domingo, 10 de maio de 2009

Agora, o furo é mais embaixo

No Brasileirão o furo é mais embaixo. Não tem essa moleza que até agora foi encontrada pela dupla Gre-Nal.

O Inter se deu melhor. Fez os três pontos e isso é o que importa num campeonato por pontos corridos. E ainda por cima jogando fora de casa.

O Grêmio, jogando em casa, tinha a obrigação de vencer. Ficou no empate por 1 a 1 com o Santos. Mereceu vencer, mas o Santos é uma equipe forte. Resistiu bem e criou alguns lances perigosos na área gremista.

O Inter enfrentou um time reserva do Corinthians, com três ou quatro titulares no máximo. Para quem entra no campeonato como favorito ao título, o Inter ficou devendo. Salvou-se com um gol antológico de Nilmar. Um gol que se fosse marcado por Ronaldo receberia uma placa no Pacaembu. Nilmar driblou metade do time paulista. Eu, que sou fã de carteirinha do Nilmar, festejei.

Taison, que era a grande esperança, decepcionou. D'Alessandro também não teve o brilho de jogos anteriores. Como disse acima, no Brasileirão o furo é mais embaixo. Pegar um time do Caxias desfalcado de três ou quatro reservas e golear, como ocorreu na final do Gauchão, é uma coisa. Já enfrentar o Corinthians, mesmo com vários reservas, é outra coisa muito diferente.

No Olímpico, o Grêmio fracassou. Enfrentou um adversário de maior peso e não conseguiu vencer. Empate em casa no Brasileirão é ruim, independente do adversário. Mas não é isso que importa.

O que realmente interessa é que o Santos mostrou que o Grêmio ainda não tem um time capaz de ser campeão da Libertadores. É a lição que se tira desse jogo. Contra adversários de qualidade inferior, o Grêmio se deu bem até agora na Libertadores. Mas já na outra fase, passando o San Martin, a competição se afunila e o caldo engrossa.

Aí então, também na Libertadores, o furo será mais embaixo.

O EMPATE

O Grêmio vencia por 1 a 0, golaço do Réver. Douglas Costa já estava em campo havia uns oito minutos. Até ali não havia feito nada, o que desacredita aqueles que defendem o garoto como titular no lugar do Tcheco, por exemplo.

- Pô, o Douglas Costa entrou e nada fez até agora -, exclamei. Mal terminei a frase e o guri fez uma falta idiota diante da área. Molina cobrou e fez o gol de empate. Douglas Costa havia, enfim, feito alguma coisa.

Na verdade, o Grêmio mereceu vencer. Mas, além de um gol a mais, óbvio, faltou um treinador, ou alguém sem o ranço do 'indesejado'. Por que sacar o Jonas e colocar o Túlio? Por que não sacar um zagueiro, o Rafael? Afinal, naquele momento o Grêmio empatava em casa com o Santos.

Na Libertadores, no mata-mata, empate em casa é quase uma despedida.

14 comentários:

  1. Eu sou um dos que querem Douglas Costa como titular no lugar do Tcheco Ilgo. O problema não está no Douglas Costa e sim nos treinadores (Roth e Rospide Galvão) e seus esquemas. A mesma pergunta é: porque Tcheco não marcou ou Máxi? Não estão lá para isso? O problema é que do outro lado havia um cara com visão e que conhece a maioria dos jogadores do Grêmio e sabe de suas limitações. Falta conjunto ao time do Grêmio. Faltam jogadas ensaiadas e posicionamento em campo. Não há variações táticas e as trocas são sempre defensivas ou de seis por meia dúzia. Enquanto Mancini mandava atacar Rospide sacava atacantes. Esta é a diferença. Olha que o Kléber Pereira vem mal e perde uns 4 a 5 por jogo. Quem não compra um bilhete não ganha na loteria. Qual o ritmo para um cara que vem de lesão grave e que na partida anterior jogou 2 minutos. Assim, não se irrite comigo e com o Douglas Costa. Abraços Francisco

    ResponderExcluir
  2. Não me irrito. S´´o ainda nao vi nada de mais no Douglas Costa. O carlos Eduardo com menos oportunidade já mostrava futebol. Acho que o guri até pode ser um jogador especial, a gente ve que ele tem talento.
    Mas ele nao tem a menor condição de ser a cabeça pensante de um time
    ele precisa jogar solto, tipo o Souza.
    Ele pode ser reserva do Souza, nunca do Tcheco.
    Outra coisa, se é pra ele entrar no lugar do theco, que fique longe do setor defensivo.
    Mas aí precisa um treinador, não acha Chico?
    até mais, Ilgo

