terça-feira, 12 de maio de 2009

Declarações presidenciais e a moralidade

Em quem devo acreditar?

No presidente Lula ou na Organização Mundial de Saúde? Lula, do alto de sua sabedoria científica, afirmou ontem que essa tal gripe suína não chega a ser uma ameaça, não para o Brasil, que não existe chance de pandemia.

Ou devo crer na OMS, que emitiu nota hoje, talvez preocupada em desmentir essa grande liderança mundial, informando que o ‘vírus H1N1 ainda pode passar por mutações que o tornariam mais virulento e gerariam uma pandemia de gripe que poderia dar até três voltas no planeta’.

A julgar pela manifestação do especialista em tudo, o ilustre cientista polivalente Lula, nenhuma dessas três voltas no planeta passariam pelo Brasil, o mesmo onde a crise mundial chegou como uma ‘marolinha’. O fato é que, segundo a OMS, estão confirmados 5.251 casos em 30 países, com 61 mortes . Os países mais afetados são México (2.059 casos e 56 mortes), onde surgiu a epidemia, e Estados Unidos (2.600 casos, três mortes).

Penso que beira à irresponsabilidade um chefe de Estado fazer afirmações sem embasamento científico, baseadas no ‘achismo’, principalmente quando se trata de saúde pública, justo num momento em que todos – principalmente o governo - devem estar mobilizados para enfrentar a situação, que talvez não seja tão grave, mas qualquer idiota sabe, ou deveria saber, que com vírus não se brinca, todo o cuidado é pouco.

Uma afirmação como essa, vinda do presidente, pode influir no trabalho de prevenção, fundamental para evitar que o vírus prolifere.

Me lembra uma eleição para o governo do RS. Pedro Simon perdeu para o Jair Soares. Não me lembro em que ano foi, eu sei que cobri a eleição pela TV Bandeirantes. Lá pelas tantas, na apuração do voto, manual como eu gostaria que continuasse a ser, Jair disparou. Simon deu uma coletiva jogando a toalha. E foi descansar na praia de Rainha do Mar, ele e seu cachimbo.

O pessoal do partido, MDB ou PMDB, se desmobilizou. Muita gente abandonou os postos de apuração de votos. Simon começou a crescer. Cresceu e encostou em Jair. Perdeu por detalhe. Dizem que poderia ter ganho se os seus fiscais tivessem continuado trabalhando na apuração para evitar fraude. Sei que ocorreram alguns fatos estranhos nessa eleição.

Então, uma liderança deve ter muito cuidado quando se manifesta. O que não é o caso do atual presidente do Brasil, que não perde oportunidade de passar a mensagem de que este é um país abençoado por Deus e bonito por natureza, e que aqui os males do mundo não prosperam, pelo menos enquanto ele, Lula, estiver no comando.

QUESTÃO DE ORDEM I

Comecei razoavelmente na Liga do Boteco no Cartola. Preciso me recuperar. Prometo manter-me mobilizado. E espero que o Grêmio não conte como certa a classificação à próxima fase da Libertadores. Venceu o San Martin por 3 a 1, tem ampla vantagem, mas ainda é preciso confirmar. Por isso, mobilização total.

E deixa o Lula falar.

QUESTAO DE ORDEM II

O caso Yeda: tudo poderia ser resolvido de uma vez se o Ministério Público Federal acelerasse a apuração dos fatos. Não sei se o pessoal sentou em cima das fitas, se tem problema auditivo, não sei, mas o fato é que o caso parou por lá. Não sei se o casal usou dinheiro de campanha em benefício próprio. Se usou, e tem como provar, deve haver punição. Mas se toda aquela turma do mensalão, dos dólares na cueca, e aqueles ‘trapalhões’ que tentaram ferrar o Serra em SP, na eleição, estão aí livres, leves e soltos, rindo da nossa cara, alguém, sinceramente, acredita em algum tipo de punição?

Ah, ainda mais que o presidente afirma que não tem mal algum deputado bancar passagem de avião para a família com dinheiro público. Nessa hora valho-me do Stanislaw Ponte Preta:

"Ou restaure-se a moralidade, ou nos locupletemos todos".

