quinta-feira, 28 de maio de 2009

Noite gaúcha: Taison e a jogada ensaiada que deu certo


Foi uma noite gaúcha. O Grêmio encaminhou sua classificação para pegar São Paulo ou Cruzeiro na fase semifinal da Libertadores, e o Inter praticamente está na final da Copa do Brasil, onde terá pela frente o Corinthians.

Teremos, então, jogos sensacionais. É a força do futebol gaúcho, tão invejado e sempre imitado, mas raramente igualado.

O Inter confirmou seu favoritismo sobre o Coritiba, um time médio, esforçado, que chegou a dar um susto. Mas logo nos primeiros minutos já tinha dois defensores com cartão amarelo, o que prenunciava facilidades mais adiante.

Taison, que o Técnico (com T maiúsculo) Tite descobriu logo em seus primeiros dias no Inter – Abel Braga, talvez comprometido demais com alguns medalhões, não dava chance ao garoto -, foi o nome da partida.

O guri está jogando demais. Evoluiu de maneira fantástica. Agora, está enxergando melhor o jogo, é mais participativo e menos individualista, sem perder, contudo, sua principal arma: a velocidade aliada a dribles quebra-coluna de zagueiro. Mesmo sem Nilmar, lesionado, vítima da violência, nem chegou a fazer falta de tanto que Taison jogou.

Sobre o Grêmio, vi, finalmente, uma jogada verdadeiramente ensaiada e, o que é surpreendente, dando certo. Depois de anos de portões fechados por Mano Menezes e Celso Roth, alegadamente para treinar jogada ensaiada, mas na verdade para esconder suas limitações e prejudicar a imprensa, devo saudar o fato de que o Grêmio agora tem um treinador que realmente ensaia jogada.

O gol do Grêmio foi, nesse aspecto, uma obra de arte, unindo o talento de um jogador tão criticado (injustamente), Tcheco, a estratégia de um técnico, e a eficiência do lateral Fábio Santos, a quem Autuori tem reservado funções especiais, como essa que resultou no gol salvador contra o Caracas.

Depois, os venezuelanos acionaram (sem querer querendo, como diria o Chaves, aquele que merece admiração) o sistema de irrigação, uma malandragem digna do Hugo Chávez, para deixar o campo, só do lado do Grêmio, escorregadio. Pensavam eles, talvez, que poderia ter mais facilidades para chegar ao segundo gol dessa forma, investindo em chutes rasteiros, etc. Bobagem de um povo que curte beisebol.

Agora, preocupante, a meu ver, a limitação ofensiva do time. O Grêmio tem vários atacantes, mas nenhum até agora me convenceu plenamente. Cada um deles tem alguns defeitos que os deixam incompletos, insuficientes para um clube que ambiciona a conquista da Libertadores.

Passo, portanto, a apostar minhas fichas eu Autuori e suas jogadas ensaiadas. Sem necessidade de portões fechados, ao menos a toda hora. Aliás, nesse aspecto, o Tite está me decepcionando.

NOS ACRÉSCIMOS

Muitos gremistas já sonham com uma final com o Barcelona, que ontem atropelou o Manchester United. Nesse aspecto sou cético, não pessimista. O Grêmio precisa melhorar muito para chegar lá. Nem é pelos rivais brasileiros, que estão no mesmo nível, mas muito mais pelo Estudiantes de La Plata e, em segundo plano. pelo Defensor e o Nacional.

6 comentários:

  1. Vou discordar Ilgo. Não vejo nenhuma injustiça e sou muito critico em relação ao Tcheco. Seu descontrole emocional e as constantes AMARELADAS não o recomendam como confiável e capitão. Ao menos para mim. Tcheco e Souza já passam dos 30 e portanto não tem justificativa agressão aos adversários e descontrole com os árbitros que não aceito nem em guri. Só pela cabeça fraca. Quanto à jogada ensaiada já foi utilizada antes só que ontem entrou e com um dos piores em campo. Antes era para zagueiros. É similar a jogadas do SP onde os atacantes ou alguém bloqueia o goleiro impedindo a saída e defesa. Eu não entrei no campo nem olhei o gramado de perto. Não vamos tapar o sol com a peneira arrumando desculpas esfarrapadas. Se o campo era ruim era para os dois. O sabia nada do Rospide foi ver o que em Caracas. O chaves ou o campo e o time? Se era tão ruim o campo como o Figueroa e o Castellín jogaram tanto comparados aos gremistas. Estou seguindo para o RJ e depois Salvador; quero ver a desculpa agora sobre o Barradão. O Camargo? Com o que jogaram ontem cuidado com Neto Baiano e o junior Elkeson. Neto chuta muito de fora e Elkeson é rápido driblador e goleador com 14 na categoria. Precária a situação do ex furacão que coloca jogadores como Rafael Moura, Gallato, Netinho, Rhodolfo, Chico e Wallyson entre os "negociáveis" pelo clube. AVISO: vou com passagens compradas no meu cartão de crédito e cuja conta é por meus proventos paga.

    ResponderExcluir
  2. Estou ouvindo agora a Guaíba e o pessoal do terceiro tempo está elogiando Tcheco e a jogada do gol gremista. Mantenho minha opinião. Se tiver tempo e internet boa vou relacionar vídeos com a mesma jogada em partidas anteriores.

    ResponderExcluir
  3. Francisco, deixa o Tcheco em paz, rapaz. Se é ruim com ele, píor sem ele.
    depois vamos conferir quem pagou essa passagem, estadia, etc.
    bom viagem e boa sorte, vamos ver se tu é pe quente.

    ResponderExcluir
  4. Eu falei no post anterior que o Tcheco tinha jogado mal a maior parte do jogo, e depois havia melhorado. Eu não sou contra ele, aliás, sou um dos poucos defensores. Acho que ele tem qualidades, muitas delas não aproveitadas pelo Rotho. Ao meu ver, o gramado prejudicou muito o Tricolor, mais que o Caracas. Mas não serve para desculpa. Estou esperando pelo 4-4-2...
    Ilgo, o Taison não estava pronto ano passado, não tinha como o Abelão olhar para o garoto...
    Francisco, torce por mim aí. Nada de ficar corneteando o Tcheco nos treinos. Vai para apoiar, viu?

    ResponderExcluir
  5. Onde estão as fotos da ex-ex-doce Mariana?

    ResponderExcluir
  6. Fotos do Possas, fotos do Possas....

    ResponderExcluir