sábado, 17 de abril de 2010

Simon no apito e o racismo

O Gremista Delirante, um ex-colega de jornal, me telefonou ontem, sexta-feira, preocupado.

- Já viu quem é o juiz do Beira-Rio, domingo?

- Sei lá, cara. Mas só pode ser o Simon.

- Bah, acertou na mosca -, respondeu ele.

- Normalmente dá o Simon nesses jogos decisivos...

- O Pelotas está ferrado, não tem nenhuma chance com o Simon no apito, ainda mais no beira lago -, ele decretou.

Ainda conversei mais um pouco com o GD, que confessou que pretendia vestir amarelo e juntar-se à torcida do Pelotas, mas que desistiu quando soube da escalação por ‘sorteio’ do Simon.

Para o GD, e muitos gremistas que conheço, existe uma manipulação para que o campeonato termine com Gre-Nal. Aliás, eu mesmo levantei essa possibilidade, porque é a final dos sonhos dos patrocinadores, da TV e da própria FGF.

Para os torcedores, seria a hora da verdade para ver quem é o melhor, ou quem está menos ruim.

Agora, não posso acreditar que um árbitro do porte do Simon se preste a apitar preocupado em beneficiar o Inter, mesmo que sutilmente. Sabe aquele negócio de irritar os jogadores invertendo faltas até que um exploda e vá expulso? Os juízes podem fazer isso quando é do seu interesse.

Simon tem contra si, na verdade e a rigor, apenas aquela decisão contra o 15 de Campo Bom, quando não contou a troca de lado na prorrogação, deixando o cronômetro correr, contrariando regra da Fifa e criando a sua própria.

O intrigante é que a Fifa ainda o convida para Copa do Mundo. Coisas desse estranho mundo do futebol, onde nem tudo é o que parece.

Agora, se Simon fizer uma arbitragem neutra, realmente isenta, acho que o Pelotas pode vencer o Inter.

Penso assim em função de que o Inter segue acumulando atuações apenas razoáveis na média, tanto no Gauchão como na Libertadores.

Já o Pelotas mantém um padrão competitivo elevado para o seu nível, e conta com um treinador que conhece cada jogador do rival e sabe explorar seus pontos fracos. Não foi isso que o Beto Almeida fez contra o Grêmio?

Então, aposto uma Norteña que o Pelotas vai pra final.

Mas, repito, com uma arbitragem absolutamente neutra, o que é o mínimo que se espera de um juiz de futebol, ainda mais do nosso representantes na Copa.

SAIDEIRA

Racismo no futebol. Sigo convicto de que briga de dentro de campo deve ficar dentro de campo, com julgamento, se for o caso, na justiça desportiva. Essa história de ir para a delegacia porque um chamou o outro de negrão ou macaco durante um bate-boca tenso, nervoso, é o fim da picada.

Quando guri, me chamavam de alemão batata, diziam que eu devia ir para a roça capinar em vez de jogar futebol. Depois do jogo, tudo numa boa.

No caso Danilox Manoel, temos o confronto de um jogador habilidoso contra um truculento. Danilo apanhou bastante, reagiu verbalmente, de forma inadequada, mas aceitável dentro do contexto da situação, teve até cabeçada e cuspida.

Agora, condeno coisas como aquele lance do ex-zagueiro Antônio Marcos que ao sair de campo sinalizou para a cor da pele de um jogador negro do Grêmio, isso lá no Jaconi. Aí já foi coisa pensada, saída de campo, não no entrevero.

Outra coisa: o Danilo chamou Manoel de macaco. Ele tem companheiros ‘de cor’ no seu time, e um dia ainda pode jogar ao lado Manoel.

É muita frescura.

FECHANDO A CONTA

É revoltante: temos legislação rigorosa para esse tipo de coisa, e também para defender adolescente assassino, mas não para manter preso estuprador e pedófilo como o sujeito preso na semana passada em SP (e o juiz que o soltou está numa boa, dando entrevista e lamentando). E centenas de casos indecentes e nojentos como esse.

É o Brasil.

