terça-feira, 27 de outubro de 2009

Grêmio planeja 2010. Oremos.

O Grêmio não é TÃO ruim. A frase é do presidente Duda Kroeff, que considera, então, seu time apenas ruim.

Imagino um jogador entrando no vestiário antes do treino e comentando a desastrada declaração do presidente do clube: ‘Olha aí, gente, o pessoal engravatado diz que nós somos (ou semos, conforme o jogador) ruins’. Como vai reagir essa equipe?

Além de infeliz, a frase do Duda, que é uma pessoa muito afável - gente boa no lugar errado – está equivocada, e, pior, remete para a aterrorizante conclusão: se o time é fraco, o treinador não tem culpa.

O time do Grêmio é bom, está no nível dos demais. Tivesse um técnico capaz de tirar um pouco mais de seus jogadores, explorando suas potencialidades com mais cuidado, o Grêmio estaria hoje no G-4, ou quase ali.

Teria, por exemplo, conseguido mais duas ou três míseras vitórias fora de casa.

É muito vencer três ou quatro jogos fora do Olímpico? Que treinador é esse que vai terminar o campeonato com uma vitória apenas longe de casa? Que treinador é esse que depende tanto da torcida para vencer? É preciso pagar tanto para um treinador tão dependente de sua torcida?

Ouso afirmar, e duvido que alguém me conteste, que com Celso Roth (toc-toc-toc) o Grêmio estaria com melhor pontuação hoje no campeonato. Não é uma rendição ao Roth, mas o reconhecimento a um técnico que sabe extrair o máximo de cada jogador, embora muitas vezes acabe arrumando conflito em função de seu temperamento.

Vou ainda mais longe: Marcelo Rospide faria pior que o sr. Paulo Autuori? O sr. Autuori me parece aquele general com o peito coberto de medalhas, mas que nem sabe ao certo como elas foram parar ali.

No final do ano passado, meados de dezembro, declarei aqui no boteco sem ter sorvido um gole sequer do chopp virtual da casa, que 2009 passaria em branco para o Grêmio. Era o ‘ano que havia terminado sem ter começado’, tudo porque o sr. André Krieger e seus fiel escudeiro, o sr. Luís Onofre Meira, haviam confirmado Celso Roth para começar a temporada.

Agora, um ano depois, o sr. Meira, um gremista abnegado e trabalhador, anuncia que está planejando a próxima temporada. É de fazer gremista se contorcer, suar frio, porque se está ruim, pode ficar ainda pior.

O sr. Meira, repito, um grande gremista, é o mesmo que ajudou a ‘planejar’ este ano que ‘terminou sem ter começado’. É o mesmo que apoiou o sr. Krieger, com aval do presidente do clube, na estapafúrdia decisão de esperar 40 dias por um treinador em pleno andamento da Libertadores.

Com o agravante de que esse treinador – e eu registrei isso antes de ele vir -, apesar de seu currículo, não tem perfil para dirigir o Grêmio, e isso os doutos do futebol gremista deveriam saber e levar em consideração, já que não levaram em conta o custo dessa operação aos cofres do clube (bem, não é dinheiro do bolso deles).

Em pouco tempo, descobri – e verificamos todos nós – que o problema maior do sr. Autuori nem é tanto a questão do perfil, é mais a incapacidade avaliar corretamente os jogadores os jogos, promovendo escalações e substituições equivocadas. E isso eu realmente não sabia. Fui descobrir quando ele foi para os jogos decisivos contra o Cruzeiro, na Libertadores, com Alex Mineiro de titular.

A partir dali, percebi que o Grêmio estava mesmo mal de comando, dos gabinetes até o vestiário.

E é assim que vai entrar 2010.

Oremos.

Observação: estou pensando em transformar o boteco numa capela.

