sexta-feira, 9 de abril de 2010

Confiança abalada no Olímpico

Existem alguns resultados capazes de abalar as mais sólidas convicções. Essa derrota do Grêmio para o Pelotas, em pleno Olímpico, onde o time goleou alguns dos times mais fortes do país nessa série de 51 jogos, é um exemplo.

De repente, aquele time que encantou muita gente - e a mim passou a impressão de que realmente estava muito bem encaminhado para voos mais altos – voltou a ser questionado, assim como o técnico Silas.

Ainda considero que foi um acidente, uma pedra no meio do caminho, um tropeção, mas a derrota da maneira como aconteceu me deixou preocupado.

A meu ver, o Grêmio poderia vencer mesmo jogando 10 jogadores, desde que esse jogador que falta fosse um Ferdinando, por exemplo.

Não acho que o Ferdinando seja mau jogador. Ele é correto, mas não consigo aceitar um volante de contenção, um típico número 5, que raramente dá carrinho, quase não desarma, não faz a cobertura adequada dos laterais. Enfim, não sei exatamente qual a importância desse jogador.

É inaceitável que Adilson fique na reserva do Ferdinando.

Seria simplismo demais, porém, atribuir a derrota unicamente à presença de Ferdinando.

Agora, conheço Beto Almeida, um ótimo treinador, um cara que conhece muito bem cada jogador do Grêmio, em especial os da base.

Beto deve ter vibrado com a escalação de Ferdinando. Ficou mais fácil. Anula o Douglas, acompanha as subidas do Magrão e do Maylson, e deixa o Ferdinando livre para ele fazer o que quiser. Com Adilson, seria diferente, porque este, além de marcar muito melhor que Ferdinando, ainda sobe ao ataque com alguma qualidade.

Poderia ser um elemento surpresa para o caso de maiores dificuldades.

Com Adilson, no Jaconi, o Grêmio foi muito bem na rodada anterior. Ferdinando, no banco, estava excelente, vibrante, participativo, o que ele não é em campo.

Por que, num jogo em casa, sai o volante que sabe jogar e volta o volante insosso?

Por que Mithyuê nem fica no banco?

Simples, para dar espaço ao medalhão Hugo, e/ou ao Leandro, voltando de lesão.

Os guris bons da base incomodam o treinador, que precisa agrdar os medalhões contratatados a peso de ouro.

Essa é uma das razões que me levaram a ser contra a contratação de Hugo. Jogadores assim não acrescentam e ainda impedem a ascensão dos guris de talento.

Mas os dirigentes gostam de gastar, o dinheiro não é deles. Por que será que contratam tanto?
Não precisam responder.

SAIDEIRA

O Francisco, que viaja muito e conhece futebol, manda a seguinte mensagem a respeito dos dois jogadores que o Grêmio teria interesse:

‘Noticias em PE dão conta de um provável interesse do Grêmio em Leonardo Bartholo Prando 1,83 22 anos volante paranaense de Foz do Iguaçu e do meia Pernambucano de Camaragibe Elvis José de Lima 1,73 24 anos. Segundo levantei o Leonardo poderia servir mas meia no Olímpico tem melhores. Se possível e as noticias se confirmarem vou assistir algum jogo do Santa Cruz’.

FECHANDO A CONTA

Se o Grêmio abalou a confiança da torcida com esse vexame no Olímpico, o Inter há algum tempo é visto com olhos de aflição por seus torcedores, pelo menos a maioria deles.
Aqueles que vaiavam Lauro já pedem sua volta, timidamente, é verdade, diante do inconfiável Abbon. Aquela entregada contra o Nóia foi demais, embora a do Victor contra o Pelotas tenha sido muito pior.
Alías, Victor deveria ter sido expulso, assim como Sandro no lance referido acima.
É evidente que o Inter é o grande favorito no jogo contra o Ypiranga. A derrota do Grêmio, a derrota do Caxias, e as dificuldades em NH, deixam o time colorado em alerta contra outra zebra.
Por isso, não tenho dúvidas de que o Inter vence.

NO APITO

Alguns gremistas lembram que houve pênalti em Jonas, num lance no bico da grande área. Realmente, Jonas foi empurrado, pênalti. Mas o juiz, longe, pode ter interpretado como um encontrão, desses tantos que ocorrem. O bandeirinha das sociais, sim, poderia ter marcado. Não é também para isso que eles estão ali? Era um lance sem maior perigo, mas houve a falta.
O que não isenta o Grêmio de culpa pelo fracasso retumbante e pelo clima se suspeição que caiu sobre o Olímpico a respeito das reais possibilidades do time na Copa do Brasil.

