domingo, 21 de fevereiro de 2010

A estratégia colorada e o Grêmio que imita o Santos

Ao escalar um time reserva para a decisão de ste domingo, o Inter correu um risco calculado e pagou o preço da ousadia. Sim, ousadia, porque o técnico Gilmar Iser, que já havia comprovado sua competência anteriormente, armou um time competitivo, bem estruturado na defesa e com alternativas eficientes para o contra-ataque.

No sábado, escrevi que suspeitava que alguns titulares seriam escalados, porque uma eliminação prematura no Gauchão acaba trazendo consequências imprevisíveis. O Grêmio que o diga.

O Inter apostou as suas fichas nos reservas, a exemplo do que fez o Grêmio no ano passado em Caxias do Sul. O time que Fossati mandou a campo conta com alguns jogadores de muito bom nível, mas faltou entrosamento, um entrosamento que sobrou no Nóia.

A verdade é que o Inter menosprezou do campeonato, repetindo o Grêmio ano passado.

Quando o NH empatou, Fossati mandou o time para o ataque, sacou um volante, Josimar, e colocou Walter. Seu maior erro foi ter começado com apenas um articulador, dois volantões e três zagueiros

Com isso, os dois centroavantes foram pouco municiados. O estreante Kléber Pereira não viu a cor da bola. Damião só queria saber de cair.

Mesmo depois da entrada de Walter, que mais criou chances de gol foi o Novo Hamburgo. No final, um golaço de Chicão.

O Inter repete o Grêmio do ano passado. Não deu bola pro Gauchão e se ferrou. As consequências foram funestas para o tricolor.

GRÊMIO E O SANTOS

O Grêmio de Silas me lembra o lendário Santos dos anos 60. Imagino que seja desnecessário ressaltar que tecnicamente existe um abismo separando o time de Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe, deste formado no Olímpico. O Grêmio, como o velho Santos, toma gol, mas os faz em maior número.

Dia desses, o técnico Paulo César Carpegianni comentou que o Flamengo de 81 (campeão do mundo) também era assim. Ele disse que não se importava quantos gols o time tomava, desde que sempre fizesse mais. O Grêmio atual tem essa vocação ofensiva, que ao menos no Gauchão funciona.

13 comentários:

  1. Quem não acompanha futebol de perto não acreditaria nos resultados do fim de semana. Novo Hamburgo na final com o Grêmio; Botafogo 2 x 1 Vasco e Palmeiras 2 x 0 SP. Fica evidente que o elenco derrubou Muricy assim como o Vasco subestimou o Botafogo. Mas na Província de São Pedro a imprensa terá uma semana para elucubrar as mais estapafúrdias justificativas para a eliminação do “melhor elenco do Brasil”. Vai ser risível ler as justificativas de alguns enrustidos. Kkkkkkkk Fiquei até agora 21:25 esperando a crônica de alguns e nada. Normalmente 5 minutos após os jogos do Grêmio já estão nos blogs. Será que o trauma foi tão forte assim... Estão pensando após um DORIL. KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. AHAHAHAHAHA É VERDADE FRANCISCO, TÃO ESCONDIDO...

    ResponderExcluir
  3. Colorados na fossa com o time do Fossati. Nada como um dia após o outro. Agora toda a culpa é da escalação do Fossati que deveria ter escalado Marquinhos. Na verdade ninguém acreditava no Nóia a não ser seus jogadores e dirigentes.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo contra o poderoso Nóia o Inter pagou o preço de escalar um time reserva e desentrosado. Agora terá que correr atrás da 2ª e última vaga para a final. Nada contra a decisão. Acho que agiu certo. Deve priorizar a Libertadores. De qualquer forma, não poderia ter sido eliminado em casa. Da mesma forma que o Grêmio agiu certo em 2009 e acabou sendo goleado pelo timaço do Caxias, que levou 8 do Inter logo depois.
    Por falar em Grêmio, tudo acabou como planejado pela sua direção. Estão na final e tiraram o Inter, do qual são fregueses há um bom tempo. Com esta estratégia praticamente garantiram a conquista da tão sonhada taça do 1º turno. Aliás, taça é um produto escasso lá pelos lados da Azenha. Já se vão 3 anos que não ganham nada, nem taça de melhor site. Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Ano passado o Grêmio não foi eliminado pelo Caxias. Só que não escapou do Inter.
    Portanto é diferente, o Inter foi eliminado ontem.
    Mas melhor assim do que, eventualmente perder o Gre-Nal, aí sim poderia refletir na Libertadores.
    Se o Fernando Carvalho ainda apita no vestiário, e se o Kléber Pereira foi cntratado pra jogar junto com outro centroavante, então ele confessa que MORRE DE SAUDADES DO CAPITÃO FERNANDÃO.
    Ou alguém já esqueceu:FERNANDÃO/SÓBIS= TÍTULOS?