15 comentários:

  1. Puta que pariu, perdi tudo que tinha escrito! Mas vamos lá.
    Ilgo, até que enfim reconhece parcialmente o trabalho e a competência do Roth.
    O grande problema dele é seu humor. Ele bate até em quem o defende! Ou seja, ele não gosta nem de ser elogiado!
    No começo do brasileirão, no "Bem, Amigos", o professor Ruy foi fazer uma análise e, de certa forma, uma defesa ao Celso, do porque ele teria sido demitido do Grêmio, buscando causas além da perda do Grenal. Ele começou dizendo que o celso era "casmurro", mas sequer conseguiu continuar a frase. O homem o interrrompeu e disse quase aos gritos: "Eu não sou, não sou!!"
    O cara ia defender o trabalho dele, mas justificando de alguma forma que seu temperamento prejudicava o relacionamento com a torcida e a imprensa. Mas o turrão não deixou que o Ruy completasse.
    Esse é o Celso Roth. Se ele fosse bom de entrevistas como é o chato do Tite, já teria sido campeão de alguma coisa relevante.
    Abraços,
    Cláudio

    ResponderExcluir
  2. Nois fumo jogá e levamo fumo. O Rotho campeão eu subo a ladera do minduim dis costas seu minino. Mas brincadeiras a parte a coisa está ficando divertida. Mas tu viste Ilgo o bate boca dos Ilustres desembargadores da Sarneylandia. Uma pérola digna do linguajar Juridiquês do Maranhão. Nunca dantes presenciei tais feitos nos tribunais. O time não é tão ruim... Não serão estes tais treinos germânicos que estão prejudicando o entendimento Ilgo. Gostou não é Rafael. Está pegando fogo no Olímpico. Quem será o NERO. kkkk

    ResponderExcluir
  3. Os Micos querem o Mano. Mano não é gremista? Como um gremista vai dirigir o Beira D'água. O mais correto seria substituir o Saci pelo sapo. Ou um bagre. Já tem o Bagre Fagundes... Mas falam que Herrera está de castigo por mau comportamento e não vai concentrar. Não seria melhor dispensar logo esta múmia? Volta o Maxi! Volta para o que? Para trombar e embolar? O ALVI-ANIL na mão do Silas é parada dura e conhecendo o estado de espírito dos gremistas pode ser que a torcida mostre seu descontentamento.

    ResponderExcluir
  4. Tem gente catando quem tenha US$ 1,5 milhão para comprar o Maxi ao FC Moscou e revender. Já vi esta lorota. Está cheio de gente que comprou laranja de amostra e ficou com o MICO. Eu fiquei com 7.000.000 de ações do Sul brasileiro e não consegui trocar por R$0,05. MICO. Mas para 2010 já esta tudo programado e a pré temporada será um sucesso de público a custo zero.

    ResponderExcluir
  5. Mano é colorado, ou era. hoje ele é profissional. assim como o gremista Tite , ou o Felipão.

    Claudio, o Roth não ganha título por ser casmurro, turrão, mal-educado, imbecil, etc.
    ele não ganha título pq na hora H ele coloca tudo a perder por N motivos.
    Quando ele for campeão de algo importante, a imprensa vai continuar de bronca , porque ele não vai mudar, é o jeito dele, campeão ou não.
    agora, com certeza ele não precisa da minha simpatia.
    E mais, até beberia um chopp com ele aqui no boteco. Mas ele vai ter que pagar o que consumir, eehehe
    tá com muito.

    ResponderExcluir
  6. Rafael: não adianta gritar, rolar no chão ou pegar um 38 nem um 44. Victor; Mário, Thiego, Réver e Lúcio; Rochemback, Adilson, Tcheco e Souza; Perea e Maxi. Desta feita dou a fonte para não pagar coisa de colorado (MICO). kkk Os concentrados na relação do CP: Victor e Grohe, Mário, Lúcio e Collaço, Thiego, Réver e Saimon
    Adilson e Rochemback, Souza, Tcheco, Renato, Maylson e Douglas, Perea, Maxi, Roberson e Bérgson. Segundo informam Thiego entra na zaga e Mário continua na lateral. Autuori já falou e foi bem claro. É só mandar o mesmo para casa com o bolso recheado e a convicção inabalável...

    ResponderExcluir
  7. E a sub 17 cai no toquinho lateral. Até que a dupla de zaga grenal segurou o pepino.

    ResponderExcluir
  8. Há comentários que o Grêmio estaria procurando um goleiro. Segundo comentam seria um segundo goleiro em nível de primeiro. Já vi esta conversa engana besta e ouso colocar que Victor pode estar de saída. Não há competição tão importante em 2010 e exija dois goleiros de primeira linha. Pelo que me consta Matheus e Busatto são suficiente.