24 comentários:

  1. Treinadores...
    Dos classificados, só Cruzeiro não venceu fora (16/04)
    Bruno Furtado - Portal Uai

    O Cruzeiro é o único clube entre os sete matematicamente classificados às oitavas de final da Copa Libertadores que ainda não conseguiu vencer fora de casa. Em quatro compromissos como visitante, incluindo a seletiva, os mineiros empataram três e perderam um.
    Na seletiva, o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o Real Potosí em Potosí, na Bolívia. Já na fase de grupos, o time perdeu por 2 a 0 para o Vélez Sársfield, em Buenos Aires; ficou no 2 a 2 com o Deportivo Itália, em Caracas; e no 1 a 1 com o Colo Colo, em Santiago.
    Os seis demais classificados já conseguiram triunfos fora de casa. São eles o Vélez Sársfield (ARG), Corinthians, Libertad (PAR), Alianza Lima (PER), Universidad de Chile (CHI) e Once Caldas (COL).
    Também estão garantidos nas oitavas de final os mexicanos Chivas Guadalajara e San Luís. Ambos ganharam as vagas da Conmebol por terem sido eliminados na edição de 2009 por conta da epidemia de gripe suína no México.
    O classificado que mais venceu fora de casa foi o Corinthians: 2 a 0 sobre o Racing, no Uruguai, e 1 a 0 sobre o Cerro Porteño, no Paraguai. (UAI)

    Ilgo; teoricamente esta é uma das Libertadores mais fácil de vencer, pois os grandes clubes argentinos, uruguaios e paraguaios.

    Cruzeiro vai contratar reforços para sequência da Libertadores (16/04)
    Bruno Furtado - Portal Uai

    Além de fazer mudanças na lista, Cruzeiro pode acrescentar três nomes

    Com a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores assegurada, o Cruzeiro vai se reforçar e, segundo o diretor de futebol Eduardo Maluf, apresentará novidades nos próximos dias

    ResponderExcluir
  2. Eu estou levando Fé no Beto Almeida Ilgo. Espero que o Simon apite só o que as câmeras de TV mostrarem... KKKK Aparentemente as divergências na beira d’água estão aumentando e já há vários candidatos se apresentando. Segundo li a maioria preocupada com as despesas elevadas e desempenho pífio do time.

    No inicio do ano andou saindo noticia logo “desmentida” pelo Meira que houve sondagem pelo Manoel. Digo desmentida acreditando ser Meira um Pinóquio.
    O que considerei no anterior é o fato dos grandes clubes sul americanos andarem mal das pernas fruto de má administração. O Boca pagava mais de 400 mil dólares a um treinador. O mesmo pode se aplicar aqui com Muricy, Luxa, Autuori, Mano e muitos outros. Provavelmente por querer parâmetro com a Europa alguns jogadores pedem e alguns diretores pagam salários incompatíveis com a média de renda em nosso pais. Alguns destes diretores tem renda inferior a jogadores da base. Assim os caminhos podem ter espinhos.

    ResponderExcluir
  3. Lembrete: hoje tem Ricardo Bueno e o desafio de ampliar o resultado. Completará 19 partidas e já tem 16 gols. Ricardo Bueno o que foi sem jogar. São Caetano x Oeste às 16 horas, no Estádio Anacleto Campanella.
    Continua em branco os dados da base no site gremista. Qual o mistério????

    ResponderExcluir
  4. Bem q o Chico Izidro podia botar a foto dele agora e comentar ese teu post. Vcs o chamam d emacaco nos jogos do CPOVO?
    REVOLTANTE q exista lei rigorosa p isso?
    Ser chamado de Alemão Batata é a mesma coisa q ser chamdo de macaco?
    Por acaso "ALEMÕES BATATAS" já foram escravos??? Já tiveram gerações inteiras ESCRAVIZADAS e, por conseguinte, futuras gerações, até os dias de hj, pagando caro por isso? Por todo tempo perdido, ou melhor, roubado, pelas chances que poderiam ter tido, como os "alemões batatas"?
    Porque não se ouve nas disputas da NBA, jogador BRANCO argentino, por exemplo, chamando aqueles "negõezinhos (de 3 m de altura e cinco de largura) de MACACOS?"
    Que engraçado, aí não tem o "calor" do jogo?
    Vai aqui perto, blogueiro, na Redenção, e tu via ver palavrão, xingamento e tal, de parte a parte, mas leva uma câmera e vê se tu consegue flagrar um branquelo PEQUENO, chamando um negrão GRANDE de MACACO. Vai lá, filma.
    Tu é um cara legal, mas por vezes, BEM REAÇA.

    ResponderExcluir
  5. Prazer, Antônio Marcos. Tô aqui em outra via, pós morte. Cantei o "Homem de Nazaré" e "Como Vai Você", entre outras músicas.
    Mas não fui eu que fez o gesto aquele, o racista chama-se Antônio CARLOS, é que é fácil lembrar de nome de jogador e de árbitros, etc.. e esuqecer o nome de um racista. Pq não é importante, se fosse, aí seria bem lembrado.

