segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Os técnicos de grife e o desabafo de Mário Sérgio

O que não falta no futebol é injustiça. O filósofo que abalou o Olímpico diria que o "no futebol como na vida" as injustiças são comuns, fazem parte.

O técnico Mário Sérgio salvou o ano do centenário. Levou o Inter à Libertadores, e por detalhe não foi campeão brasileiro.

Ontem, sem festa, talvez com um discreto tapinha nas costas de alguém mais próximo da diretoria ou da comissão técnica, ele deixou Porto Alegre.

Parecia esperar um pouco, talvez um convite para continuar e completar seu trabalho. Mas hoje os clubes só querem técnico com grife, desabafou ele ontem num programa da SportTV. Transcrevo uma frase:

- Novos profissionais têm de surgir. Estou tomando verdadeira ojeriza do profissional de grife, o marqueteiro. Eles ficam dizendo "eu ganhei, eu ganhei". Ganhou nada! Quem ganha é o jogador. Quando um dirigente me diz que ganhou, eu pergunto: "onde está seu nome na escalação?".

Olha, eu assino embaixo dessa declaração.

Mário Sérgio cometeu alguns equívocos no Inter, mas atingiu o objetivo. E é isso o que importa no futebol. A imprensa não deu trégua, em especial os colorados irritados porque o time estava irregular e tudo indicava que não chegaria ao G-4.

Fizeram um cálculo sobre seu aproveitamento. Era ruim, pior que o de Tite, compararam alguns colegas. Era notícia naquele momento? Era. Mas também seria justo neste momento apresentar o aproveitamento do Inter com o mesmo Mário Sérgio no comando.

Silêncio. Ninguém toca no assunto. Eu, que não gosto de injustiça de nenhum tipo, até mesmo quando envolve alguém que processei porque me atacou num momento de fúria, faço questão de enaltecer o trabalho do Mário Sérgio.

Este é o momento dele, talvez o melhor de sua carreira. Talvez não se repita, mas pode ser um recomeço, a sua virada.

Não resta dúvida de que ele ainda é um técnico inconfiável, até por conta de seu temperamento. Mas ninguém pode negar que conhece futebol e que conseguiu o que poucos esperavam dele, o treinador, como ele próprio frisou na entrevista, que só foi contratado porque era um dos poucos em disponibilidade.

Agora, com o mercado aberto, o Inter vai atrás de seu sonho: anderlei Luxemburgo. O Inter quer um técnico de grife. O Grêmio há pouco teve um técnico de grife. Deu no que deu.

O Palmeiras tinha um interino, Jorginho, e acumulou vitórias. Veio o Muricy, outra grife, e o time conseguiu ficar fora até do G-4, mesmo depois de liderar o Brasileiro com boa vantagem.

Eu cheguei ao ponto de declará-lo campeão aqui numa mesa do boteco. Mais um indício de que não entendo nada mesmo. Acho que vou começar a comentar jogo de botão.

O Grêmio agora contrata Silas. Eu levo fé (sem trocadilho) no Silas. Gostei do que ele falou hoje na rádio Guaíba, ao meio-dia. Fiquei entusiasmado. Me passou firmeza, segurança, sem aquele discurso meloso de fanático religioso ou filósofo de cabeça oca e frases feitas, repetidas, como se contivessem a sabedoria de um monge tibetano.

Ainda sobre o Luxemburgo. Percebo que os colorados estão assanhados. Torcedor também gosta de grife. Eu só compro roupa de grife em liquidação. Mas técnico de grife não entra em liquidação. Podem perder sucessivamente, mas sempre tem um dirigente que não abre mão da marca, ainda mais quando apoiado pela torcida.

Luxemburgo pode dar certo tanto quanto o Silas, produto novo nesse mercado valorizado dos treinadores, onde qualquer novato já ganha uma fortuna, no mínimo um apartamento de dois quartos por mês. O Grêmio poderia ter optado por Rospide, que fez mais do que Autuori.

A lição do Flamengo com Andrade é ignorada pelos dirigentes de um modo geral. Eles só querem grife, e esquecem que quem ganha mesmo, como disse o Mário Sérgio, são os jogadores.

Não sei por que esse pessoal gosta tanto de gastar tanto com treinadores.

EM TEMPO

Sabe aquele jogador que a gente diz que joga por meio time? Dois desse tipo foram contemplados hoje. Estão na seleção do campeonato brasileiro. Victor e Guiñazu.

