domingo, 18 de abril de 2010

A lógica e as sutilezas no futebol

O Inter foi melhor, muito superior, praticamente jogou os 90 minutos no campo do Pelotas. Mereceu vencer em função dessa superioridade.

Agora, as sutilezas da arbitragem (tema do comentário anterior) penderam para o lado colorado.

No primeiro gol do Inter, Bolívar aparou escanteio e chutou para marcar. O Pelotas vencia por 2 a 0 e se encaminhava para o intervalo com essa vantagem.

Alecsandro estava em posição de impedimento. Ele chegou a dar dois passos para trás para sair da linha de tiro.

Flagrante, ostensivo. O bandeirinha tinha obrigação de assinalar, porque do seu ângulo de visão não tinha como avaliar se o atacante atrapalhava ou não o bom goleiro do Pelotas. Caberia, então, ao Carlos Simon decidir se Alecsandro participava do lance de modo a prejudicar o goleiro.

Por que o bandeirinha não marcou? Ele estava na linha da bola, não tinha como não ver.

Com o gol no finalzinho do primeiro tempo o Inter foi revigorado para o vestiário.

Na hora, diante do volume de jogo do Inter, senti que a virada aconteceria, seria inevitável.

No segundo tempo, o Pelotas continuou na sua proposta. Congestionou seu campo e tentou os contra-ataques, estratégia que resultou nos dois gols.

Lá pelos 30 minutos do segundo tempo um atacante do Pelotas recebeu livre uma bola em diagonal, ficou de cara com o argentino tresloucado.

Não estava em impedimento (era um lance de difícil discernimento), mas o bandeirinha, agora o do outro lado, marcou e anulou a jogada que poderia ser o terceiro gol do Pelotas.

Agora, o Sr. Simon, que a rigor foi bem, tirando esses lances com participação dos bandeiras.
No primeiro tempo, um jogador do Pelotas escapava para um contra-ataque quando levou um toque no calcanhar e desabou. Falta de Bolívar, que merecia levar o cartão amarelo. Simon marcou e advertiu o zagueiro.

No segundo tempo, lance semelhante. O zagueiro do Pelotas pegou D’Alessandro se não me engano por trás, e levou o cartão amarelo rapidinho.

São as sutilezas da arbitragem.

Ouvi reclamações em relação ao terceiro gol colorado, o de D’Alessandro. Teria havido impedimento de Alecsandro na bola cruzada por Walter e que o goleiro interceptou. Para mim, foi lance normal.

A vitória colorada foi justa pelo que jogou o time. Jonatas fez inúmeras defesas e intervenções. Abon praticamente não jogou.

O que não se pode ignorar, porém, que a arbitragem influiu no placar.

Sutil, mas decisivamente.

No final, todos felizes: a FGF, os patrocinadores, a emissora de TV.

Mais dinheiro em caixa. E também mais emoção, porque nada melhor do que Gre-Nal para decidir campeonato.

Vamos torcer que os jogos transcorram sem sutilezas de arbitragem, nem para um lado, nem para o outro.

SAIDEIRA

Estava concluindo esse texto quando o Gremista Delirante telefonou. Estava rouco.

- Eu não disse? Eu não disse? Deu o que eles queriam. Gre-Nal na decisão.

Ele não deu tempo para uma resposta. Desligou na minha cara. Nem tentei ligar de volta.

Não posso discordar. Mas não posso acreditar em intenção dolosa do tri de arbitragem. Acho que é mais em função do clima do estádio, a pressão da torcida. Na dúvida, para os da casa.

A tendência natural seria o Inter passar pelo Pelotas em casa, diante de sua torcida. Portanto, o Inter se encaminhava para a final. Mas era tendência natural também o Grêmio passar pelo Pelotas em sua casa. E não passou.

Agora, parabéns ao Pelotas, ao Beto Almeida. O seu time jogou um belo futebol, toque de bola, aproximação, velocidade.

