domingo, 9 de agosto de 2009

Um turno inteiro sem vencer fora de casa

Houve quem se impressionasse com a atuação do Grêmio contra o Palmeiras. Alertei que o desempenho bom do time tinha a ver com problemas do adversário, que se arrastou em campo no segundo tempo. Mas dei um crédito de confiança: vamos esperar os próximos jogos para ter uma opinião definitiva.

A derrota por 1 a 0, neste domingo, em Barueri, indica, não prova, mas indica que a atuação no empate por 1 a 1 foi mesmo enganadora, conforme eu suspeitava.

A experiência de jogar com apenas Maxi Lopez na frente, com Douglas compondo o meio campo e buscando a aproximação na frente não deu certo. E não dará certo.

Douglas não jogou absolutamente nada. Ele e Jadilson potencialmente teria condições de fazer jogadas pela esquerda. Fizeram uma no início. E foi só. Douglas ficou perdido em campo, não marcou, não armou e não agrediu.

Numa comparação com o Fernandinho, por exemplo. Quem é mais efetivo?

Souza, também já escrevi aqui, cai muito de rendimento fora de casa. No Olímpico, é um leão. Fora, é um gatinho.

E o que dizer do Maxi? Isolado, sozinho, batendo cabeça com os zagueiros, recebendo melancias e abóboras. Saiu no intervalo, alegadamente por lesão. Desconfio que foi para não ter que tirar o omisso garoto de ouro. Desconfio que a escalação do guri é forçada por algum investidor misterioso, porque ele é quem deveria ter saído no intervalo.

Ouvi o que o médico do Grêmio disse. Maxi saiu por precaução apenas, medida preventiva. O time está empatando, teria chance de vencer com seu centroavante titular se ele tivesse um companheiro para brigar com a zaga e tabelar, e sai por precaução. Se o Grêmio estivesse por cima da carne seca até poderia se dar a esse luxo.

Agora, se eu fosse investidor iria preferir o Douglas Costa parado, fora do time, porque jogando ele só está se desvalorizando.

Desconfio que Autuori que não quis dar o braço a torcer, sacar o Douglas e colocar Jonas de volta ao time. Imaginem se o Grêmio ganha sem o Douglas? A teoria do técnico vai pro espaço. Aliás, por que não deixam Jonas ter uma sequencia como todos os outros atacantes tiveram? Ele não é grande coisa, mas é o melhor companheiro que o clube tem para Maxi Lopez. E o Roberson? Por que não dão chance pra ele?

Paulo Autuori está fazendo história. Nunca o Grêmio acumulou uma série tão longa de jogos sem vencer fora de casa. Completa o turno sem vencer fora do Olímpico. Já é uma marca para ser emoldurada e colocada na parede da vergonha.

Outra coisa, sou obrigado a lembrar o Rotho, o indesejado: quando ele, Rotho, tentou jogar com apenas um atacante de ofício, foi massacrado pela mídia, e com total razão. Autuori é levado livre. Mas não por mim.

Autuori está se revelando melhor treinador da imprensa do que do time.

13 comentários:

  1. Bons jornalistas não caem no discurso conspiratório de negociatas e tráfego de influências, sem provas

    Acusação grave

    ResponderExcluir
  2. Vai se fuder Hiltor Monbach, colorado filho da puta, porta-voz dos velhos do GRÊMIO ACIMA DE TUDO!

    ResponderExcluir
  3. Chicoelho não escreveu o texto a cima. O Grêmio aguarda resposta sobre a contratação de Felipe Mattioni. Até pouco tempo era o rei do BANCO e não jogava nunca. Agora querem que jogue. Vai entender esta raça de dirigente... Francisco Coelho além de não agredir não usa palavrões.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo; vou reproduzir o que escrevi dia 8 de agosto as 23:47: Ao que tudo indica Autuori rende-se ao 4 2 3 1. Não gosto de umas 5 peças deste formato. Não tendo um atacante pela direita (seria Souza) Thiego fica sem pátria. Túlio não sabe se vai ou fica. Para onde, não sei. Tcheco e Souza sem rendimento estão ciscando sem efetividade. Se colocarem uma árvore próximo do campo vão se esconder atrás da mesma. Maxi raramente se posiciona para receber ou arrematar. Nem precisa ser marcado, pois ele já procura a marcação.