    ResponderExcluir
  6. Zé Esquilo cada vez mais fora da casinha. Se tu não sabe, te informo que os alemães que residiam no brasil foram perseguidose humilhados durante a guerra pq seriam crias do hitler. meu avô foi obrigado a tirar capim das ruas com as mãos só pq era alemão.
    pô, fosse hoje ganharia uma bolsa do governo como o pobre Lula.

    a gente não chama de macaco, corno, alemão ou coisa desse nivel pq o jogo é as brinca, não rola milhões, e somos todos amigos.

    realmente, é antonio carlos. mas foi só um teste para saber se o zé esquilo estaá atento, pq ele não entende o que digo.
    eu não apoio 'macaco', só acho que a punição dentro do campo deve ser dada pela justiça desportiva.
    pode até tirar do futebol pro resto da vida, mas nunca ir pra uma delegacia.
    se isso é ser reaça, sou com muito orgulho.
    agora, reaça pra é todo aquele que rotula com esse tipo de coisa quem é contra a sua opinião.
    Quer ver o Danilo no presídio? qual a punição que daria pra ele? pena de morte?

    ResponderExcluir
  7. Nao,pena d emorte, não, pois teu colega d etantos anos, o BANDIDO do fla´vio alcaraz gomes ecplodiu a cabeça da menina por cíume do macho q ele amava, e não teve pena de morte pra ele, como não teve pro teu colega Pimenta Neves nem prisão, ele q matou a guria, NO CHÃO, PELAS COSTAS. Até acho boa a tua tese de que a punição maior seja pela INjustiça desportiva.
    Quanto aos coitadinhos q sofreram perseguições na época do Hitler, é válido lembrar que ANTES, quando o hitler tava por cima, e q o Brasil (apesar de ser Getulista) estava lambendo o trasieor deles, bem maigo, aí s alemães se achavam. Depois veio a conta, como semrpe. Bem diferente dos negros q SIMPELSMENTE, cas não entendas FORAM ESCRAVOS. ACHO q não entendes...

    ResponderExcluir
  8. E aí, Ilgo, acha que o Dunga leva o Victor pra Copa? Tô achando que ele vai sobrar. O Julio César é titular, já tá na Copa. O Doni é reserva e tá em má fase, mas participou de toda Era Dunga e ainda como titular na Copa America, deve ir. A terceira vaga hoje tá mais pro Gomes no meu modo de ver. Já jogou na seleção, tá bem na Inglaterra e é experiente. Acho que o Victor só não vai a Copa se o Dunga não levar o Doni pela fase atual. Concordas?

    ResponderExcluir
  9. O Victor é melhor q o Júlio César. Só não sei se será vencedor com o Júlio César.
    A partida q consagrou o Júlio César na seleção (a primeira delas) q eu lembre foi aquela contra o Equador, lá.
    ELe defedneu horrores, MAS soltou todas as bolas, praticamente. Lembra o estilo Pato Abondanzieri. Como o Pato é multi-campeâo?
    A questão é saber se o Júlio César usa esse recurso da defesa com rebote, com a inteligência de observar antes do arremate (com o campo de visão, sem necessáriamente olhar dietamente)para onde vai espalmar,s e necessário.
    Ou SE (e aí estaria o problema) ele tem dado sorte. Se for apenas sorte, bom, aí vai ser babo ,porque ele RARAMENTE encaixa uma bola, quase sempre rebate.

    ResponderExcluir
  10. Pena que o Ricardo já entrou com lesão e ai aos 4 minutos teve de sair.

    ResponderExcluir
  11. Que tal fazer assim? Prender o "negão?"
    Abaixo, tá no clicrbs, sobre o TRADUTOR do time do Felipão.

    Neste sábado, o tradutor Marcelo dos Santos, funcionário do Bunyodkor, foi liberado e deixou a delegacia de polícia de Jedah. A sua liberação aconteceu após pedido de desculpas formal ao policial agredido na última quarta ao término do jogo Bunyodkor, treinado por Luiz Felipe Scolari, e Al Ittihad pela Liga Asiática.

    Foi esclarecido que a acusação de discriminação racial partiu da equipe de arbitragem e não dos policiais da Arábia Saudita, que trabalhavam na partida sem uniforme. O policial aceitou as explicações, o pedido de desculpas e a liberação foi concedida pelos órgãos competentes. Porém, Marcelo dos Santos ainda não pode deixar o país. Há um trâmite legal da Justiça que vai demorar mais alguns dias.

