terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A gurizada gremista e o técnico uruguaio

De tanto ler o meu sócio aqui no boteco, o Francisco do Alegrete, enaltecendo os guris das categorias de base do Grêmio, eu acreditei que veria talentos fulgurantes no time júnior tricolor no confronto com o Atlético Paranaense, pelo campeonato brasileiro sub-20.

Criei uma expectativa muito grande. E sempre que isso acontece a decepção é maior. A gurizada do Grêmio, atual campeão, levou 4 a 1. O resultado não diz o que foi o jogo, que foi parelho. Mas o Grêmio jogou pouco, e mereceu perder.

Já havia visto esse time, quase o mesmo, na Copa Dalegrave. Cheguei a escrever aqui a minha decepção. E repito a minha conclusão: não dá para depender dessa gurizada.

É claro que tem ali uns dois ou três que podem dar certo, mas nada além disso. Não vi nenhum jogador com potencial de craque. São jogadores médios em sua maioria. Admito que é cedo para uma avaliação definitiva, mas o time que jogou hoje em Santa Maria foi decepcionante.

E preocupante.

TREINADORES

O Inter acabou desistindo da grife Luxemburgo. Melhor assim. Luxemburgo há muito tempo não é só um treinador de futebol. E agora quer ser senador. Nem se vexa de concorrer por um Estado que sequer conhece, Tocantins. Segue, assim, a lição de Sarney, hoje o melhor amigo do Lula.

Na segunda-feira, eu coloquei na contracapa do CP a foto do Jorge Fossati, depois que o repórter Fabrício Falkowski colheu a informação de que o Inter pensava também num técnico estrangeiro. Na hora me ocorreu o nome do uruguaio. 'Só pode ser ele", disse, sob olhares desconfiados dos colegas da redação.

É arriscado apostar em treinadores de outro país, não me lembro de algum que tenha acertado plenamente. Mas Fossati, que já jogou no Brasil e conhece muito bem o RS, além de falar um portunhol no capricho, é uma alternativa interessante, principalmente porque o Inter tem a Libertadores como prioridade.

QUEM AVISA AMIGO É

Celso Roth continua desempregado...

Melhor acertar logo com o Fossati.

3 comentários:

  1. Ilgo; nem Pelé foi Pelé 356 dias. Tu gostas do Maxi e eu acho Maxi um MINI. Acho precipitado por uma partida mal escalada e sem centroavante julgar um grupo.

    ResponderExcluir
  2. Mujica em 1987 e Passarela no Corinthians foram a prova q tecnico estrangeiro não dá certo no Brasil

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, embora eu não ache que por ser estrangeiro um treinador não dará certo no brasil, reconheço que é difícil. Há poucos exemplos de sucesso.
    Na sua lista, esqueste de Darío Pereyra e aquele treinador/preparador que era do sp, e foi goleiro.

    ResponderExcluir