sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Os corneteiros e a busca do equilíbrio

Aves de mau agouro alardeiam que Muricy Ramalho está livre no mercado e que, em função disso, os técnicos de grandes clubes que ainda não mostraram serviço estão a perigo. Entre eles, Silas, lembram.

O treinador do Grêmio recém iniciou seu trabalho e já é corneteado, criticado e até vaiado por uma parte pequena, mas atuante como os integrantes de um determinado partido, da torcida.

O pecado de Silas é o sistema defensivo, que estaria sofrendo gols demais. Não é bem assim, mas Silas está com dificuldade para ajustar a marcação. Adilson, o volante mais combativo do grupo, segue lesionado. Ferdinando tem jogado até por falta de outro com suas características. Se Adilson voltar e ainda assim o indicado por Silas continuar na equipe será caso de demissão por justa causa.

Além do mais, o outro volante, FR, se transformou num armador. É raro ele tirar a bola de alguém. Há problemas na defesa, mas muito mais por falta de material humano adequado. O jovem Fernando talvez possa exercer essa função, a de mordedor à frente dos zagueiros, mas não estou certo disso.

Na verdade, o Grêmio tem muitos 'segundos volantes'.

Os mesmos que criticam Silas pela vulnerabilidade defensiva, desprezam o fato de que o time, desde o início do Gauchão, está bem ofensivamente. Só não fez mais gols porque a dupla Jonas e, principalmente, Borges, errou demais nos primeiros jogos.

Quer dizer, o sistema de Silas proporciona jogadas para marcar. Quando a marcação for acertada, teremos o bom e saudável equilíbrio, um ataque goleador e uma defesa mais firme.

13 comentários:

  1. Victor e Grohe; Maurício, Rafael e Saimon; Mário, Fábio e Collaço; Ferdinando, Rochemback e Willian; Douglas, Leandro, Hugo, Maylson e Mithyuê; Jonas, Borges e William são os concentrados. O provável time especulado será Victor; Mário, Rafael, Maurício e Fábio; Ferdinando, Rochemback, Douglas e Leandro; Jonas e Borges. Com Willian e Maylson no banco manter Ferdinando pode ser complicado assim como não colocar o Mithyuê se Leandro não mostrar serviço logo. Segundo informa a ZH Souza estaria magoado por ter de pagar 50% da cirurgia que ele escolheu fazer em SP. Tem muito jogador que não sabe nada de relações trabalistas...

    ResponderExcluir
  2. Não sei quem são os culpados do Olímpico, mas acredito que o Rospide tenha parcela culpa ou omissão. A meu ver é possível que não informem corretamente como jogam A e B. Também é possível que não estejam preparando de forma adequada determinados jogadores. Meu sentimento é que há nitidamente uma preferência por alguns só não sei os motivos. Agora mesmo ficaram como barata tonta em busca de zagueiros e falam em experiência como se idade fosse posto. Também falam que o zagueiro Rodrigo gosta de orientar o time. Pelo que venho acompanhando nos últimos três anos o Gérson é tudo o que atribuem ao Rodrigo e aparentemente seu MAL é não ter jogado no SP. Até sua altura 1,79 é argumento para não ser usado.

    ResponderExcluir
  3. O Ânderson Corrêa Polga tem 1,82, Juan Silveira dos Santos 1,82 e o Thiago Emiliano da Silva 1,83. Se havia algo contra poderiam ter usado algum medicamento para aumentar a altura, mas o que conta para um jogador é a impulsão e colocação e não só a altura. Se a altura fosse o mais importante Peter James Crouch com 2,01 seria o melhor zagueiro do mundo e não atacante. KKKKK Nada como um dia após o outro e logo veremos. Roberson foi jogar no Juventude e deve mostrar seu apetite logo. Estão matando a base com contratações sem uma real avaliação.

    ResponderExcluir
  4. Mas se é por "criar" jogadas de gol, vale lembrar q o Grêmio do Autuori (ae mesmo o do Roth) empihava chances de gol perdidas. Há quase exatos 12 meses, na estréia da Libertadores, bateu todos os recordes em gols perdidos. Jonas, inclusive.
    E a defesa não vazava tanto.
    Então, o Silas quer a paciência q não tiveram com os outrod,,,,,

    ResponderExcluir
  5. Dando preferência ao setor mais criticado pela imprensa esqueceram os “pensadores” gremistas do restante do elenco. Borges, William, Leandro, Hugo vieram para o ataque e Douglas para o meio. Mauricio para a zaga numa troca com o Palmeiras onde Léo não vinha bem e o volante Henrique ninguém “sabe” o motivo da contratação. Após os gigantescos fracassos do Roth e Autuori as coisas complicaram para os três patetas ou marionetes do Cacalo/Koff. Com um elenco milionário as conquistas sumiram e somente a base conquistou canecos e com vendas gerou receitas ao clube. Um dos patetas caiu outro anda como equilibrista na corda bamba ou peru bêbado em véspera de Natal. A diferença entre o discurso e a prática fica evidente com o empilhamento de jogadores em determinadas posições sem a devida e mínima analise. É o legitimo desespero quando algum medalhão comenta o resultado de uma partida. Lá corre Meira buscando alguém...

