sexta-feira, 31 de julho de 2009

Grêmio, alternativas para não afundar mais

Perder no Morumbi para o São Paulo não é nenhuma desgraça. Há poucos dias o Inter empatou com o SP no Beira-Rio. O problema é a série constrangedora de resultados negativos fora do Olímpico. Sem sua torcida, o bafo na nunca, o Grêmio é presa fácil.

Não sei se não seria o caso de fazer uma seleção dos melhores do pessoal da Avalanche e colocar em campo. Um lateral melhor que o Fábio Santos apareceria com certeza. Todos os gols, ou quase todos, que o Grêmio toma começam pelo lado esquerdo da defesa. Esse rapaz é desatento, marca mal e seus apoios quase nada acrescentam. Melhor improvisar um zagueiro por ali.

E com isso já resolveria outro problema. Túlio seria um bom reserva de um time que ambiciona uma vaga na Libertadores de 2010. Aliás, com o tipo de planejamento que faz essa direção não adianta nada entrar na próxima Libertadores, porque mais uma vez o time não irá chegar. Túlio não consegue cobrir o setor esquerdo, não tem pegada forte, diferente do Adilson. Volante de contenção veterano precisa ter muita técnica para compensar as deficiências que chegam com a idade. Só o William Magrão poderia dar um jeito.

Na frente, titular só o Maxi Lopez. O resto é tudo japonês, como diz o meu colega Paulo Moura, do alto de sua larga experiência.

Sobre idade, a observação vale também para Tcheco. O problema é que não tem ninguém no grupo para o seu lugar. O Souza, acho que não resta dúvida, só joga sob o calor da torcida. Longe de casa, ele vira jogador comum. E isso talvez ajude a explicar um pouco tanto resultado negativo fora do Olímpico.

O cavalo está passando encilhado para o técnico gremista. O problema é se ele sabe galopar, ou ao menos subir no animal. É hora, aliás, já passou da hora, de apostar mais na gurizada. É observar esse pessoal que disputa o torneio de junior em MG e investir.

O Saimon se apresentou e pode ser útil. Quem sabe até como volante. Ou ainda lateral-esquerdo. Pior do que os que estão jogando ele não vai fazer.

O esquema atual 4-2-2-2 é muito bom, em tese. Faltam os jogadores adequados. Com o que o Grêmio tem, melhor seria voltar aos três zagueiros. Mas isso o Autuori não fará.

Sobre o Autuori, ele tem carta branca até nas categorias de base. É hora de ele mostrar serviço, sendo mais criativo, menos conservador. Por enquanto, ele consegue ser pior, muito pior, do que o Celso Roth.

Jamais pensei que fosse escrever essa frase. Mas, como diz um velho conhecido: essa é que é a verdade, essa é que é a realidade.

EM TEMPO

Douglas Costa. Sejamos honestos. O guri só entra em fria. No ano passado, o indesejado escalou o guri e ele deu boa resposta em um ou dois jogos. E logo voltou para a reserva, entrando só no finalzinho. Enfim, um processo de queima. Só faltou o indesejado repetir a frase que usou certa vez em relação ao Chiquinho, no Inter:
“Vai lá queridinho da torcida, vai lá e resolver”. Ainda tenho esperança no Douglas Costa. Ontem, ele entrou bem no jogo. Com moral e apoio do técnico, ele pode resolver.

9 comentários:

  1. Ontem tive a impressão de que o Fabio Santos deve ter começado como zagueiro na base. Ele é lento e não sabe apoiar. Tenta sair jogando e se atrapalha, adianta muito a bola e coisas do gênero. Mas acho que um zagueiro alí pode ir melhor. O Thiego jogou com o mano como lateral esquerdo, por uns tempos. Não que eu defenda essa saída, acho que deve ter lateral na base, é apenas uma opção.
    Túlio é veterano. Até aí tudo bem. Mas, além de todas as particularidades de um veterano, ele é lento, acha que joga mais do que realmente joga e não tem imposição física. Se não ganhamos na técnica, pelo visto, não será na força.
    Boto fé no Douglas Costa, mas acho que o Roberson está "mais pronto".

    ResponderExcluir
  2. NEGATIVO RAFAEL: Depois da admiração dos jornais ingleses, é a vez do Francisco defender o Douglas Costa hehehe. Só coloquei um contraponto pois todos batem no Douglas que é um garoto e aliviam com os adultos. Sempre fui e continuarei sendo um defensor da base pois sem ela não haverá lastro para a principal e receita para o clube. Lastro são jogadores com ALMA E SANGUE gremista que os dirigentes atuais e passados esqueceram e nada ganharam. A muito venho falando que na MINHA visão o meio campo ideal seria: Bruno (vendido sobra) Willian, Julio Cesar
    ou Émerson com o Adilsom; Roberson ou Mithyuê pela direita, Douglas ou Isael pela esquerda com Souza no centro. Ainda podem usar o Pessalli e o Bérgson. Não vejo Maxi ou Herrera como referencia. Sou mais o Perea. O Tcheco seria para o segundo tempo pois não tem mais folego.
    Si, seriam 5 no meio com alguém flutuando ora pela direita hora pela esquerda abrindo os espaços pois Douglas, Souza e Roberson (Mithyuê) são bons de chegada e arremate não necessitando de dois trombadores. Ai teremos a proteção de 2 na contenção e 3 no ataque além do atacante. Émerson é o juvenil que subiu e tem outros volantes de boa qualidade como o Mateus. Na lateral esquerda seria melhor o Thiego ou o Marçal que é da posição.

