quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Grêmio e a crônica esportiva do RS

Vinte e dois pontos em 24, sete vitórias e um empate (e um empate que será para ser goleada), derrubam qualquer tese contra o time gremista.

Durante a jornada esportiva nas emissoras de rádio, cansei de ouvir uns e outros sempre fazendo questão de frisar que o Grêmio havia enfrentado adversários fracos, numa tentativa de diminuir a campanha do time montado por Celso Roth (tenho que admitir) e mantido por Marcelo Rospide, o interino mais longevo – e mais bem-sucedido - que já vi.

Sobre isso, finalmente a direção gremista confirmou aquilo que até os paralepípedos das ruas próximas do Olímpico já sabiam: Paulo Autuori será o técnico.

Então, tive de ouvir de alguém fora do RS amado, onde o gremismo e o colaridismo invariavelmente estão por trás das opiniões ‘isentas’, a verdade irrefutável. Foi agora há pouco na TV Globo, no Jornal da Noite. O sujeito, da Sport TV, falou:

- O Grêmio tem um time forte e enfrentou adversários fracos.

Simples, perfeito, objetivo. Os nossos analistas omitem a parte inicial da frase. Não admitem que o Grêmio tem um time forte, ou ao menos de boa qualidade, competitivo, que só por isso conseguiu se impor aos adversários fracos.

Mas será que são tão fracos assim? Vejamos o Universidad do Chile. Ele escapou de uma goleada no Olímpico, e saiu com um empate. Único jogo em que o Grêmio perdeu pontos.

Depois, na volta, o Grêmio venceu por 1 a0. Aqueles que buscam diminuir o Grêmio, sempre enalteceram o Cruzeiro. Pois o Cruzeiro, que realmente tem uma boa equipe, venceu o Universidad, no Chile, por 2 a 1.

De tanto ouvir falar mal dos chilenos, imaginei que o Cruzeiro fosse golear o Universidad.
Então, assino embaixo da frase do comentarista da TV Globo, a mesma que fez um carnaval (justo) em cima do gol de Nilmar.

Nesta quarta, o Grêmio bateu o San Martin, sem maior esforço. Na próxima partida já terá Paulo Autuori. Isso significa que haverá um acréscimo de qualidade no time que irá enfrentar o Caracas. O time venezuelano não mete medo, mas precisa ser respeitado.

Sobre o Inter, confesso que esperava uma vitória sobre o Flamengo. Mas o Fla foi pegador, guerreiro, deu pau até não poder mais, e conseguiu equilibrar o jogo. Mereceu, na verdade, a vitória. Lauro fez uma defesa sensacional. Duas bolas na trave.

Bruno também fez boas defesas, uma delas espetacular, quase no final.

Lauro e Bruno, dois grandes nomes para a Seleção.

14 comentários:

  1. como sempre, muito bom comentário. concordo contigo: lauro, nilmar seleção(brasil) guina e dale seleção(argentina) precisam ser convocados. já o vitor falhou em saida de gol hoje.
    Fica a pergunta, qual seria a escalação do treinador ilgo, com o grêmio jogando no esquema 4-4-2?

    ResponderExcluir
  2. Ilgo, Grêmio e Universidad de Chile foi 2 a 0, gols de Léo e Maxi.
    Sobre Grêmio e San Martin, foi em passo de treino mesmo. O Rospide deveria ter colocado o Douglas, pois ele precisa de ritmo e entrosamento.

    ResponderExcluir
  3. Não vi o jogo do nosso co-irmão. Muito bom esse Lauro, pena (para os colorados) que lhe falta algo de primordial. Alguma técnica em saídas por cima e ele iria muito longe.

    ResponderExcluir
  4. - Grêmio foi 2 a 0 la no chile, mais reforça o que digo, valeu Rafael M.
    - Douglas, meu time no 4-4-2, hoje, seria:
    victor, saimon, leo, rever e fabio santos
    adilson, tulio (pena nao ter o w.magrao), souza e tcheco (ai depende do douglas costa jogar o que se pensa que ele joga);
    Jonas e Alex Mineiro (Maxi).
    - STF arquivou processo contra Dilma e Tarso no vazamento de dossie contra FHC. e segue o baile.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ilgo. Aparentemente o Marlos Romero Bonfim prefere o SP e a cara emburrada do Muricy. Bem, como sempre vou sugerir alguns nomes que poderiam somar ao elenco do Grêmio embora acredite que muitas das soluções estão em casa. Devemos lembrar que o Grêmio possui uma moeda de troca importante que é o Perea. Mancini aceitaria trocar o Maurício Alejandro Molina Uribe e ter Perea fungando no Kléber? Mauricio Ernesto Antonini Pereyra – 15/03/90 – 1,72- Meia - Clube atual= Nacional Montevideo * Paulo Henrique Chagas de Lima – 12/10/89 – 1,84 – Meia - Ananindeua-PA – Clube atual = Santos * Eduardo Sálvio – 13/05/90 – 1,73 – Meia - Clube atual = Lanús AR * Yuri Naves Roberto – 7/10/89 - 1,80 – Meia - Rio Negro-PR – Clube atual: Atlético-MG * Francisco Sousa dos Santos - 27/07/1989 -1,70 – Meia - Caxias-MA - Clube atual: Atlético-MG. Pelo que sei o Autuori iria preferir jogador rodado como Danilo, Carlinhos Paraíba e Víctor Zapata ou alguém que esteja lá nas areias querendo voltar. Ilgo; alguém sabe noticias da recuperação do Mithyuê???

