terça-feira, 21 de julho de 2009

Nilmar e o 'da cá o meu'

A saída de Nilmar é inevitável. Ele deve ir para o clube alemão aquele cujo nome só o Chico Izidro – para quem não sabe, trata-se do afro-descendente mais germânico que existe por aqui – sabe pronunciar, o Wolfsburg.

O Chico enche a boca para pronunciar VÔLFS, coloca um acento circunflexo reforçado no O e depois dá uma espichada no S, algo assim: sssss. E complementa feliz, irradiante: BURG. Mas não é um BURG comum, desses que a gente pede nas lancherias com jeito norte-americano.

O BURG do Chico tem a letra U com o som quase igual o da letra O, com ‘chapeuzinho’, como aprendi em tempos idos, e bota idos nisso, lá na gloriosa Lajeado, no colégio estadual Fernandes Vieira, num tempo em que dava gosto em estudar em colégio público porque as professoras ainda não eram ‘trabalhadoras em educação’.

Bem, era um tempo em que o legado do grande LEONEL BRIZOLA em termos de EDUCAÇÃO ainda persistia e era respeitado.

Isso posto, concluída a aula de alemão, retomo a questão Nilmar. Essa imprensa, devo reconhecer, é muita chata. Está ‘vendendo’ o Nilmar desde que ele começou a fazer gol pelo Inter, mostrando sua completa recuperação.

Agora, a coisa esquentou. Chegou a esquentar antes, mas Nilmar continuou aqui para alegria daqueles que apreciam o talentos no futebol e, principalmente, para satisfação dos colorados.

O que emperra o negócio: o rachids.

Não, não é nenhum milionário árabe, ou turco.

É a divisão da grana. Tem muita gente querendo pegar uma beirada nos 42 milhões de reais do negócio, uma megasena muito acumulada.

É X para o Inter, Y para o investidor, Z para o empresário, e... Vou parar por aqui se não vai o alfabeto inteiro.

É isso, o futebol virou um grande negócio. Eu escrevi negócio, não negociata.

Como é que se diz ‘dá cá o meu’ em alemão? Vou perguntar ao Chico.

QUESTAO DE ORDEM

Quem virá para o lugar do Nilmar? Sugestões devem ser encaminhadas ao Beira-Rio, mas pode ser enviadas para cá também.

A PROPÓSITO...

O chico Izidro, consagrado autor de ERA VIDRO E SE QUEBROU vem aí com novo romance. Não li, mas já gostei. Não percam, nos melhores botecos.

3 comentários:

  1. Hehehe. Aula de alemão é boa.
    O nilmar joga demais, mas nunca fui muito com a cara dele. Mas o que interessa é futebol, e isso ele joga.
    Saudades do Brizola, embora nos últimos anos ele estivesse meio perdido. Seu maior erro foi dar força ao pt. Nunca caí nessa.

    Direto para o Francisco:
    Grêmio empresta Helder ao Bahia - vai tarde, como todo o respeito.
    Saída de Alex Mineiro faz Grêmio desistir de emprestar Ricardo ao Caxias - aí está o tão falado Ricardo. Confesso que não vi muita coisa nele, mas boto fé mesmo assim.
    Roth continua falando mal do Grêmio. Esse é rancoroso até o dedão do pé ESquerdo.

    ResponderExcluir
  2. Indireta para o Rafael; Este (Helder) é cria do VOCÊ SABE QUEM. KKKK No clicrbs:
    Autuori perguntou a Mário se ele poderia jogar na lateral:
    Na sexta-feira, o guri foi questionado por Paulo Autuori se poderia jogar na lateral-direita. Ora, ele começou como centroavante, passou a pivô no futsal da Portuguesa de Desportos e virou zagueiro, aos 17 anos, no São Caetano. Portanto, na hora disse “sim”. Depois, ao ver Nilmar em campo, ele pensou “e agora? como é que eu vou segurar o homem?”. Mas o garoto acabou jogando como o ídolo Lúcio, dono de pernas tão longas quanto as suas, e o mesmo ímpeto para jogar-se ao ataque.
    Após a comprovação da técnica de Mário Fernandes, a preocupação do Grêmio é acabar com as suas cãibras. Diante do Sport, resistiu apenas 45 minutos. No Gre-Nal, foi até os 39 do segundo tempo.
    – Ele já melhorou bastante, mas ainda precisa aprimorar a resistência e suportar um jogo inteiro. Em mais algumas rodadas deveremos ter o Mário em 90 minutos – adverte o preparador físico Gilvan Santos.
    Apesar da fama de trotamundo, Mário jamais saiu do país. Na adolescência, sequer ia ao Morumbi acompanhar o seu São Paulo. Sonha em conhecer Londres e jogar no Chelsea. Mas o primeiro passaporte está por sair. Em setembro, o zagueiro conhecerá o Egito, onde disputará o Mundial Sub-20 pela seleção.
    – Oba, vou conhecer as múmias. Mas eu volto, não se preocupem, não fujo mais – garante um Mário bem-humorado.

    ResponderExcluir
  3. Com 3 de Ciro (Sport) sub-20 bate o Paraguay do papa tudo.

    ResponderExcluir