terça-feira, 22 de setembro de 2009

Liberdade, Cuba e invencibilidade

Já estão prendendo blogueiro. Quem é contra o sistema acaba na cadeia.

Calma, ainda não chegou aqui. Ainda. Estou me referindo ao paraíso da liberdade, Cuba. A organização Repórteres Sem Fronteiras denunciou na semana passada a detenção de um blogueiro e de um diretor de jornal cubano. Luis Felipe González Rojas e Yosvany Anzardo Hernández foram detidos e agredidos no dia 10 de setembro.

O blogueiro já foi libertado. Mas o diretor do jornal segue na cadeia, e não estava conseguindo se comunicar com a família. Hoje, segundo a RSF, 26 jornalistas estão presos em Cuba.

O interessante é que ainda tem jornalista por estas bandas que não perde oportunidade de saudar o regime do imortal Fidel. Considerando que a liberdade (de imprensa) é requisito fundamental para exercício do jornalismo, esses ‘colegas’ estão no mínimo na profissão errada.

Ah, mas aqui eles podem se expressar livremente. Até para defender regimes totalitários que prendem jornalistas...

É por essas e outras que eu prefiro falar de futebol.

Ontem, o colega Rafael Peruzzo, que está fazendo o setor do Grêmio na ausência do Carlos Corrêa e que se revelou um pé quente de primeira (5 a 1 na sua estreia), me perguntou de chofre, um tiro à queima roupa:

- O Grêmio perdeu para o Cruzeiro no Olímpico. Isso significa que foi quebrada a invencibilidade em casa?

Respondi sem pestanejar (estou usando umas expressões do tempo em que o Paulo Moura começou no jornalismo):

- Não, o Grêmio segue invicto.

Mas vai daqui, vai dali, acabei ficando em dúvida. Afinal, o time B vestia a camisa do Grêmio, defendia a instituição num campeonato oficial, então, era o Grêmio. Portanto, a o Cruzeirinho do meu amigo Ernani Campello quebrou a série de 32 jogos (mais de um ano) sem derrota no Olímpico.

Agora, isso é para fins de estatística. O fato é que o que interessa é o time titular. E este continua invicto, sim (esta é para imitar o estilo petista de falar, pois eles gostam de colocar o sim, faz parte das ‘ações afirmativas’, no meio das frases, podem observar).

A rigor, o Grêmio perdeu a invencibilidade. A rigor, se o Grêmio for campeão da Copa Dallegrave, com seu time B, terá conquistado um título em 2009. Mas alguém vai festejar esse título? Vai entrar para a contabilidade no fechamento do ano? Não.

A questão é polêmica, mas aqui entre nós não leva a nada. Assim como não tem grande importância o fato de o time ter aplicado mais de uma dezena de goleadas no Olímpico. O que importa no final das contas é saber quantos títulos conquistou. E o único título que o Grêmio ainda pode ganhar na temporada é o da Copa Dallegrave. Se bem que vaga na Copa Libertadores já é considerada título por uns e outros, principalmente por dirigentes que buscam amenizar os seus fracassos.

Aí vale tudo, até campeonato de peteca.

EM TEMPO

Mas o que houve com o festejado time B do Grêmio, que conta com alguns jogadores muito bons? Entre eles, o Maicon e o Bruno Renan. Preocupante. Talvez o botequeiro Francisco, que sabe tudo sobre a base gremista, possa explicar.

11 comentários:

  1. Falar de política é sempre difícil. Há muita gente alienada. Conversando com um amigo meu, quase mato ele, na lata, ao ouvir tantas besteiras. Coisas de quem não sabe nem o que faz no mundo.
    Ouvi por aí que o empresário do Gerson quer tirá-lo do Olímpico. Alguém averigue a informação.
    Essa de Cuba realmente... tem gente que até hoje acha que eles tem a melhor medicina do mundo. Imaginem, uma ilha isolada, sem qualquer rastro de globalização, obviamente não possui as melhores mentes do mundo, nem acesso aos avanços tecnológicos mais recentes. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. E pior anda a DIPROMACIA dos petistas. Ja se meteram onde não foram chamados ao dar abrigo a Zelaya. Eu mandaria invadir e pegar o chapeludo para por na cadeia. Mas respondo facilmente a derrota de Rospide. Porto Alegre 3x2 Grêmio
    09/09/2009
    1. MATHEUS
    2.SÉRGIO
    3.SPESSATO
    4.LÉO
    5.MATEUS MAGRO (CAPITÃO)
    6.MARÇAL
    7.FERNANDO
    8.FELIPE
    9.ALEX
    10.PESSALLI
    11.BÉRGSON
    12.BUSATTO
    13.RENAN
    14.MARCUS VINICIUS
    15.DENER
    16.VINICIUS
    17.MATHEUS VIDAL
    18.EMERSON SATOSCHI

    Grêmio 2x1Milan
    16/09/09
    1.MATHEUS
    2.SÉRGIO
    3.SPESSATO
    4.NEUTON
    5.MATEUS MAGRO (CAPITÃO)
    6.MARÇAL
    7.FERNANDO
    8.FELIPE
    9.ALEX
    10.PESSALLI
    11.BÉRGSON
    12.BUSATTO
    13.BROCK
    14.RENAN
    15.DENER
    16.DOUGLAS
    17.VINICIUS
    18.EMERSON SATOSCHI

    Grêmio 1x2 Cruzeiro
    21/09/2009 ainda não tem súmula.
    1.GROHE (capitão)
    Saimon, Gerson, Spessato, Neuton e Marçal; Fernando Bergson,Bruno Renan, Felipe e Vinícius Emerson; Ricardo e Roberson.

