quarta-feira, 10 de junho de 2009

Maradona descobre os efeitos da altitude


Em março do ano passado, durante um animado encontro com o presidente Evo Morales, que teve inclusive uma peladinha amiga a 3.600 metros acima do nível do mar, Diego Maradona atacou a Fifa e todos os que querem acabar com jogos internacionais na altitude de La Paz e similares.

– É ridículo que queiram tirar da Bolívia a possibilidade de jogar em sua terra. Parece-me algo vergonhoso porque não tem bom senso. Aqueles que hoje vetam a Bolívia seguramente nunca correram detrás de uma bola – disse o redondo ex-craque, numa grande puxada de saco.

A ideia da Fifa era de proibir jogos em locais acima de 2.750 metros.

Em abril deste ano, Maradona, agora treinador da Argentina - o Dunga dos hermanos - viu como é bom ficar calado de vez em quando. A equipe dele levou um estrondoso 6 a 1 em La Paz. Incorporando Carlos Gardel, soltou o verbo de forma dramática, digna de um tango:

- Cada gol de Bolivia era un puñal en el corazón.

Hoje, Maradona amargou outro fracasso na altitude de Quito, 2.850 metros. A Argentina levou 2 a 0 do Equador e agora vê sua classificação ao Mundial ameaçada. O time equatoriano ficou a dois pontos dos argentinos.

Preteou o olho da gateada, como diria um gaudério picando o fumo para o palheiro.

A Argentina tem pela frente o Brasil (em Buenos Aires), dia 5 de setembro. Depois, o Paraguai fora, o Peru em casa (bem, aí é barbadinha, como foi na copa de 78) e, por fim, o Uruguai, no Centenário.

É claro que a Argentina ainda é forte candidata à classificação, mas que ficou mais difícil, ficou.

O sempre debochado Ole, que não perde uma chance para lembrar do Brasil em qualquer situação, já está assustado. "Hay que ganarle a Brasil", destaca em seu site (http://www.ole.com.ar/). Confiram para ouvir essa adorável melodia: o choro de Maradona, o choro da Argentina.

NOS ACRESCIMOS

O leitor de esportes é implacável. Escrevi na edição de hoje, dia 10, na contracapa, que o Brasil tem o melhor ataque das Eliminatórias, 23 gols. Na hora de digitar cravei 13 gols. Não adiantou que ao lado da matéria tem o quadro de classificação com o número certo de gols pró e contra. Meu email está no alto da matéria. Ninguém escreveu pra mim. Escreveram direto para a direção do jornal, pro chefe da redação, pro Hiltor, pra mãe do Badanha, pro Papa e até pro Lula, imagino. Parece que queriam ver a minha caveira. Gente boa.

19 comentários:

  1. Estão querendo te apunhalar. Deves estar incomodando muita gente. Mas o EX celeiro de ases que agora pode ser chamado de ninho de CUCOS acaba de concluir mais uma. O treinador do Sport relacionou um junior para uma partida. O Junior sumiu de Pernambuco e ao que tudo indica está aninhado no beira lago. Estou falando de Eliseu do Sport.

    ResponderExcluir
  2. Coitados, oque foi fazer o Gabirú, heheheh.
    Um não consegue viver sem pensar 24 HORAS/DIA NO SPORT CLUB INTERNACIONAL;
    O outro, seca até a seleção brasileira pq o técnico é um ex-colorado. Quando Felipão perdeu pra poderosa Costa Rica, não comandou a horda qe queria sua cabeça, agora,mesmo na liderança das eliminat´roias compara Dunga, como técnico, com Maradona. Bah, ô coisa triste a INVEJA.
    P.S. Reclamaram pro Hiltor, ora, então tá beleza p ti, quem erra mais do que aquela criatura na história do jornalismo esportivo gaúcho? HAHAHA, lembram daquela : DECISÃO EM SÃO LUIS? hahahaha, era um inter X São Luís DE IJÚI, na decisão da Copa Governador do Estado de 1991, hehehehhe
    E o teu beira-cemitério, como vai chico??????

    ResponderExcluir
  3. Ninguém comparou Dunga com Maradona...
    Ô coisa séria, não precisa anotar todos os erros Esquilo... se eu fosse anotar o contrário...
    Só lembrando que o wianey comparou o danilo silva ao mauro galvão, que o edgar chamou o giuliano de "cópia de carpeggiani", que o índio foi comparado ao figueroa... posso parar por aqui?

    ResponderExcluir
  4. ..Maradona, agora treinador da Argentina - o Dunga dos hermanos - .....