    ResponderExcluir
  3. Agora o Rospide Galvão já sentiu o peso da vaia e vai encontrar seu mestre ou oponente? Como tem um ditado que não podemos seguir dois mestres vamos ver no que vai dar. Rospide aprende a pensar ou o leite derrama. O Rotho vem de dois empates e uma derrota nos penais. Terá mais tempo e menos desgaste para preparar um pega ratão ao Grêmio. Roth vai fazer das tripas coração para mostrar que é o bom para o Grêmio e para o Atlético. Eu até que considero o resultado satisfatório (empate), pois previa uma derrota das feias e com casa cheia. Mesmo tendo perdido as finais do paulista e saído da Copa do Brasil o Santos tem um esboço de time que o Grêmio não tem. Não é uma maravilha de time, mas incomoda. Pela distancia Victor poderia ter tirado a bola de Molina. Revi umas 20 vezes a cobrança. Similar a colocadinha de Jorge Raúl Huamán Salinas só que mais forte e diagonal.

    ResponderExcluir
  4. Concordo Ilgo que Douglas tem de jogar solto como Roger ou como Souza em algumas partidas e que rendeu melhor. A diferença é que o Douglas na seleção joga e chama o jogo. No Grêmio ao contrário evita as jogadas e força na marcação. Vamos ver se Autuori descobre o posicionamento ou é melhor emprestar para fora e depois vender.

    ResponderExcluir
  5. O Douglas é novo. Mais do que era o Carlos Eduardo. E não teve sequencia. Lembramos que o Carlos Eduardo foi titular durante um gauchao todo. Jogou contra times fracos e pode se adaptar aos profissionais. Douglas foi chamado na fogueira no brasileiro do ano passado. E não teve chance contra as babas do gauchão esse ano. Reserva do reserva.

    Quem acompanhou o sul-americano sub-20 viu um jogador de potencial tremendo. Merece oportunidades, sim. Mas daí imaginar que vai decidir entrando aos 30 do 2º tempo é crueldade.

    Acho um absurdo culpá-lo pelo empate de ontem. Sei que não foi tua intenção, ilgo. Mas dá a impressão quando te referes ao lance do gol como uma falta boba do Douglas. Foi uma falta boba. Mas o time recuou demais. Rospide mostrou porque era assistente do roth ao tirar um atacante e colocar um volante. Chamou o Santos para o campo do grêmio. Com uma formação 'normal', não tão encolhido, quem sabe o santos não rondasse a área do grêmio nos minutos finais.

    ResponderExcluir
  6. Tem sim senhor... Palhaço e palhaçadas à vontade. Em cada lateral tem um incebando (enrolando, fazendo cera). Tem é que campiá na base as peças que necessitam. O Túlio que chegou ontem já jogou mais tempo que a maioria dos jovens reservas. Bruno Renan. Só para informar: Douglas costa jogou 8 partidas em 2008; em 2009 7 pelo gauchão, 1 pelo brasileirão e 2 pela libertadores. Somando os tempos em campo não deve passar de 5 jogos em 2009. É palhaçada querer jogar a segunda partida do brasileirão contra o Roth com os reservas. Eu, Francisco Coelho repito que é palhaçada para que não fique dúvida.

    ResponderExcluir
  7. Assim como as "diretorias" e departamento de futebol que vem errando tudo e complicando a vida do clube fica a pergunta. Virá mesmo o Autuori. Claro que qualquer criança sabe que como o Autuori esta sob contrato, com clausula de renovação e o passaporte na mão do mandatário não pode ser oficialmente confirmado. O problema é que a cada instante um dirigente fala sobre o assunto. O Ricardo Bueno da Silva chegou há mais tempo que Túlio e mesmo tendo condições de jogo nem relacionado foi. Nada tenho contra o Túlio, mas e os outros? Foram contratados para estourar a folha como 11 mil pelo fujão.

    ResponderExcluir
  8. Só para arrematar: lembrem da última partida com os reservas... Mesmo com Roth o Atlético é time grande.