17 comentários:

  1. Ilgo; comprei uma câmera nova. Agora vou aprender a manusear e depois te enviarei umas fotos para tu ilustrar teu blog. Vou tentar com o zoom da Pentax X90 fotografar um galo de campina por aqui e depois um cardeal no Alegrete.

    ResponderExcluir
  2. Bergson que havia prometido tentar um gol de agradecimento aos avós no Alegrete que o criaram pode considerar ½ promessa cumprida. Para jogar Mithyuê foi preterido mas para desfilar e vender roupa foi um dos principais. Quando pensei em me ver livre do temperamental amarelão Tcheco me apronta o Douglas.
    Para manter receitas os clubes do nordeste não vão ficar parados.
    CAMPEONATO DO NORDESTE COMEÇA EM 09 DE JUNHO
    Competição é a responsável pela maior média de público nos estádios e em audiência e se estenderá até dezembro de 2010. Maior evento regional de futebol do Brasil, o Campeonato do Nordeste já tem data para o início de sua edição de 2010: a partir do dia 9 de junho, 16 times de sete estados da região nordeste do Brasil o disputam. São eles: Bahia, Vitória e Fluminense (da Bahia); Ceará e Fortaleza (do Ceará); Sport, Náutico e Santa Cruz (de Pernambuco); Sergipe e Confiança (de Sergipe); CRB e CSA (de Alagoas); América e ABC (do Rio Grande do Norte); e Botafogo e Treze (da Paraíba).
    A competição terá três fases, sendo que, na primeira, todos os times se enfrentarão em turno único. Os quatro melhores classificados nesta etapa passam para as semifinais, durante a qual se confrontam em uma única partida. Os dois times classificados disputarão a grande final do Campeonato em 1º de dezembro.

    ResponderExcluir
  3. Victor de novo na agenda - Por Fernando Urbano
    É um desejo antigo da SAD e volta de novo à agenda encarnada: Victor, guarda-redes de 27 anos do Grémio de Porto Alegre treinado por Paulo Silas, é um dos nomes mais bem colocados para reforçar a baliza na próxima época.
    Durante o último defeso não esteve muito longe da Luz mas questões de ordem financeira impossibilitaram o seu ingresso no plantel.
    A par de Cavalieri (brasileiro, ex-Palmeiras, actualmente suplente de Reina no Liverpool) e Mariano Andújar (argentino, preferiu o Catânia ao Benfica no momento de abandonar o Estudiantes de la Plata), Victor foi um dos candidatos mais fortes a engrossar o contingente de guardiões, mas a escolha final recaiu em Júlio César - bem mais barato, acessível e sob a égide de Jorge Jesus, que o treinara no Belenenses.Muito pretendio
    Mas o namoro deverá ser retomado. Os encarnados vão contratar um guarda-redes para a próxima época para aumentar a qualidade naquele posto (a provável participação na Liga dos Campeões também a isso obriga) e vêm em Victor (considerado pela Imprensa brasileira como o melhor guarda-redes do campeonato na actualidade) um bom candidato.
    Contactado por A BOLA, o empresário do jogador não desmentiu o interesse, admitindo que o atleta «gostaria dessa possibilidade» que, de resto, já foi equacionada em Julho e Agosto.
    Leia na íntegra na edição impressa de A BOLA 03:07 - 10-04-2010

    ResponderExcluir
  4. Bem interesante o chuteira de ouro da placar. Recomendo dar uma olhada. http://placar.abril.com.br/bola-de-prata/chuteira-de-ouro/ Amanhã teremos o confronto da Espanha e a onça vai beber vinho.

    ResponderExcluir
  5. A derrota terá abalado aos escribas? Cadê o pessoal?? PQ do SILÊNCIO.