    ResponderExcluir
  5. Ilgo; vais pagar quando a pergunta dos três bananas? Eu não esqueço... Falando em esquecer: quem inventa é ??? Como não divulgaram a relação dos enviados para a Itália não sei quem ficou. Como os jornais gastam mais espaço com a diarréia do Sarney que com as bases ficamos sem informações. Tendo jogador na posição sou contra invenção. Aliás a propósito da convocação da SUB 20 cada clube divulga ter recebido comunicado sobre este ou aquele convocado. Até agora não há palavra OFICIAL. Sei que um grande time inicia pelo goleiro; o Alegretense tem segurado todas. É só constatação e não gabolice. Pena que o QI ainda R$ R$ seja o principal.

    ResponderExcluir
  6. Estes foram os inscritos:
    NUM. APELIDO D. NASC. DOCUMENTO NOME COMPLETO
    1 FERNANDO 20.12.1989 099006 FERNANDO JUNIOR PEREIRA DA SILVA
    2 THIAGO RIBEIRO 28.03.1989 128408 THIAGO RIBEIRO DOS SANTOS
    3 WÁGNER 19.11.1989 159707 WÁGNER LUIZ FOGOLARI
    4 JEAN 23.10.1989 156408 JEAN ZDUNEK
    5 PAULO 26.01.1989 194305 PAULO ROBERTO GONZAGA
    6 MARÇAL 19.02.1989 123207 FERNANDO MARÇAL DE OLIVEIRA
    7 MITHYUÊ 16.10.1989 165408 MITHYUÊ DE LINHARES
    8 BRUNO RENAN 19.04.1991 105107 BRUNO RENAN TROMBELLI
    9 RAFAEL MARTINS 17.03.1989 099707 CLECILDO RAFAEL MARTINS DE SOUZA LADISLAU
    10 ROBERSON 02.04.1989 146408 ROBERSON DE ARRUDA ALVES
    11 MICHEL 11.08.1989 098407 MICHEL RODRIGUES PÁ
    12 MATHEUS 05.05.1989 119908 MATHEUS SILVA DE OLIVEIRA
    13 SÉRGIO 14.11.1990 126108 SÉRGIO BUENO DE CARVALHO
    14 MARCUS VINÍCIUS 10.05.1989 126508 MACUS VINÍCIUS MOSER LOOS
    15 INÁCIO 16.06.1989 114006 WALLISON RICARDO INÁCIO XAVIER
    16 COLLAÇO 08.03.1990 126708 BRUNO BAIRROS COLLAÇO
    17 SALINI 16.02.1989 123307 DIEGO SALINI
    18 LUCAS 20.03.1989 130608 LUCAS EMILIANO STAUDT
    19 RAFAEL 03.02.1989 118808 RAFAEL ALVES TARGINO
    21 WESLEY 24.04.1990 108708 WESLEY PACHECO GOMES

    ResponderExcluir
  7. Esquilo, não entendi como comparação Maradona x Dunga, mas comparação entre as situações em que os dois foram convocados.

    ResponderExcluir
  8. Na data de ontem no site da CBF consta a saida do JEAN ZDUNEK. Alguém sabe quantos ja sairam e quantos ainda ficaram??? Com a palavra o Sr. Kroeff.

    ResponderExcluir
  9. Confira a lista completa de convocados:

    Goleiro:
    Agenor (Internacional), Rafael (Cruzeiro) e Saulo (Sport)

    Laterais:
    Fagner (Vasco), Raul (Atlético-PR), Diogo (São Paulo) e Bruno Bertucci (Corinthians)

    Zagueiros:
    Renato (Corinthians), Mário (Grêmio), Tolói (Goiás) e Dalton (Fluminense)

    Volantes:
    Maylson (Grêmio), Wellington Júnior (Botafogo), Wellington (São Paulo) e Tinga (Ponte Preta)

    Meias:
    Erick Flores (Flamengo), Alex Teixeira (Vasco), Marinho (Internacional) e Gabriel Pimba (Atlético-PR)

    Atacantes:
    Alan Kardec (Vasco), Eric (São Paulo), Talles Cunha (Inter) e Ciro (Sport)

    ResponderExcluir
  10. Quem arrisca escalar??? A minha escalação ja está pronta.

    ResponderExcluir
  11. Saulo (Sport), Raul (Atlético-PR), Mário (Grêmio), Tolói (Goiás) e Diogo (São Paulo); Maylson (Grêmio) e Tinga (Ponte Preta), Erick Flores (Flamengo) e Alex Teixeira (Vasco); Alan Kardec (Vasco) e Ciro (Sport). Isso pelo que jogam. Aguardemos os testes e veremos. Os jogadores ficarão em Cuiabá de segunda até quinta-feira e farão dois amistosos para a observação da comissão técnica. Para o Mundial, é bem provável que haja várias modificações.