Victor é um goleiro que vale por meio time. Sem ele, o Grêmio não teria conquistado o vice-brasileiro de 2008. Ele jogou até pelo treinador da ocasião.

Guiñazu dispensa maior comentários. É incansável. Com ele, o Inter parece sempre jogar com um a mais em campo.

O futebol tem suas injustiças, mas há situações em que ele é justo. É o caso agora.
Victor e Guiñazu jogam por meio time.

13 comentários:

  1. Obrigado Rafael. Estes os que seguiram para Stª Maria e disputarão a sub 20; Goleiros: Busatto e Hélton, Laterais: Spessato, Sérgio, Gerley e Dener, Zagueiros: Saimon, Neuton e Gérson, Volantes: Felipe, Matheus Magro, Fernando e Bruno Renan, Meias: Pessalli, Ricardo Maria e Émerson, Atacantes: Everaldo, Bérgson, Alex e Juliano Fogaça. Tem pouco zagueiro e muito volante para meu gosto. Também fico meio perdido quando vejo o Dener (meia de Bagé) como lateral? Gerley com 1,82 esta mais para ala. Mas vamos ver... Quem está disponível no mercado e com a dupla Paixão (pai e filho) pode resolver seu problema crônico de resistência física é o Celso Luís Honorato Júnior (Celsinho que jogou na Portuguesa). Sempre que o Grêmio pega jogadores bons, mas com problemas terminam sendo um sucesso. O Rival entrou com todo o gás na sub 20 e venceu por 6 hoje.

    ResponderExcluir
  2. O Bruno (Flamengo) não ficou nada satisfeito com o terceiro lugar e Victor em primeiro. Depois da partida de ontem dificilmente o Mário não será vendido nesta ou na próxima janela. A antecipação ao Adriano deve estar sendo vista pelos principais treinadores do planeta. Como FUTEBOL é momento vou continuar martelando que Émerson entrando vai ser complicado para o Pessalli. Estou encantado com o futebol do moleque e do Fernando que até a pouco era tosco e meio brucutu. Fernando consta na relação como volante, mas para mim é meia direita e meia atacante. Cadê o homem do ATLÂNTICO prometido pelo Meira? Já atravessou ou a caravela naufragou?

