sábado, 30 de maio de 2009

O jogo da neve


Este sábado amanheceu com a cara úmida e fria da quarta-feira, dia 30 de maio de 1979. Quando saí de casa, no meio da tarde, rumo à redação da Folha da Tarde, a temperatura já estava desabando. Precavido, havia colocado duas meias, uma camiseta, uma camisa, um blusão de lã e um casaco com capuz. Caía uma chuva miúda, geladinha. As pessoas andavam encolhidas pela rua da Praia. Caminhei da Cel. Vicente, onde morava, até a Caldas Júnior pensando na fria – literalmente – que eu havia entrado.

Eu estava escalado para cobrir Esportivo x Grêmio, no estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. Comigo, o fotógrafo Loir Gonçalves. Eu tinha menos de um ano de jornal, e de formado. Nessas horas, a gente costuma brincar na redação: eu devia ter estudado mais e feito medicina, ou algo parecido. Na realidade, repórter que se preze gosta de um programa de índio.

E nós estávamos indo para um programa de índio, sem cocar, carteira da Funai, nem apito. O pessoal da redação só ria da minha cara. O Hiltor Mombach, já um ‘veterano’ de dois anos de redação e companheiro de noitadas, conhecedor da Serra, se criou em Garibaldi, previu: vai nevar. Meu editor, o Nilson Souza, e o editor de esportes, Jair Cunha Filho, me olhavam penalizados.

Cocei minha barba desgrenhada, a La Che Guevara, e rumei para a garagem ao lado do Loir, pensando que se eu trabalhasse na Folha da Manhã ou no Correio do Povo, jornais matutinos, eu não precisaria viajar. Faria o jogo pelo rádio. Na Folha, a gente acompanhava todos os jogos da dupla no Interior ao vivo. A matéria era escrita numa Olivetti, em laudas, na redação deserta, e deixada na mesa do editor, que chegaria de manhã cedo.

A viagem já foi dura. Não me lembro se de Kombi, de Brasília ou de Fuca. Era o que havia na pré-história. Quando chegamos em Bento a temperatura estava próxima do zero grau. E caindo, caindo. Chegou a hora do jogo.

Os jogadores entraram em campo. Fiquei com pena deles. O gramado úmido, a temperatura no zero grau e um vento cortante como uma navalha, parecia que atravessava a alma. Pouca gente no estádio. Noite boa para ficar em casa, tomar um caldo quente com vinho tinto. Meus pés estavam congelados, quase não os sentia. Os dedos da mão viraram picolé.
O jogo começou morno na noite gelada. Ninguém queria nada com nada. Prenúncio de 0 a 0, que acabou sendo o resultado final.

O vento estancou de repente. Parecia que o tempo havia parado. Em campo, os jogadores corriam muito mais para se aquecer do que para jogar bola. De repente, começaram a cair flocos de neve, que foram aumentando de intensidade rapidamente. O campo ganhou uma camada fina de neve. Pensei no pessoal na redação aquecida, na previsão do Hiltor. Pensei num café bem quente, num cobertor de lã, num garrafão de vinho, uma canja de capeletti.

O Jesum, um ponta habilidoso e rápido, passou perto de mim. Seu enorme bigode estava branco. Mais adiante, o carioca Paulo César Caju com sua cabeleira coberta de neve. Na área, o Baltazar pedia a bola, braços erguidos. Parecia que haviam congelados no ar.

No intervalo, eu e o Lupi Martins, grande parceiro e excelente repórter da Rádio Guaíba, paramos para tirar uma foto e registrar aquele momento mágico. Um colega de outra emissora, lá de Bento, entrou de gaiato.

Eu estava congelado. Um boneco de neve. De barba, mas um boneco de neve.

Nos acréscimos

O Rogério Aguiar, que escreve a coluna sobre clima e tempo na Correio do Povo, registrou esse momento histórico - conhecido como o Jogo da Neve - na edição de domingo passado, inclusive com uma declaração minha e citando trecho da matéria que escrevi na ocasião, já na madrugada de 31 de maio.
Ah, o Lupi, que faleceu ano passado, é o da direita, de capuz e casaco escuro. Eu estava com os equipamentos de transmissão da rádio porque o Lupi havia se afastado campo por alguns momentos.

12 comentários:

  1. Eh, tô ficando véio.Eu ia falar sobre a matéria do tempo, em que citava você e ESQUECI.
    Nilson Souza continua sendo uma grande jornalista e gente finissima. Lembro dele na redação da Folha/Correio e do Lauro Quadros. O blogueiro, eu, não sei porque, confundia com um tal (nem lembro mais, acho q Lauro Schuemmann, ou Shurmamm, sei lá). E do Gauchão de 79, lembro ainda (dá pra conferir no "Há 30 Anos em ZH" (quando não rateiam por lá), ainda "vai aparecer", o Borracha que fez um gol em um Gre-Nal por laranjas mas se consagrou por um tempo;
    O laudião sendo demitido e entrando em seu lugar Zé Duarte (q trouxe uma tal de bola de borracha pors jogadores treianrem, se bem me lembro); a diferença de 10 pontos pró Grêmio e o Inter em 3º atrás do Esportivo e, Felizmente, "CONVIDADO, pro Brasileirão/79, onde a "Conversa foi Outra", que todos lembramos, o TRI-INVICTO.

