terça-feira, 19 de maio de 2009

Autuori e novo esquema

Depois de um período que parece um século, o esquema de três zagueiros está chegando ao fim no Olímpico.

Paulo Autuori parece determinado a aplicar seu esquema preferido. Aliás, o esquema adotado por nove entre dez treinadores.

O momento para isso é bom, porque ainda dá tempo de ajustar o time para enfrentar o Caracas pela Libertadores.

Há um problema, porém. E Autuori já detectou isso. Falta mão de obra para fazer a alteração. Mostrando sabedoria, ele não cai na esparrela de adiantar Rever. Autuori disse que Rever é um grande zagueiro, pronto para ter sucesso na Europa. E eu completo: como volante seria apenas mais um. O Grêmio perderia seu melhor zagueiro e colocaria um mediano em seu lugar.

No esquema 4-4-2, o Grêmio precisaria ter um bom volante de contenção, tipo o Sandro, ou o Rafael Carioca. Não tem. O garoto Júlio César poderia ser testado.

Só com Adilson e Tulio na primeira linha do meio, com Souza e Tcheco mais adiantados (Autuori quer Tcheco mais ofensivo, porque, como eu já escrevi aqui, ele perde muito de sua qualidade jogando como atualmente, mais recuado, quase ao lado de Adilson), o Grêmio fica vulnerável.

Se não tem o tal volante, o antigo número 5, o jeito seria ter dois laterais bons de marcação. Ou pelo menos um deles, tipo o Bolívar no Inter. Por isso, dias atrás sugeri o Saimon. Mas o guri está machucado.

Então, por enquanto, segue o esquema 3-5-2. É assim que o Grêmio irá enfrentar o Botafogo. Se tivesse os jogadores para fazer a mudança, Autuori já testaria o novo esquema no final de semana, não tenho dúvida disso.

6 comentários:

  1. O Fábio Santos praticamente não ataca, ele poderia fazer um papel semelhante ao do bolívar, se preferir. Eu não gosto de um lateral preso desse jeito, mas vamos lá. Tcheco não precisa ser tão ofensivo, é só adiantar um pouco mais, ajudando na recomposição da equipe.

    ResponderExcluir
  2. O papo inicial murchou o bico de muita gente. Autuori já detectou algo que vinha falando sem estar no Olímpico e que algumas vezes me contestaram aqui. Além de não estarem treinando para formar jogadores adequados aos profissionais estavam formando medrosos. O 352 ou o 361 do Roth praticamente passou a ser regra nos juniores onde ano passado Camargo chegou a usar 2 laterais direito (THIAGO e WELLINGTON) e 2 esquerdo (MARÇAL E BRUNO). Um na contenção e outro de ala. Agora pelo que falou Autuori todos terão de usar o 4 4 2 e tratar de fazer laterais e meias que saibam cruzar. O passe certo e a pose da criança (bola) será cobrado. Não sei se observaram mas o site do Grêmio ficou bem mais ágil nas informações e até a escalação que não saia em caso de derrota ou empate já está aparecendo. Certamente não foi pela carta que enviei aos ouvidores mas por inúmeras reclamações. Agora é ter paciência e aguardar pois desentortar o estrago de Roth & Cia leva tempo. Espero que havendo tempo tenhamos jogos treino pois treinamento alemão, casado x solteiros ou seja lá o nome que derem a mim não agrada. Pode se Autuori ou Felipão que continuarei pedindo jogos.

    ResponderExcluir
  3. Assisti à Coritiba x Ponte esperando mais do Coritiba. Me pareceu sem força e com jogadores visivelmente sem preparo físico como o Carlinhos Paraíba. Gostei do jogador Wilian Favone Leite 26.06.87 que jogou com a 7 mas consta como volante no site da macaca. Combatente e chuta forte. O ótimo Aranha me pareceu um pouco pesado e saiu pouco nas bolas. Petkovic volta ao Flamengo que fatalmente em dezembro terá só despesas e zero título. Se o Inter perder amanhã só o gauchão em 2009. Reinaldo já foi mas ainda não acertou e Perea voltou. Este esqueleto da divida não acaba nunca (Paulo Nunes)? É bom esclarecer se a devolução é falta de acerto ou exames médicos. Até agora não descobri qual a delegação gremista que seguiu para a Holanda. A fofoca do dia foi a cobrança de Ruy ao Bebeto de Freitas ex botafogo atual Atlético de Roth de salários não pagos no voo de retorno http://colunas.globoesporte.com/primeiramao/.

    ResponderExcluir
  4. Descobriram a pólvora. Segundo informam o treino do Grêmio foi de posicionamento e cobertura da zaga. Subindo Ruy o Léo assume e subindo Fábio Santos, Réver assume e cobre. Se Roth não treinava assim... mas vamos em frente. A defesa dita reserva na minha opinião colocando o Réver seria a titular. Ilgo; veja se consegue a relação de quem viajou para o Torneio de Terborg em substituição ao time mexicano. Falam que seriam os mesmo da copinha mas eu não acreditei pois ja sairam alguns.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ilgo; Estava vendo o esquema muito bem feito do Matheus Wink. Tenho comigo que Victor será relacionado más não chamado. Tipo terceiro por politica... Até agora nenhuma novidade... Aguardemos.

    ResponderExcluir
  6. Fernando Luis Roza (85) com 5 e Jadson Rodrigues da Silva (83) foram os goleadores e Luiz Adriano de Souza da Silva, Willian Borges da Silva e Ilson Pereira Dias Júnior do FC Shakhtar Donetsk levam a Copa da Uefa. O comentário da tardinha além do uniforme seria a indicação de Danilo Gabriel de Andrade por Autuori. Danilo é um falso lento assim como Alex. A vantagem sobre Tcheco é que além dos passes e chutes faz gols de cabeça com seu 1,86. Vamos ver se Autuori tem prestígio e contratam junto ao Kashima Antlers.

    ResponderExcluir