    ResponderExcluir
  3. Nosso Grêmio de 2010 fatalmente terá de fazer opções para montar o elenco. Pensando em várias competições e mesclar a equipe continuo vendo em Emerson Rosa e Rodrigo Souto (está à venda) o equilíbrio que faltou nos últimos anos. Não será com a aposta Carlos Henrique Barbosa Augusto a solução da ligação. Quem puder que complemente corrija ou faça uma analise. Pretendem 27 no elenco.
    Goleiros: 3
    Alessandro Felipe Oltramari- 1,91 – 30/3/88 – Cascavel - PR – Brasil – Fim de contrato
    3=Matheus Silva de Oliveira- 1,85 – 5/5/89 – Alegrete - RS – Brasil – Capital Mundial
    2=Marcelo Grohe – 1,88 – 13/1/87 - Campo Bom - RS – Brasil
    4=Tiago Machowski – 16/5/93
    1=Victor Leandro Bagy – 1,93 – 21/1/83 - Santo Anastácio - SP - Brasil
    Lateral direito: 2
    Gabriel Orlandini Spessato – 1,88 – 16/7/91 – Encantado - RS - Brasil
    Sérgio B. Carvalho – 1,71- 14/11/90
    Zagueiro central: 3
    Gerson Fraga – 1,80 – 4/10/92
    Leonardo Renan Simões de Lacerda – 1,84 - 30/1/88 - Belo Horizonte - MG - Brasil
    Mário Figueira Fernandes – 1,89- 19/9/90 - São Caetano do Sul - SP – Brasil
    Saimon Pains Tormen -1,83 - 3/3/91 – Erechim - RS – Brasil
    Quarto zagueiro: 3
    Neuton Sergio Piccoli – 1,82 – 14/3/90 – Erechim - RS - Brasil
    Réver Humberto Alves de Araújo – 1,92- 4/1/85 – Ariranha - SP – Brasil
    Rafael Marques Pinto – 1,83 - 21/9/83 - Rio de Janeiro - RJ – Brasil
    Lateral esquerda: 2
    Bruno Bairros Collaço – 1,73 - 8/3/90 - São Leopoldo - RS – Brasil
    Fábio Santos Romeu – 1,79 - 16/9/85 - São Paulo - SP – Brasil
    Lúcio Carlos Cajueiro Souza – 1,71 - 20/6/79 – Recife - PE - Brasil
    1° Volante: 3
    Adilson Warken – 1,81 - 16/1/87 - Bom Princípio - RS – Brasil
    Túlio Lustosa Seixas Pinheiro – 1,78 - 25/4/1976 - Brasília- DF – Brasil
    Júlio César de Paula Muniz Júnior – 1,80 - 4/1/1988 - Rio de Janeiro - RJ – Brasil – Fim de contrato
    Matheus André Magro – 1,78 – 27/10/90 São Leopoldo - RS- Brasil
    Bruno Renan Trombelli – 1,76 – 19/4/91 – Porto Alegre - RS – Brasil – Empréstimo (canhoto)
    Willian Henrique Antunes -1,90 - 16/2/1987 - Mogi Mirim - SP – Brasil
    2° Volante: 2
    Fábio Rochemback – 1,83 - 10/12/81 – Soledade - RS – Brasil
    Fernando Lucas Martins – 1,73 - 3/3/1992 – Erechim - RS – Brasil (em minha opinião é meia atacante pela direita)
    Meia direita:
    Émerson Gustavo Pinto dos Santos –1,78 - 27/2/92 - BA- Brasil (camisa 10)
    Maylson Barbosa Teixeira – 1,80 – 6/3/89 - São Bernardo – SP - Brasil
    Mithyuê de Linhares -1,73 – 16/10/89 - Chapecó – SC – Brasil
    Willamis de Souza Silva – 1,73 – 4/2/79 - Maceió – AL – Brasil
    Meia esquerda:
    Douglas Costa de Souza -1,70 – 14/9/90 - Sapucaia do Sul – RS – Brasil (canhoto) (camisa 10)
    Jonas Henrique Pessalli – 1,78 – 24/9/90 - Bento Gonçalves -RS - Brasil (destro) (camisa 10)
    Renato Adriano Jacó Morais – 1,73 – 15/9/84 – Cajazeiras – PB - Brasil
    Meia atacante pela direita:
    Roberson de Arruda Alves – 1,81 – 2/4/89 - Campo Grande – MS - Brasil
    Meia atacante pela esquerda:
    Bérgson Gustavo Silveira da Silva – 1,79 – 9/1/91 - Alegrete - RS – Brasil – Capital Mundial
    Centroavante de área:
    Ricardo Bueno da Silva – 1,82 - 15/08/1987 - São Paulo-SP – Brasil
    Jonas Gonçalves Oliveira – 1,83 - 1/4/1984 - Bebedouro-SP – Brasil
    Yuri Souza Almeida- 7/5/95 Porto Alegre – RS – Brasil
    Centroavante de velocidade:
    Só tem tartaruga.

    ResponderExcluir
  4. EM NOME DO GRÊMIO???

    ILHA DO RETIRO
    Sport não aceita proporta do Grêmio por Ciro
    POSTADO ÀS 08:33 EM 08 DE DEZEMBRO DE 2009
    Do Jornal do Commercio
    O Sport não aceitou a proposta feita pelo Grêmio para levar por empréstimo e de graça o atacante Ciro, 20 anos, da Ilha do Retiro. A oferta foi oficializada ontem à tarde, através dos empresários Vitor Ruas e Raul Verdu, ambos da empresa espanhola Global Sports. Eles estiveram reunidos por menos de 15 minutos com o presidente Sílvio Guimarães, no departamento de futebol profissional, e saíram do encontro frustrados. O mandatário leonino ratificou que o atleta só deixará o clube por U$ 5,5 milhões (cerca de R$ 9,9 milhões).
    O interesse do Grêmio era contar com o atacante Ciro para a temporada 2010, mas sem qualquer tipo de ônus ao clube. Os gremistas ainda queriam 10% do valor de uma possível negociação futura do atleta com outra equipe, ficando o Sport com os 90% restantes.
    "Eu estipulei o valor dos direitos econômicos do Ciro em U$ 5,5 milhões e disse que o atleta não está à venda na prateleira. Estamos falando de um atacante do clube e que tem um potencial muito forte. Por isso, não podemos nos desfazer dele diante da primeira oferta. Ciro só sai daqui quando a proposta for realmente boa para o Sport", garantiu Sílvio Guimarães.
    O mandatário leonino confirmou que estes foram os mesmos empresários que lhe procuraram no primeiro semestre tentando negociar o atacante Ciro com o mercado europeu. Vitor Ruas, que representa a Global Sports, citou a proposta anterior feita pelo espanhol Bétis, além das sondagens de Flamengo, São Paulo e Atlético-MG.
    "O Sport está demorando para negociar Ciro. Ele vai se desvalorizar cada vez mais na Série B", afirmou Ruas.
    Os dois empresários partem, na manhã de hoje, para o Rio Grande do Sul. Eles disseram que apresentarão a contraproposta feita pelo Sport aos diretores gremistas, mas não acreditam que a negociação prossiga diante do que consideraram "um valor fora da realidade".

