domingo, 25 de abril de 2010

Grêmio, uma vitória surpreendente

O que parecia impossível aconteceu. O Grêmio bateu o Inter em pleno Beira-Rio. O time que penou para vencer o Avaí foi valente no território hostil e venceu por 2 a 0, encaminhando a conquista da Copa do Brasil.

O arrogante Piffero não perdeu a pose:

- Nosso foco é a Libertadores, não o Gauchão.

Se o foco é a Libertadores não o Gauchão por que escalar o time titular em vez de poupá-lo para o jogo do ‘foco’, contra o Banfield, quinta-feira?

Quem sabe o Inter jogou com os titulares, mas com a ordem de todos jogarem com cuidado? Se foi, ninguém cumpriu a determinação.

Foi um grande Gre-Nal em termos de competição, bravura, muita pegada, e alguns lances de muita técnica.

Está tudo muito igual até o gol de Rodrigo, um golaço. Naquele momento o Grêmio tinha mais posse de bola, mas o Inter levava perigo com Walter.

Aliás, Walter foi soberbo. O mesmo em relação a Jonas. Os dois melhores do clássico, os dois mais perigosos, os que realmente ousavam e criavam situações de gol.

Em desvantagem, o técnico Fossati sacou Sandro, e escalou Edu. Em tese, perfeito. Jogava em casa, faltava pouco tempo e era o momento de ir com tudo em busca do empate.

O erro foi colocar Edu, mas este é protegido do Fernando Carvalho, que quer porque quer provar que contratou certo, que não errou ao trazer Edu para substituir Nilmar.

Se o primeiro gol partiu de uma jogada de Jonas, que cavou o escanteio cobrado com perfeição por Edilson (com a bola rolando ele errou todos os cruzamentos), o segundo partiu de uma falta sofrida também por Jonas, quando ele puxava o contra-ataque.

FR cobrou na medida para Borges marcar um belo gol de cabeça, se redimindo do incrível gol que perdeu no primeiro tempo e de uma atuação pra lá de opaca.

Fundamental para a vitória foi a entrada de Adilson. A diferença em relação a Ferdinando é um abismo. Silas foi salvo pela lesão muscular de seu protegido. Com ele em campo, o resultado talvez fosse outro, o oposto. Sorte do Silas.

Destaque também para o empenho de Hugo. Gosto de ver um jogador normalmente frio e ausente mostrando que também sabe ser comprometido com a partida.

Já o Gaciba foi terrível. Demorou demais a dar cartões amarelos. Guinazu bateu o tempo todo e só levou cartão no final (aí é que me dei conta que ele estava pendurado). Houve um tempo em que os juízes davam cartão amarelo pelo número excessivo de faltas. Acho que isso faz parte do passado.

Guinazu tem Green card pra bater.

Há um lance em que o juiz teve mais sorte que juízo, sem trocadilho. No primeiro tempo, Vitor saiu para defender escanteio da esquerda, Walter foi no corpo dele, que estava no ar, dentro da pequena área. O goleiro foi deslocado e a bola sobrou para o próprio Walter, que chutou e Edilson tirou de cima da risca. Se acontece o gol, Gaciba estaria dando explicação até agora.

Agora, vamos ver como repercute nos jogos do meio da semana o que ocorreu neste domingo no Beira-Rio.

Fossati perdeu o crédito recebido após a vitória sobre o Deportivo.

Silas teve uma sobrevida, mas ele continua me assustando. Ele gostou tanto do Hugo que projeta mais espaço para o meia na equipe, conforme declarou na entrevista coletiva após o jogo.

Sobre o Adilson, nenhuma palavra.

Ah, sobraram elogios também para o FR.

SAIDEIRA

Frase do Gremista Delirante: o Grêmio voltou a jogar bem em casa.

10 comentários:

  1. Grande jogo do Grêmio hoje, e o Neuton hein, e o Borges, matador como sempre! Ilgo, não sei direito, mas o Borges, no ano, tem 14 jogos e 13 gols, ou algo parecido, a efetividade desse cara é algo espantoso. MATADOR NATO, DESDE JARDEL, NÃO TEMOS UM CENTROAVANTE COM ESSE FARO DE GOL.