    ResponderExcluir
  12. Maradona e Dunga chegaram à seleção de seus paises maior experiencia, ou nenhuma, em clube como técnico. cairam de paraquedas.
    a diferença é que o maradona é um maluco beleza, e o dunga é mais centrado, nao inventa. e isso já é alguma coisa.
    agora, não é tecnico para comandar o brasil numa copa.
    sobre a seleção sub-20, só a força de empresaio justifica a convocação do zagueiro Mario, que está sem jogar há um tempão.

    ResponderExcluir
  13. Arrisco dizer que vai ser titular quem joga regularmente em seus clubes.
    O Dunga convoca mal, escala mal, muda mal, fala mal... mas como os resultados estão sendo satisfatórios (para uns), fico na minha.
    Curtindo a madrugada numa boa. Que droga de frio. Vou lá conferir o correio.

    ResponderExcluir
  14. E quem joga Rafael??? Ficar em riba do muro é uma coisa... Pegando pela palavra. O eterno EX dirigente “aquele” que mais que dobrou a divida direta e deixou inúmeros esqueletos no Olímpico teve a caradura de escrever: Se não podemos ter supercraques como os dois transacionados, devemos ter competência para não errar nas contratações. Acho que isso vem ocorrendo. Eu digo: Se com o minguado orçamento do Grêmio à época praticamente quebrou o Clube imaginem com um orçamento como o do Real. Quebrava o RS.

    ResponderExcluir
  15. Lembro que frio é mais sensação pois o homem anda sempre por volta de 37. Frio bom é o do Atacama. Nada que um bom pelego não resolva. E eu tendo de fazer banho de acento... A pressão de Barrichello vai esquentar o GP. A aposta do momento é onde serão gastos e com quem os $$$ de Ronaldo e Kaká. Tem gente que conheçe mais o futebol de lá que o de cá. Falei conhecer não entender... Tem gente dando pitaco e não saberia escalar o Vilas da Vila Ninguém.

    ResponderExcluir
  16. Alguém lembra da 32ª edição do Troféu Angelo Dossena??? O meia direita Roberson (hoje avante) foi eleito o melhor jogador da competição; O zagueiro Wágner foi o melhor da final, enquanto Heverton foi eleito o melhor zagueiro da competição. Atletas campeões: Túlio e Caio – goleiros
    Thiaguinho e Wellington – laterais-direitos; Marçal – Lateral-esquerdo; Heverton, Wagner e Dariano – zagueiros; Julio Cezar, Dhiego, Gabriel – volantes; Paulinho, Bassani, Bruno Cesar, Roberson – meias; Rafael Martins, Palacios, Rafael Paraíba – atacantes. A pergunta que faço é: Não teria sido importante manter esta equipe jogando e entrosada??

    ResponderExcluir
  17. Fico em cima do muro pois não conheço a maioria dos jogadores dessa seleção sub-20.
    Barrichello não me engana mais, ele não amarra um tênis do Button.
    Roberson e Thiaguinho merecem mais chances. Ou alguma chance.

    ResponderExcluir
  18. Bhá, o que tem de gente preocupada com o número da camisa do Kaká e quem será contratado para o lugar do C. Ronaldo é brincadeira. Já devem ter entupido a CX postal do Sir Alexander Chapman "Alex" Ferguson oferecendo seus eleitos. Já teve gente montando a formatação do Real que nem o técnico sabe... O Flamengo que vive de vento quer agora contratar Perea e Valdívia. Perea tudo bem para abater uma dívida antiga mas o chileno... Na 33ª edição do Troféu Angelo Dossena empate com Genoa e gols de Marcus Vinicius e Bruno Collaço. Aliás, Marcus já tem mais gols que muitos centroavantes e meio campistas gremistas assim como o grande capitão Gérson dos juvenis. Só o não vale a pena escrever o nome não via e agora o Autuori. Rafael; hoje tem racha no Tarumã. Tu fica preocupado com o desempenho do Rubinho e ele não fica preocupado. São uns 4 milhões ao ano das verdes só de salário limpo na conta no Principado. Dá ainda para tirar uns 2 a 3 com comerciais e licenças. O Nelson pai é que deve estar preocupado pois o filho não anda e gasta mais do que ganha... O Button só está ganhando pois a grana foi-se. Segundo falam ele estaria quebrado por maus investimentos. Ter a super licença para dirigir é ter salários de mais de 2 milhões de dólar ano. Só o Schumacher ganhava 25.

    ResponderExcluir
  19. Ilgo; com a desculpa de descobrir novidades hoje 9 em cada 10 micros de redação estavam com a página do The Sun aberta. A MEGAN FOX foi a mais vista hoje. Na página Superbebes e viral video funnies do mesmo não há jogadores. Thiego o quarto zagueiro canhoto da lateral direita!!! Cala-te boca...

    ResponderExcluir