    ResponderExcluir
  9. Bem, estou de volta. Vamos por partes.
    Quando o molina foi cobrar aquela falta, eu logo imaginei que sairia o gol, ao exclamar, quase inconscientemente, - por tudo que é mais sagrado não deixa essa bola entrar!
    Douglas Costa teve poucas oportunidades. Ele é, hoje, banco do Souza, nunca do Tcheco. O Tcheco vem jogando como volante, não vamos esquecer isso. O Tulio entrou bem, acho que ele teve mais oportunidades que o Ricardo por ser volante.
    Tirar um atacante e colocar um volante é dose. O time está quase pedindo para ir ao 4-4-2. É só tirar o Rafael Marques e colocar o Tulio, adianta o Tcheco. Mas, como o Rotho fez escola...
    Golaço do Nilmar. Não gosto dele como pessoa, embora nunca tenha falado com ele. Sei, posso estar errado, mas nunca gostei das suas entrevistas. Mas como jogador é diferente. Acho que ele joga demais e merece seleção, no momento.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal; Estava dando uma bombeada (olhada) aqui e ali. A idéia que mais se assemelha a minha é a do Zini. Deixem Douglas jogar livre e criar. Como os alas estão sem asa não são defensores nem apoiadores. São figuras decorativas a procura de função. Basta colocar a nova paixão de Rospide Galvão e retirar um da zaga. Para meu gosto seria o Léo. Gosto de comprar brigas. Adianta o Adilson e solta Douglas e Souza. Ai poderia jogar com: Victor, Joilson, Réver, Rafael (Thiego), Jadílson; Túlio, Adilson, Souza e Douglas; Ricardo e Máxi. Banqueiros: Grohe, Léo, Ruy, Tcheco, Fábio, Jonas e Alex. Tem também o Maylson, Orteman e o Roberson que tanto pode jogar vindo de tras como avante ou pelas pontas, pois é rápido e com todo o gás. Ai o Rospide Galvão pega o Rotho. Concordam? Opções: O Léo tem 1,85, Saimon 1,83, Marcus Vinicius 1,93, Wagner 1,90, Heverton 1,88, Neuton 1,82, Ewerton 1,88, Eduardo Brock 1,84, Inácio 1,91 e o Gerson 1,79. Na minha forma de ver e do que vi Marcus e Heverton dariam uma boa dupla. Outra que me agradaria ver é o Gerson e o Ewerton. Como o Gerson gosta de apoiar e não tem medo de chamar o jogo até de 5 creio que iria bem.

    ResponderExcluir
  11. HAHAHAHA, O BLOGUEIRO SE TRIU E "denunciou" seu amigo CHICO IZIDRO, HEHEHEHEH HAHAHAHA ESTA FOI S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L, HEHEHEHHEHEHEHE
    E o CPOVO DE HJ? O BRASIL FOI CAMPEÃO E O URUGUAI FOI 1º? A ARGENTINA FOI VICE E A COLÔMBIA FOI 2ª? HEHEHEHHE

    ResponderExcluir
  12. Só comparando com a considerada melhor zaga do brasileiro: André Dias 1,84, Miranda 1,85, Rodrigo 1,82, Renato Silva 1,83 e Aislan Paulo Lotici Back 1,93 - 11/01/88. São cinco os zagueiros do SP. O Grêmio tem 7 Réver, Rafael, Thiego, Heverton, Léo, Saimon e Fabio Ferreira; esqueci o Fábio com 1,88 na relação anterior. A diferença é que no SP tem de estar pronto com 17 e aos 18 serve aos titulares ou sai por empréstimo ou venda. No total o SP tem 107 jogadores sob contrato o Grêmio 125, Cruzeiro MG 158, CORINTHIANS 143, Palmeiras 185 e o Inter 265. Creio ser algum erro da CBF, pois há campos sem dados na relação dos 265.

    ResponderExcluir
  13. Más o anônimo tem fixação pelo CHICO IZIDRO. Eu sou Chico Coelho (chicoelho@oi.com.br), nascido e criado no Alegrete.

    ResponderExcluir
  14. Pra mim o Heverton não joga nada, e o Léo joga mais que o Rafael Marques. Não tiraria ele. Prefiro 4-4-2 com Tulio Adilson Tcheco e Souza. O Douglas Costa ainda é banco.

    ResponderExcluir