terça-feira, 16 de junho de 2009

Jornalismo, falcatruas e futebol

Em entrevista à revista Veja, o jornalista e escritor norte-americano Gay Talese, 77 anos, afirmou que a internet é "o fast-food da informação" e que blogueiros ”só fazem barulho”. Conhecido também como um dos fundadores do New Journalism, Talese é um dos nomes mais aguardados para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano. Na matéria, ele comentou suas impressões sobre a internet e sobre o papel dos jornalistas atualmente.

Talese disse ainda se encantar com a profissão e se orgulhar de ser jornalista. “De todas as profissões, se um jovem estiver interessado em honestidade e não estiver interessado em ganhar muito dinheiro, eu aconselharia o jornalismo, que lida com a verdade e tenta disseminar a verdade. Há mentirosos em todas as profissões, inclusive no jornalismo, mas nós não os protegemos. Os militares acobertam mentirosos. Os políticos, os partidos, o governo, todos fazem isso. O escândalo do Watergate é uma crônica de acobertamento. Os jornalistas não agem assim, não toleram o mentiroso entre eles. Acho uma profissão honrosa, honesta”, afirmou.

Talese tem uma visão romântica do jornalismo, mas de um modo geral está certo. Agora, existem jornalistas desonestos, como em qualquer profissão. Mas redações costumam fazer uma depuração, afastando o joio do trigo. O pior hoje é a pressão econômica, de governos e empresas, que podem eventualmente interferir na linha editorial dos veículos. Alguns são mais sensíveis do que outros. E isso vale para jornais, emissoras de rádio e TV e Internet.

QUESTAO DE ORDEM

Mano Menezes e Tite fizeram treinos fechados nesta véspera de decisão. Não há muito o que esconder, mas isso dá um charme ao trabalho dos treinadores, passando a imagem que eles armando estratégias geniais para surpreender o rival.

Pego minha bola de cristal e faço uma previsão: o Mano, que é capaz de fazer treino secreto até para jogos amistosos, virá com um grande trunfo. Ele virá com Alessandro na meia, repetindo o que fez no Grêmio num Gre-Nal do Gauchão. Com certeza não fará marcação especial no Taison.

EM TEMPO I

O Ministério Público Federal anuncia investigação para apurar falcatruas no Senado. Se o MPF fizer isso com a mesma agilidade com que investiga as denúncias contra o governo Yeda acho que teremos conclusões lá pela Copa de 2014.

EM TEMPO II

COMEÇOU CEDO: o Rio de Janeiro vai receber quase R$ 1 bilhão para investir na área do meio ambiente, considerada essencial para uma boa avaliação da candidatura da cidade a sede das Olimpíadas de 2016. O anuncio do investimento foi feito hoje, na Suiça, pelo governador Sergio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes. A grana começa a jorrar ainda neste ano.

6 comentários:

  1. O Juremir diria: Parati é coisa de Gay, mesmo. HEHEEH.
    "Hj em dia tem pressão de quem tem grana,em cima da imprensa?". Só hj em dia? HAHAHAHA.
    Ainda mais uma revista CRETINA como a Veja, do palhaço do mainardi.
    Engraçado, o Mano é culpado pq não botou marcação especial em cima do Riquelme. Aí o Coritiba ganha do Inter, mas não leva, e o RenéSimões, q DISSE Q NÃO USA MARCAÇÃO ESPECIAL, é elogiado pelo blogueiro.
    PS. Ondes estás DOCE MARIANINHA???????????

    ResponderExcluir
  2. Discordo da visão do GAY. Acho que no jornalismo existem muitos profissionais ruins. É muito fácil mudar uma notícia, mesmo que seja baseada em fatos, apenas mudando palavras. Vejo em muitos textos alterações sutis. Fora os que trabalham na imprensa e na assessoria de políticos ao mesmo tempo. Retiro o blogueiro desse bando.

    Eu gosto muito do trabalho do Mano, sei que muitos não gostam. Mas esse corinthias é uma farra com o gordito que vou te contar...

    Dúvida: por quê será que eu consigo imaginar o Zé Esquilo de bandeira vermelha, 4 letras, tacando pedra em um relógio qualquer? hehehe

    ResponderExcluir
  3. Zé Esquilo, novo codinome do Elvio Silveira, ex-editor da ex-revista Bol Bol,
    é o maior defensor do PT, aquele partido que veio para mudar tudo e deixou tudo igual ou pior, com sarney mais do que nunca dando as cartas ao lado de outros ex-inimigos de morte do PT.
    Sim, ele poderia jogar pedra no relogio aquele.
    qdo digo hoje em dia tem mais pressao sobre a imprensa nao significa que antes nao tinha, é que hoje tem MAIS. preciso escrever assim em caixa alta pra ele, o Elvio, entender.
    Sobre Mariana, logo, logo, mais fotos

    ResponderExcluir
  4. Ilgo; eu entrei no Google procura de Elvio Silveira e o único que encontrei até o momento está constando como motorista de ambulância em algum encosto do PT. Não sei se é o mesmo. Más se necessário amplio as buscas... Petista tem de ser identificado antes que apronte. KKKK Rafael; pronto para a despedida de Silverstone?? O dia promete e muitas lágrimas serão derramadas hoje. Não estou gostando muito dos ares do Olímpico. Ta com muitos desmentidos e fofocas para meu gosto.

    ResponderExcluir
  5. Como o blogueiro é rápido no racíocinio quando o interessa, vira até detetive de nome dos comentaristas do blog. MENOS, CLARO, nos codinoms do Chico Izidro.
    Pode entrar, o Chuico, com qualquer codinome que o Ilgo responde na boa, nem estranha o fato de TODOS chaamrem o Inter de ...beira-lago, Once Caldas, ou q os jogadores bons do Inter são gays.
    Responde normalmente e NUNCA etsranha quando se ausnetam 9ou seja, quando ele,Chico, esquece algum dos codinomes q inventa).
    Bah!
    Não sei quanto a quem vcs falam, mas eu pagaria pra ter tido a sorte de estar lá quebando aquele relógio inútil da PERDA DE TEMPO, da rede globo.

    ResponderExcluir