quinta-feira, 25 de junho de 2009

Racismo, malandragem e indignação

Há muito tempo defendo que o bate-boca no jogo de futebol deve ficar restrito ao campo. Os jogadores estão de cabeça quente e dizem coisas que em outra situação não diriam.

Nas arquibancadas, acontece algo semelhante. As ofensas acontecem de tudo quanto é lado, dentro e fora de campo, é fogo cruzado.

Se até quando se joga um futebolzinho informal, entre colegas de trabalho e amigos, conflitos acontecem, imaginem num jogo profissional, onde rola prestígio e dinheiro.

É claro que manifestações racistas são deploráveis. Também é deplorável xingamentos como filho disso e filho daquilo, viado, corno, etc.

Quantas vezes Maxi, Guinazu, Herrera e D’Alessandro não ouviram dentro de campo "argentino isso ou aquilo".

E quando um jogador de time grande chama outro, de time pequeno, de ‘salário mínimo’?

Nem por isso o ofendido sai de campo direto para a delegacia. Fosse comigo, eu resolveria a situação ali mesmo, como acontece frequentemente nos jogos e quem está de fora não se dá conta. Sempre é possível pegar o ofensor na próxima jogada, ou mesmo dar-lhe uma porrada na hora, mas aí com o risco de ser punido pelo árbitro.

Quem ofende, muitas vezes quer apenas isso: irritar o rival para que começa um desatino e seja expulso.

Agora, se ao terminar o jogo, um atleta dizer alguma coisa de cunho racista, bem aí, é diferente. Não foi o que houve no Mineirão.

Aliás, é curioso que o supostamente ofendido Elicarlos não tenha denunciado Maxi Lopez no intervalo do jogo. Ele teve frieza para esperar até o final. Mas como se ele havia sido chamado de ‘macaco’, ou ‘macaquito’?

Ofensa, quando realmente existe e nos atinge, deve ser respondida na hora, o mais prontamente possível.

Ou então não é questão de ofensa, é de pura malandragem.

QUESTAO DE ORDEM

O técnico Paulo Autuori cresceu no meu conceito por seu posicionamento firme depois do jogo. Enfrentou a truculência policial e até recebeu voz de prisão na defesa de seu jogador. Autuori, normalmente um sujeito tranquilo, sereno até demais para o meu gosto, mostrou que tem capacidade de indignação. É essa indignação que faz alguém superar as dificuldades e reverter as situações adversas, como esta em que se encontra o Grêmio, e também o Inter. Ambos precisam reagir, se superar, para reverter a tendência de derrota na Libertadores e na Copa do Brasil. E aí só com muita indignação.

21 comentários:

  1. Não sei não Ilgo; para mim o Autuori queria é ir embora dormir. Não posso ver indignação em quem não trocou as peças que não vinham funcionando e ainda elogia a “postura” do time. Já dizia alguém que: quem espera nunca alcança. Errar é humano, mas insistir no erro burrice ou teimosia. De onde menos se espera (Alex, Máxi, Tcheco, Léo, Fábio Santos, Túlio, Ruy) é que não sai nada...

    ResponderExcluir
  2. Agora mesmo está um circo armado no Olímpico para a palavra do Máxi. Deixemos de ser hipócritas, pois no calor do jogo macaco ou macaquito são muito leves perto de butinadas, cotoveladas, murros e cusparadas. Todo este circo foi culpa do despreparo da direção que se julga acima da lei e intocáveis. No inicio todos roncavam grosso como bugios e depois saíram quietos como guri cagado denegrindo o nome do Grêmio. A resposta do Grêmio tem de ser no CAMPO vencendo e bem a partida com galhardia. O resto é conversa para ninar bovinos...

