sexta-feira, 9 de abril de 2010

Caiu a casa

Caiu a casa. O time sensação do campeonato desabou diante do Pelotas. Não foi contra o Barcelona, o Manchester, o Santos, ou mesmo o Inter. Não, foi contra o modesto Pelotas.

A invencibilidade de 51 jogos foi interrompida por um time que em nenhum momento chamou a atenção, um time discreto. Agora, um time com um treinador que há muito tempo venho elogiando, o Beto Almeida. Um treinador discreto.

Beto é um técnico de fala mansa, humilde, sem empresário para fazer o seu marketing. Mas um técnico que sabe armar um time como poucos.

O Pelotas fez marcação cerrada na intermediária, impediu o toque de bola diante de sua área e forçou o passe longo, usando com sabedoria a tática do impedimento. Ao mesmo tempo, não abriu mão de explorar contra-ataques. E aí destaque para o atacante Tiago Duarte, que elogiei logo no começo do Gauchão, até chamando a atenção para sua semelhança física com Jonas.

Jonas, aliás, que nada jogou. Assim como Douglas. Foi a primeira derrota de Douglas desde que ele entrou no time. Douglas não conseguiu jogar, foi marcado de perto, se irritou, foi expulso de modo infantil.

Por falar em infantilidade, o que dizer do pênalti de Victor? Ele empurrou Tiago Duarte já com o lance a seu favor. Algo absurdo, inexplicável. Quem irá condenar Dunga se por acaso não convocar um goleiro que comete tal desatino?

A partida sofrível do Grêmio não pode ofuscar, no entanto, o brilho da jogada do guri Bérgson na jogada do gol de Maylson.

Sobre a arbitragem, a meu ver nenhum reparo. Os pênaltis existiram, foram bem marcados. O Mário até confirmou que fez a falta. Pênalti a favor do Grêmio, ao menos inconstetável, não vi.

O Grêmio está fora. Jogou pouco, o Pelotas não criou tanto assim, mas aproveitou os erros do rival poderoso.

Mata-mata é isso. Nem sempre vence a melhor equipe. Vence, normalmente, quem sabe aproveitar as oportunidades que cria, por mais escassas que sejam.

SAIDEIRA

Alguém consegue explicar por que Ferdinando voltou? Escrevi tempos atrás que se Adilson ficar no banco para o Ferdinando, é caso de demissão por justa causa.

8 comentários:

  1. Dois + dois nem sempre é 4 no futebol. No momento do lance onde foi marcado pênalti do Mário não vi o toque más se ele reconhece é melhor e sobe no meu conceito. A soberba e erros de escalação tiraram a Copa Fábio Koff que vem sendo CALO para o Grêmio e a continuar assim “uma maldição”. KKK Recife acordou com cara de Alegrete no inverno com o céu fechado e chuva fina. Deve ser choro de gremista. Aqui o clarear é 3 horas mais cedo e as 4:30 os pássaros estão cantando. Eu gosto de treinador que vendo o andar da carruagem não espera o intervalo para efetuar alguma modificação e alterar o rumo da partida. Claro que o Pelotas jogou o ano nesta partida mas jogou e ganhou. Quem tira o Mithyuê do banco e coloca o FR, Leandro e Hugo sem ritmo voltando de lesão pedem chumbo. Mithyuê tem sido o diferencial e até já comentei que o SP ganhou muito na troca Marlos x Hugo. Faltou velocidade e drible ao Grêmio. Bergson tentou mas ainda esta travado (sem velocidade e agilidade) e sem parceiros para a tabela além de ter de ajudar na marcação. Bastaria trocar o Douglas pelo Leandro e Ferdinando ou Willian por Mithyuê e mudar a cara da partida. As jogadas do Pelotas foram mais pelas laterais do Grêmio. Fabio Santos até o chão chutou e Edílson pouco rendeu com marcação. Talvez Paulinho do NH para a esquerda já que não querem o Collaço e Gerley ou Dener ser considerados verdes.

    ResponderExcluir
  2. Quando a coisa aperta e o caldo entorna é a base que salva mas no hora da escolha os medalhões são escalados. Maylson esteve agitado e precipitado mas por mim não deveria ter saído pois foi + efetivo que o Jonas. Enquanto Ricardo Bueno já marcou 15 no Oeste Jonas em 3 jogos pela Copa do Brasil marcou 2 e no gauchão em 19 jogos marcou 11 totalizando 13 gols. Será o gauchão mais difícil que o paulistão? Em 2009 em 15 jogos pelo gauchão Jonas marcou 7; em 8 jogos pela Libertadores 2 gols e no brasileirão em 26 jogos 14 gols totalizando 26 gols marcados. Não é campanha contra Jonas e sim números que não mentem. Claro que gols só ocorrem por falha do adversário e vitória do atacante sobre a defesa contrária além de algumas bobagens como a do Victor ontem. A postura de uma equipe em campo é que determina se será vitoriosa ou derrotada. Ontem o Grêmio foi amarrotado pela postura do Pelotas e não teve mística ou camisa que mudasse o rumo da partida. Beto falamansa Almeida deu nó tático e técnico no Silas. Ai está um bom treinador para pegar um grupo de juvenis ou juniores e ganhar títulos formando bons jogadores pois provou entender do riscado. Agora cabe ao Grêmio lamber as feridas e repensar os medalhões pois "o pior cego é aquele que não quer enxergar" e a direção de futebol do Grêmio... Mas voltando ao Ricardo Bueno seria bom alguém do Grêmio acompanhar os jogos do Oeste, pois quem marcava muitos gols e vários de cabeça pelo Londrina não pode ter desaprendido.