    ResponderExcluir
  2. Que frio! Estou quase morrendo aqui, em Porto Alegre, imagina eu alí nessa foto, seria uma tremedeira só.
    Acho que esse ano o frio vem com tudo.
    Sobre o jogo, vamos torcer para que o Francisco dê sorte. Quero ver mais do Joílson e do Douglas. Quem sabe o garoto cresce profissionalmente.

    ResponderExcluir
  3. Aquela barba ali foi providencial pra superar o frio..a la che guevara..

    ResponderExcluir
  4. Primeiro a bola. Trabalho para 14 e excursão para 6. Goleiros (2) Victor e Grohe; Laterais (4) Ruy, Fabio, Jadilson e Joilson; Zagueiros (4) Réver, Léo, Rafael e Thiego; Volantes (4) Túlio, Adilson, Makelele e Orteman; Meias (3) Tcheco, Souza e Douglas; Atacantes (4) Jonas, Maxi, Herrera e Alex . Tudo bem que Autuori ainda não conhece visualmente o grupo mas andar para lá e para cá com 21 jogadores me parece um desperdício de R$ para quem não tem. Isso sem contar os encostos e como diria uma ex-senadora APANIGUADOS do poder. Agora surge a noticia que três clubes querem Souza. Para meu gosto o grêmio não investiria o que pedem por um jogador em fim de carreira. Sou mais cuidar bem do Mithyuê, Pessalli, Dener, Willian Amorin, Fabiano... depois da triagem do Autuori pois se depender do Júlio Soster quem joga vai embora e a baba fica. Alliás a justificativa do mesmo para as derrotas é um atestado de incompetência. Esperar o que de alguém que cita alguns jogadores como destaques e os mesmos nem reserva são... Deve ser como aquele que mandou CADU embora pois era magrinho. Caiu muito a média de altura dos meio campistas gremistas da base. Será a influencia de Messi? O Grande Hotel Stella Maris onde se encontra a delegação do Grêmio é um LUXO. Coisa de CBF e não de um clube endividado. Saibam todos que parte da delegação (atletas) vai ter de mudar de hotel para poder dormir em face de uma festa no local mui bem escolhido. Pelo visto a conta de copa dos que ficam será salgada. Meu hotel é um 3 estrelas na Chile bem antigão no centrão. Pertinho do elevador e de tudo. Claro que sou eu que pago o meu.

    ResponderExcluir
  5. Se a chuva continuar não irei ao Barradão. Ja estou resfriado e retornando vou ter de entrar na faca motivo pelo qual não venho comendo nada condimentado e bebendo nada além de uma dose de Scoth. Nem tomei nem Chopp da Brahma no RJ. As hemos estão incomodando.

    ResponderExcluir
  6. O engraçado é que sempre que está por findar o contrato de Souza vira polêmica e não é o programa do Lauro Quadros. A ida para a França ficou por conta do Grêmio e agora pelo SP, Flu e mais alguém. A dupla PC & Camargo a perigo no Vitória. Que Grêmio, Inter, Ju e Caxias tratem de abrir os Olhos e se aliar à Cruzeiro, Atlético MG, Ipatinga, Coritiba, Atlético PR, Paraná, Avai e Figueira se possível ainda, Sport, Vitória, Bahia e Nãutico contra SP, Corinthians, Palmeiras e Santos. Os do Rio não são confiáveis. A paulistada quer 50% da receita de TV e prioridade na grade. Hoje RS e MG são clubes de 3ª nas cotas e grade. Até para a ESPN e pequenas a dupla é insignificante.

    ResponderExcluir
  7. Para que não fique dúvidas: - O sétimo lugar em um torneio na Holanda e a eliminação precoce na primeira fase do Gauchão de 2009 acendeu o sinal de alerta na comissão técnica do time de juniores do Grêmio. O fracasso no começo da temporada sequer de longe lembra o ano passado, onde o clube conquistou dois dos três mais importantes títulos da categoria no futebol brasileiro - A Taça BH de Futebol Junior e o Campeonato Brasileiro Sub-20. Para o coordenador da base do Grêmio, Julio Soster, a ascensão dos principais jogadores do ano passado ao grupo principal foi fator determinante para as eliminações em 2009: – Todos os jogadores que faziam a diferença no ano passado subiram para os profissionais. Roberson, Saymon, Maylson, Douglas Costa. Todos estão nos profissionais. È um ciclo de jogadores que terminou e outro que está iniciando. Mas nosso grande propósito continua sendo colocar jogadores no time principal, e isto vêm acontecendo – explicou o coordenador das categorias de base do Grêmio. Só para lembrar: PEDRINHO o VOLANTE DE BLUMENAU foi o melhor em campo hoje pelo misto do Vasco.