    ResponderExcluir
  3. HEHEHE, PQ O MACHAO MAXI LOPES NÃO VEM ME CHAMAR DE MACACO?
    Pq são tão respeitosos comigo e meus companheiros da NBA?
    HAHAHA BANDO DE CAGALHÕES, havia um zagueiro negro enorme lá e o MACHÃO argentino/gremista, foi chamar o menor de macaco, que coincidência.
    O hila´rio é ver (E SABER) quem defende isso.
    O blogueiro loirinho eh chamado de quê nos jogos entre amigos? FÁCIL comparar, neh?
    Mas nem todos são Alex mineiros da vida (e outros), existem Grafites e Elicarlos, e isso eh muito importante.

    ResponderExcluir
  4. POIS É, e tem gente q critica NÓIS. Nóis semo culpado de tudo nesse país. Se estivessem no meu lugar fariam isso e aquilo ,enfrentariam issso e aquilo e mais um pouco. Aí, aparece uma questão de racismo do time deles, e nem nisso ocnseguem ser imparciais. E QUEREM CRITICAR NÓIS?????BAH!

    ResponderExcluir
  5. "tem razão o Souza, se não fosse o juiz...",
    HEHEHHE, trata-se de comentário do blog e seus (SEU) parceiro, sobre o POBREZINHO, O COITADINHO do SOUZINHA, ele disse q o árbitro gritou com ele, tadinho, no mesmo Mineirão. No jogo contra o Galo, há cerca de um mês. HEHEHEH
    Aí não é frescura, imagina, pobrezinho do SOUZINHA hehehehhehehehe

    ResponderExcluir
  6. Souza que nada jogou agora é do Grêmio e para tal foram-se Tiago Dutra, Bruno Renan e parte do Marcus Vinícius. A muito venho criticando Léo que já deveria ter partido. Muitos não acreditam em Douglas e preferem Tcheco. Eu prefiro Mithyuê, mas entre Tcheco e Douglas sou mais o Douglas. Douglas pode até aprender a jogar sob qualquer tempo e Tcheco vai fazer o que com a idade. A perguntinha é: De BH para Porto e amanhã de Porto para Recife. Não teria sido melhor terem ido direto de BH para Recife? A despesa com passagem e desgaste de viagem não seria menor? Em Recife chove mas está quente. Os boleiros e treinadores que sempre reclamam... O Caxias vendeu 50% do meia VINÍCIUS DOS SANTOS REIS de Barra do Piraí, RJ, 2/7/90, 1,75 que virá para o Grêmio segundo Jorge Machado e Era Voges do Caxias.

    ResponderExcluir
  7. Ilgo; só falta aparecer um Michael Jackson agora. Recebi hoje vários e-mail’s me tocando flauta da derrota e do caso do Mineirão. Não vou me dar o trabalho de responde nada além de: 1 dia após o outro... A vingança é um prato que como morno e pelas bordas. Kkkk Vai ver que o frio travou os colorados. Kkkk Nada como um boa lareira e três cernes de espinilho para esquentar qualquer ambiente. Para amaciar o sentante dois pelegos de Merino e pode esfriar a vontade que tem lenha para 2 anos.

    ResponderExcluir
  8. Bah Ilgo, disse tudo, assino embaixo.

    ResponderExcluir
  9. Francisco, quem é VINÍCIUS DOS SANTOS REIS de Barra do Piraí?
    Sobre racismo: Não existiu isso. Os argentinos chamam todos os brasileiros de macacos, independente de decendência ou qualquer outra coisa. É uma ofensa, que significa ser alguém inferior ou então até o famoso "imitador".
    Acho que o Autuori tem razão, o Grêmio levou um gol de falha tática. Aquele chute de fora que foi desviado e aquela falha do Léo não são erros táticos. Por falar em Léo, acho que ele sai, a medida que o presidente do clube italiano afirmou que estão observando ele a tempos. O terceiro gol foi falha tática, dois zagueiros para três adversários. Talvez resquícios do 3-5-2.