    ResponderExcluir
  2. O GRE-nada SAIU BARATINHO, BARATINHO FOI UM VAREIO.... 2 X 0 E TRÊS BOLAS NA TRAVE....ATÉ O HUGO JOGOU BEM...GRANDE ZAGUEIRO O RODRIGO XERIFÃO!!!E O NEUTON, HEIN?! GRANDE JOGADOR!!!

    AGORA, NÃO É PQ GANHAMOS, MAS CONTINUA UMA VERGONHA A ARBITRAGEM GAÚCHA...O GUIZADU (GUIZADU MESMO) BATE, BATE, BATE E NÃO PODE SER EXPULSO??? E O BOLIVAR PQ NÃO FOI EXPULSO TB??? CHEGA DESSAS ARBITRAGENS COVARDES A FAVOR DOS MORANGOS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É inacreditável a dificuldade dos arbitros gauchos darem cartão pro Guinazu! Mas no brasileiro e na LA isso é diferente.

    ResponderExcluir
  4. Você escreveu praticamente tudo sobre o jogo. Contesto o lance referente ao Vitor. É daqueles lances em que o goleiro vai na bola, olhando só prá ela (evidente) e esbarra em alguém. O Walter até faz um movimento com o corpo, mas acho discutível. Guiñazu marca com virilidade. Não acho que tenha batido tanto como tu colocou. Alguém tem a quantidade de faltas dele hoje? A verdade é que todo mundo gostaria de ter um Guiñazu no time.
    Gaciba optou por não amarelar no começo do jogo, certamente para não expulsar ninguém com segundo amarelo. Tanto é que só nos últimos 20/30 minutos começou a apresentar cartões.
    Venceu quem teve mais posse de bola, principalmente no segundo tempo. Nada a contestar. Mas apesar da posse de bola, Pato trabalhou bem menos que Vitor. Graças ao Walter, que foi o melhor jogador do Inter. Ele e os volantes foram. A dupla de zaga fez o que pode, dentro de sua limitação. Os meias não funcionaram, Nei foi tímido durante o jogo e Alecsandro a mesma inutilidade da maioria dos jogos. Quando a bola chegava na área, os dois não se encontravam, como sempre. Quando saía da área, ou era muito fominha, ou errava o passe, como sempre.
    No Grêmio a marcação do meio prá trás foi implacável. Por incrível que pareça, Fernandes foi o que mais comprometeu. O guri estreante, Neuton, deixou muito boa impressão. E o time tem um baita centro avante. Matador de verdade, que é o Borges. Apesar de ter errado um gol feito, matou o jogo com aquela cabeçada fulminante. Fora isso, hoje Vitor não falhou em gre-nal. Pelo contrário, pegou tudo.
    Ilgo, o Píffero é dirigente colorado com característica de dirigente gremista. Lembra figuras como Bandeira, Cacalo, etc... Sua arrogância incomoda até a nós colorados. Nada tem a ver com o perfil de dirigentes colorados.
    Categoria tiveram Guiñazu, F.Carvalho e Fossati reconhecendo a vitória gremista e olhando para frente porque quarta-feira tem Libertadores.
    Comentei dias atrás que achava que os 2 entrariam com times mistos, com desculpa pronta prá derrota. Mas não. Dois times com o que havia de melhor e com vontade de vencer. Valeu.
    Mas uma coisa é engraçada; agora tem torcedor que acha todos os jogadores do Grêmio “grandes jogadores”, inclusive aqueles que eram crucificados até as 16:00h de hoje. Até a próxima derrota...
    Gauchão, Paulista e Catarinense decididos. Mineiro praticamente...

    ResponderExcluir
  5. Eu vou falar uma coisa agora, e tenho ctz que o Ilgo vai concordar.

    Espero que não se iludam com esse meio comFerdinando, Magrão, Leandro, Douglas. Clássico é classico e todo mundo sempre se doa mais. Em jogos "comuns" não tem como dar certo. Mas estou pouco esperançoso. Pra mim qdo o Maylson voltar, ele ficará no banco.