    ResponderExcluir
  9. O soldado do passo certo (gostei do general medalha Ilgo) é complicado e nuvens negras para os lados dos castelhanos anunciam tempestade. Já estão definidas as chaves e locais da sub 20 brasileira. Enquanto os ditos profissionais estarão de férias os guris jogam. Certamente teremos belíssimas partidas e disputas de alto nível. Preocupante será o assédio com mil promessas à gurizada. Acabei de ler a bela matéria do Tiago Medina/C P e lamento que as palavras do Mauro sejam para Inglês ler. Tendo material mais qualificado Autuori insiste que suas convicções são fundamentais e morrem os sonhos gremista na soberba do treinador e gestores tricolores agora reféns do ego do treinador. Luiz Gonzaga Belluzzo não aceitou ser peitado e Luxemburgo dançou. Juvenal Juvêncio quando sentiu o Muricy perdido mandou o rabugento andar. Marcio Braga após inúmeras trocas caiu na real e Andrade devolveu a alegria à Gávea. Poderá a urubuzada ter uma mulher no comando em breve. Marcelo Teixeira já secou as fontes de recurso e larga o Santos fazendo o parceiro Luxemburgo virar político sem clube que aceite suas imposições. Andrés Sanchez esta vendo as manjadas ladainhas do Mano doer nos ouvidos e o time esfacelado. Logo os loucos vão cobrar e fogo colocar. E o Ju perde mais uma... Planejamento é palavrão. No peito, ao invés de medalhas ... cicatrizes de batalhas foi o que...

    ResponderExcluir
  10. Ótima música (cicatrizes de batalhas...)
    Está feia a coisa. Essa direção cheira a obino. Impressionante.
    O Victor deve ser negociado após a copa do mundo. Isso se ele for. Não duvidem que o dunga leve doni e elton para o banco.

    ResponderExcluir
  11. Ilgo,
    no meu ponto de vista o Roth não ganha nada porque sempre treina times medíocres. Esse atlético-MG é ruim, só tem o Tardeli.
    O Grêmio ano passado era um time razoável, mas não tinha ataque. Marcel, Morales, Soares, Reinaldo é dose!
    Perdemos o título por culpa do Krieger, que disse que traria um atacante de peso e trouxe o pesado Morales!
    Abraço,
    Cláudio

    ResponderExcluir
  12. Tens razão, Cláudio, mas não descarto falta de empenho da direção. Talvez a direção não tivesse disposta a abrir a mão para contratar alguém de peso.
    O Roth teve a sua parcela também no ano passado. Mas que aí tem coisa, ah tem.

    ResponderExcluir
  13. Olá; falamos muito de quem deve entrar mas pouco em quem deve sair. Também não lembamos dos que retornam e são muitos. A salada será grande e um entra e sai danado. Até o Danilo Rios deve aparecer.

    ResponderExcluir
  14. Está chegando a Sub 20 (89) e meus titulares: 1-Matheus Silva de Oliveira 5/5/89, 2-Gabriel Orlandini Spessato 16/07/91, 3-Gerson Fraga 4/10/92, 4-Neuton Sergio Piccoli 14/03/90, 5-Matheus André Magro 27/10/90, 6-Bruno Bairros Collaço 8/3/90, 7- Fernando Lucas Martins 3/3/92 8-Émerson Gustavo Pinto dos Santos 27/2/92, 9-Alex Sandro Silva de Souza 4/6/91, 10-Jonas Henrique Pessalli 24/9/90, 11-Bérgson Gustavo Silveira da Silva 9/2/91. Em minha opinião basta Victor, Réver, Souza, Mithyuê, Rochemback, Borges (tudo indica já estar contratado, um segundo atacante e teremos um time bom e barato. Falta só um bom o treinador, pois o General Medalhas...

    ResponderExcluir
  15. Tenho um amigo que esperava o sorteio dos árbitros para ver onde iria assistir jogos. Na verdade só assistia jogos onde Ana Paula Oliveira apitava. Agora vai assistia direto à fazenda.

    ResponderExcluir