    ResponderExcluir
  10. Francisco, acho que o Autuori chegou realmente no gremio nessa noite. ali, ao reagir contra aquela violencia, ele vestiu a camisa gremista. eu acredito nisso. até agora eu ahco que ele nao sabia direito onde é que tinha se metido.
    vamos ver.

    o zé esquilo e seus codinomes idiotas, coisa de macaco (na lingua espanhola significa ser inferior, que pode ser branco, negro, etc) vem com um caso envolvendo o souza.
    se um dia ele concordar comigo, eu mudo de opiniao na hora, porque provavelmente estarei errado.

    O Vinicius era do Caxias, dizem que é bom. vamos ver se o autuori começa a aprvoeitar a gurizada, poprque de marmanjo ruim estou cheio.r
    o não negro)espanhca de made ,em que clube estavabvse vai p

    ResponderExcluir
  11. a última linha saiu truncada na mensagem anterior, mas pode ser interpretada como um palavrão para o sujeito que nao assume sua identidade, o élvio.

    Informação: o autuori foi detido por desacatado; e o gremio entrou com uma denuncia contra a policia local por abuso de autoridade.
    então, as duas partes negociaram: autuori foi liberado e o gremio nao denunciou. zero a zero.

    ResponderExcluir
  12. Ilgo; só acreditarei no teu ponto de vista: Autuori chegou realmente no gremio nessa noite. ali, ao reagir contra aquela violencia, ele vestiu a camisa gremista. eu acredito nisso. até agora eu ahco que ele nao sabia direito onde é que tinha se metido.
    Vendo a escalação contra o Sport e o Cruzeiro. Digo: Não só a escalação de A ou B mas a postura em campo. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Aliás, eu não gosto de mineiro; os mineiros são uns baianos cansados a caminho de SP ou do RJ. Eu gosto e sempre gostarei das mineiras. kkk Brincadeira, pois hoje estou com ótimo humor. Engraçado, minha cx postal está quase vazia. Vai ver que foi pela derrota dos vermelhos. Kkkkk. O Ilgo já escreveu Rafael, mas complemento; o VINÍCIUS DOS SANTOS REIS é um juvenil que estava no SER Caxias. O Jorge Machado o viu treinando e comprou 50% e vai colocá-lo no Grêmio onde manda e desmanda para valorizar e revende-lo para o exterior. Segundo consta teria pago 1 milhão e quer vender por 10 onde 5 ficariam com o Caxias. É a multiplicação dos pães... Só o Ilgo que continua liso e tendo que aturar os 1001 nomes do Tico e Teco...

    ResponderExcluir
  14. Rafael: 27/06 - 15h - Eldorado do Sul - Grêmio x Cerâmica. Boa oportunidade para você avaliar para a gente o plantel juvenil. Indo para Guaíba logo após a ponte Saco da Alemoa tem a saida para a Estrada do Conde. Basta passar pela portaria da Purina que logo vais ver a entrada do estádio. (Purina a direita e estádio a esquerda).

    ResponderExcluir
  15. Ilgo; provavelmente Ruy cabecinha esteja saindo. Não viaja, pois já jogou 6. Estará sendo trocado? Já devia ter partido, pois está ocupando uma vaga e como não vem sendo usado na Libertadores é um peso morto. Agora Autuori escalar somente os ditos reservas para Recife é demais. Melhor seria pegar os juniores que estão juntos jogando a mais tempo. O provável time: Grohe, Mário Fernandes, Rafael Marques e Helder; Makelele, Joilson, Douglas, Orteman, Jadílson; Jonas e Herrera. Relação dos que viajam: Alessandro, Douglas, Fernando, Helder, Herrera, Heverton, Isael, Jadílson, Joílson, Jonas, Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Maylson, Orteman, Perea, Rafael Marques, Ricardo e Roberson. Sem comentários...