    E o Leandro se parece muito com o Souza. Jeito de andar, de jogar em campo. A diferença é uma: o Souza sabe jogar bola, mas nao tem garra. O Leandro tem uma bola mais ou menos, mas sobra garra. Mas são muito parecidos...

    E esse negocio de improvisar zagueiro na lat esquerda me agrada muito. Na italia fazem muito isso.

    ResponderExcluir
  6. O Neuton foi uma agradável surpresa, ao menos para os gremistas foi agradável.

    O bom do futebol é que todas as teses ou boa parte delas são destruídas ou abaladas depois dos 90 minutos.

    OGrêmio venceu e mereceu, mas não podemos esquecer que foram com duas bolas paradas, onde tudopode acontecer.

    com a bola rolando o jogo foi parelho.

    ResponderExcluir
  7. O Grêmio me surpreendeu. O inter também, de certa forma. Eu havia dito que o inter não tinha enfrentado ninguém no jogo anterior, o quito não poderia ser parâmetro para nada, não seria agente divisor, enfim, mas esperava mais do time do fossati. Agora é banfield na libertadores e vamos ver o que acontece.
    Voltando ao Tricolor, acho que a atuação foi destacada, mas vamos com calma. Há erros, e vários, na formação do time. O silas não me convence. Algumas atuações mereceriam ser citadas, mas fico por aqui mesmo.
    Aguardando manifestação do Francisco.

    ResponderExcluir
  8. Mal teu comentário sobre o Guinazu...tem que admirar um cara que marca e rouba tanto e comete poucas faltas como ele!!! Te esqueceu de falar das 2 faltas do Neuton no primeiro tempo que mereciam, ambas, o cartão amarelo! E o empurrão do Rodrigo no Alecsandro??? Não precisa dar amarelo pros 2... o zagueiro gremista era pra ter sido expulso pela atitude.... mas o Gaciba é assim, desde os tempos em que ele aplicou no Inter em 3 grenais seguidos, na época do Ronaldinho levando com a mão, ou na expulsão do Fabiano Cachaça num lance com o Danrlei... EU NÃO ME ESQUECI!!!Tens q olhar pros dois lados!!! Guina é um monstro! Que baita jogador!!!

    ResponderExcluir
  9. O Guina é um baita jogador, mas faz muita falta, algumas fortes, como a no Leandro que era pra vermelho direto.
    Mas cada um ve futebol de um jeito.
    sou fã do Guina, mas as vezes ele3 exagera.

    O Grêmio foi bem, mas a mim não engana. ainda precisa jogar mais pra brigar pela copa do brasil.
    o gauchão acho que está no papo.
    e acho que é o único título que a dupla vai ganhar neste ano.

    ResponderExcluir
  10. HAHAHA, NENHUMA PALAVRINHA SOBRE OS DUZENTOS JOGADORES DO GRÊMIO, IMPEDIDOS NA FRENTE DO ABONDANZIERI, DESVIANDO A ATENÇÃO DELE, COMO ALEGARAM SOBRE O POBRE GOLEIRO DO PELOTAS. BAH.
    O Borges, sim, entrou vindo de trás e não estava impedido, claro
    O Grêmio não ganhou apenas em bola parada, fez os gols assim, mas DEU UM BANHO NO SEGUNDO TEMPO.
    Fazes o mesmo q criticas nos técnicos, queres q eles dêem a mesma quantidade de chances aos novatos (em relação as chances dadas aos "medalhões"), mas no caso da Patrícia Amorim (grande atleta q honrou nossa bandeira competindo com elegância, classe e garra), aítu já estás a cobrar da guria o mesmo que cobra de caras q estão há quinhentos anos aí.
    Engraçado, ela deveria manter o Andrade pq ele foi bem no brasileirão, já o Mano não deveria ser mantido no Grêmio mesmo indo bem na libertadores, gauchão e série B.
    Outra, a Patrícia JUSTAMENTE demitiu o diretor de futebol pq ele puniu o Pet mas puxou o saco do Adriano, poupando-o. Bah, preconceito puro.

    ResponderExcluir