sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ciúmes e a dramatização no futebol

O amplo espaço da mídia a Maxi Lopez por causa do gol marcado no Gre-Nal provocou duas reações de ciúme, uma diferente da outra.

A primeira foi da mulher do atacante. Wanda Nara aproveitou um episódio confuso, mal-explicado, para também ela receber atenção da imprensa. A moça está acostumada a aparecer na mídia argentina, lá ela é uma celebridade. Ainda não sei exatamente por que, mas é, talvez como outras daqui, que surgem do nada e ao nada retornam.

Na verdade, nos últimos tempos ela apareceu mais do que o marido. Então, de repente, ele passou a brilhar mais. Aí, ela pegou essa história do ‘sequestro em que o sequestrado persegue o sequestrador’ e repassou para os amigos da imprensa argentina (incrível, ontem uma equipe da TV argentina veio a POA para reconstituir a história), sabendo que o assunto logo teria destaque por aqui.

Wanda Nara, enfim, começou a ser ‘celebridade’ aqui na província. Em breve, deverá aparecer em programas como o da Luciana Gimenez.

Outra crise de ciúme foi do Tcheco. Ele quis dizer que se mata em campo, ninguém reconhece, enquanto todos só querem saber do "bonitinho’ que faz gol. É mais ou menos isso.

A frase deveria se esgotar nela mesma. Mas, nós jornalistas, gostamos quando acontecem essas coisas mais incomuns no futebol. Estamos cansados de falar de gol perdido, impedimento não marcado, pênalti inexistente, essas coisas que se repetem à exaustão.

Hoje, o técnico Autuori colocou o assunto no seu devido lugar: nós dramatizamos demais os incidentes do futebol.

Acho que levamos o futebol muito a sério. Afinal, o futebol cada vez mais é um grande negócio, em que muita gente fatura muito dinheiro, nem sempre de maneira lícita, ética ou moral.

Essas três palavrinhas me remetem imediatamente à venda finalmente concretizada de Nilmar. Ele acabou mesmo no Villarreal. Tem muita gente soltando foguete, e não apenas os gremistas mais fanáticos.

Já aqueles que dramatizam de verdade o futebol, os torcedores, no caso do Nilmar, estão neste momento tristes. Talvez até revoltados, porque acreditaram que com 100 mil sócios o clube não precisaria mais vender seus craques, ou não precisaria tanto.

Mas, como diria o filósofo do Olímpico, ‘no futebol como na vida’, quanto mais se ganha, mais se gasta.

5 comentários:

  1. Ilgo; até hoje uso uns jeans que comprei na fábrica da Vila Romana em João Pessoa e uns da Lewis comprados lá em Rivera e já tem uns 8 anos. Só azul escuro. Agora depois de velho bateu ciumeira no yellow man. O icterícia man ficou magoado... Realmente Rafael tem de trocar por alguém da posição; hoje a noticia é que Isael esta renovando por 5 anos. Renovar e ganhar aumento jogando, tudo bem. O problema é renovar e só ficar bancário... Claro que a maioria dos destaques estão em BH ou na seleção. Falo de Roberson, Bérgson, Pessalli, Dener, Ricardo, Matheus, Salini, Berg, e o volante dos juvenis Émerson. Anda acredito no grande capitão Gerson dos juvenis e muita gente boa dos juniores. Ai já se tem uma pequena amostra de quantidade e qualidade no plantel sem uso por parte do elogiado AUTUORI. Só quero é transferir elogios para realidade e muitas taças nos armários.

    ResponderExcluir
  2. Um lenço para o Hiltor: O Inter vendeu Nilmar. O Inter pode ter vendido um sonho, o sonho de conquistar o Brasileiro no ano do centenário. Buá buá... A pergunta que me faço é esta: se 100 mil sócios, mais o dinheiro da
    TV e outras tantas receitas não pagam a folha e demais pendengas,
    quantos associados serão necessários para o Inter manter sua finanças
    sem ter que vender anualmente um ou dois ídolos? Quantos? 200 mil,
    300 mil... O Inter vendeu Nilmar. Pode ter vendido o sonho do Brasileiro.
    Que temporada! Depois de perder a Copa do Brasil, a Recopa, de perder
    a liderança do Brasileiro e cair para o terceiro lugar, o Inter perde Nilmar.
    Ainda há tempo para salvar o ano do centenário, sei, mas os indicativos
    são de que 2009 será um ano para ser esquecido, um ano pífio.
    Mas e o BONITINHO? Até parece choro de guampudo... Pode não ser o politicamente correto mas nestes tempos de frio e geada no Alegrete só comendo capivara assada para ficar mais tempo na companhia das brasas.

    ResponderExcluir
  3. Mais um time de AUTUORI cai; no início da tarde desta sexta-feira, o Grêmio deu adeus a Copa Brasil Sub-15 na fase de quartas-de-final. Após um empate sem gols com o Desportivo Brasil no Estádio Édison Siena, o Tricolor foi eliminado por 7 a 6 pelos paulistas, depois de 26 cobranças de pênaltis. Sim, se Autuori é o responsável ....

    ResponderExcluir
  4. Com apenas uma estrela no ocaso (a estrela anã vai esfriando aos poucos), mas bem treinado por Sérgio Guedes o Santo pode surpreender aos desacostumados com o futebol, pois grandes nomes (clubes) do passado dão lugar a equipes novas e bem estruturado. Com Adilson, Makelele e Túlio; Isael, Maylson, Souza e Tcheco mais Herrera, Jonas e Ricardo ficam as preguntas: Tcheco?? Não estava mal fisicamente... E Ricardo entrará? Isael agora de contrato novo joga ou vira bancário? Makelele está fazendo o q nesta lista?

    ResponderExcluir