quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

As experiências de Silas e os defensores de RG

No duelo dos técnicos que chegaram há pouco, Fossati tem vantagem. Pegou um time praticamente pronto, vice-campeão brasileiro e atual bi do Gauchão.

Silas precisa ajustar a equipe. Afinal, o Grêmio ostenta o humilhante título de ‘Perdedor de Tudo’ em 2009. O marquetingui do clube, que no ano passado aprovou uma camisa horrorosa, poderia explorar essa idéia.

Silas tem direito e mesmo o dever de explorar alternativas e possibilidades. Mas é difícil entender que ele faça isso insistindo com um jogador que só não saiu do Olímpico por falta de interessado.

Joilson, já escrevi aqui, é tecnicamente bom. Tem boa base, mas até hoje não mostrou mais do que isso. Terá Joilson um dindo forte no clube? Ou Silas, que conhece futebol, isso é inegável, vê nele realmente qualidades para ser titular de um clube de ponta?

Qualidades tantas que fazem Silas colocar em segundo plano jogadores criados em casa e com imenso potencial, como Maylson e Saimon, só para citar dois.

Ontem, Silas disse que ainda não chegou a hora de Maylson.

O que me dá direito de desconfiar que a hora de Silas treinar num clube grande tenha sido adiantada.

A não ser que realmente haja algo por trás dessa opção pelo Joilson, algo nada a ver com as questões de campo. Mas não pode ser, não deve ser, não deveria ser assim.

Sou do tempo em que as escalações se davam apenas por questões técnicas.

Então, hoje Silas mantém o time que perdeu o Gre-Nal. Mantém os três zagueiros jogando em casa contra o São Luiz, sensação do campeonato.

E vai de novo com dois volantes. Se os dois alas jogarem alguma coisa, Hugo terá companhia na criação. Se não, o Grêmio não passa de um empate, se tanto.

Silas está certo ao menos numa coisa, na insistência. Ele está, por alguma razão, convencido de que fez as escolhas certas para o momento. E vai fundo. O problema é que pode ir fundo demais, caindo num buraco sem volta.

Todos nós somos técnicos de futebol. Sem a remuneração de boa parte deles, é claro.
Ninguém me paga para armar o time dos outros, mas o melhor que Silas poderia fazer agora é jogar com dois zagueiros.

Mário Fernandes, talvez o melhor lateral direito do país, na lateral direita, óbvio.
Não gosto dele na zaga. No gol de Alecsandro ele estava fora do lugar, chegou atrasado.
Na esquerda, qualquer um dos que estão lá.

Depois, Adilson, Ferdinando, Maylson e Hugo (considerando os jogadores hoje à disposição). Talvez o Mithyuê no lugar do Maylson, que passaria para o lugar do Ferdinando, deixando o time mais ofensivo.

Na frente, Jonas e mais um. Pode ser o Borges, mas com chance para o William o mais rápido possível.

Silas, é minha humilde contribuição.

PERGUNTINHA

Onde estão os defensores da convocação de RG, o rei da noite na Itália?

DIZEM POR AÍ...

... que hoje tem show em Novo Hamburgo. Estreia o 'estacular' Mathias. Que responsabilidade jogaram sobre o rapaz.

EM TEMPO

O presidente Duda Kroef pode ter implodido a contratação de Igor, zagueiro da defesa mais vazada do último Brasileirão. "O bom é o outro, o Durval", disse o presidente com singela franqueza. E se o Igor desembarcar, o que dirá o presidente? E mais, se realmente pensa assim, Duda deveria se impor e não aceitar a contratação de Igor.

8 comentários:

  1. Diga-me, ó espelho meu quem sou, pois eu não sei falam que sou o Grêmio... 3 5 2 não vai dar certo. Tomaste umas não é Ilgo. Gostei das colocações. Tomara que Kroeff tenha implodido a contratação de Igor. Sinal que Kroeff e Meira ou sei lá mais quem não falam a mesma língua ou vêem futebol com os mesmos olhos. Como inventar um 3 5 2 sem ter zagueiros para tal e alas jovens e com gás. Melhor é um 4 4 2 e se necessário colocar o Saimon ou Neuton como primeiro volante frente à zaga. Hugo não sabe pensar e distribuir o jogo. Douglas sim é garçom. Mithyuê pode romper uma zaga assim como Bérgson ou Douglas Costa. Borges joga em pequenos espaços, pois gira bem e é oportunista. Jonas necessita de algum espaço para pensar o arremate e receber bolas boas. William e Leandro não lotam aeroporto nem uma Kombi??? Está parecendo que antiguidade é posto e só a obviedade como Mário pela qualidade e Fernando pela garra estão sendo vistos. Pessalli, Émerson, Matheus Magro, Vinicius, Felipe, Ricardo Maria dentre outros são as jóias da coroa e a salvação da lavoura. Pessalli na Itália marcou frente à SAMPDORIA e já é observado pelos grandes. Hoje, GREMIO – CLUB NACIONAL (arbitro Prestia di Genova) Chiavari (GE) / Campo Comunale (ore 15) (Sintético).

    ResponderExcluir
  2. Bérgson poderia perfeitamente efetuar o papel semelhante ao do Lionel, pois forte, canhoto e habilidoso é e sempre marca gols. Só faltaria adaptar ao pequeno espaço. O Mithyuê que vem do futebol de salão além de jogar em pequenos espaços bate bem e forte na redonda. Me nego a encurtar e americanizar “futebol de salão”. O guri de Alegrete agüentaria o pau para abrir as zagas e provocaria vários penais. Silas já resolveu um problema sério com a lesão do Souza, mas tem de lembrar que nome não ganha jogo e administrar egos. O recente caso de Petkovic que sirva de lição. O DM continua com problemas e passados 12 meses cadê o Willian Magrão? O joelho do Mithyuê está 100% ou ainda vai inchar? O Souza já correu do facão da equipe pelo visto. Mantenho até solução melhor que Matheus e Bruno bem trabalhados seriam os volantes ideais, pois são mais marcadores e distribuidores e sabem alternar as jogadas. Gosto do Adilson, mas como o Lucas no Liverpool pouco busca atacar, marcar gols e criar. Willian Magrão já fazia de forma mais equilibrada a função. Rochemback até o momento não justifica salário de 25 imagine 250. Ou mostra serviço ou desocupa a moita que o clube não é de benemerência. Henrique, Ferdinando e Túlio só ocupam vagas de PRATAS que jogam mais e ganham muito menos. Alguém um dia há de contar os motivos dos altos salários de quem nada joga.

    ResponderExcluir
  3. Essa direção vai entrar pra historia. deixará tanta saudade quanto a de Obino toc-toc-toc, infelizmente.
    sim, francisco, tomei umas e outras no meu descanso a beira mar.

    ResponderExcluir
  4. Ilgo; a lagoa é dormitório de peixes ou só no nome? Levará um bom tempo depois das chuvas para se pescar bons peixes de água doce no RS. De água salgada só gosto do Congrio. Meu predileto é o tucunaré como carne e o cascudo como recheio. Um pastel ou pastelão de forno com carne de cascudo acompanhado de uma Serramalte mofada é covardia...
    Perdemos para os paraguaios na Itália por 1 a 0. Na próxima contra o Siena se não ganharmos adeus...
    Vamos ver o que acontecerá daqui a pouco.

    ResponderExcluir
  5. A melhor jogada do 1° tempo foi Mário aos 31:32 que após jogada de craque deu um gol ao Jonas que adiantou demais e na risca cruzou sobre o goleiro. Só o Jonas perdeu 5 gols. Já dizia do ditado: quem não marca... Mário está 5 degraus a cima dos demais.

    ResponderExcluir
  6. Quantos defensores o Silas escalou para o jogo, entre titulares e banco?

    ResponderExcluir
  7. Empatou depois das substituições sem comentários. Não sei como vai terminar. Vou sair e volto bem mais tarde.

    ResponderExcluir
  8. Além dos três zagueiros que sairam jogando (Mário, Maurício e Rafa Marques), os dois volantes (Adilson e Ferdinando) e os dois alas (Lúcio e Joílson), temos no banco um zagueiro (Saimon), um lateral (Fábio Santos) e três volantes (Fábio Rochemback, Fernando e Maylson). Um atacante apenas no banco. Absurdo.

    ResponderExcluir