quinta-feira, 16 de julho de 2009

Estudiantes: ganhou o melhor

Foi uma quarta-feira gorda. Depois do jogo do Grêmio, que acompanhei na redação entre uma matéria e outra, me fixei mais no duelo do Mineirão, mas atento também ao Inter no Beira-Rio.

Há mais de um mês escrevi que considerava o Estudiantes o time mais forte, mais capacitado, para ser campeão. Muito antes, disse que o Grêmio nem chegaria à final. Com tantas trapalhadas da direção, que conseguiu a proeza que jamais será igualada de disputar a Libertadores com três técnicos, o Grêmio até foi longe demais.

Bem, o Estudiantes é o campeão. Foi muito superior no jogo de ida e manteve um jogo equilibrado no Mineirão. O goleiro Fábio, a meu ver, falhou grosseiramente no primeiro gol. Ficou debaixo da goleira com a bola cruzando a pequena área. Deu mandrake nesse grande goleiro.

Depois, o segundo gol. Vitória por 2 a 1. Resultado justo. Mereceu o Estudiantes.

Agora, ficou a sensação de que essa foi uma Libertadores fácil de ser conquistada, porque nenhum time realmente despontou. Foi tudo muito parelho. E isso só compromete mais a atuação da diretoria gremista.

No Beira-Rio, o Inter deu uma respirada na noite fria. Fez 2 a 0 ao natural, mas depois se complicou. Penso que o Inter foi o mais prejudicado nas expulsões, aliás, exageradas, de Fred e Magrão. Fred não vem jogando nada, está em conflito com a direção do Flu. E Magrão é um guerreiro, mesmo que tecnicamente possa não estar em sua melhor fase.

O Fluminense reagiu. Aí, entrou o Taison para colocar a casa em ordem. Marcou dois gols e salvou o Inter, que vai para o Gre-Nal com moral mais elevado.

Sobre desfalques, o Inter perde mais sem D’Alessandro e Magrão. O Grêmio não terá Thiego (merece uma bela punição interna e também no tribunal) e Léo. Se não puder contar também com Rever, aí a vantagem passa a ser do Inter.

Agora, se Maxi Lopez também não se recuperar, o Inter passa a ser favorito.

4 comentários:

  1. Ôpa! Fiquei fora do ar um dia e o negócio aqui deu uma revirada legal.
    Não tenho dúvidas que o estudiantes mereceu vencer. Não sou de torcer para argentinos, mas não tive outra alternativa. O cruzeiro, além de dirigentes que repetem as velhas táticas das raposas do passado, tem jogadores de pouca índole. Falei sobre isso em outro comentário, a tempos atrás.
    O jogo foi bom, teve de tudo, parecia um bom filme, daqueles que não se fazem mais. Primeiro tempo monótono, segundo tempo quente, com direito a virada.
    Ramires, que poderia ter sido expulso na argentina, não esteve bem novamente. Bateu o quanto pôde. Vários jogadores abaixo do que podem render. Como diria o outro, amarelaram. De resto, um Verón jogando muita bola.

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar passar. O ariel é um atacante tosco, de time pequeno. Nada mais. O Thiego mostrou que, as vezes, apostar na base pode ser arriscado. Ele mostrou também que tem um grão de feijão no lugar do cérebro. Merece gancho do stjd e multa do Grêmio, e quem sabe ser afastado do grupo por uns tempos. Nada de passar a mão na cabeça. O Grêmio ia muito melhor, apesar do empate, até a expulsão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafael; penso que não tens acompanhado o Coritiba. O Ariel estava fora de forma. Lembre-se que são 21 anos. Veja e compare com os de Maxi e ai voltamos a conversar sobre Ariel.
    Coritiba x Inter = http://www.youtube.com/watch?v=tmMJH3mEDIU
    Coritiba x SP = http://www.youtube.com/watch?v=vQeqPZZ-PHc
    Coritiba x Ponte = http://www.youtube.com/watch?v=1AB_oRXwWZA
    Coritiba x Grêmio = http://www.youtube.com/watch?v=5dVKsTQsdPY
    Ariel Gerardo Nahuelpan Osten,15/10/1987 - Ciudad Evita – Argentina, 1,90, 8 gols em 2009 em 30 jogos.
    Maximiliano Gastón López, 03/04/1984 - Buenos Aires – Argentina, 1,88, 9 gols em 2009 em 24 jogos.

    ResponderExcluir
  4. O Hiltor hoje escalou dois times para o Grêmio: Um Grêmio para o Gre-Nal: Victor; Joílson, Réver, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Maxi Lópes e Jonas (Herrera). Outro Grêmio: Victor; Makelele, Réver, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Maxi López e Jonas (Herrera). A única diferença é na lateral direita com Joílson ou Makelele o genérico.
    Na minha visão é a mesmice e sem ousar não vai ganhar. Manter uma formação buscando um entrosamento é importante, mas esperar até os últimos minutos para substituir quem não está bem é a meu ver errado. Se Autuori pensa assim não necessita banco. Basta um goleiro e um zagueiro.
    Também no CP de hoje: 'São expulsões ridículas, como foi a do Thiego, não têm perdão. Estamos tomando medidas, entre nós, dentro do vestiário, para que isso não ocorra mais', disse o capitão Tcheco. Quero ver o que a imprensa vai perguntar quando ele (o icterícia) for o expulso.
    Visitem: http://www.dcomercio.com.br/especiais/2009/museu/index.htm

    ResponderExcluir