    ResponderExcluir
  6. O roque-gonzalense Renê Carmo Kreutz Weber preparou um RX do elenco gremista. RX revela muitas coisa para quem tem olho. Ja tirei uns 30 e ninguém resolve a minha dor nas cadeiras ao caminhar... Brincadeira a parte espero que a visão de Weber não seja embotada. Fala-se em negociação do Palmeiras e Grêmio para ter Perea. Só espero que o Makelele não esteja no meio. Fora o Lucas Pierre Santos Oliveira e Cleiton Ribeiro Xavier não vejo no elenco alviverde alguém que possa somar. Cleiton a meu ver seria a melhor peça. Tua preocupação Ilgo eu não tenho. Marcelo Grohe pode suprir a eventual convocação que Dunga não fará. Também tem o alegretense Matheus que o Júlio Soster desconhece mas é o titular dos juniores.

    ResponderExcluir
  7. Não podemos perder este cavalo encilhado que está passando. Celso Roth quer levar Makelele para o galo. Liberem logo e peguem um crédito ou um jogador dos que citei.

    ResponderExcluir
  8. Mandem o Diogo para o Rotho e está tudo resolvido.
    Quero ver esse Joílson jogando, mesmo sabendo que não pode jogar a libertadores.
    Discordo da escalação do Ilgo, acho que o Saimon na lateral não é uma boa. E sou, no momento, mais Maxi que Alex Mineiro.

    ResponderExcluir
  9. Por favor, quando o editor chefe do CPOVO viajar para a Espanha (é só ele do CPOVO q viaja, parece q NINGUÉM mais tem condições)peço um favor:
    dê um grande abraço no PRESIDENTE JUAN CARLOS HAHAHAHAHAHHEHEHEHEHEHE!
    Pra quem tanto me critica, interessante saber que o Grêmio montado por mim é um time forte e que eu TAMBÉM saí invicto da Libertadores.
    O Cpovo de hj disse q Ponte X Coritiba foi na capital Paranaense, então Campinas é capital do Paraná?
    Q o Caracas conseguiu um resultado q apenas não lembro quem conseguira (mas não citaram Portuguesa de Acarigua, 1977).
    Quem sabe pq Boca X Defensor recém vai sair o 1º jogo? A troco de quê???

    ResponderExcluir
  10. Só para cutucar meu time para o segundo semestre seria: Victor, Joilson, Réver, Heverton e Jadílson, Túlio (W. Magrão), Adilson, Mithyuê e Souza, Ricardo e Máxi. É bom ficar de olho no Thiago Ribeiro dos Santos 28/03/89 1,68 e Gabriel Orlandini Spessato 16/2/91 1,80. Spessato vem crescendo e tem porte. Lembrando que time é momento se o treinador não é burro...

    ResponderExcluir
  11. O Inter como o SP está se especializando em roubar cria de outros clubes. Não sei qual será as conseqüências de tais fatos, mas fatalmente virão. Já anuncia a contratação de um volante de 21 anos cujo contrato está findando. Não divulga o nome, pois o clube pode complicar. Deveria agir às claras como o Grêmio no caso do meia Marlos. A poucos dias foi com jogador do Cerâmica. Segundo comentam vários jogadores gremistas teriam sido contatados para pular a cerca. Talvez seja a hora de mudar a letra de Celeiro de Ases para CELEIRO DE CUCOS OU CHUPIM. Só não coloquei o DOUGLAS COSTA na relação pois tenho informações que o mesmo será vendido para arrumar o caixa. Não por ser o Bruno Costa do Hiltor e sim por ser dos poucos que tem mercado. Francisco Coelho

    ResponderExcluir
  12. Muricy que reclama até da sombra vai ter de encarar o Adilson. Sou Cruzeiro desde o primeiro passo. Até vou ver se amanhã vai ter sol para por uma pele de uma raposa que andou perto de meu galinheiro e está estaqueada no sal. Não gosto muito de tocar em assuntos dos vermelhos. O Walter sofreu forte torção no joelho e pode ser submetido à cirurgia no local. Tenho colocado meu nome para não ser confundido... Francisco Coelho

    ResponderExcluir
  13. Peleia Argentina Boca x Estudiantes. Eles que se matem. Temos de passar por todos enquanto os vermelhos ficam no sofá.

    ResponderExcluir
  14. O Defensor ainda não está morto. Está quase.
    O Estudiantes está crescendo muito, tem o fator local que é muito importante, mas briga de hermanos acho que vai dar boca mesmo. Não deve sentir tanto o peso de jogar fora, sendo dentro da argentina.

    ResponderExcluir