    ResponderExcluir
  5. Rospide no Náutico???
    Nova diretoria timbu tentou contratação de Marcelo Rospide, do Grêmio
    POSTADO ÀS 11:51 EM 08 DE Dezembro DE 2009

    Apesar de ainda não ter assumido oficialmente o Náutico, a nova diretoria alvirrubra já está trabalhando na formação do elenco para 2010. Tanto que esteve perto de fechar um contrato com o técnico Marcelo Rospide, auxiliar do Grêmio.
    De acordo com o futuro diretor de futebol Marcílio Sales, houve um bom contato com Rospide até a semana passada. Porém, o treinador resolveu continuar no clube gaúcho.
    "Chegamos a conversar com ele, mas depois do jogo contra o Flamengo ele resolveu ficar no Grêmio. Temos uma lista com cinco nomes. E o Rospide era um desses nomes", disse.
    Ainda segundo Marcílio, o perfil do novo treinador alvirrubro está bem definido. "Tem que ser um treinador que saiba trabalhar bem a transição entre as categorias de base e o profissional."
    A intenção da nova diretoria é anunciar o novo treinador até a próxima semana.

    ResponderExcluir
  6. Globo.com

    Goleiros

    Victor: eleito o melhor goleiro do Brasil pelo segundo ano consecutivo, teve um ano de afirmação. Esta cotado para ir à Copa do Mundo na África do Sul com a seleção brasileira e tem contrato até novembro de 2013 com o Grêmio.

    Marcelo Grohe: contrato até setembro de 2012.

    Alessandro: contrato até 31 de dezembro de 2009.

    Zagueiros

    Mário Fernandes: é uma das principais promessas do Tricolor. Improvisado como lateral-direito, correspondeu e pode até ser mantido na função em 2010. Tem contrato até março de 2014.

    Saimon: cria da base, tem contrato até fevereiro de 2014.

    Réver: destaque do time no Brasileirão, tem contrato até novembro de 2013, mas interessa a clubes europeus. Sua permanência é uma dúvida.

    Rafael Marques: terminou a temporada como titular e tem contrato até dezembro de 2010.

    Léo: perdeu a vaga de titular por conta de uma lesão, mas tem contrato até abril de 2012.

    Thiego: tem contrato até dezembro de 2012, mas será emprestado para o futebol japonês por um ano.

    Alas e laterais
    Bruno Collaço: teve oportunidades nesta temporada e tem contrato até abril de 2013.

    Lúcio: o desempenho ainda não foi o esperado, mas fica no clube por empréstimo até o fim de junho de 2010.

    Fábio Santos: teve uma temporada irregular, tem contrato até dezembro de 2010 e pretende ficar.

    Meias e volantes

    Renato: o contrato termina no fim deste mês, mas ele deve ficar no clube.

    Fábio Rochemback: com contrato até agosto de 2011, o jogador continua no Olímpico.

    Túlio: foi titular nesta temporada e tem contrato até dezembro de 2010.

    Douglas Costa: com a saída de Tcheco, deve ter mais espaço. É grande a expectativa sobre o garoto. O contrato vai até fevereiro de 2013.

    Júlio César: praticamente não jogou na temporada. O contrato chega ao fim neste mês e não deve ser renovado.

    Souza: é outro que ganha mais responsabilidade com a saída de Tcheco. Fez uma boa temporada e tem contrato até junho de 2012.

    Mithyuê: sofreu uma grave lesão no joelho neste ano e não emplacou. Tem contrato até dezembro 2012 e deve ter mais chances.