    ResponderExcluir
  16. HEHEHE, minha cx postal tmaém está praticamente vazia, há DOIS DIAS q não chegam email de uma certa pessoa que deve adorar ser tratada como gostaria q o EliCarlos fosse tratado. HEHEHEHE.
    Ó pobrezinho do souzinha "...um caso envolvendo o Souza..." diz o blogueiro. HEHEH o "CASO" é que o árbitro teria gritado ocm o pobrezinho do jogador gremista, ora,ora, AH, claro, ISSO ´DA CADEIA, HEIN? Isso é imperdoável, ora, gritar com um jogador, pobrezinho.
    MAS já que é comum ser chamado de MACACO, DE FORMA OSTENSIVA A DEMONSTRAR raiva, racismo E PRECONCEITO TOTAL, então parabéns pro teu blog, POIS NENHUM dos tus amiguinhos SEUQER protestou. Devem gostar (OU DEVE GOSTAR) de ser tratado assim. HEHEHE

    ResponderExcluir
  17. Fabio Ferreira que passou o semestre no DM liberado. Dispensado na verdade. Marlon o centroavante da sub 17 do Equador liberado. Ruy liberado. Autuori pendurado. kkkk Mário (o fujão) vai substituir Léo. Autuori falou que já o havia visto no Azulão. Padrinho bão é outra coisa. Saimon terá de ficar na fila e Marcus 50% só entra na hora de vender o restante. Assim vamos vivendo no Olímpico. O Sport vai com força total. Ciro pode ir para a Rússia e Weldon voltar à Itália. Magrão; Élder Granja, César, Juliano e Dutra; Hamilton, Sandro Goiano, Fabiano e Hugo; Ciro (Weldon) e Wilson devem ser os escalados do Leão. Novidades hoje e segunda no site da CBF.

    ResponderExcluir
  18. Esse time que vai enfrentar o Sport perde fácil, e olha que o Sport tem um time bem ruinzinho. Espero que pelo menos um dos jovens chame atenção.
    Rui vai embora pelo visto. Alex Mineiro parece que vai também. Ouvi dizer que o Fábio Ferreira sai certo, e como ele veio de contrapeso, então...
    Pare de macaquices por favor, Tico e Teco. Respeite os mortos.
    Dupla gre-nal a espera de um milagre.

    ResponderExcluir
  19. Olá; MARCUS VINICIUS MOSER LOOS (Ct. 674775 de 02/06/2009 a 31/12/2012) e MITHYUE DE LINHARES (Ct. 644658 de 01/06/2009 a 31/12/2012) renovam até 20012. Fortes emoções no Olímpico com várias dispensas. Outros que estão preparando as malas são: Douglas, Victor, Léo, Réver, Perea, Máxi e Alex Mineiro.

    ResponderExcluir
  20. E as laterais Ilgo? Segundo as convocações da CBF o melhor na direita é o Crystian do Vila Nova-GO e o Dodô do Corinthians-SP na direita. Nos juniores temos na direita: Sérgio B. Carvalho, Lucas Emiliano Staudt, Thiago Ribeiro dos Santos e Gabriel Orlandini Spessato. Na esquerda: Henrique Ávila da Silva, Bruno Bairros Collaço e Fernando Marçal de Oliveira. Rafael; se for assistir o juvenil amanha observe bem as laterais.

    ResponderExcluir
  21. Não posso perdoar os burros. Ao que tudo indica, eles não fizeram a lição; refiro-me ao Rospide e ao Weber que colocam o Roberson só como atacante. O jogador desde que chegou à base vem atuando de MEIA DIREITA onde teve seu melhor desempenho no Troféu Ângelo Dossena 2008 sendo escolhido o melhor jogador do torneio. Como Roberson é rápido e finalizador na falta de matador o colocaram e assim como apelido foi pegando e agora só o vêem como atacante. A bem da verdade o Rotho andou escalando em treinos o mesmo, na meia esquerda para o lugar do Douglas. Será que não tem uma pessoa que chegue no Autuori e o informe disso? Será que querem forjar a ferro e fogo um centroavante??? Quebrando o queixo do bagual é como pode ser encarada a demissão do Luxa. Hoje a Mancha Verde deve soltar fogos e festiar o dia todo. Finalmente o Palmeiras puxou o freio e mandou o falastrão apear. Deram corda e agora virou pepino o Fábio Costa.

    ResponderExcluir