    ResponderExcluir
  8. No Torneio de Terborg, na Holanda, foram cinco jogos dos meninos do Grêmio. A única derrota foi contra o Liverpool, da Inglaterra. O time empatou com o Ajax, que se sagrou campeão, e com a Seleção do Egito. Venceu o PSV e o Feyenoord.

    Depois de uma longa viagem de retorno ao Rio Grande do Sul, o time entrou em campo no dia seguinte para o jogo decisivo contra o Cerâmica. Os juniores do Grêmio ganhavam, com um a menos desde os 35 minutos do primeiro tempo, até os acréscimos da segunda etapa. O resultado garantiria a classificação. Foi quando a equipe de Gravataí marcou o gol do empate que decretou a eliminação gremista do Gauchão. – Nós chegamos de um torneio na Holanda e já tivemos que entrar em campo no dia seguinte. Tentamos adiar em 24 horas a partida, mas a Federação Gaúcha não autorizou. Faltou sensibilidade, sem dúvida alguma. Jogamos cansados porque a Federação não aceitou a mudança de data da partida contra o Cerâmica. Tomamos um gol de canela nos descontos do segundo tempo – revelou Soster. Para os que não acompanharam: O torneio nos primeiros jogos eram duas (2) partidas por dia. Aqui jogando duas por semana acham muito. Basta olhar o site gremio.net e ver que Soster falta com a verdade. Goleiros são 5; zagueiros 8; laterais 8; volante e meis são 21 e 8 atacantes. Pelas minhas contas dá para formar quatro (4) times e ainda sobra gente. Está querendo tapar o sol com peneira de construção. Estarei errado???

    ResponderExcluir
  9. Neste torneio o Atlético de MG foi o segundo (2°) colocado. Ja ví que este Soster vende dificuldade para ficar na facilidade. Mas continuemos: – O lateral-direito Sérgio e o esquerdo Bruno Colaço estão ainda no primeiro ano de juniores, mas são duas promessas muito boas. Também tem o Thiago Santos para a direita. No ataque, o centroavante Wesley também tem muito futuro – falou Soster, que também destacou o meia Pessali, o volante Bruno Renan e o zagueiro Nílton. Destaque na Copa São Paulo de juniores em janeiro, Wesley teve o passe adquirido pelo Tricolor junto ao Sertãozinho logo após a competição. O jogador de 19 anos assinou um longo contrato com o Grêmio e tem tudo para se tornar um grande jogador, segundo Julio Soster:– Ele tem todas as ferramentas para ser um grande jogador. É um jogador que sabe fazer a parece, fazer o giro. Tem muita força. Ele tinha dificuldade de segurar a bola perto do corpo, mas isto já está superado. Ainda precisa evoluir nas conclusões. O Wesley saiu de uma cidade pequena e veio para Porto Alegre. A adaptação social também demorou um pouco. Mas está evoluindo. Nos próximos meses, o Grêmio disputa um torneio na Itália onde grandes clubes, como o Milan, já confirmaram presença. No começo do segundo semestre, o time buscará o bicampeonato da Taça BH. Com que time digo eu???
    O lateral direito Sérgio e o esquerdo Bruno Colaço raramente tem sido utilizados. Bruno ainda vinha aparecendo pela lateral ou meio com Camargo. Só vejo Marçal nas raras escalações divulgadas. Sérgio que me lembre em 2008 uma vez. Em 2009 ainda não ví o nome de Sérgio. Vou é dormir e não perder meu tempo com Julio Soster.

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o Colaço jogar uma partida, não lembro quando, e fiquei surpreso. Gostei mesmo. Mas foi uma partida apenas, não posso avaliar por isso.

    ResponderExcluir
  11. Creio não ser necessário falar nada. Só Victor entrou em campo e Douglas quando entrou Leandro Domingues matou. Para mim a bola bateu num zagueiro e entrou. Apodi fez tudo o que o Ruy não soube fazer. Não entendi retirar Tcheco e colocar Túlio. O certo seria Douglas. A única explicação que vejo é para preservar Douglas pois Autuori já viu que Tcheco está mal.

    ResponderExcluir
  12. É muita festa para todos os lados. Fogos e mais fogos com cheiro irritante de polvora. Muito mal todos os jogadores. Pelo andar da carruagem vai demorar para as laranjas se acomodarem. Autuori vai ter de trocar algumas peças ou o leite derrama. VIVA A BASE. Procurando encontra a resposta. Máxi foi mini. Há algo no ar da Dinamarca...

    ResponderExcluir