Foi visível que o time sentiu o desgaste nas decisões contra o Zequinha e contra o Grêmio. O Inter também está numa maratona, mas não podemos comparar a estrutura dos dois clubes nessa área. Além disso, Beto Almeida mal consegue formar um time titular competitivo, enquanto o Fossati tem jogadores em profusão.

Quando preciso, ele olhou para o banco e pegou três jogadores que acabaram participando e ou fazendo os dois gols do segundo tempo.

FECHANDO A CONTA

Não gostei de uma frase do Beto Almeida, na qual se vangloria de seu time não ter feito faltas.
É uma afirmação infeliz, que pode afastá-lo de um clube como o Grêmio, por exemplo, que já tem um técnico que aboliu as faltas, um recurso lícito e natural, que muitas vezes faz a diferença entre o título e o vice-campeonato.

Há quem diga que o título sempre fica para o time que mais faz faltas.

NO APAGAR DAS LUZES

FGF anuncia: Simon pode apitar o primeiro Gre-Nal

Daqui a pouco vai me ligar o Gremista Delirante.

23 comentários:

  1. Olá Ilgo,

    Tenho interesse de fazer um Tape com os erros de Carlos Eugênio Simon em Grenais. Se tiver algum interesse em colaborar meu e-mail é neemias_poa@hotmail.com. Meu objetivo é fornecer as imagens para que cada um tire suas conclusões, independente do lado beneficiado. Também é do meu interesse analisar a opinião de jornalistas de algumas emissoras de rádio e tv, isso é, se seus critérios são consistentes ou não ( principalmente comentaristas de arbitragem ).

    At.,

    Neemias

    ResponderExcluir
  2. Para refletir; dados do blog do Juca. Mineirão, o Galo levou só 15 mil torcedores para vê-lo na semifinal do estadual. Hoje o Cruzeiro levou apenas 17 mil. Em Santos, não mais que 14 mil para ver o time sensação em outra semifinal. Em Santo André, 12 mil, e olhe lá. No Maracanã, jogo final, 50 mil. No Beira-Rio, semifinal, 27 mil. No Couto Pereira, final, 25 mil. Peguei agora: Nos Aflitos Público: 12.546. Renda: R$ 29,2 mil.
    Alguns estádios não têm grande capacidade e não lotam. Outros mesmo com capacidade vivem lotados dependendo dos jogos. Seria o caso da Vila do Santos onde o santista quase não lota dependendo de torcida de fora. Para as finais do paulista a direção santista visando R$ para cobrir os buracos quer mandar seu jogo fora. Provavelmente o Santos seja um time com mais torcedor em SP que em Santos. A torcida santista ainda tem a ver com o grande time de Pelé e envelheceu. Não justifica hoje ganhar mais que Grêmio ou Inter. O Santa Cruz em Recife tem o maior estádio de Pernambuco e lota usando artifício de ingresso subsidiado (todos com a NF que troca por ingresso) e ingresso barato valendo também para Sport e Náutico.
    Se algumas centenas de vândalos e baderneiros fossem afastados dos estádios não fariam falta, pois as famílias voltariam a assistir aos jogos em maior número que os afastados.

