domingo, 13 de setembro de 2009

Jonas: cada vez mais titular

Entro no taxi no aeroporto, recém chegado de Buenos Aires, onde entre um vinho e um chorizo e outro visitei a redação do jornal Olé, aquele que vive pegando no nosso pé.

O motorista está ligado na Guaíba. Levo um susto, está 2 a 0 para o Cruzeiro em pleno Beira-Rio. O repórter grita: “O Cruzeiro é um grande time, vice campeão da Libertadores”.

Dias atrás o time do Adilson lutava para se distanciar do rebaixamento, agora, mesmo jogando com quase só com reservas, estava alçado a ‘grande time’. Sim, vencia o Inter e ainda perdia gols, passou então a ser um grande time. Alguém até lembrou: “vice campeão da Libertadores”.

O fato é que não tem como justificar essa derrota. O Inter perdeu por 3 a 2 dentro de casa no momento em que poderia ocupar a liderança isolada do campeonato. O Cruzeiro, decididamente, não é um grande time. O Inter também não é tudo isso que é cantado e prosa e verso pela maioria da crônica esportiva. O Inter é, sem dúvida, forte candidato ao título, mas está longe de ser imbatível.

Depois de acompanhar o resto do jogo do Inter em casa, pela TV, assisto ao Grêmio nos Aflitos. Souza, que fora do Olímpico não joga absolutamente nada, abriu o placar, após cruzamento do ... Tcheco, aquele que o Autuori deixou no banco.

Depois, Jonas fez bela jogada e marcou 2 a 0. Jonas, goleador do campeonato. O futebol é mesmo cheio de surpresas. Agora, eu sempre apostei no Jonas. Sempre vi nele um jogador diferenciado, um atacante que não é parasita, pois também cria as jogadas de gol para si. Sempre acreditei que ele precisava de uma sequencia para ganhar moral e confiança. Está chegando lá.

Só não entendi por que Jonas creditou a vitória, a primeira do Grêmio fora de casa, ao técnico Paulo Autuori.

Na verdade, até entendi. Jonas descobriu que é preciso bajular o treinador. É por isso que, em boa parte das vezes, muitos correm para os braços do técnico quando marcam gol. Puxar-saco de técnico publicamente gera dividendos. Jonas parece ter descoberto o caminho para continuar titular, tendo a continuidade que nunca teve no Grêmio. Eparece mentira que ele ficou na reserva do Alex Mineiro nas decisões contra o Cruzeiro.

A vitória parecia tranqüila. Se bem que Autuori permitiu que o Náutico crescesse no jogo, sem tomar providência para evitar isso. Aí, Maxi Lopez tratou de complicar tudo. Já havia recebido um cartão amarelo imbecil no primeiro tempo. Levou o segundo, ainda mais imbecil. Foi expulso. Espero que seja punido no bolso. É onde eles sentem mais.

O Grêmio, que estava mais perto de perder a primeira em casa, acabou vencendo fora. Victor, mais uma vez foi decisivo. Ainda há muito o que ajustar na equipe. A escalação foi correta. Túlio, que anteriormente foi inventado na lateral direita, ficou onde deve estar: no banco. O jovem Bruno correspondeu, e merece continuar. Lúcio também fica bem no banco. Pelo menos até que justifique a titularidade. Carteiraço não.

Uma vaga na Libertadores está ao alcance. O jogo-chave será contra o Goiás, rival direto na briga pelo quarto lugar.

Em tempo

Minha visita à redação do Olé, o jornal cri-cri dos brasileiros, em breve aqui no boteco. Com fotos.

6 comentários:

  1. Nem nos lembre do Alex Mineiro. Ninguém sabe onde ele está. Nunca aparece nos gols da rodada. Esse é ruim demais.
    Eu sempre achei o Jonas insuficiente, mas ao contrário de uns eu não xingava tanto (tanto), pois sabia que não tinha outro.
    O segundo tempo foi um show de horrores novamente. Um time melhor poderia complicar. O Rochembach melhorou o time, mas ainda espero mais dele.
    Teremos pequenos Winks na argentina? Sabe o que dizem do tango...