    ResponderExcluir
  3. wikipedia: Ricardo jogou no América, de São José do Rio Preto, em São Paulo, mas um empresário o levou para o futebol paranaense, onde atuou primeiro no Nacional, de Rolândia, antes de ir para o Londrina. Jogou pouco pelo Londrina por causa de uma lesão na coxa direita, que o afastou dos gramados por dez meses. Mesmo assim, em seis jogos, marcou cinco gols.[2] Em 22 de abril de 2009, foi contratado pelo Grêmio.[3] Ricardo não estreou pelo Grêmio e foi relacionado para alguns jogos ficando apenas no banco de reservas. Em 2010, após não disputar nenhuma partida pelo Grêmio, foi emprestado ao Oeste, clube da primeira divisão de São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. O número pode ter sido a causa da derrota. A mardita que leva o nome / número embebedou Silas e alguns jogadores. O terra.com.br traz uma relação de 25 jogadores destaque incluindo Paulinho do NH e Ricardo Bueno como prováveis contratações por grandes clubes. Ricardo tem contrato vigente com o Grêmio. A ressaca gremista é grande e até o momento ninguém encontrou o rumo. O Avaí não será parâmetro e sem a definição da equipe com os melhores jogando assim como a manutenção dos mesmos e jogos treinos as expectativas não são das melhores. Plantel tem e dos melhores assim como medalhões e dos piores. Em minha opinião o Grêmio B deveria ser montado para observação dos jogadores em jogos treino e algumas partidas. Treino fechado a meu ver é só para ensaiar jogadas e o Grêmio atual não as apresentou até o momento.
    99 179974
    RICARDO BUENO DA SILVA - PRO. / RICARDO 644363 16/04/2009 até 15/04/2012 17/04/2009

    ResponderExcluir
  5. Noticias em PE dão conta de um provável interesse do Grêmio em Leonardo Bartholo Prando 1,83 22 anos volante paranaense de Foz do Iguaçu e do meia Pernambucano de Camaragibe Elvis José de Lima 1,73 24 anos. Segundo levantei o Leonardo poderia servir mas meia no Olímpico tem melhores. Se possível e as noticias se confirmarem vou assistir algum jogo do Santa.
    A Seleção Brasileira Sub-18 perdeu por 3 a 2 para os donos da casa na estréia no Torneio Internacional das Quatro Nações na África do Sul. Felipe e Marcelinho marcaram os gols do Brasil. O segundo jogo da Seleção Brasileira Sub-18, que tem Luiz Verdini como técnico, será neste sábado contra a Nigéria, às 19 horas (14 horas de Brasília).

    ResponderExcluir
  6. Duvido q tenha sido a Marianinha q faou aquilo no post anterior.
    Se ela foi p Rádio como tu falastes.....
    E o Falcowiski??? Mias um gremista no CPOVO.
    ...'O Inter marcou o terceiro gol (contra o NH) num chute do meio-campo (como quem diz: FRANGO DO GOLEIRO)". Bah.
    Aí blogueiro, não vais admitir q dissestes que Gre-Nal era certo na decisão do 2º turno? Se era, então não se pode acusar o time gremista de soberba e tal.

    ResponderExcluir
  7. Estive fora um tempo, pc estragado é dose. Ainda não consegui arrumar, está difícil.
    Eu continuo afirmando que o silas é péssimo. Contra todos os times que tinham treinador, ele levou um baile. Gilmar Izer, Beto Almeira (2x) entre outros. É fraco e não encontra soluções.
    Não sei, mas acho que o Mythiuê nem estava no banco. Aliás, cabe uma pesquisa pra saber qual era a formação do banco.
    O gavião joga mais que o ferdinando. Mas não é afilhado do homem.
    Caminho aberto para o inter. Nos vemos na grande final.

    ResponderExcluir
  8. Ze Esquilo, esse codinome tem a ver com o Zaffari?
    nunca disse que o gremio perdeu por soberba.
    foi a marianinha sim quem escreveu, pode se enforcar Élvio esquilo.

    Rafael, o Gavião é mesmo melhor que o ferdinando, aliás, tem muitos iguais ou melhores por aí, mas não são amigos do Silas.

    Mithyuê não estava no banco. qudo fui contra a vinda do Hugo e outros é porque queria deixar espaçlo para a prata da casa, em especial o Mithyuê.
    escrevi isso claramente.

    Francisco , grato pela informação sobre os caras do santa cruz. tu sabe tudo do nordeste.

    ResponderExcluir