11 comentários:

  1. Ilgo; com a qualidade de nossos serviços médicos uma vez instalada a GRIPE vai faltar é forno para cremação. Hoje até pelos caros planos de saúde privada para marcar uma consulta só para 30 a 90 dias. Imaginem a turma do POSTÃO. Não há gente preparada e laboratórios para identificação rápida. No nordeste nas capitais somente na quarta feira eram efetuado os exames para dengue, pois como o custo era alto só no mesmo dia usavam o reagente ou coisa assim. Fiquei de sexta à quinta aguardando um diagnostico ano passado. Se for por uma “LIMPESA DEMOGRÁFICA” acreditem em LULA. O nordeste e o Pernambuco de Lula serão dos mais atingidos. Não que PR, SC e RS não sejam atingidos, pois a esculhambação grassa no pais.
    Rafael; já ouviste falar em TORRES GEMEAS ou leste algo? Assim era a denominação da dupla de zagueiros dos juniores com Wágner e Heverton. Formavam uma simbiose e raramente eram batidos. Wagner é destro e Heverton canhoto. Coloca um bom volante e vamos ver no que dá. Pior de que andamos vendo, não acredito que fique. Já falava o alegretense João Saldanha entre um cigarro e outro: - Bota pra treinar em três turnos que eles se entendem...
    Locupletar Ilgo? Cadê minhas passagens aéreas para as zoropas que o senador prometeu...

    ResponderExcluir
  2. Esqueceste de mencionar, entre os mensaleiros, a própria luciana genro e seus cumpadres...
    É capaz de dar em alguma coisa sim, essa cpi, pois a yeda não é da 'tiurma'. Se tem falcatrua, tem que ser punido, mas isto serve a todos. Cada dia tenho menos esperança nesse país.
    Quanto ao Héverton, Francisco, eu só digo que não gostei dos jogos que ví dele. No profissional. Há vários poréns, falta de entrosamento, erros no sistema defensivo, etc, mas se eu for paciente com ele tenho que ser com outros como os laterais, por exemplo. Coloco mais fé no Wagner.
    A gripe já pegou gente aqui do brasil, que eu saiba. Coitado do lülla, ele não sabe de nada, não viu nada, não ouviu nada. Parece a figura dos três macaquinhos. Me engana que eu gosto.

    ResponderExcluir
  3. A relação dos contemplados de Rospide Galvão são: Victor e Grohe, Ruy, Fábio e Jadílson, Léo, Rafael, Réver e Thiego, Adilson e Túlio, checo, Souza e Douglas, Jonas, Maxi, Alex e Herrera. Viram quanta modificação? Estes treineiro vão longe... Aliás, a IMPRENSA que vinha colocando Marcelo em um pedestal com as declarações do mesmo culpando a imprensa por vaias estão fulos da vida. A sistemática de treinos e forma de encarar os treinamentos é que estão erradas no meu ponto de vista. Treino é jogo. Preparação física é uma coisa e tática é outra.

    ResponderExcluir
  4. Ta começando a ficar bom; Léo fora. La vem Heverton para alegria do Rafael. Marcos abriu a porteira da sorte e eliminou o Sport. Paulo Baier visivelmente sem pernas como na partida anterior deu lugar a Fumagalli que quase nada produziu. O Sport enquanto teve pernas agrediu o Palmeiras que pouco atacava em alguma bola lançada. Luxemburgo deveria dividir o salário com Marcos... Nelsinho necessita de um banho de sal. Sábado Magrão levou um gol inusitado do goleador Pedrão.

    ResponderExcluir
  5. Eu disse que não tinha visto nada de mais no Sport. Continuo achando que é um time fraco mas com liga. O Baier já não tem mais pernas para correr. Mereceu cair fora, visto que só treinaram penaltis um dia. E foram mal no treinamento. Cobranças horríveis.
    Pelo visto vem Thiego aí. Acho ele bom zagueiro, mas prefiro o Léo.
    O palmeiras cai logo logo.