    ResponderExcluir
  3. Dando continuidade ao que considero erros do futebol gremista hoje na base tivemos mais um resultado. Na quarta feira dia 14/05 os juniores do Grêmio no CT Presidente Hélio Dourado, localizado em Eldorado do Sul venceram ao Guaíba por 9 a 0 . Ontem 18/05 este mesmo Grêmio na casa do adversário empata em 1 a 1 com gol de Fogaça. Dá para entender? O gol do Guaíba foi marcado pelo jogador Pé Fino.
    Escalação do Grêmio 18/05: 1X1= Tiago, Spessato, Gerson, Léo, Brock, Mateus Magro, Felipe (Eliventon), Ricardo Maria (Emerson), Bruno Renan (Matheus), Fogaça (Douglas Silveira) e Everaldo (Romário).
    Técnico: Andrey Lopes
    Escalação do Grêmio 14/05: 9X0 = Tiago, Sérgio (Kappel), Spessato, Léo, Mateus Magro, Brock, Fogaça (Elivelton), Felipe, Pessalli (Emerson), Bruno Renan (Ricardo Maria) e Everaldo (Romário).
    Técnico: Andrey Lopes
    Escalação do Grêmio 10/05: 3X0 = Tiago, Sérgio, Spessato, Léo, Mateus Magro (Betinho), Brock, Fogaça (Elivelton), Emerson (Felipe), Romário (Ricardo Maria), Pessalli (Josias) e Everaldo.
    Técnico: Andrey Lopes
    Spessato é lateral ou zagueiro central? Brock virou lateral?
    O próximo jogo dos juniores do Grêmio será quarta-feira 21/05 às 15h30, contra o Sul brasileiro no CT Presidente Hélio Dourado em Eldorado do Sul com provável goleada. Na partida de ida o Grêmio "venceu" ao Sul brasileiro no Estádio dos Taquarais em Osório, pelo placar de 3 a 0.

    ResponderExcluir
  4. Após 3 meses no comando do Goiás em seu primeiro trabalho como treinador Jorginho ex-Interino no Palmeiras é demitido depois da derrota frente ao Atlético-GO de Geninho por 4 a 2. O técnico Ney Franco finalmente acerta a mão e o Coritiba vence o paranaense. Visando a batalha da B o primeiro reforço é o atacante Jefferson que disputou o campeonato gaúcho pelo São José co 13 gols. O colunista do parana-online Augusto Mafuz escreveu: Verdades - O Coritiba rasgou o regulamento, ignorou o direito de empate, e jogou o Atletiba como se fosse o jogo que desafiava a sua própria vida.
    Resultado: ganhou de 2 a 0, e como se fosse uma obrigação bíblica, mais do que ganhar a final do seu rival histórico, não deixou pedra sobre pedra.
    Não deixou dúvida, nem do casuísmo que seria o supermando, nem da eventualidade do jogo isolado. Nem mesmo a paixão que é pródiga para buscar o equilíbrio de um resultado, é capaz de afastar a identidade de um título justo.
    O segundo tempo dos coxas foi irrepreensível.
    Enquanto isso em Minas Gilson Kleina com o Ipatinga detona o Cruzeiro do Adilson Batista.
    No Globo: Ipatinga supera quatro erros graves da arbitragem, vence o Cruzeiro e vai à final.
    Tigre tem gol mal anulado, impedimento marcado erradamente e dois pênaltis ignorados. Mesmo assim faz 3 a 1 nos reservas celestes
    No Uai: Ipatinga vence arbitragem, arrasa Cruzeiro e vai à final.
    Bruno Furtado - Portal Uai
    Tigre consegue feito no Mineirão e fará final inédita contra o Atlético.Para ir à final do Campeonato Mineiro, neste domingo, o Ipatinga precisou dar um show de bola no Cruzeiro e vencer a arbitragem. Os comandados de Gilson Kleina estavam em tarde inspirada, tiveram êxito em ambas as missões no Mineirão e venceram com justiça por 3 a 1, sem dar qualquer chance de reação ao clube da capital.
    Os gols da vitória foram marcados por Danilo Dias (2) e Alessandro, ambos no segundo tempo. Wellington Paulista descontou em cobrança de pênalti no final e não conseguiu apagar o vexame azul.
    O árbitro Ricardo Marques Ribeiro e o auxiliar Marcelo Reis tiveram atuações desastrosas no primeiro tempo. Eles anularam um gol legítimo de Alessandro, alegando impedimento, e deixaram de marcar dois pênaltis para o Tigre. Na segunda penalidade não apontada, o Cruzeiro foi beneficiado ao não ter Fábio expulso.
    O Ipatinga fará uma final inédita com o Atlético nos dois próximos domingos e tentará o seu segundo título estadual da primeira divisão. Para o Cruzeiro, termina o sonho do tricampeonato.

