sábado, 25 de julho de 2009

Frio e covardia

Encosto o nariz na janela. Ele congela. Espirro. São flocos de neve que saem das minhas narinas vermelhas, enrijecidas.

Se eu não fosse tão covarde, iria ao Olímpico hoje, no começo da noite, quando o sol estará pousando no Guaíba.

Já fui a jogos em dias de muito frio, até mais do que este de agora. Há 30 anos, eu estava no jogo da neve, em Bento, à noite.

Antes disso, na minha única viagem como torcedor, ainda barbudo, cara de tupamaro, enfrentei um frio de ranguear cusco para ver Grêmio e Novo Hamburgo. Fiquei encarangado na arquibancada, duro de frio. E ainda perdi o jogo por 1 a 0, gol do Xameguinha.

Na volta, a gente só queria a cabeça do técnico, Oto Glória. Fomos todos esperar a delegação no Olímpico.

Esperto, o técnico idolotrado em Portugal ficou no meio do caminho, no aeroporto.

Não sei se ele foi covarde ou digno.

Só sei que eu sou covarde mesmo. Não encaro mais o frio para ver jogo de futebol.

Mas qual motivo eu teria para ir ao Olímpico, num jogo contra o glorioso Santo André?

Ricardo. Ele pode estrear.

Está bem, ele deve ficar no banco de reservas. É o único atacante escalado para o banco. São boas as chances de que ele entre. E eu gostaria de estar lá para conferir. Levo muita fé nesse jogador. Ricardo tem o estilo de Nilmar.

Futebol é assim mesmo: sai um craque, aparece outro. Demora um pouco às vezes, mas o futebol segue, a vida segue, como diria o filósofo Paulo Autuori.

Eu, por exemplo, perdi a vontade de ir ao Olímpico quando Renato Portaluppi foi vendido por 600 mil dólares ao Flamengo, em quatro parcelas, sempre pagas com atraso.

Nilmar sai por 40 milhões.

Não importa o dinheiro que entra, e sim a alegria de ir aos estádios que nos deixa.

Vou assistir à estreia do Ricardo diante da TV, cuia na mão e cuca no prato.

Estufa ligada, claro.

7 comentários:

  1. Ôpa!
    Realmente o frio está de matar. Não vou por dois motivos simples: grana e distância. Sei, moro em Porto Algre, em tese o estádio fica próximo, mas se fosse aqui do lado talvez eu fosse. Pena que para ir eu tenha que ficar 40 min em um bus e depois caminhar mais 20. Nesse frio, sem chance.
    Ricardo eu quero ver estrear. Já disse, não achei os lances dele tudo aquilo, embora veja certa qualidade, mas levo fé do mesemo jeito.
    Quero ver também o Roberson ter mais chances, esse aí eu coloco algumas fichas. Tenho curiosidade no Pessali e no... bem, esqueci o nome dos laterais da base. Espero o Francisco para me corrigir.
    Um dia vejo neve. Áh se vejo.

    ResponderExcluir
  2. Mas é ruim de sangue o ILGO. Tem de ter sangue quente cara. Já te imaginou no Canadá ou na Sibéria. Ia querer ficar numa garrafa de vodka. Kkkkk A melhor coisa para o frio é um banho e uma boa toalha felpuda sendo friccionada na pele. Depois uma camiseta e um cirolão daqueles cinza tipo veludo cotelê e pode vestir qualquer coisa que está fardado para o frio. Quem já teve e guardou sabe o que é bão. Mas voltando a futebol e à solicitação do Rafael os nomes mais promissores no momento são: Bruno Bairros Collaço, 1,73 e Fernando Marçal de Oliveira, 1,74 pela esquerda com Gabriel Orlandini Spessato, 1,80 e Sérgio Bueno de Carvalho, 1,71 pela direita. No meio campo, Isael, 1,71 é meia esquerda assim como Douglas, 1,70 e Pessalli, 1,78. Bérgson, 1,79 pelo que sei e Roberson são pela direita. O Dener Assunção Braz, 1,75 que é de Bagé me parece que também é pela direita. O problema é os de bengala do Autuori passarem para o departamento de geriatria como Tcheco que o Ilgo me acusa com razão de pegar no pé. O Marcelinho Paraíba é mais velho e joga mais que o Tcheco.

    ResponderExcluir
  3. O Roberson até que foi bom estar com a sub 20 para ganhar cancha e visão por parte do Autuori. Na minha modesta opinião poderia substituir o Souza e até compor com Souza por ser rápido e finalizador como um atacante vindo de trás em velocidade. Autuori que vá estudando, pois com Mithyuê 100% agora com a partida de Orteman as opções ficam com Roberson ou terá de inventar com Makelele, pois ao que tudo indica Joilson também está partindo. Sei que para o meio estamos bem servidos mas tem de botar a gurizada para treinar e jogar buscando entrosamento. Felipe Massa deverá ficar fora de uns três GP após esta cirurgia. Que baita susto...

    ResponderExcluir
  4. O nosso contrário é que segue desesperadamente contratando jogadores em todos os cantos e cantando os gremistas. Gustavo, zagueiro de 19 anos, ex-Bragantino, João Paulo atacante de 19 anos ex-São Caetano, já treinam no Beira-Rio com o lateral-esquerdo Lima, titular do Criciúma com apenas 17 anos. Vamos fazer dinheiro é o mote vermelho.

    ResponderExcluir
  5. Se não bater um reumatismo com o frio no Santo André ou alguém mais mandar matar alguém não é Ilgo o time tem: Dininho com 34, Gustavo Nery com 32, Marcelinho Carioca com 38 e jogando melhor que o Tcheco Icterícia, Rodrigo Fabri (recuperado do joelho pelo Grêmio e recebendo) com 33, Osny com 33 e Fernando com 42. Se estiver errada alguma idade foi o IG e não eu.

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos ganhamos.
    Não pude ver o segundo tempo, problemas técnicos. Mas como é ruim essas jornadas duplex... mas é o que temos, infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo é dose pra mamute! Perde mais gols que o Jonas, Herrera e Alex Mineiro juntos! Ao menos nos treinos.
    Abraços, Claudio

    ResponderExcluir