    ResponderExcluir
  6. Com o Autuori o dito era valorizar a base e criar jogadores prontos para o time e venda aumentando o faturamento. Faltou visão e planejamento. O Grêmio vinha adotando um sistema 352 ou 361 nas equipes e Autuori adotou o 424 sem tem os elementos para o presente e futuro. Silas adotava um 352 no Avaí e algumas vezes um 424 capenga. A nebulosa negociação com MINI Lopes e a Venda do Réver foi um vendaval para as pretensões desta gestação. A lesão de Souza e Lúcio aparentemente vem arrumando o time e mostra de forma inequívoca que a solução pode estar em casa. Não fossem as cirurgias do Willian e Mithyuê terem complicado assim como a de outros anteriormente que quase acaba com suas carreiras o time estaria melhor.

    ResponderExcluir
  7. A própria crônica (jornalistas) não sabe o que há nos clubes e muitas vezes é necessário alguém de fora comentar para acordarem. Quando surge a noticia que tal clube está de olho em fulano a maioria nem sabe quem é. É comum os setoristas ficarem de papo sem ver os treinos. Tem mais gente hoje acompanhando futebol fora do Brasil e desconhecendo o que ocorre na própria casa. Agora a RBS inova e diz que braçadeira de capitão atrapalha Victor. O que vem atrapalhando o Victor é a Seleção e a falta de marcação do meio campo capenga com o Rochemback. Mário Doril e Saimon logo estarão de partida e Victor ja está pensando em €. Enquanto esta gestação pensa somente em ex SP deveria buscar na A2 e A3 paulista onde o SP e outros buscam seus jogadores. Réver e Victor vieram do Paulista de Jundiaí e não do SP. Para que pagar intermediário? Não tem um bando de gente que se diz olheiro???

    ResponderExcluir
  8. O Rafael e o André se perderam nas festas de momo?

    ResponderExcluir
  9. Não devem ter se perdido. Devem é estar atrás de personagens COLORADAS, nos livros do Chico Izidro.O cara é tão gremistão q periga a RENATA FAN querer estar na dele e ele dizer;"COLORADA, não!" HEHEHEH

    ResponderExcluir
  10. Francisco, desde que o Vitor foi pra seleção ele virou um goleiro comum, ainda um grande goleiro, mas não aquele espetacular que o levou a ser convocado.
    do jeito que está nao volta pra seleção, o que seria ótimo pro gremio.
    Rafael e Andre foram bvistos pela ultima vez desfilando no porto seco.
    já o ze esquilo deu agora pra cornetear meu amigo chico, o festejado autor de Olhos Verdes.
    e o gremio ontem, hein?
    acho que os corneteiros do silas se calam para sempre.

    ResponderExcluir
  11. Segundo noticia a ZH seria Scotti o zagueiro pretendido pelo Grêmio. Fui dar uma olhada no Colo Colo e vi duas fichas: Andrés Scotti Ponce de León, Defensor central, camiseta: 19, Nac: Uruguaya, 14/12/75, Montevideo, Uruguay, Altura: 1,83 mts e Luis Arturo Mena Irarrázabal, Defensor central, camiseta: 3, Nac: Chilena, 28/8/79, Santiago, Chile, Altura: 1,78 mts. Segundo foi dito a zaga do Grêmio estaria baixa e pretendiam contratar pela altura. O Titular do Colo colo Irarrázabal tem 1,78 e o pretendido Scotti 1,83. Dá para alguém entender??? Melhor então seria contratar um jovem e não um velhão. Se for por experiência quem sabe o Glauber Leandro Honorato Berti com 1,90 e rodado. 16/08/2003-12/2005: Palmeiras-SP
    14/01/2006-30/08/2008: FC Nürnberg – Alemanha, 31/08/2008-27/12/2009: Manchester City – Inglaterra, 28/12/2009: São Caetano-SP.
    Eu prefiro quem tenha potencial para crescer como Douglas Henrique da Silva, 1.86 (Paraná Clube), Leonardo Kichileski Pinheiro, 1,91 (Atlético – PR) e Vanailson Luciano de Souza Alves, 1,91 (Atlético – PR) e são juniores os dois últimos.

    ResponderExcluir
  12. KKKKKKKKKKKKK; eles cairam dos cavalos. Chicão mata a coloradada. Murió o INTER.

    ResponderExcluir
  13. Alô Ilgo e Francisco: PRESENTE! Fui passar o fim de semana no interior de São Lourenço do Sul, na colônia mesmo, terra natal da minha esposa, e lá, fiquei sem internet e sem ver os jogos da dupla, portanto, não posso dizer muita coisa, além de que reafirmar meu acerto em relação ao nêgo Borges e a felicidade de saber que o maior e melhor grupo do mundo e da galáxia, não é tão suficiente assim... ehehehe

    Obs: Acaba de me ligar meu amigo Felipe, e me contar que a desolação do Reche na transmissão da Guaíba pós jogo era algo... Aahahahah

    COISA BOA VER A MACACADA CAIR DO CAVALO...

    ResponderExcluir