    Maylson: teve oportunidades no Brasileiro e pode crescer. Tem contrato até março de 2013.

    Willian Magrão: também teve uma lesão muito grave no joelho quando era titular absoluto, voltou no fim do Brasileirão, mas precisa entrar em forma. Tem contrato até dezembro de 2012.

    Adilson: ganha cada vez mais espaço no clube. O contrato vai até março de 2014.

    Atacantes
    Ricardo: tem contrato até abril de 2012.

    Maxi López: o empréstimo termina em 31 de dezembro de 2009, e a diretoria quer que ele fique.

    Perea: o contrato termina em 18 de janeiro de 2010 e ele não fica.

    Jonas: fez uma boa temporada. O contrato termina em dezembro de 2010 e vai continuar.

    Roberson: é cria da base e tem contrato até dezembro de 2012.

    Herrera: tem contrato até janeiro de 2011. Se pintar proposta, ele sai.

    ResponderExcluir
  7. Um time para o futuro - Mario Marcos - ZH

    Dos 11 titulares do Grêmio que começaram o jogo contra o Flamengo, no domingo, oito foram revelados pelas categorias de base, todos com idades de 23 anos para baixo.

    Os demais são de fora: os laterais Fábio Santos, 24 anos, e Lúcio, 30, e o volante Túlio, 33.

    Somando-se as idades de todos eles, a média chega a 23 anos, faixa das equipes que disputam Jogos Olímpicos. Entre eles, há apostas seguras para o futuro, como o zagueiro Mário Fernandes, o meia Douglas Costa e o atacante Roberson.

    Ou seja: o grande lucro do Grêmio no jogo do Maracanã foi saber que tem um time para o futuro - e já devidamente amarurecido, apesar da pouca idade. Afinal, até jogadores experientes sentem o peso de um Maracanã com 84 mil torcedores, mas os jovens atuaram com naturalidade.

    ResponderExcluir
  8. Lembrem que hoje em Santa Maria da Boca do Monte estréia na sub 20 o futuro do Grêmio. Belo exemplo da o Flamengo com uma diretoria campeã e no outro dia é eleita uma mulher para comandar o clube. Pode ser que agora os desmandos acabem na Gávea. Que sirva de lição aos politiqueiros gremistas e exemplo aos que votam.

    ResponderExcluir
  9. Renato deve ficar? não diga uma coisa dessas...
    Ao Rospide talvez falte um pouco de experiência, ficar na comissão técnica mais uma temporada pode ser bom para ele.
    Ciro? Se é pra pegar jogador jovem, dar o último lustre, é melhor fazer isso com os pratas da casa. Não com um jogador jovem, de um clube do nordeste, que ninguém conhece (personalidade e comportamento).

    ResponderExcluir
  10. Não conheço a política do flamengo, portanto não poderei opinar. O fato de uma mulher ter ganho deve ser comemorado, mas não é garantia de grandes mudanças ou melhoria. Ela pode sucumbir como os demais. Também não é tendência de nada. Apenas mudança, como seria se fosse outro homem eleito.

    ResponderExcluir
  11. Confesso não ter entendido esta escalação do Andrey. Busatto; Spessato, Saimon, Neuton e Gerley; Matheus Magro, Felipe, Bruno Renan, Fernando e Pessalli; Bérgson. Desfigurada a equipe lava 4 a 1. Destaques individuais e belas jogadas foram inúmeras mas não havia conjunto. Não tendo atacante nato fica complicado.

    ResponderExcluir
  12. Rafael. Ciro é rápido e agudo sempre procurando o Gol. É jovem mas ja encarou paradas duras e jogou 6 partidas na Libertadores marcando 1 gol. No pernambucano em 20 jogos 14 gols e no brasileirão 0 em 16 jogos. Recebendo marca. Em 2008 no brasileirão marcou 4 em 9 jogos. Eu ja vi jogar e gostei. Não temos na base este tipo de jogador velox e finalizador. Tenho um amigo no RJ que ja foi diretor do Flamengo e a esposa treinadora de basquete assim como os filhos atletas. Com tempo no RJ sempre vou na Gávea com ele tomar uma cervejinha e saber das novidades. Hoje mesmo almocei com um dirigente do Sport.

    ResponderExcluir
  13. Não falei nada sobre o Ciro. Foi apenas um almoço entre amigos para o qual fui na condição de convidado.

    ResponderExcluir