terça-feira, 9 de junho de 2009

Reformas custam caro

As reformas são sempre surpreendentes. Sempre custam mais caro do que se imaginava. E não falo só de reforma de uma casa ou de um estádio. Mesmo quando se busca dar um rumo diferente na vida, às vezes é melhor colocar tudo abaixo e erguer uma nova obra, sem maquiagens e improvisações, afastando os entulhos do caminho.

No caso de um estádio de futebol, é melhor fazer o que o Inter projetou, ou seja, reformar o Beira-Rio, dando-lhe um aspecto moderno, com cobertura total, ou construir outro estádio, aí sim moderno como um todo - desses que foram construídos, por exemplo, na Alemanha -, não apenas no visual? Ao refazer os cálculos do custo da obra, o Inter constatou que será necessário muito mais dinheiro. E, com certeza, mais adiante, vai descobrir, que precisará ainda mais.

Reformas custam caro. Vejam o caso dessa miss gaúcha, que ‘reformou’ o seu nariz. Era um nariz bonito, pelo menos é o que aparenta nas fotos ‘antes’ e ‘depois’. Ela atribui a essa alteração a perda da coroa de miss Brasil. Se ela tivesse se aceito como era – e já era muito bonita -, não teria ido mais confiante, expondo sua beleza natural, sem artifícios, sem recauchutagem, e quem sabe até conquistado o tal título?

O Grêmio optou por construir outro estádio, ou Arena. Poderia reformar o Olímpico, como eu mesmo já defendi, mas optou por buscar investidores e erguer um estádio moderno. Se dependesse de mim, a Arena seria construída ali mesmo na Azenha, colocando-se abaixo o Olímpico.

Hoje, no Rio, se questiona a última reforma feita no Maracanã. Na época, havia defensores da ideia de colocar o estádio abaixo, como foi feito com outro templo do futebol, Wembley.

A Revista Veja, edição do RJ, publicou a seguinte matéria esta semana:

“O Maracanã prepara-se para mais uma plástica. Será a terceira em pouco mais de uma década. E a mais cara de todas. O governo estadual já gastou ali 300 milhões de reais. Orçada em 430 milhões de reais, a nova reforma ficará a cargo de uma empresa privada. Somadas, as três reformas custarão 730 milhões de reais – o dobro do investido para erguer o Engenhão (350 milhões de reais) e um valor similar ao que foi gasto na construção da Allianz Arena, em Munique, o mais moderno palco do último Mundial (776 milhões de reais)."

A Arena do Grêmio vai custar em torno de 350 milhões. Eu ainda duvido que a obra seja concretizada. Não será fácil buscar investidores para esse projeto. Na verdade, ainda torço por uma reviravolta e que o Grêmio continue na Azenha. Mas numa casa toda nova.

QUESTAO DE ORDEM

Quem está de casa nova é o Felipão. Eu ainda vou entender por que um profissional consagrado, milionário, vai se meter nos confins do mundo? Felipão no Uzbequistão? Se fosse em início de carreira, e tal, tudo bem, mas agora? Vai gostar de dinheiro assim...

Retirado da wikipedia:

O Uzbequistão ou Usbequistão é uma ex-república soviética da Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistão e pelo Tadjiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste pelo Turcomenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. Capital: Tashkent.

O país é grande exportador de algodão. Tem ouro e petróleo por lá.

4 comentários:

  1. Cada região tem um tipo de ave nativa. O Canarinho da terra do sul de minas é o mais procurado pela cor e canto. O galo de campina é diferente do cardeal. No meu caso é canário de cor que não é nativo. Um campeão custa entre 500 e 5.000 dependendo da cor. Normalmente se compra um terno (1 macho e 2 fêmeas). Quanto as categorias de base já tivemos de tudo. Desde homossexualismo a mudança de nome e idade. Só há transparência com a imprensa acompanhando. Tem gente rica com o tráfico de jogadores. A Bandeira do Uzbequistão possui a lua Crescente com 12 estrelas ao seu lado, o que representa o zodíaco. Esta é a única bandeira nacional que se refere ao zodíaco. Coisas de Felipão

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que ocorrerá mas Souza está chantageando. Jogar mal por indefinição é colocar o carro na frente dos bois. Já vi este filme. Realmente Ilgo qualquer reforma é mais caro. O melhor é ver o que reaproveita e demolir tudo. Uma conexão velha já dá prejuízo. Na tarde desta quarta-feira, os Juniores do Grêmio viajam rumo à Itália, onde disputam o 33° Trofeo Angelo Dossena. O Tricolor é o atual campeão da competição. O time comandado por Andrey Lopes terá pela frente grandes equipes e a estreia está marcada para o dia 12.
    12/06 - 16h - Província de Brescia - Grêmio x Genoa
    13/06 -16h - Província de Milano - Grêmio x Milan
    14/06 - 12h30 - Província de Pérgamo - Grêmio x Pergocrema
    16/06 – Semifinal
    19/06 - Final
    Quem seguirá?? Não colocaram a relação no site do Grêmio.

    ResponderExcluir
  3. Não sei quanto a construção da Arena em Humaitá ou Azenha. Só sei que alguma coisa tem que ser feita. Felipão gosta de dinheiro mesmo. Especula-se que irá receber 13,5 milhões de euros por 18 meses de contrato. Mais que isso, só vendendo canários.
    A farra continuará no Rio, e vai sobrar pra todo mundo na Copa. Souza é indispensável, no momento.
    As categorias de base estão em fase de transição. Espero que o kroeff não acabe com o clube como o obino fez.

    ResponderExcluir
  4. Rafael; faz mais de 5 anos que não vendo 1 canário. Dei muitos de presente. Tem gente que fatura 300 a 400 mil por anos e tira uns 4 a 5 mil filhotes por ano. Hoje só curto ver exposições. Compro e crio uns 10 casais. Dê um pulo na Vicente da Fontoura quarta que sempre tem reunião e churrasco dos criadores de Porto Alegre.

    ResponderExcluir