    ResponderExcluir
  5. Este Pelotas me queima o filme. Torci para fazer a final contra o mesmo, mas Beto Almeida desandou a maionese. Perdi um churrasco em aposta e minha cx postal lotou com e-mail de colorados. Até o pé voltou a doer. Pé fino marca contra os juniores gremistas. Vou dormir...

    ResponderExcluir
  6. Menos Ilgo, bem menos! Erro mesmo foi o da Copa do Brasil que praticamente definiu o confronto contra o Avaí, aquilo sim é de se analisar!

    ResponderExcluir
  7. O anônimo colorado quer dizer que reverter um escanteio é mais importante que dois impedimentos. auhahuauhah

    isso que o avai tb teve um escantio revertido a seu favor.

    ResponderExcluir
  8. Contra o Avaí o Grêmio foi escandalosamente beneficiado. eu escrevi aqui.

    Sigo na minha tese, lançada há 15 dias aqui, antes de o gremio perder para o Pelotas: encaminhamento, talvez dos deuses do futebol, para ter grenais na decisão do gauchão.

    futebol é business.

    Agora, o que fizeram com o Ipatinga para ajudar o cruzeiro em MG foi algo absurdo. caso de cadeia. temos que guardar o nome desse juiz, Ricardo Marquer Ribeiro (informa o sempre atento Francisco), qualquer hora está apitando jogo da dupla no brasileirão.

    sobre teipes com jogos do Simon, não os tenho, nem sei como conseguir. talvez no you tube.
    Ou procure o Peninha (eheheheheh).

    ResponderExcluir
  9. simon no apito do gre-nal e meira na vice-presidência? da até medo do time mais medíocre do co-irmão nos últimos tempos... perfeito o detalhe sobre as sutilezas. a facilidade que este árbitro tem para, na dúvida, decidir em favor do inter é espantosa. esses dias vi um site que esta contando os dias para a aposentadoria dele. Quando acontecer, espero um mês de bebida liberada no boteco.

    ResponderExcluir
  10. É importante mencionar também o ocorrido no olímpico, no jogo Grêmio e pelotas, que culminou com a desclassificação do tricolor. Mesmo com torcida, estádio e ambiente a favor do time de silas, as "sutilezas" estavam do lado do pelotas, não gosto de discutir a validade do lance, (se foi ou não foi) mas realmente parece existir uma má-vontade em relação ao grêmio, enquanto que o colorado sempre é beneficiado, pois se voltarmos um pouquinho mais, o grêmio vencia o juventude com um penalti não- marcado a seu favor, e o Inter só conseguia passar pelo pelotas após marcação de um penalti difícil de ser marcado ( mais difícil de ver do que aquele sobre o jonas contra o pelotas)
    Enfim, o que parece, é que no gauchão, na dúvida(ou na interpretação) marca-se contra o Grêmio e a favor do inter.

    ResponderExcluir
  11. Falar que o grêmio foi ESCANDALOSAMENTE beneficiado contra o avaí, é no mínimo, irresponsabilidade. Escanteios invertidos ocorrem em quase todos os jogos, é rotina, tanto que na marcação do mesmo o avaí nem reclamou. E dizer que esse erro decidiu a partida é como dizer que qualquer equivoco da arbitragem decide a partida pois caso o contrário tudo seria diferente.

    ResponderExcluir
  12. E essa do Índio heim !!!! Nem ele acredita nessa história de copo !!!!!

