quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Silas convence também nas entrevistas

Silas está me impressionando nas entrevistas. Mostra ser um sujeito sério, firme, compenetrado e conhecedor de futebol, inclusive todas as artimanhas e malícias que envolvem o esporte.

Mostrou, também, ser um profissional atento às perguntinhas tipo pegadinha que lhe são feitas por alguns colegas da imprensa, que, como é natural, querem sair da entrevista com uma manchete atraente, impactante. No lugar deles, faria o mesmo.

Mas o que não se pode é forçar a barra.

Hoje, na primeira entrevista de Silas no Olímpico, nesse objetivo de sair com uma manchete, o máximo que os setoristas do Grêmio conseguiram extrair do equilibrado técnico foi que ele é quem irá mandar no vestiário.

Houve quem percebesse na resposta uma indireta para Paulo Paixão, considerado um líder de vestiário. A frase foi explorada por alguns setores por esse lado malicioso, venenoso. Silas já estaria querendo se impor, mostrar que quem manda no galinheiro é o galo, e ele, Silas, é o galo.

Desde o tempo da bola de tento que quem manda no vestiário é o treinador. Aliás, a figura do preparador físico só foi aparecer lá pelo final dos anos 50, mas assumindo maior relevância no futebol a partir da década de 70, principalmente com Gilberto Tim.

Portanto, é um despautério (só para recuperar uma expressão do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça) alguém imaginar que Paulo Paixão, ou qualquer outro preparador físico, irá reinar no vestiário de algum clube que se preze.

É evidente que determinados preparadores conseguem ter sobre os jogadores uma ascendência até maior que a do técnico. Na real, o técnico é o cara mau, aquele que coloca jogador no banco, tira o craque e coloca o carregador de piano.

O preparador físico é o bonzinho, o sujeito que aconselha, que dá apoio, mas que também não deixa de cobrar e exigir trabalho. É quase um psicólogo, assim como deve ser também o treinador para poder administrar o bando de egos que vive no vestiário, e fazer com que eles se envolvam no trabalho e nos objetivos do clube.
Enfim, que vistam a camisa e joguem pelo time, pelo grupo, e não apenas por si próprios.

Então, quem manda no vestiário é o treinador, mas sempre com o apoio e a cumplicidade do preparador físico. E também dos dirigentes. É um trabalho de equipe, cuja última palavra cabe ao treinador, ao menos em relação à escalação e ao esquema tático.

NOS ACRÉSCIMOS

Fossati ainda não é o favorito da direção colorada, que trabalha com outro nome. Se não der certo, o Inter fecha até amanhã no máximo com o técnico uruguaio.

Ah, Celso Roth continua desempregado.

12 comentários:

  1. Na sub 20 o Inter que abriu goleando por 6 penou ontem para empatar com a estrela solitária. O Grêmio volta a campo hoje sem Pessalli e vamos ver se Andrey coloca a cabeça no lugar.
    1.Busatto; 2.Sérgio, 3.Spessato, 4.Neuton e 6.Gerley; 5.Matheus Magro, 8.Bruno Renan 10.Émerson, 7.Fernando e 9.Alex; 11.Bérgson. Como Busatto não foi bem pensaria no mineiro Helton Brant Aleixo Leite de 1,96. Sumiram 2 nomes no site do Grêmio que notei ontem e pode haver outros. O lateral esquerdo Fernando Marçal e o goleiro Matheus Silva de Oliveira. Onde estarão??? Matheus era previsto como substituto do Grohe.

    ResponderExcluir
  2. Não leram porque não quiseram. Quando ninguém falava e raramente jogava já havia colocado o nome do Nei (Atlético-PR) aqui e também do Moacir (Sport) que de meia passou a lateral com Nelsinho. Aliás, o Corinthians amanhã deve confirmar e contratar o Moacir. Como o Rafael esta vendo as primeiras impressões do Silas? Em minha opinião Hugo e Borges que estão pensando na Europa devem ser imediatamente descartados. Há inúmeros jogadores melhores e esperando uma oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. É bom os adoradores de nomes darem uma olhada nos "ditos" desconhecidos que estão sendo contratados pelos clubes grandes vindos dos pequeninos. Empilhar jogadores não resolve e sim aquele que entra e vira uma partida.