    Depois do empate por 1 a 1 com o dono da casa Al Ittihad, o time uzbeque se envolveu em uma confusão, iniciada por uma ofensa racista dirigida a Marcelo. Após o apito final, o integrante da comissão do Bunyodkor foi em direção ao árbitro da partida pedir explicações a respeito do pênalti marcado, que acabou empatando o jogo. Um dos agentes de segurança que acompanhava o trio de arbitragem respondeu com a seguinte frase: "Não responda para macaco". A ação preconceituosa desencadeou a reação do tradutor, causando um conflito generalizado.

    ResponderExcluir
  12. Eu também não acho o Julio César isso tudo. Seria meu titular hoje da seleção sim, mas tem muita babação do Galvão em cima. Aliás, quando o Galvão pega alguém pro bem ou pra mal, aguenta. Qualquer defesinha ou chute vira a coisa mais dificil do mundo. E to achando que ele e o L. Fabiano vão cagar nas calças nessa Copa. Puro palpite.

    ResponderExcluir
  13. com as idas e vindas do Adriano, de repente o Kléber poderia ser um reserva p entrar e mudar uma partida.
    Mas como não foi convocado antes, acho q agora soh se alguém se lesionar.
    E espero q o Nilmar não se lesione, ele emrece ir à Copa. Mas fico achando q ele vai acabar se lesionando naquela porcaria de campeonato espanhol. São muito pernas-de-pau q só sabem fazer faltas duras.
    Dupla perfeita, Galvão/Casão. O casagrande comentando (antes da clínica e tal pelo menos),quando algum jogador fazia um gol, oo mesmo chutava na trave, por exemplo, ele comentava: "É, ele é bom jogador, ele iso ,ele aquilo e completava EU LEVARIA P SELEÇÃO, EU LEVARIA". Hehehe, ele "convocou" uns 355 jogadores, hehehehe!

    ResponderExcluir
  14. Sem Ricardo Bueno deu São Caetano 3 x 1 Oeste. Pelo que tenho acompanhado Ricardo fazia a diferença.

    ResponderExcluir
  15. Pois é, parei pra ver o Ricardo também, e me quebrei.
    Sobre o Victor na seleção. acho que ele não vai, mas é só um palpite. é como o Davi falou: tem o Doni, que é de confiança do chefe, o JuCesar é titular. não sei se nao seria o caso de levar um goleiro mais experiente.
    outra coisa; tem jogador que treme com a amarelinha.
    o Dunga deve levar gente que já jogou e mostrou personalidade.
    agora, imitando o Casão, 'eu levaria' o Neymar.
    levaria também o Lucas.
    preocupante é o caso do Kaká, sempre lesionado.

    ResponderExcluir
  16. Engraçada estas coisas de dirigentes. Quando o clube está bem ninguém quer jogador na seleção. Agora mesmo o presidente do Santos (Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro) fala que deviam convocar Neymar e Ganso pelo que estão jogando enquanto fala em manter o time, mas que quando pagam o valor solicitado e o jogador quer ir não tem como segurar. Grande novidade. Alguém duvida que Paulo Henrique seja convocado? Com Kaká bichado eu só tenho 99,99% de certeza. A Inglaterra só contrata jogadores que tenham participado e jogado por seleções. O voto do Santos no Kleber Leite garantiu este mercado ao Santos. Estas possíveis vendas serão a salvação da lavoura, pois a administração passada deixou um rombo nas contas e sem vendas vai faltar grana para salário. O Santos que não tem quase torcida recebe mais do Clube dos 13 que Grêmio e Inter. Está na hora de rever estes valores.

    ResponderExcluir
  17. Vários clubes estão de olho no Ricardo Bueno Ilgo. Já há uma lista do Corinthians para contratação dos destaques do paulistão, pois deve haver várias vendas na janela. O meia Bruno César e o atacante Rodriguinho, ambos do Santo André segundo o FI estão na lista. Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e
    Vitória terão a gratidão da CBF. Se depender do Ricardo Teixeira o Victor já era e para o meu gosto é melhor ele (Victor) partir. Jogador com a cabeça em outro lugar não me agrada. Para meu gosto e não por ser alegretense o Matheus é o de minha preferência pela elasticidade. Como não vem jogando ele e o Grohe fica difícil avaliar. Tem sido muito boas as revelações gremistas na meta e há vários goleiros com ótimos trabalhos.

