domingo, 19 de julho de 2009

Cem anos depois deu Grêmio de novo

O Grêmio começou a ganhar o Gre-Nal 377, o do centenário, a partir de dois fatos:

- o técnico não era Celso Roth, que perdeu quatro grenais em cinco disputados, um com goleada;

- ao trocar Joílson por Mário Fernandes, Paulo Autuori recompôs o sistema defensivo, que se tornaria frágil demais com a apção anteriormente anunciada e que destaquei no meu comentário anterior ao clássico. E o garoto, o famoso 'doril', deu conta do recado com muita qualidade.

Agora, pesou muito também o fato de o Inter ter jogado sem inspiração, faltou criatividade, e acima de tudo, vi o time por várias vezes um pouco apático, ou sem aquela garra necessária para vencer um Gre-Nal.

O Nilmar fez o gol, numa falha clamorosa do Souza (ele se redimiu depois ao empatar cobrando falta) após escapada de Andrezinho, mas, fora esse lance, se submeteu à marcação. Ele já está com a alma na Espanha, no Villarreal.

Taison foi ainda pior: nem fisicamente parecia estar em campo. A estratégia de Autuori foi inteligente: posicionou o time mais atrás para não dar espaço ao Taison, que assim se torna um jogador comum. Ele precisa de campo para jogar.

Começar o jogo com Taison, que também não anda em boa fase, foi o maior erro de Tite. Deveria deixar o garoto para o segundo tempo.

No Grêmio, a dupla das trombadas só mostrou alguma coisa no segundo tempo. Primeiro, no gol de Maxi Lopes, oportunista, cabeceando para fazer 2 a 1, pegando rebote de Guinazu, que evitou o gol de Rever. Depois, Maxi fez grande jogada trombando com Sorondo e Índio, levando a melhor, e deixando Herrera livre para ampliar: a bola bateu na trave direita.

Maxi foi um guerreiro. Irritou a marcação com seus puxões e empurrões. Quase no final, o Guinazu pisou em sua perna, de propósito, após uma ríspida disputa, tipo luta de vale-tudo.

Resumindo: Autuori ganhou o duelo tático e seus jogadores mostraram mais entusiasmo, mais determinação. Um indício importante a favor da minha análise: D'Alessandro estava calminho demais. Não discutiu, não brigou, mas foi o mais efetivo do meio para a frente, com alguns chutes perigosos.

Arbitragem correta do Gaciba, facilitada pelo estado de espírito dos jogadores.

Vitória justa do Grêmio.

A direção colorada nega, mas Tite deve mesmo dançar.

Sobre o buquimequi do CP: havia cravado 4 a 1 para o Grêmio. Perdi dois reais.

O botequeiro Francisco acertou: ele cravou 2 a 1 na cabeça.

7 comentários:

  1. Ilgo; acertei o resultado, mas errei quem faria, pois pensei em Índio de cabeça pelo Inter e Herrera e Souza pelo Grêmio. Sempre levo medo com as falhas da saga e saídas dos goleiros que, aliás, quase permitiu mais um gol de cabeça.
    Mas a piada do dia foi a dos vermelhos mostrando de onde estão vindo as bagunças e agitações no RS. O ministro da Justiça e ex-prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, foi eleito por aclamação no início da tarde deste domingo como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo gaúcho nas eleições de 2010 no encerramento do 19º Encontro Estadual Extraordinário da sigla, realizado entre ontem e hoje, na Capital. Participaram 1.252 delegados escolhidos em 366 encontros municipais. Felizmente para o RS eles já iniciaram perdendo (vermelhos 1 azuis 2).

    ResponderExcluir
  2. Hoje vou falar sobre os vermelhos; os vermelhos estão mal de pernas (preparo físico) e a punição de D'Alessandro travou a turma. Aliado a isso, o Grêmio entrou bem postado e só permitiu a marcação de Nilmar por falha de Souza no confronto de pesos pena. Perdeu no velocidade e ombro na eterna mania de brasileiro cair pedindo falta. Cair pedindo falta eu encaro como duas coisas. Justificar uma derrota pessoal e jogar para a torcida. Melhores na minha visão: Mário, Réver e Adílson que jogou sentindo dores. Piores: Fábio, Túlio e Herrera.

    ResponderExcluir
  3. Ilgo... hoje eu perdi a paciência com o Tite. Estava em um bar, assistindo ao jogo e um outro colorado disse, no início do segundo tempo: "Mas que coisa! Ele não vai tirar o Taison?". Respondi: "Não antes dos 30 minutos, exceto se tomar um gol antes". Quando o cronômetro marcava 20 minutos eu ainda disse: "Faltam 'só' mais dez minutos pra agüentar a onda...". Mas aí o Maxi fez o gol antes e precipitou a atitude do Tite. Não que seja um técnico ruim. Eu até não desgosto dele. Mas ele não consegue fazer o time voltar a se apresentar bem. Os gols sempre são falhas da defesa, e sofridos quase do mesmo jeito. A armação é muito pobre em criatividade. Não há jogadas decentes pelos flancos. E isso tudo nem é falta de elenco! Tá na hora de mudar, senão o time vai degringolar de vez... Abraço!

    ResponderExcluir
  4. O inter está segurando um pouco o Tite para justificar a contratação do Muricy. Algo do tipo: "Não deu, seguramos o que podemos, mas...".
    Dessa vez, ganhamos. Jogando mais. Não aconteceu como no grenal de Erechim, onde perdemos jogando melhor.
    Francisco seria lanterna no cartola fc. Ele ia apostar só na gurizada, aí já viu. É um jogar bem para 3 sucumbirem.

    ResponderExcluir
  5. Rafael; tu é falador. kkkk Mas vejamos: Thiego até o pontapé era o melhor na lateral direita; Grohe não entrou mas segura o rojão. Mário o Doril entrou e resolveu (embora não tenha sido formado na base); Adilson é o pulmão do time e Maylson a alternativa para o meio. Roberson marcou pela sub 20 só não marca por não entrar. Quem sempre salvou o Grêmio nos últimos anos foi a base em campo e nos bancos R$. Léo que eu não gosto veio da base. O grande problema é que os treinadores preferem jogadores velhos e rodados. Autuori só vai lançar jovens para faturar. Muricy tendo um velho de bengala queima um garoto.

    ResponderExcluir
  6. Hehehe. O Muricy realmente gosta dos veteranos.
    Esse Roberson, vi pouco dele mas gostei. Não digo o mesmo do Isael, esse eu vi pouco e pouco vi. Mas levo fé, sempre. Quero ver o Saimon também.
    O Léo parece que pode sair mesmo. Juventus? Acho que não. Seria estranho o Bari querer o Réver e a Juventus o Léo.

    ResponderExcluir
  7. Até eu já perdi a paciencia com o Tite.

    ResponderExcluir