    Cada um lê como quer. Lendo a entrevista do Edson Aguiar ao olheiros.net. Edson “– Hoje as categorias de base do Grêmio padronizaram um modelo de jogo”.
    Edson - Quando cheguei, recebi muitas informações de que o Yuri era um menino com muito potencial, muito forte e com qualidade técnica. O que pude perceber, além de todas essas características, é que ele apresentava algumas carências em relação ao entendimento do jogo, com certa dificuldade na hora da transição defensiva ou na hora de uma organização coletiva ofensiva. A partir daí, foi iniciado um trabalho de orientação e, no final do ano, após cerca de quatro meses, ele deu uma resposta muito positiva. É um dos jovens com grande possibilidade de virar um jogador em condições de atender ao Grêmio.
    Eu não entendi bem... “certa dificuldade na hora da transição defensiva ou na hora de uma organização coletiva ofensiva”.
    TRANSIÇÃO DEFENSIVA – SERIA A MARCAÇÃO AO ADVERSÁRIO? ORGANIZAÇÃO COLETIVA OFENSIVA – JOGADAS DE ATAQUE PLANEJADAS E ENSAIADAS?
    Terá o Edson combinado com os adversários? Eu juro que não entendi. Na minha visão o diferencial no futebol é o craque fazer o inesperado e ultrapassar ao adversário. Isso só os diferenciados sabem fazer e é jogando e não no banco da escolinha que aprendem.
    Edson - Ele atuava em uma categoria acima, mas hoje essa situação está normalizada e ele está treinando com os meninos da mesma categoria (sub-15, infantil). Nós não gostamos muito dessa prática se não houver um critério bem definido, porque o jovem corre o risco de queimar etapas e acabar prejudicado no futuro.
    “Nós não gostamos muito dessa prática”. Nós quem cara pálida? Os burocratas de carteirinha que querem robotizar o futebol?
    Claro que não sou contra conhecimento tático e técnico e muito menos de escolaridade e civilidade aos jogadores más talento nato não pode ser castrado.
    Se a padronização levou ao 4° lugar os juniores em recente torneio sou contra. Aliás, a bem da verdade tem muitas coisas que não entendo:
    - Jogadores dispensados que depois são contratados por outros por serem bons de bola. EX: Everton Santos da Costa .
    - Empréstimo de jogadores sem oportunidades de mostrar seu futebol. EX: Ricardo Bueno da Silva com 15 gols em 17 jogos sem ter tido uma oportunidade no Olimpico onde deram por 2 vezes ao Marcel e vários outros amarrotadores de bola.
    Claro que poderia citar vários outros (George Lucas Coser, Felipe Mattioni Rohde) mas vou ficar com os + recentes. Seria o WilliaM melhor que o Ricardo? http://www.olheiros.net/
    ALGUEM LÊ DE FORMA DIFERENTE?

    ResponderExcluir
  6. Hj tô aqui em Kabul, Afeganistão. A prova é que a temperatura está em 10 graus (na sombra, hehe).
    É, eu viajo por todo o mundo, por isso eu sei sobre os jogadores q jogam no Amazonas ou no Recife, sim, pq não inventaram a internet, hehehehehhehe.
    HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  7. Viajante Rodoviário10 de abril de 2010 às 16:21

    Bah, essa viagem de jato me deixou meio grogue, mas já estou aqui em Florença, no Artemio Franchi. Vcs precisavam ver o Keirrison. Já fuzilou o Júlio César mal o jogo começou.
    Incrível.
    Mas acho q não vou ficar a té o final, vou dar um pulo em Madrid, oq vcs acham?
    HEHEHE

    ResponderExcluir
  8. Não precisa ficar com ciúme do Francisco, cara.
    Eu falei que o Francisco viaja muito pelo Brasil, ele vê os jogadores ao vivo e conversa com o pessoal da aldeia, lê os jornais locais, etc.

    Sugestão: fica em Kabul até deswcobrir um craque para a dupla gre-nal.

    Francisco, quem esse tal de Edson pra dar aula de formação de jogador? quer dizer, ele quer padronizar os jogadores, genialidade não pode, improviso, idem; drible nem pensar.

    Galo de campina e cardeal pra mim são o mesmo passaro, não?

    Sobre o Victor, mudei de ideia. acho que ele deve ir mesmo embora. a mancada no último jogo é coisa de quem está em outro lugar, de quem perdeu o rumo.
    Se ele quer ir, que vá.

    ResponderExcluir
  9. Dizem Ilgo que o pior ciúme é de uma “pseudo” mulher presa em corpo masculino. KKKK Hoje vou assistir no Teatro Guararapes à cantora Simone que grava parte de seu novo DVD. Há algumas diferenças entre o Cardeal com seu vistoso topete e o Galo de Campina só com a cabeça vermelha. São primos. Estas diferenças podem ser vistas em: http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?id=298&categoria=113 ou um artigo técnico em http://www.cobrap.org.br/site/artigos_vis.php?id=46. Tem Galo de Campina como os da região de Serra Talhada (terra do Lampião) que cantam muito. Aqui visitei um criador que tem exemplares brancos do Cardeal. La em casa no Alegrete tem uns amarelos que aparecem eventualmente. Tenho alguns comedouros espalhados sob uma ramada com mistura de grãos onde várias espécies se alimentam.
    Gostei da atitude do zagueiro Maurício que insatisfeito com a reserva sai provavelmente para a Lusa buscando seu sonho e desejo de jogar sem escândalo ou chutando o balde. Tem gente que se acomoda no banco e não busca seu espaço. Não vejo em Kroeff capacidade para segurar Mário ou qualquer outro jogador se um clube de peso real quiser o jogador. Até o Júlio César sempre arrojado saiu errado e falhou hoje.