    ResponderExcluir
  3. Thiego é uma opção para o lugar do Fábio Santos, pois já jogou na lateral-esquerda do Grêmio em 2007, com o Mano Menezes. Ele pode não acrescentar muito ofensivamente, mas pelo menos defenderá melhor do que o Fábio Santos. Se optar pelo esquema com 4 zagueiros, ao melhor estilo do futebol inglês, Autuori poderá escalar um volante mais ofensivo, como o Maylson, para o lugar do Túlio. Até mesmo o Tcheco pode ser esse segundo volante, propiciando a entrada do Douglas Costa na meia-esquerda.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Matheus. Vamos botar os mais velhos como eu no banco. Tem de botar gás no time e deixar a cadência e passes laterais para após o placar a nosso favos estar bem definido. Chega de brucutu como Túlio. O Rafael não foi o melhor volante dando pontapé e sim por saber tirar e passar sem falta. Se tivesse marcado alguns gols, seria o melhor do planeta. Temos uns guris bons e é só colocar para jogar. Com boa orientação e jogos aparecem ligeirinho. Tendo um meia canhoto (função que até o Adilson vinha efetuando com arrancadas pela esquerda) que saiba driblar, arrematar e cruzar (Douglae e Isael)resolvem a parada. Pode segurar o lateral ou zagueiro pela esquerda até o meio do campo. Teríamos uma defesa mais forte e mais agilidade no meio campo hoje lento e previsível.

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa é a desnecessidade de transformar zagueiro em volante. Zagueiro tem tiro curto e tem de ser muito rápido em poucos metros. O Volante tem de ter resistência e velocidade, pois o moderno marca apóia e define. Assim como muitos goleiros hoje vem jogando (tipo no futebol de salão) o volante tem sido a arma de surpresa e definidor em muitas partidas. Só se monta um conjunto jogando e nisso apoio o Autuori. Só não apoio no uso de determinadas peças. Sim, estou falando de Túlio e Tcheco no meio e a dupla Argentina em campo. Não vejo qualidades no Maxi para ser a referência. Faltam qualidades no arremate, garçom e senso de colocação. Não tem raciocínio rápido, velocidade e sangue frio na hora H. Só com sangue frio um atacante pode ser matador, pois chutar por chutar qualquer um chuta. Tem de saber a hora de puxar o gatilho. O Herrera é um abridor de espaço e muito faltoso. O Herrera é um abridor de espaço e muito faltoso. Por procurar o combate de corpo os do apito já pegaram a malandragem e raramente marcam faltas nele e sim dele. Caindo pelas laterais sim, pode ser útil até pela garra. Ja sei que vou levar chumbo. kkkk

    ResponderExcluir
  6. Mas ele deu passe para fulano e beltrano. Centroavante tem de marcar a cada 3 oportunidades ou é mais um na multidão. Pagar 120mil US por mês para um cara que chuta 20 para marcar 1 é demais. Até o cearense parado lá na frente marca mais. O DODO dentro de 2 meses já pode jogar. Com 60 dias dá para fazer lipo e voltar com 80% do preparo físico. DODO é melhor que Maxi, Herrera e Jonas juntos estando em forma. Sabe marcar e serve de garçom.

    ResponderExcluir
  7. O Herrera está pedindo para sair do time. Ele deveria perder a vaga para o Jonas (sim, ele mesmo). O Maxi pode não ser o atacante dos sonhos, mas não vejo outro no Olímpico. Colocar o Romário gordo da Taça Bh ou o Alex cópia do Éverto é suicidio. Melhor seria o Rafael Marques hehehe

    ResponderExcluir
  8. Quem mandou provocar. KKK eu indiquei aqui o Lincon - Orlando Francisco Pires Junior. Não leram e agora vão pagar bem mais caro pois o Sport deve ter lido e acabou de contratar. Em 26 partidas marcou 20 gols e jogou todas as partidas do clube os 90 minutos (nunca foi substituído). Igual ao Maxi, Herrera e Jonas. Segundo consta foi comprado por 1,2 milhões de Reais. Mais um pequeno detalhe: Só tem 25 anos 17/02/84 e é canhoto. Quer saber Mais: http://www.futebolpaulista.com.br/jogador.php?cod=39&ref=1&req=1
    http://www.meusport.com/numeros_do_atacante_lincoln/noticia12770.html
    Outro que esta querendo sair do atual time é José Gustavo Sand que marca sempre e é o artilheiro do Argentino. Coisa que Maxi e Herrera nunca foram.
    Peso o Romário pode perder pois é da idade. O Ronaldo fez LIPO. KKK Acertar o pé é que Maxi não vai pois pé que nasce torto... só conserta até os 14.
    Não me atendem e ai dançam. Tem de ler aqui as dicas. kkkk

    ResponderExcluir
  9. Sumiu Rafael. Assistiu aos juniores? Pegaram a febre dos profissionais. Com 8 gols o Pessalli me foi errar onde não podeira.

    ResponderExcluir