    ResponderExcluir
  13. HEHEHE O filhão do blogueiro seguiu a linha do chicoandrémilnomes q se preocupa com o time mas fica QUIETINHO na hora de discutir-se um absurdo como do post anterior. (seguiu a linha no sentido de criar o blog e não participar dele, hahaha, chicão fez escola com MIL NOMES)
    o gremista deliriante izidro, tã na cara q o blobgueiro escreve beiralago ocmo ele sempre diz, o izidro.
    o blogueiro ESQUECEU-SE de dizer que, então, o cmapeonato deveria ser decidido pelo NH e o Pleotas, pois o NH foiASSASSINADO na arbitragem da decisão da Fernando Carvalho.
    Pobre blogueiro esquecido, "esqueceu-se' também, de falar que o Koff estava constrangido, como TANTO ALARDEOU sobre o F Carvalho.
    Ou seja, s eo F Carvalho fica "constrangido" e o teu presidente etenro, não, então significa que o Carvalho é mais Colorado q o Koff gremista, hehehe
    PS. Falcowski, não precisa puxar, não foi apenas em 97, antes de 2006, q teve Gre-Nal na decisão.
    Teve em 99, também. Ronaldinho acabou conosco, mas ele não é bixa, por isso, como os são PARA O IZIDRO e Blogueiro, os craques do Inter.

    ResponderExcluir
  14. Essa injustiças acontecem com a genter q semos boleros. eu pisei numa lãmpada e niguém acreditou, tudo bem. Mas o índio, tá na cara q o que aconteceu teve mesmo a ver com COPO.

    ResponderExcluir
  15. Saiu a relação de viajantes: Adilson, Borges, Douglas, Edilson, Rochemback, Fábio, Ferdinando, Fernando, Hugo, Joilson, Jonas, Leandro, Grohe, Mário, Mithyuê, Ozeia, Rafael , Rodrigo, Victor, Willian Magrão. Destes, 2 ficarão fora do banco. Quem será? O CP comenta que já há uma possível procura por goleiro visando à saída de Victor. Para a saída de Mário nenhum nome será buscado pois na posição há fartura. Se há fartura porque a contratação de Ozeia?
    Ainda continuam sem dados o site da base sobre juniores e juvenis. MISTÉRIOS????? O Rogério Ceni deve estar sonhando com o Neymar e caindo da cama. KKKKK o engraçado é que Robinho pedalada tinha tudo para voltar a jogar e a cada dia mais de apaga em campo com criatividade ZERO. A vitalidade e velocidade fazem a diferença do Santos. Claro que os ½ gols passados pelo Ganso e a imprevisibilidade do Neymar fazem um bom percentual dos gols. Comprei uma prancheta para dar ao Silas de presente. KKKK

    ResponderExcluir
  16. Segundo um amigo que trabalha na Fiat em Betim o voto em Kleber permitiu a arbitragem não corar no jogo contra o Ipatinga. A coisa vai ficar feia em MG. Qualquer problema o Kalil vai botar o bloco na rua.
    ‘Bandidos! São uns bandidos!’, dispara Alexandre Kalil (18/04)
    Rodrigo Fonseca - Portal Uai

    Foi o primeiro tempo do jogo entre Cruzeiro e Ipatinga terminar e o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, acionar sue Twitter para disparar contra a arbitragem mineira. O dirigente externou toda sua revolta contra os erros do árbitro Ricardo Marques Ribeiro e de seus auxiliares Márcio Eustáquio Santiago e Marcelo Francisco dos Reis, em lances que prejudicaram o Ipatinga.
    O trio deixou de marcar dois pênaltis e apontou dois impedimentos inexistentes, sendo que, em um dos lances, Alessandro balançou as redes do Cruzeiro.
    “Bandidos! São uns bandidos! Estavam no Chile BANDIDANDO!”, detonou Alexandre Kalil em seu Twitter, sem revelar nomes. Durante a semana, o Cruzeiro esteve no Chile para disputar o jogo contra o Colo Colo pela Libertadores. Paulo Schettino, presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), integrou a delegação celeste a convite da diretoria do clube.
    Ainda no Twitter, Kalil aliviou a barra para o presidente da Comissão de Arbitragem da FMF, Jurandy Gama Filho. “Coitado do Doutor Jurandir (sic). Homem sério e vítima disso tudo!”, escreveu o presidente do Galo.

    O Paulo Bonamigo tem vencido o Abel Braga e dirige Renato Abreu que não trocou as areias pelos pampas.

