sábado, 9 de maio de 2009

Brasileirão: os favoritos e a fórmula que nem sempre faz justiça




O Inter há alguns anos sempre aparece entre os quatro ou cinco favoritos ao título brasileiro. No ano passado, empolgado aqueles 8 a 1 sobre o Juventude, com Abel Braga enfastiado de tanto ganhar títulos e a direção sem preocupação maior de reforçar o grupo, o time começou mal no Brasileirão. Perdeu e contratou jogadores ao longo da competição e ainda trocou de treinador, o que aconteceu tarde demais a meu ver.

Neste ano a história é outra. A goleada sobre o Caxias foi recebida com naturalidade, Tite está louco para inscrever seu nome na história do Inter (o que Abel conseguiu), a direção está mais compenetrada, há um grupo muito bom, inclusive com reservas de qualidade. Enfim, o Inter é hoje talvez o mais forte candidato ao título.

Digo talvez porque não tenho opinião formada sobre alguns grandes clubes do centro do país. Eu os vejo muito pouco. Assim como os de lá não veem tanto a dupla Gre-Nal. É um ou outro jogo, sem continuidade na observação. Portanto, garantir alguma coisa neste momento é precipitação. Mesmo assim, não tenho dúvida que o Inter garante uma vaga na Libertadores de 1010. Sobre ser campeão brasileiro depois de 30 anos, ainda é cedo. Acho que passa também pela Copa do Brasil. Se o Inter for campeão – acho que vão armar para o Corinthians/Ronaldo ganhar -, o time entrará com menos tesão no Brasileiro, imagino.

Sobre o Grêmio, só agora, quase na metade do ano, a equipe está ganhando corpo, se estruturando realmente, ganhando confiança. Só agora começa a ganhar uma cara de time realmente competitivo, capaz de brigar por títulos. A saída de Celso Roth arejou o ambiente, dentro e fora de campo. A torcida está feliz e os jogadores trabalham em maior harmonia. Pelo menos é o que se percebe aqui de fora. A lamentar que há mais de um mês o time trabalhe com um técnico interino, por melhor que seja o desempenho do Marcelo Rospide.

É uma imprevidência da direção (aliás, uma entre tantas) que talvez venha custar caro. Ainda assim, o Grêmio, por ter um time titular de boa qualidade, segue em frente. Não vejo, porém, grupo em quantidade e qualidade suficientes para disputar o título do Brasileirão, competição de longo percurso. Com a chegada de Paulo Autuori, talvez ainda neste ano, e mais uns dois ou três reforços, o Grêmio também estará habilitado a entrar na briga pelo título nacional.

Bem, o Brasileirão está começando. Não gosto da fórmula de pontos corridos. Prefiro uma simbiose, que termine com um quadrangular final ou uma grande final entre o campeão de um turno e o de outro. Se uma equipe vencesse os dois turnos, o título então seria dela. Por exemplo, no ano passado, haveria um duelo entre Grêmio e São Paulo.

O Grêmio foi o melhor a maior parte do tempo, mas o campeão foi o São Paulo, que arrancou na reta final enquanto o Grêmio caia até por não ter um grupo tão forte e numeroso quanto o do rival milionário. (A fórmula atual favorece os clubes mais ricos. Hoje, o Inter está nesse grupo do PIB mais elevado, e também por isso é candidatíssimo ao título.)

Assim, nem sempre, ao contrário do que apregoam seus defensores, a fórmula de pontos corridos faz justiça.

Bem, mas vamos lá, que tem muito jogo pela frente a partir de agora.

6 comentários:

  1. Boto fé no Tricolor. Todo ano o pessoal fica de joelhos contemplando o co-irmão, e dá sempre na mesma. Vamos com tudo dessa vez.

    ResponderExcluir
  2. Tens razão, Rafael, afinal o "tricolor" estava 11 pontos atrás de um time de valentia "castelhana' etc... e o passou mesmo assim, hehehe
    Viva o grande tricolor "do MORUMBI", hahhahaha

    ResponderExcluir
  3. É verdade, aquele tricolor do morumbi que ficou em primeiro no rank dos times que mais tiveram "erros" de arbitragem a seu favor, segundo o G1...
    Os coloradinhos estão nas nuvens, depois de matarem o poderoso guarani, de se penar com o fortíssimo rondonópolis...

    ResponderExcluir
  4. Estes são os concentrados: Goleiros: Victor e Grohe; Laterais: Ruy, Joilson, Fábio e Jadílson; Zagueiros: Léo, Rafael, Réver e Thiego; Volantes: Adilson e Túlio; Meias: Tcheco, Souza e Douglas; Atacantes: Jonas, Maxi e Alex. Eu no lugar do Rospide Galvão escalaria: Grohe, Léo, Réver e Thiego; Túlio; Joilson, e Jadílson, Tcheco, Souza, Maxi e Alex. Só para contrariar...

    ResponderExcluir
  5. Rafael; a meu ver estão sacaneando o Barrichello. Ou o eng° do Button é mais vivo que o do Barrichello ou a equipe está jogando para Button. A melhor estratégia e equipamento até agora fazem o diferencial. Só no braço não vai. Até o Massa ficou na mão com erros da Ferrari. Está na hora de dar o troco e anunciar tática A e sair na B.

    ResponderExcluir
  6. HEHEHE, o gol do tricolr daqui contra o do morumba, foi em FLAGRANTE IMPEDIMENTO, HEHEHE, NEM ASSIM LEVARAM O TÍTULO HEHHEHEHE

    ResponderExcluir