    ResponderExcluir
  2. Seleção Sub-17 é campeã da 7ª Copa Sendai, no Japão
    Gérson, capitão do time, é eleito melhor jogador da competição
    (CBF.com.br) 14/09/2009 09h11

    CBF
    Com a vitória neste domingo por 1 a 0 sobre a França, a Seleção Brasileira Sub-17 chegou aos 9 pontos em três jogos e sagrou-se campeão da 7ª Copa Sendai. O capitão do time, Gérson, autor do último gol da equipe de Lucho Nizzo na competição, foi escolhido também o melhor jogador da Copa.
    A chegada da delegação em São Paulo está prevista para esta terça-feira, às 10h55.
    Estou enviando para o Ilgo fotos do Gérson

    ResponderExcluir
  3. 14/09/09 - 17h00 - Atualizado em 14/09/09 - 17h01
    Paulo Autuori encantado com os jovens defensores do Grêmio
    Treinador volta a dizer que clube pode ficar tranqüilo no setor, que tem Mário Fernandes, Saimon e Neuton como apostas
    GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre.
    Assim não vale Ilgo; Autuori está repetindo o que falei. Só esqueceu o Gérson e do Marcus Vinicius ou o repórter não completou. Agora com mais calma; a recueta do Grêmio pedia a entrada de novo fôlego no segundo tempo. Sei que é arriscado efetuar modificação no inicio do segundo tempo, mas como Tcheco não resiste assim como o Souza tem de fazer. Na frente é visível a falta de gás do Maxi e Jonas. Não me venham com a conversa de que 85% dos gols passa pelo Tcheco. Se só joga Tcheco... Assistam no campo e vejam a realidade. Na TV só aparece quem esta com a bola. Tcheco necessita de uma nova pré temporada e ai voltaria na ponta dos cascos na hora H.

    ResponderExcluir
  4. Até na vitória o Tcheco leva chumbo!
    Ele fez as duas assistências ontem;
    Se as fotos da Marianinha nunca vieram, imagina as fotos do Ilgo no Olé. Estamos na era digital, descarrega e 'uppa' elas.
    Não importa se o Gérson é baixo para a posição, o que importa é que ele joga.

    ResponderExcluir
  5. Essa historia de 'pequenos winks' só se fosse com a 'patroa'. as argentinas são bonitas, mas prefiro a minha catarina.
    bah, rafael, quer me comprometer?
    O Francisco, que nos deve uma ovelha, não vai largar nunca do pé do Tcheco. ele é um 'pedolatra futebolistico'.

    ResponderExcluir
  6. Não sejam faladores; dou um duro danado buscando noticias e vocês não elogiam. Quem no Brasil sabia resultados da seleção Sub 17. Eu ia na madruga buscar resultados no site oficial e depois mandava a um amigo em SP que confirmava ou efetuava a tradução. Eu olho o Tcheco como mais um jogador e não como salvador da pátria. Até hoje nenhum jogador é maior que o conjunto, pois ninguém resolve só. Quer ver como são as coisas vá ao campo e veja, pois a TV engana. Tem jogador que sabendo onde a TV está e os olhos de arbitro e bandeiras cometem faltas ou se escondem das jogadas. Eu me ligo muito nestes lances e vi Souza se esconder do jogo aqui. Tcheco por várias vezes andou em campo escondido entre dois jogadores do Náutico. Tem de ser macaco velho para saber quem está recuperando o fôlego e sou bem velho nesta modalidade. Não falei que jogaram mal e sim que necessitam de um recondicionamento. Gérson marcou na primeira e ultima partida. Defendeu, marcou e fez jogadas de efeito carregando o time o tempo todo. Devo não nego e pago quando puder. Estou levando ovelhas prenhas, carneiro e lagostim. Não gosto de camarão e lagosta. Hoje será um baião de dois com macaxeira frita preparado por um cearense cratense aqui em Gravatá PE.

    ResponderExcluir