    ResponderExcluir
  4. Nei, que vive o dilema entre a valorização e a gratidão pelo clube que lhe deu as condições de recuperação após um ano muito complicado devido a lesões. O jogador chegou em 2007 ao Furacão e, no ano seguinte, sofreu uma contusão grave que o obrigou a realizar duas cirurgias no joelho e ficar fora dos gramados por onze meses. Nei voltou a jogar somente na 10.ª rodada do Brasileirão 2009. Correspondeu às expectativas e foi um dos melhores jogadores do elenco, atuando tanto como lateral quanto como zagueiro.

    ResponderExcluir
  5. Lembrem do Leonardo Lima da Silva que chegou em 2006 cheio de referencias (grife) e fracassou. Agora que é provável sua contratação pelo papão SP certamente não vai faltar algum esquecido para recomendar a contratação do mesmo pelo Grêmio...

    ResponderExcluir
  6. Embora eu ache o hugo bom reforço, temo que ele barre a escalação do Douglas Costa. Do borges eu não espero muita coisa.
    Tentei ver o vt da partida entre Grêmio x cap (sub-20), mas não deu. O jogo não estava agradável. O Grêmio parecia um amontoado, onde poucos guardavam posição.
    Sobre o Silas, continuo não gostando. Suas primeiras manifestações agradam, mas o que se especula não (reforços, preferências, análise, etc).

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Francisco. Hugo e Borges são bons, mas insuficientes para titulares de um time que pretende ser campeão. além disso, estão com a cabeça na europa. se vierem, será só com contrato que permita que saiam a qualquer momento. jogador assim nao reserve. sou muito mais investir em jogadores que se destacaram no brasileiro, mesmo que sejam desconhecidos.
    tenho certeza que o Silas vai saber identificar e indicar esses jogadores.
    chega de medalhão e pseudo medalhao.

    ResponderExcluir
  8. BOLETIM INFORMATIVO DIÁRIO ELETRÔNICO (BID-E)
    Pesquise no BID-E por UF/atleta/clube
    Atleta/Clube (não use acentos)
    2 DE DEZEMBRO DE 2009 - QUARTA-FEIRA
    P. UF Insc. Clube Atleta Contrato
    1 RS 166057 CERAMICA ATLETICO CLUBE/RS FERNANDO MARCEL GENRO ROBAINA RESCISÃO
    22 RS 177745 GREMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE/RS FERNANDO MARCAL DE OLIVEIRA RESCISÃO

    ResponderExcluir
  9. Traduz isso aí, Francisco.

    ResponderExcluir
  10. Toda e qualquer modificação em contrato de atleta (jogador) tem de ser registrada na CBF. O Fernando Genro que pertence ao Grêmio e estava emprestado ao Cerâmica retorna. O lateral esquerdo Fernando Marçal de Oliveira rescindiu o contrato? O atacante Jóbson, que pertence ao Brasiliense e jogou pelo Botafogo parece que botou o nariz onde não devia. KKK

    ResponderExcluir
  11. Alguns relativamente sem nome (grife) e clubes de destino.
    Marcelo da Paixão Ramos Nicácio- 2003-06/2006: Bahia-BA, 07/2006-22/12/2006: Xanthi Skoda – Grécia, 23/12/2006-15/05/2007: Votoraty-SP, 16/05/2007-04/07/2007: Atletico Mineiro-MG, 05/07/2007-19/12/2007: CRB-AL, 20/12/2007-06/05/2008: Atletico Mineiro-MG, 07/05/2008-18/01/2009: América-RN, 20/01/2009: Fortaleza-CE = Atlético – MG.
    Alexandre Luiz Reame - 2005: Guarani-SP, 2005-03/03/2007: Atlético-PR, 04/03/2007-18/12/2008: Guarani-SP, 19/12/2008-14/04/2009: Fluminense-RJ, 15/04/2009: Grêmio Barueri-SP = São Paulo

    ResponderExcluir
  12. Santos 2 (Alan Patrick e Caio) x Grêmio 3 (Bérgson, Fernando e Ricardo Maria). Aparentemente Andrey olhou para o campo e não para o céu procurando borboletas. Detalhes só amanhã pois estou cansado.

    ResponderExcluir