    ResponderExcluir
  6. Rapidinhas:
    Para quem estava acreditando em galinha morta o Caracas faz 4 no Cuenca.
    Krieger convoca a torcida para ajudar o Grêmio. Krieger sabe pedir não atende quando a torcida pede!
    Este assunto é para uma analise mais profunda do Ilgo que está em POA e junto ao clube. Parece-me que alguns funcionários (Rospide) se travestem de donos e intocáveis como se estivessem efetuando um favor ao clube ou à torcida. Enquanto era elogiado e recebia louros estava como um galo garnizé reinando no galinheiro. Bastou a torcida reclamar e Rospide subiu nas tamancas como se um galo novo tenha chegado ao terreiro. Francisco Coelho

    ResponderExcluir
  7. hehehe no coment anterior o Chico Izidro escreveu como anônimo e o blogueiro o identificou, hahahaha

    ResponderExcluir
  8. A ACOMODAÇÃO GERAL no Olímpico sobre a forma de ver e jogar futebol deverá passar por severa avaliação. Desde a implantação da metodologia DAVI o futebol gremista encolheu na base e nos profissionais. De um Grêmio guerreiro (não confundir com violento) pegador e incansável atacante passou a ter mais preocupações defensivas e a criar a defensividade como regra e filosofia futebolística. Foi tão assimilada e irraigada tal filosofia que há quase uma paranóia contra alteração da formatação tática da equipe. Provavelmente o novo treinador encontrará sérias restrições e dificuldades por parte de um elenco viciado em defesa.
    Estava dando uma olhada no site http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1208 e li na coluna do Dassler Marques - 12/5/2009: -Gérson, capitão e líder da equipe, evolui de forma que salta aos olhos. Zagueiro rápido e já muito alto e forte, se portou como um veterano e, hiperativo, se transformou até em opção de apoio pela lateral-direta em alguns momentos, já que Romário, do Vitória, se caracteriza mais pela marcação que pela força ofensiva. Com companheiros não tão seguros ao seu lado, jogou por dois em determinadas situações. Ainda bem que não fui só eu que vi isso... Francisco Coelho

    ResponderExcluir
  9. Do que vi no primeiro tempo o melhor foi Adilson que só aos 27:58 teve uma falha perdendo uma bola no meio de campo. Até que hoje a ala esquerda esta fazendo algo. Não entendi as poças d’água e alguns jogadores insistindo em andar por elas tendo setores mais enxutos para conduzir a pelota. Estivesse ligado e efetivo o time seria uns 5 a zero no primeiro tempo. A defesa facilitou perdendo bolas fáceis e a eterna mania de cruzar bola na frente da área anda vai terminar em gol adversário. Basta travar numa poça ou morrinho e já era. Victor continua titubeante nas saídas de bola demorando na reposição. Falta de treino e jogada ensaiada. No segundo tempo só vi um rebote com Souza aos 55. Aos 56 Rafael Marques perde a jogada no bico da área quase entregando um gol ao San Martín. Aos 57 numa arrancada Adilson chuta forte. Aos 74 uma das piores peças em campo Ruy de calcanhar entrega a bola ao adversário sendo salvo por thiego. Ruy está com mania de fechar para o meio e não acerta um cruzamento. Não gostei do time em campo e da postura dos jogadores. O novo idalo de Rospide Galvão o Túlio assim que entrou ja fez uma falta na entrada da área quase desandando a maionese. Jadildon deu mais movimentação pela esquerda e levou perigo. Falta parceria com algum do meio para efetivar jogadas e arremates. Novamente o Adilson na minha visão foi o mais efetivo. Gostei do Thiego. Réver furou em alguns lances perdendo algumas jogadas mas foi melhor que o Rafael. Léo não fez falta para desgosto do Rafael... Tcheco mais se arrastou em campo que jogou e Souza não conseguiu finalizar nada. Em minha opinião Rospide Galvão deveria ter colocado Douglas retirando Souza para preservar. É preocupante a falta de aproveitamento na área e o não aproveitamento de rebotes. Finalmente o anuncio de Autuori I e sua corte. Mas o papão do gauchão ja patinou no brasileirão. Não ví o jogo mas o Juca escreveu que não jogou nada... Flamengo não é Caxias... Francisco Coelho

    ResponderExcluir
  10. Agora é aguardar a corte desembarcar, mas já me colocaram umas pulgas nas orelhas, pois Rospide Galvão será o interlocutor. Espero que Autuori abra bem os olhos ou será engolido pelo sistema defensivista que se instalou no Olímpico e que já derrubou Mancini. Francisco Coelho

    ResponderExcluir
  11. Bah! O colorado decepcionou de novo!

    ResponderExcluir