    ResponderExcluir
  5. Considerações: tivesse Autuori testado em amistosos ou partidas oficiais jogadores como Pessalli, Roberson ou Bérgson, eu estaria tranqüilo. O POBLEMA é que não tendo este conhecimento deverá ser um monstrengo a solução a ser adotada. Porém, não há a menor dúvida que certos desacertos muitas vezes servem para correção de rumos. Desde que se saiba transformar o limão em limonada. Escrevi também anteriormente e está lá para quem quiser olhar: O Olímpico quem diria virou um convento. O problema é que tem um lobo amarelo travestido. Aguardemos a lua cheia e a transformação. Pois a lua cheia chegou e já há manifestações do LOBO em pele de cordeiro. Um passarinho que não é o do Twitter já havia me alertado. O lobo é o amarelão do Tcheco. Não sei se a causa é o salário do Souza ou alguém mais.

    ResponderExcluir
  6. Rafael; o Émerson dos juvenis vem marcando mais gols que o Maxi. Como futebol é momento e o momento é delicado porque não usar já que os que deveriam estar marcando gols se marcam pelos adversários e erros de pontaria. Aliás, um tal de Imperador o que perdeu de gols ontem também não está no gibi. Mas o futebol como quase tudo tem de ser bem pensado e planejado. O Botafogo vendeu suas principais peças sem repor e Franco dança. René tira do inferno o Coritiba e lesões e falta de reposições o desemprega. Após sucessivas administrações amadoras que levaram o clube à bancarrota o Santa foi entregue ao bem sucedido empresário e político Fernando Bezerra Coelho cujo Coelho não é parente do meu. Após diversos equívocos prometeram 100 mil para o Central frente ao Sergipe em Aracajú. Para sair da série D o Santa necessitava vencer o CSA e o Sergipe ser derrotado. O Central venceu por 2 a 1. O Santa empatou e dançou. Além de continuar na batalha da D vai ter de pagar ao Central.

    ResponderExcluir
  7. Francisco, o comentario contra o falso hiltor foi feito pelo falso francisco. não precisa esclarecer que não foi tu.
    sobre o Gremio, só acrescento que a cara do técnico é a cara da direção. Mas ambos não são a cara do Gremio e de sua torcida.

    ResponderExcluir
  8. Ilgo, concordo contigo. Pobre do Roth. E em SP o Muricý joga no 3-6-1 as vezes e é gênio.
    O gol sofrido pelo Grêmio ontem foi sintomático. os jogadores do Barueri vieram trocando a bola desde o campo deles, sem que nenhum gremista tivesse tentado parar a jogada. Estamos perderdo, visivelmente, porque a orientação do técnico é de não fazer faltas. Ele fala em posicionamento correto. Ok, mas se o posicionamento está errado, então para-se as jogadas com faltas. Olhem o lance todo do gol ontem, é algo ridículo: 5 jogadores do Gremio poderiam ter matado a jogada no início e não fizeram!
    Cláudio

    ResponderExcluir
  9. Então está tudo falso; até o time do Grêmio. Está igual ao procurador Luiz Francisco Fernandes de Souza que está caladinho desde a tomada do poder pelo PT. Antes o arauto da justiça colocou vendas e ficou surdo. Mensalão, dólares, caseiro, mortes em SP Visa, carequinha, Sarney, Collor e tantos outros casos. Deve ser afiliado do bispo paraguaio. Pai bispo cheio de filhos e pecador confesso.

    ResponderExcluir
  10. O cabo de guerra está esticado como corda de violão. Se não souberem tocar rebenta. De um lado manifestadamente Autuori, Souza e aparentemente parte do grupo e diretoria; do outro Tcheco e parte da imprensa pois os boleiros não se manifestaram além do Souza. Enquanto a dança de chuva inicia no Olímpico a dança das cadeiras René (Coritiba), Ney (Botafogo) e Paulo César Carpegiani (Vitória) pode hoje desempregar mais alguém e empregar outros.

    ResponderExcluir
  11. A perguntinha cretina: quem sairá chamuscado hoje na estreia do Chamusca?

    ResponderExcluir
  12. Não apareci antes pois tive alguns problemas (falta de luz, tempo, etc).
    Sem Tcheco e Souza, o Douglas deve permanecer no meio, entrando o Jonas e provavelmente um volante no meio. Sim, quando faltam peças, entram volantes. Há chances de entrar o Joílson no meio, já que o Autuori gosta desse jogador.
    Alí pela direita é uma avenida. Thiego, que não é lateral, deixa tudo passar. Como zagueiro já não é grandes coisas. Duvido que comece com Roberson.
    Infelizmente faltou luz no início do segundo tempo, perdi grande parte do jogo.

    ResponderExcluir
  13. Rafael; tu não perdeu nada. Aliás ganhou saúde pois não viste a derrocada. Se o primeiro fui ruim o segundo foi pior.

    ResponderExcluir