    ResponderExcluir
  3. Alterou demais a equipe sem treino e conjunto frente a um adversário forte e com jogadores rodados. Foi cutucar a onça com vara curta e saiu lanhado. Mesmo faltando conjuntos e até onde a péssima imagem permitiu vi belos lançamentos do Bruno Renan e ótima imposição do Gérson. Saimon não foi bem e vários garotos não renderam como um que vem me agradando muito que é o Bérgson. Roberson esteve meio perdido como cusco em mudança. Se possível peça ao setorista para dar uma olhada no Mithiuê pois o mesmo não vem jogando. Terá algum problema pós cirurgia?

    ResponderExcluir
  4. Até parece 'liberdade de expressão"; 'liberdade de imprensa". QUE FAZ COM ESSA LIBERDADE o teu jornal? NEGA, IGNORA PÊNALTI ESCANDALOSO NÃO marcado a favor do Internacionale e depois, RESSALTA que o pênalti para o Vitória, ah, esse foi INCONTESTÁVEL.
    Pior que ditadura, pior q cerceamento do diretio de expressaõ, é quando a imprensa é livre e faz nojeiras como essa que outros sempre fizeram, mas agora é o CORREIO DO POVO QUE VIROU PARCIAL.
    PS. Milhõs de crianças no mundo, passarão fome nesta noite, NENHUMA CUBANA!

    ResponderExcluir
  5. Não sei nada do Maicon??? Mas descobri que além do Genro e um Wink agora tem o Juliano Fogaça. KKKK Falando sério agora gostaria de ver este meio campo: 5 MATEUS MAGRO,8 FERNANDO, 10 PESSALLI 7 Roberson e 11 BÉRGSON. Com esta turma pode colocar o Juliano Fogaça ou até o Yuri com 14 anos de centroavante que vai chover na horta. Claro que quem segura toda a bronca é o alegretense Matheus com a 1. Rafael; nada sei sobre empresário do Gerson quer tirá-lo do Olímpico. Deve ser para R$ arrumar uns trocados pois este tem um baita mercado. Mas lá bem no fundo ILGO a razão das derrotas do B é reflexo dos seus treinadores. Um treina quando é fora e outro no Olímpico ou arredores. Panela onde dois ou mais querem cozinhar só dá lavagem para porcos... Andrey Lopes, Rospide e Weber dando pitaco termina no buraco. Foi suficiente a explicação?

    ResponderExcluir
  6. A CBF acaba de divulgar a convocação para sub 15. São Paulo 03, Inter 03, Flu 02, Fla 02, Bota 01, Vasco 03, Galo 01, Porco 01, Vitória 01, Corinthians 02. Cruzeiro 00, Santos 00, Coritiba 00, Grêmio 00, Juventude 00, Furacão 00, Bahia 00, Portuguesa 00, Ponte 00, São Caetano 00, Guarani 00. Terão estes clubes 00 jogadores? Só vou citar o Mamute Yuri do Grêmio que com uma perna ja é bom.

    ResponderExcluir
  7. Da beira para o Olímpico.
    39
    RS
    185906
    SPORT CLUB INTERNACIONAL/RS
    DOUGLAS DA SILVA SILVEIRA
    RESCISÃO
    40
    RS
    185907
    SPORT CLUB INTERNACIONAL/RS
    JULIANO FOGACA SOARES
    RESCISÃO
    41
    RS
    335270
    SPORT CLUB INTERNACIONAL/RS
    NATHAN SOARES BORDIGNON
    AMADOR

    ResponderExcluir
  8. O problema de acompanhar a base é que o garoto volta e meia pula para o outro lado.
    Quem diria, o suplente da luciana genro votou a favor da criação das novas vagas para vereadores. Nem falo como estou surpreso...
    Até que enfim os três patetas resolveram liberar os três pamonhas. Estranho o Francisco não ter falado nada ainda.

    ResponderExcluir
  9. É que só eu venho tratando de temas desagradáveis ultimamente. Mas se observar bem faz tampo que falo do tutu jogado fora com Makelele e Túlio. Jadilson e Joilson seriam nomes de lotar fusca e jamais aeroporto. Pessoalmente sempre defendi os pratas e o Collaço vem me agradando e ainda tem o Marçal. Na direita é que a coisa não vem bem, mas Sérgio com algumas partidas pode segurar a vaga. Outro que recuperado vai ficar sem função é o Fábio Santos. Se as modificações sairam do Autuori o Fábio Santos e Túlio não ficam em 2010. Fatalmente Pessalli, Bérgson, Mateus Magro, Fernando, Émerson, Mithyuê, Dener e mais alguns vão colocar o Tcheco no banco. E vem mais gente chegando na idade....

    ResponderExcluir
  10. Amigos, acaba de ser publicado o contrato do Goleiro Gottfried Antônio Gols, 91, por 3 anos com o Vasco.

    O BlogdeBase acompanha a base do Vasco e queria saber se alguém pode me passar mais informações sobre este jogador que defendeu o Grêmio, no Infantil e Juvenil.

    Desde já grato.

    ResponderExcluir
  11. Em minha opinião era uma grande promessa realidade. Assisti em Eldorado alguns treinos dele e me agradou muito pela elasticidade. Godo foi titular em várias partidas e depois sumiu sem ninguém comentar nada. Creio ser ótima contratação mesmo sem saber como esta hoje pois sei que era bom e o que é bom dificilmente estraga. Outro que sempre falei bem e esta ai de titular é o alegretense Matheus.

    ResponderExcluir