terça-feira, 14 de julho de 2009

D'Ale e o ministro


O D’Alessandro agiu como um guri de colégio, na pelada do recreio, chamando para a briga um colega da outra turma. Quando mais o William ria na cara dele, mais o argentino se enfurecia. Virou um tourinho bravo. Foi um cena hilária, mas como aconteceu em meio a jogo de decisão, não no pátio do colégio, alcançou dimensão maior. As imagens correram mundo pela TV e internet.

Eu imaginava que ele pegaria alguns jogos de suspensão. Algo próximo ao aplicado a Diego Souza, que protagonizou uma ação chocante e grosseira, nada cômica, ao ser expulso e voltar para o campo para agredir um adversário, o Domingos, pelas costas. Pois o Diego levou oito jogos.

Se fosse o Ibson (então no Flamengo) no lugar do D’Ale, qual seria a punição? Se é que haveria punição.

Então, o tribunal julga conforme cores clubísticas. Nenhuma novidade nisso. Mas a gente não se acostuma com as injustiças, não adianta. Se irrita, protesta, escreve alguma coisa no blog para descarregar, mas realmente é duro. Quando não são os juizes de campo, são os julgadores do tapetão.

Soube agora que o grande ministro Gilmar Mendes mandou soltar um grupo de deputados de Alagoas, acusado de desvio de verba e de assassinato. Eles voltam à Assembléia local.

Enquanto isso, o D’Ale fica dois meses sem poder trabalhar. Penso que a punição maior dele (e da torcida) foi ter prejudicado o Inter na decisão, quando o time começava a reagir.

Ainda acho que o Inter pode amenizar a pena do jogador recorrendo ao Pleno. Ou levando para o STF, deixando tudo nas mãos do ministro Gilmar Mendes.

3 comentários:

  1. Duvido que ele fique os dois meses suspenso. Certamente haverá uma redução no Pleno. Acho que essa é a tática do STJD, apavorar primeiro pra reduzir a pena depois. É a técnica do bode fedorento na sala.

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é uma coisa, outra coisa...
    O dalessandro mereceu a punição que teve. A imagem é muito forte. Foi julgado no stjd do rio, e não no de sao paulo, como foi o diego souza. Uma coisa é dizer que o diego souza teve uma pena branda. Outra é justificar uma redução na pena do dalessandro baseado na pena do diego souza.
    A justiça de um estado interpreta as leis de uma forma, a justiça de outro estado de outra forma, dentro de uma margem razoável. Incidentes em regionais sempre dão penas brandas. O inter foi absolvido quando sua torcida jogou as pedras de gelo no juíz, por exemplo.
    O diego souza tinha que pegar uns 90 dias no mínimo. O dalessandro vai ter sua pena reduzida, não tenho dúvidas.
    Se fosse em anos anteriores, as penas seriam muito superiores, não acham?

    ResponderExcluir
  3. D’Alessandro definitivamente não é um garnisé. É um galo comum que não desenvolveu. Um garnisé teria partido para a briga e não encenado. Cabeça de técnico: Thiego, Fábio Santos, Joílson e Helder, Léo, Rafael Marques e Mário Fernandes, Túlio, Adílson e Makelele, Tcheco, Maylson e Isael, Jonas, Perea e Alex Mineiro. Só falta o Tcheco arrumar um vermelho para não jogar o grenal. É só para não falar que pego no pé aviso antes... Ilgo; o Coritiba tem Riquelme. O camisa 40 do coxa é German Angel Segovia Riquelme, paraguaio de 20 anos. Além do argentino Ariel o coxa investiu no atacante angolano Geraldo, de apenas 17 anos.

    ResponderExcluir