    ResponderExcluir
  10. E deu Barçelona no embate Espanhol com vitória Catalã. Estou assistindo União Barbarense x São Bernardo na Rede Vida que está bem melhor que o Inter x Veranópolis fazendo hora para ir ao teatro.

    ResponderExcluir
  11. hahahah, O CARA TÁ EM RECIFE E PRECISA "FAZER HORA", HAHAHAHAHHAHA.
    HEHEHEH

    ResponderExcluir
  12. Pô o cara eh viajado, é culto e fica "fazendo hora" pra ir ao Teatro, isso em RECIFE (assistindo a Central X Porto, de repente), hehehe
    AMigo, eu ia te dar um bom livro pra ajdar a "fazer hora", hehehe.
    Mas aí tu podias dizer: " ah, livro não, livro eu já tenho um..." HEHEHE HAHAHAHA.

    ResponderExcluir
  13. Revisando o sábado: Simone aos 60 atingiu o melhor da voz. E pensar que ainda sou mais novo... MB a charge do IOTT e a matéria do MP x Policia Civil na ZH sobre o caso Eliseu. Bela foto de Levi Guimarães, enviado iG com o zagueiro capitão da sub18 Gérson na vitória do selecionado sobre Gana com sua sub20. Mais uma vez Gérson é matéria internacional. Com o aumento salarial e titularidade o pernambucano Walter volta a brilhar nos vermelhos. Há comentários na praça que haverá troca de medalhões por desconhecido bons de bola do Caxias, São José e algum outro clube gaúcho, pois viram na beira d’água que medalha não ganha título conforme Gabiru. Kaká pelo visto opera ou acabou para o futebol. O italiano passou o conto no espanhol. Cuca dança em + 1 disputa. Pé de gelo. Caio Canedo Correia de 19 anos é o talismã da estrela solitária. Até o Vadão dançou no bugre.
    Para fechar Ilgo; RICARDO BUENO MARCA + 1 E DE CABEÇA. Será que no Olímpico só rola cabeça de índio? Em 18 jogos 16 gols.
    Falando em livros o meu irmão e poeta do Alegrete Élvio Pereira Vargas assume dia 15 a cadeira 06 da Academia Rio-Grandense de Letras cujo patrono é Apolinário Porto Alegre. A saudação será do Acadêmico Alcy de Vargas Cheuiche.

    ResponderExcluir
  14. Ilgo; o zagueiro lateral Spessato marcou de cabeça na vitória dos juniores ontem frente ao Sulbrasileiro por 3 a zero com Everaldo e Ricardo Maria marcando. Quarta 14 os guris jogam novamente no CT de Eldorado frente ao Guaíba. Vou tentar assistir.
    Pesada mas verdadeira e serve de alerta aos gestores gremistas o titulo de uma das matérias do Sport.es: Bofetada futbolística y media Liga en el bolsillo.
    La exhibición que ofreció el Barça en el Bernabéu no deparó tantos goles como el año pasado, pero dejó para la historia una lección de fútbol de primera clase. Messi y Pedro firmaron los goles de una victoria cómoda sobre el eterno rival, que casi con toda seguridad acabará la temporada en blanco después de haber gastado 300 millones en fichajes. Realmente gastaram com estrelas e estão pagando a conta com derrotas.
    The Sun mostra um importante vídeo com um UFO ativando à defesa aérea inglesa que envía 2 caças para interceptação. Em Alegrete a FAB iria gastar muito combustível pois são constantes e ninguém mais comenta os avistamentos por receio das gozações. O maior número de avistamento se deve à pouca iluminação na campanha e ao céu limpo com muito trabalho noturno lavrando terra e colhendo grãos.
    Más o duelo mais esperado de hoje será a canhota de Marlos x a de Luiz Henrique. Em 18 jogos 16 gols. Quem avaliou Ricardo Bueno?

    ResponderExcluir
  15. Para fechar. Vários estados tiveram problemas com chuvas e perda de vidas. Verbas federais jorram para o RJ e BA. Em Recife (Boa Viagem) já faltam apartamentos com a instalação de algumas poucas empresas no porto de Suape e 2 shopping novos são lançados sendo um com 98 mil m2 de área comercial. Na hora do voto presidencial é bom pensar no que tem sido para o RS os últimos governos…

    ResponderExcluir
  16. http://sportv.globo.com/Sportv/2009/videos/0,,SRI1245519-17088,00-O+GOL+DE+OESTE+X+SAO+CAETANO+PELO+TROFEU+CAMPEAO+DO+INTERIOR.html

    ResponderExcluir