    ResponderExcluir
  6. HEHEHEH, ninguém vai lembrar de eu, aqui em BELÔ?
    HEHEHE ARREPENDAM-SE...hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Quem tem Douglas não precisa de um veterano como o Roger, que aposto não fará muita coisa mais pelo Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  8. Sem palavras; foi assim que ficou a grande maioria dos blogs de futebol da Província de São Pedro. Eles estão pasmos com a ELIMINAÇÃO do seu time com o MELHOR elenco do Brasil. Tem uns blogueiros que atualizam ou colocavam 2 a 3 postagens novas por dia e mal conseguiram concluir uma ontem. Já dei uma rodada nos sites e nada de atualização. Hó coitados.... A realidade é dura e implacável. Vai ver que eles acreditaram piamente nas palavras que escreviam tão repetidamente como a mentira repetida continuamente para virar realidade. Mas fica o alerta aos gremistas que nada está ganho ainda e que o jogo só acaba com o apito final. Onde andará o Rafael?

    ResponderExcluir
  9. Estes treinadores... O Corinthians enquanto não tirou o Edno da Portuguesa não sossegou e como quem manda no time é o Ronaldo Edno só entrava nas ruins. Terminou Edno sendo escanteado e até fora da Libertadores. Mano vai empilhando inimigos e com qualquer tropeço perderá a cabeça. Luxemburgo que não consegue mais pensar e montar um time aceita qualquer provocação, pois rapidamente perde a reguleta e a pose. A derrota do SP foi tão forte que o treinador teve AVC. Visível a falha de posicionamento da zaga e até queda do palito Miranda ao ser literalmente maneado com um drible. Outro a beira de um ataque é Rogério Ceni. No RJ o folclore domina os clubes e as superstições são mais forte que na Bahia. O homem da prancheta que o diga. Adilson vai ajustando o Azulão e com a chegada de Roger e Kieza, mas já sabe que logo os Perrella vão vender alguém. Eles são os maiores “negociantes” do futebol. Já havia chamado a atenção aqui para Welker Marçal Almeida e José Anderson de Oliveira Lessa que tendo oportunidade com Adilson vão aparecer bem.

    ResponderExcluir
  10. Que sirva de lição e espelho aos DOUTOS do Olímpico a derrota do SP no seu tradicional 352 e uma zaga bastante alta. A arma contra a altura é a velocidade e agilidade que desmorona qualquer defesa por mais alta e eficiente que seja. Aliás, quanto mais alta mais fácil de cair. KKK Ariel andou tendo alguma divergência na renovação com o Coritiba. Este é um dos poucos argentinos que gostaria de ver no Grêmio. Só não sei se com todo o argentino é complicada a renovação e sendo que vá para de volta para a Argentina. Falando em argentino o Abbondanzieri deve estrear hoje sob o comando de um Uruguaio no time colorado. São não ficarem espertos os “Blancos” podem aprontar e tem um João Robin Rojas Mendoza no Emelec. Cuidado com o João, pois é Robin Vermelhas...

    ResponderExcluir
  11. Em um dos raros jogos treinos deu Grêmio sem levar gols. Serão os atuais reservas melhores que os titulares? A meu ver e pelo resultado sim. No primeiro tempo jogou com Grohe; Edilson, Rodrigo, Saimon, Collaço; Adilson, Willian, Maylson, Hugo; Mithyuê e William. Aos 3 minutos William com M arcou após passe de Collaço. Aos 21 William com M é substituído pelo Bérgson após lesão. Hugo com uma bomba marca o segundo aos 29. Na segunda etapa o Grêmio volta com: Matheus; Edilson, Neuton, Saimon, Joílson; Fernando, Túlio, Maylson e Willian Magrão; Mithyuê e Bérgson. Aos 3 o garoto Fernando marca o terceiro tocando a bola entre as pernas do Marasca. Aos 16 após cruzamento do Edilson, Willian com N (Magrão) marca o quarto. Aos 19 o Bérgson marca o quinto como craque driblando Marasca; um belo gol. Maylson com um golaço aos 27 fecha o caixão com 6 pregos a 0. Só para que fique claro na primeira etapa Grohe fez belas defesas, mas na segunda etapa Matheus mais assistiu ao jogo. Collaço foi um dos melhores enquanto jogou ao lado do Hugo. Mithyuê tentou, mas hoje a criança não entrou e Fernando foi um dos mais efetivos em campo. Para bom entendedor a gurizada da base fez a diferença e a trinca Matheus, Saimon e Neuton são parceiros de longa data jogando tranqüilos.

    ResponderExcluir
  12. Já ando preocupado com o Rafael. Se alguém souber algo favor informar. O André ja chegou da colônia.

    ResponderExcluir
  13. Ganharam com as calças na mão. Aos 45 o 16 do Inter fez falta para vermelho direto derrubando um jogador e só ganhou 1 amarelinho. Creio ter sido o Pernambucano Walter. Se com este futebol eles esperam ir a algum lugar podem tirar os panos e guardar com a velha naftalina para esperar outra oportunidade.

    ResponderExcluir