    ResponderExcluir
  18. Se liga Ilgo ! O Pelotas não tem chance amanhã. O Inter vai ganhar, e o Simon não tem nada a ver com isso, simplesmente o Inter é melhor. É evidente que o Internacional tem uma grande dose de competência, afinal não se é Campeão do Mundo se não for eficiente, salvo os casos que envolveram "Laranjadas Estranhas", mas que o Inter está com sorte não dá para negar, já imaginou se ao invés do Pelotas fosse o Avenida, eu já tinha colocado a Champanhe no Gelo, Santa Cruz iria parar.
    Estou contigo nesse negócio das 4 linhas, o que ocorre dentro do campo, tem que ser resolvido dentro de campo, afinal, naquele ambiente se fala o Futebolês e não o Português ! O jogador do Paraná deu uma cabeçada no zagueiro do Palmeiras que revidou com uma cusparada e chamou ele de Macaco do Caralho.. isso é Futebolês, cusparada com chingamento racista, pena grave, leva um tapão na orelha e a cabeçada mal dada é pena leve, leva uma dedada no pups ! E segue o Jogo !

    ResponderExcluir
  19. Sinto muito, não deu pra ler todos os comentários.
    Sobre o debate estabelecido (racismo): Esse zé esquilo-anonimo-prazer de não sem quem está mesmo fora da casinha. Já imagino um senhor barbudo com uma bandeira vermelha, com o desenho de uma foice. Argumentos irracionais não me convencem.

    ResponderExcluir
  20. Fica com esses argumentos ai abaixo (e, não são meus, nem acho q sejam de "barbudos"):
    (palmeirense Danilo cuspiu em Manoel e chamou o jogador do Atlético-PR de "macaco do c...". Já o colombiano Breyner Bonilla, do Boca Juniors, acusou Esteban Fuertes, do Colón, de dizer: "Negro de m.... Vai voltar para a África morto de fome".)
    Maravilha, hein? Quer dizer, torcedores q levam e ATIRAM bananas no campo de jogo, pra atletas negors, como na Polônia, e torcedores q agridem aos rivais, em qualquer lugar do mundo, CERTAMENTE não pensam da mesma forma, ou seja: "Ah, é ´so na hora de torcer, depois a vive na "PAZ"! SÓ.......Bah
    P.S. Ah, sim, Daniel Alves, brasileiro, foi a vítima d ehj, o umelhor, de agora há pouco, pois o troço é diário.
    Só ningue´m me respondeu ainda pq os branquelo baixinho não chama negão de 5 M de altura de MACACO. Porque será, hein "filhaõ"??????HEHHEHE

    ResponderExcluir
  21. Quem não ataca perde. Quando o Pelotas optou por se resguardar dançou. Jogadores com idade so resistem 45 minutos. A velocidade do ataque do Santos matou o SP. O Cruzeiro perde para o Ipatinga e a planilha ganhou o carioca.

    ResponderExcluir
  22. Pelotas morreu no 2° tempo, deu pena de ver. Na bola o inter não virava nem a pau mas ganhou na falta de preparo físico do time do interior. Simon nao dava amarelo pros colorados q chutavam a gol depois de marcado impedimento. Td mundo faz frente ao inter em 2010, quinta vai ser um parto pra eles classificarem, acho q o Grêmio não deve temer, ainda mais q são dois jogos.

    ResponderExcluir
  23. O Grêmio fica mais de 50 jogos invicto em seu estádio e consegue perder prá um fraco Pelotas que morre no 2º tempo. Incrível. Bem, mas são coisas do futebol.
    Agora 2 clássicos e sem palpite. Acho que o Grêmio está mais acertado. Principalmente pelo seu ataque. O Inter leva vantagem no retrospecto dos últimos clássicos, mas a gente sabe que isso não significa nada.
    Maratona dura pros dois. O Inter vai sofrer na quinta-feira, mas acho que passa. E o Grêmio vai pegar uma pressão das brabas em Floripa, mas tem muito mais time. Pelo placar conseguido aqui (mesmo com os errinhos bobos de arbitragem) deve garantir vaga.
    Depois do 1º gre-nal o Inter joga pelas oitavas da LA (se passar quinta) e o Grêmio contra o Flu pela CB. Aí vem o 2º e decisivo gre-nal no Olímpico. Depois disso, Flu de novo e oitavas de novo e depois estréia no Brasileirão.
    Muita dureza prá 21 dias. Mas com a grana que os boleiros ganham e a vida saudável que levam dá prá encarar.

    ResponderExcluir
  24. hahahah, se traindo de novo, "errinhos bobos d earbitragem', ahahhaaha

    ResponderExcluir