sábado, 12 de dezembro de 2009

A festa de Danrlei e as vaias a Assis

Foi bonita a festa de despedida do goleiro Danrlei, um jogador recordista em conquista de títulos. O jogo do time Amigos de Danrlei contra o Grêmio de 1995 até que foi interessante. Ganhou o time de 95, 4 a 3, com uma ajudinha do Victor no segundo gol, marcado por Jardel. Acho que foi uma entregadinha amiga.

Foi bom rever alguns jogadores que marcaram seu nome na história. Dinho fez alguns lançamentos primorosos; Luis Carlos Goiano discreto e eficiente; Jardel sempre oportunista; a dupla Galvão e Adilson jogando o fino; Arce cruzando com perfeição. Todos mais velhos, cabelos grisalhos, carecas, barrigudinhos.

Dinho parecia um guri no final. Estava feliz porque seus filhos, que eram muito pequenos quando ele foi campeão da Libertadores, puderam ver o pai jogando com a camisa do Grêmio (réplica da camisa de 95, que será comercializada em breve) e tendo seu nome gritado por todo o estádio.
Eram mais de 33 mil torcedores.

Danrlei, é claro, chorou algumas vezes. Previsível, inevitável.

Previsível, também, o que aconteceu quando Assis, o irmão de Ronaldinho Gaúcho, entrou em campo.

Confesso que fiquei surpreso ao vê-lo à beira do campo com a camisa do Grêmio, a do time de 95. Assis, o sujeito que articulou aquela saída traiçoeira de RG, no Olímpico, com a camisa tricolor.

Não sei se foi cara de pau ou coragem. De qualquer maneira, acho que ele quis prestar uma homenagem sincera (?) a Danrlei, o que é louvável. Mas acabou provocando a torcida.

Ele foi muito vaiado. Quando entrou em campo e quando pegava na bola. A torcida gritou algumas coisas que nenhum dos repórteres ou narradores foi capaz de repetir. Portanto, fiquei sem saber o que a torcida dizia.

Mas o Assis ouviu, e isso é o que importa. A direção gremista, que andou abrindo as portas do Olímpico pra ele, também ouviu, e agora não tem mais dúvida sobre o sentimento da grande maioria da torcida.

Aliás, a cobertura estava irritante. Eu ansioso para saber quem tocava na bola, quem era quem, e narradores, repórteres e comentaristas falando abobrinha. Neste aspecto, nada supera o pessoal das TVs. Saudade do tempo em que eles narravam o jogo e emitiam menos opinião.

Se vão ao Olímpico para transmitir o jogo, que o façam da melhor maneira. As emissoras de rádio ainda fizeram razoavelmente esse papel, dizendo quem estava com a bola, etc. Em especial a Guaíba e a Band. A Gaúcha era muita conversa fiada, mas não tanto quanto a TV Com e a Sport TV.

Foi uma festa bonita, digna de um grande goleiro.

3 comentários:

  1. Degavar e sempre. KKK Pois não é que os guris do Grêmio Sub-20 contrariando espectativas vencem também o Avaí por 1x0 assumindo a liderança da chave 2 do torneio. Mesmo atuando com um homem a menos na segunda etapa depois que o atacante Everaldo foi expulso teve inclusive chance de matar o jogo com o volante Mateus Magro, que roubou uma bola no meio campo e conduziu até a área adversária, obrigando o goleiro a fazer uma excelente defesa. A bola ainda correu e um zagueiro catarinense salvou em cima da linha. O time que bateu o Grêmio na abertura o fortíssimo Atlético-PR na preliminar caiu frente ao Santos por 4x3. Parece que o Andrey aprendeu... O gol gremista foi do Spessato de cabeça na cobrança de um escanteio cobrado por Ricardo Maria.
    V E D SG
    Grêmio 6 2 0 1 -1
    Atlético-MG 4 1 1 0 1
    Atlético-PR 3 1 0 1 2
    Santos 3 1 0 2 -1
    Avaí 1 0 1 1 -1

    ResponderExcluir
  2. No Grupo 4, o Palmeiras levou 2 a 0 do Náutico. Como a grande maioria só acompanha o que passa na TV e sempre puxando para os clubes paulistas ou cariocas muitas vezes ficam surpresos quando times como o Palmeiras apanha. Náutico, Sport e Porto de Caruaru tem base forte e participam de igual nos grandes torneios. O Vitória da Bahia é outro clube nordestino revelador de talentos. Piauí e Thiago. O primeiro saiu aos 38 minutos do primeiro tempo. Piauí botou na frente e, com categoria, deu um toque na saída do goleiro Carlos, abrindo o placar. Já aos 35 do segundo tempo, Thiago aproveitou cruzamento, se enrolou na primeira tentativa, mas conseguiu se recuperar e mandou para o fundo das redes. Timbu tem três pontos e está em segundo lugar,

    ResponderExcluir
  3. Francisco, nao vi o jogo contra o Avai, mas soube que os 'teus' guris tomaram um banho de bola. ganharam na pura sorte.
    andei vendo alguns jogos de passagem. o que tem de guri ruim jogando...

    ResponderExcluir