domingo, 2 de agosto de 2009

Tcheco, Douglas e os laterais


Tcheco era o melhor em campo quando cometeu aquele pênalti idiota, coisa de jogador inexperiente e desprovido de inteligência. Não é esse o perfil do capitão gremista, pelo contrário. Ele é o jogador mais inteligente do time e ontem foi muito bem, com exceção desse lance injustificável que quase colocou em risco a vitória.

O Grêmio acabou goleando o Cruzeiro por 4 a 1, mas é preciso deixar bem claro que só começou a criar situações de gol depois da expulsão de Jonathan. Também não se pode ignorar que o time mineiro não tinha Kléber e Wágner.

Escutei entrevistas de torcedores depois do jogo. Tcheco foi muito elogiado, merecidamente. Críticas para os laterais. Thiego está improvisado e logo volta para o seu lugar, que é o banco de reservas. Já Fábio Santos é uma temeridade.

No meu ocaso como craque de futebol, eu jogava no estilo do Réver, um zagueiro de técnica invejável. Posso garantir que nenhum zagueiro joga tranquilo se tem ao seu redor jogadores que comprometem, que o deixam inseguro. Pode ser um colega de zaga, o goleiro, um volante ou um lateral. O sujeito não consegue jogar tranquilo, porque sabe que a qualquer momento pode entrar numa roubada.

Ontem, Fábio Santos ficou livre para fazer o primeiro gol, numa bola com açúcar e com afeito deixada por Jonas, que provou de uma vez por todas, espero, que é melhor do que Herrera. O lateral chutou colocado no meio do gol, nas mãos do goleiro.

A entrada de Douglas Costa foi providencial. Mexeu bem o Autuori, sacando o Thiego. O guri mostrou qualidades e merece continuar recebendo chance até se afirmar.

Agora, por que não dar oportunidade para os outros garotos? Por que insistir com Joilson, que entrou com o time vencendo, o Cruzeiro com dois jogadores a menos, e não conseguiu acrescentar coisa alguma? Ele poderia ter colocado o Roberson pela ala direita. Jadilson entrou relativamente bem, mas também perdeu alguns lances de forma bisonha. É inconfiável.

De positivo, outra boa atuação de Maxi Lopez.

Agora, é o Palmeiras, que se credencia como favorito ao título.

3 comentários:

  1. Opa! Que jogo!
    O Grêmio jogou bem, até a expulsão do cruzeirense estava bem. Aquele penalti, para mim, é mandrake, assim como a segunda expulsão. Mas futebol é assim, a tempos deixou de ser coisa de...
    O Douglas merece mais chances. Acho que vai mesmo entrar na segunda função no jogo que vem. O Jonas esteve bem, muito melhor que o Herrera. Pena que perde tantos gols.

    ResponderExcluir
  2. Há controvérsias Ilgo. Para mim e uma legião de indignados não fosse à expulsão de dois cruzeirenses não sei não. Tudo bem que a imagem estava chegando quase 2 minutos depois do rádio más a imagem não se altera. Não vi superioridade gremista, pois volume não se traduz em resultado. Tenho visto opção de contra ataque onde propositadamente é permitido ao adversário maior posse da bola. Das laterais nem vou falar por ser desnecessário. O problema está (continua) no meio campo. Mesmo querendo não posso ver em Túlio capacidade de contenção e distribuição. Souza continua disperso e sem criatividade. Providencial e necessária a entrada de Douglas que consegue dar dinâmica (velocidade) e opções ao ataque. Se o ataque não marca é por absoluta incapacidade técnica de quem não é do ramo. Centroavante definidor. Lamentável é a não entrada de Roberson (não sei qual a implicância ou proteção) no lugar do Tcheco ou de um dos perdedores de gols. Tcheco continua sendo a peça frágil do meio, pois além de desequilibrados é por uns amado e por outros odiado. Já estou me incluindo no segundo grupo. Tcheco quer ser o 10, mas não consegue coordenar nada e cisca em campo. Quer ser o líder sem saber liderar e quer apitar as partidas sem conhecer as regras. Se o Grêmio leva um gol seria um Deus me acuda e a casa caia. Creio ter sido Gerson que passou pela defesa e quase marcou. Não gostei da equipe que continua frágil e instável. Só não entendo a grande proteção ao Tcheco e o silencio sobre Souza depois de contratado. A impulsão do Réver no ataque é oposta à defesa onde qualquer cruzamento dá diarréia na platéia. Sua saída será a mais sentida e já deveria estar sendo trabalhada.

    ResponderExcluir
  3. Quando um time tem muitos jogadores que sao motivo de controversia é pq tem problemas demais. se a gente for examinar com rigor, quantos são unanimidade no Gremio? por unanimidadee vamos dar de barato, 90 por cento de aceitação.
    pra mim, Victor, Réver, Adilson, Souza e Maxi são titulares. Tcheco também, a menos que apareça alguém melhor, o que nao existe hoje no grupo principal.
    talvez alguem da base, mas como sabe-lo se o filosofo prefere os joilson da vida?

    ResponderExcluir