Ao que tudo indica Autuori rende-se ao 4 2 3 1. Não gosto de umas 5 peças deste formato. Não tendo um atacante pela direita (seria Souza) Thiego fica sem pátria. Túlio não sabe se vai ou fica. Para onde, não sei. Tcheco e Souza sem rendimento estão ciscando sem efetividade. Se colocarem uma árvore próximo do campo vão se esconder atras da mesma. Maxi raramente se posiciona para receber ou arrematar. Nem precisa ser marcado pois ele já procura a marcação.

    ResponderExcluir
  10. Estou me preparando para o 20. Monto diariamente para alinhar os animais em passadas diferentes e em grupo. Tem de estar tudo nos conformes e este ano é com montarias novas que requerem trabalho redobrado. Cair ou desalinhar durante o desfile é feio.

    ResponderExcluir