    ResponderExcluir
  17. Mineiro (18/04)
    Rodrigo Fonseca - Portal Uai

    Revoltado com a arbitragem no Campeonato Mineiro, o Ipatinga, que superou o Cruzeiro na semifinal, ameaça não entrar em campo na decisão contra o Atlético, a partir do próximo fim de semana.

    O presidente do clube, Itair Machado, exige que a Federação Mineira de Futebol tome providências em relação aos erros do trio da partida deste domingo contra o Cruzeiro. Além disso, o dirigente exige arbitragem de outro estado nas finais contra o Galo.

    “Vou analisar o regulamento. Se (a punição) for realmente só cair para a Segunda Divisão, nós pretendemos não jogar”, disse Itair Machado em entrevista à Rádio Itatiaia.

    “Eu quero providências. Impossível que o Paulo Schettino (presidente da FMF) não viu o que aconteceu aqui hoje, porque eu ligo e ele fala que é com o Jurandy (Gama Filho, presidente da comissão de arbitragem), que entende menos do que ele. O Jurandy é um treinador frustrado, está no futebol só para aparecer, num gasta um real do bolso dele. O Ipatinga tem condição de fazer bons jogos na final, mas a questão agora não é essa. E ano que vem, como vai ficar?”, questionou Itair Machado.

    ResponderExcluir
  18. Esse zé esquilo-anonimo-dez nomes é um fanfarrão.
    Não vejo a hora do simão se aposentar. Vou soltar fogos. Mais um jogo do inter que ele mete a mão. Como o mais experiente mão leve do centro, assim mesmo, sutilmente.
    Acho que o inter é o favorito. O silas já perdeu pro fossati no primeiro turno.
    Aos 15 min do segundo tempo eu vi que o pelotas tinha 'largado'. É a final que todos queriam.

    ResponderExcluir
  19. O Grêmio contrata:
    NOME: VALBER LIMA SOBRAL
    56 335313
    VALBER LIMA SOBRAL RS GREMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE
    CT. 708614 de 01/04/2010 a 31/03/2012

    NASCIMENTO: 07/08/1991
    IDADE: 19
    NACIONALIDADE: BRASILEIRA
    ESTADO/CIDADE: IRECE
    Este é o jogador de quem já havia falado e que marcou contra os juvenis na Copa SP. Saiu no BID de hoje vindo de Sergipe.
    E o Cuca Ilgo; caiu novamente. Mesmo com o pedido dos jogadores não ficou. Agora deve ser o Muricy e sua jogada de abafa manjada com aval do Celso Barros. Como Muricy não gosta muito de garotos o Flu vai sentir, pois além de um elenco jovem Xerém produz bons valores. No Fla Andrade balança como um equilibrista bêbado e Adriano faz gato e sapato. No Cruzeiro Adilson vai no mesmo caminho. Até onde resistirá? Cairá Andrade e Adilson antes que alguém da dupla Grenal?

    ResponderExcluir
  20. Adilson tem portas escancaradas no Olímpico.

    ResponderExcluir
  21. BULING, eh isso? Buling, ou coisa parecida. Só se fala nisos. Imagino q quem ache "frescura" o jogador negro não gostar de ser chamado de macaco de M, Nêgo d eM... ou coisas assim, imagino q quem defenda essa tese, ache FRESCURA também, uma criança obesa se queixar de ser gozada o dia inteiro, a semana inteira, o mês inteiro, o ano inteiro, pela turma da escola. Deve ser frescura. Qual seria a "pena' p adolescentes q praticam o tal bolingue? PENA DE MORTE? Não? É então, é o mesmo do caso de RACISTAS no futebol: se não é PENA DE MORTE, não pode ter punição alguma. Bah!

    ResponderExcluir
  22. Calma, Élvio.
    Arruma uma namorada, toma um chopp, ou tu só gostas de coca-cola?
    Élvio, leve a vida de um modo mais leve, é bom pro coração.
    radicalismo não leva a nada.

    ResponderExcluir