domingo, 6 de dezembro de 2009

A dor de ser digno e ético

Gremistas torcendo contra o Grêmio; colorado torcendo pelo Grêmio. O gol de Roberson aos 20 minutos sacudiu a redação do CP. Colorados vibraram intensamente, alguns chegaram a se abraçar, enquanto os gremistas se encolhiam.

Teve um que se escondeu debaixo da mesa, outro foi para a sacada chutando a lata de lixo. O gol de Alecsandro no minuto seguinte não foi tão comemorado pelos colorados quanto o de Roberson. Aliás, desde o começo do campeonato eu vinha pedindo uma oportunidade para o garoto.

A partir daí, o clima na redação e imagino em todos os cantos do Estado foi de tensão. Nervos a flor da pele. O Gremista Histérico, em silêncio sepulcral o tempo todo, finalmente abriu a boca, e foi num tom absolutamente ameaçador, hostil.

- Eu vou esperar essa cambada no aeroporto -, rugiu do alto do seu 1 metro e 90, temendo que o Grêmio acabasse dando o tetra brasileiro para o Inter.

Marcelo Grohe fazia sua melhor partida. Mário Fernandes jogava como se buscasse um contrato milionário com o mais rico clube europeu. Túlio corria como um guri. Thiego, até ele, estava soberbo ao lado de Léo. Adilson era um guerreiro, como sempre, aliás.

Aos 29, o gol de empate do Flamengo. Foi a vez dos gremistas. Festa na redação, mas com discrição, porque o resultado ainda favorecia o Inter, e o Grêmio se mostrava valente, sem dar qualquer sinal de que facilitaria. Pelo contrário.

O Grêmio parecia vestir a camisa colorada. Nem o próprio Inter lutaria com tanta bravura..

No intervalo, Túlio prometeu, provocando calafrios nos gremistas:

- Vamos jogar com dignidade até o final, independente do que possa acontecer.

E foi o que ocorreu. O Grêmio correu, lutou e tentou de todas as formas colocar água no chopp da festa flamenguista, e, ao mesmo tempo, dar o título ao Inter.

Nervoso, o Flamengo parecia não acreditar que encontraria tanta resistência de tanto que se falou que o Grêmio facilitaria, entregaria o jogo.

O gol de Angelim foi um alívio para os gremistas, e uma decepção para os colorados, que nem prestavam mais atenção no jogo contra o Santo andré, batido por 4 a 1.

Quando o jogo no Maracanã terminou, o Gremista Histérico, cruzou os braços iguais ao de Maguila, respirou fundo, fechou os olhos por segundos. Sorriu. Estava feliz.

- Não vou mais pro aeroporto.

Olhou ao redor, e completou:

- Como dói ser digno e ético.

DIZEM POR AÍ

... que Jorge Fossati, técnico da LDU, está cotado para comandar o Inter em 2010. ele é especialista em competição sul-americana e a Libertadores (que o Grêmio ajudou a dar para o coirmão) é a grande prioridade.

PERIGO

Celso Roth desempregado é um risco, um perigo. Quem precisa de treinador aqui por essas bandas, hein? hein?

9 comentários:

  1. ILGO, ESSE GRÊMIO AINDA ME MATA DO CORAÇÃO...

    ResponderExcluir
  2. O Thiego resolveu jogar. Se na zaga ele joga isso, não deveria sair do clube. Mas, se lembro bem, quando ele jogava na zaga não era assim.
    Túlio jogando "a morrir", Mário jogando muito, não sei o que aconteceu, será que tinha a tal mala?
    Ficou bom assim, o Grêmio perdeu mas não entregou.
    E o héber, hein? caseiro demais!

    ResponderExcluir
  3. Ilgo; não houve falta no gol do Angelim? Observei o Grohe ser agarrado e impedido de subir. No mínimo obstrução onde o goleiro é intocável.

    ResponderExcluir
  4. Rafael; o Thiego na esquerda ou quarta zaga sempre jogou bem. Claro que algumas falhas ocorrem. Gigante foi o Mário e Túlio finalmente jogou 1. Lúcio e Fábio foi o lado fraco. Com Bérgson e Mithyuê mais cedo poderia empatar. Vamos ver o que vem agora...

    ResponderExcluir
  5. "NESTE DOMINGO O GRÊMIO FEZ UM ESTRAGO, NO PRIMEIRO TEMPO CALOU O MARACA, NO SEGUNDO O BEIRA-LAGO."

    ResponderExcluir
  6. Não pude ver a repetição do segundo gol, mas o primeiro do fla na minha opinião foi irregular.

    ResponderExcluir
  7. No primeiro gol o Adriano usou o braço direito, ao menos me pareceu, contendo o zagueiro, o Léo. Mas se juiz marcar cada lance desse tipo não tem mais jogo. Só o simon naquele lance do Obina. Duvido que ele volte a marcar algo assim. Aliás, antes ele já não marcava. Foi um momento de inspiração divina. No segundo gol do Fla, acho que não houve problema. Se houve, foi também de agarra agarra, segura, segura. ganha quem segura melhor.

    ResponderExcluir
  8. Segundo a ZH uns 10 a 15 elementos da geral hostilizaram os jogadores que se dedicaram no desembarque em Porto. Deveriam ser identificados e proibidos de entrar no Olimpico por uns 10 anos no mínimo. Somente assim se acabaria com as badernas nos estádios. Tem de acabar com estas liberdades para marginais e assim fatos como os de Curitiba com o Coritiba terminam.

    ResponderExcluir
  9. Revi os gols. Realmente, o segundo foi legítimo.
    Aliás, se a garotada jogar o que jogou, deve-se abrir mais espaço a eles. Talvez o Francisco tenha razão...

    ResponderExcluir