sábado, 27 de junho de 2009

A noite em que eu sonhei com o Lula

Ontem à noite sonhei com o Lula. Acho que foi porque ele andou por aqui, Porto Alegre. Foi um sonho bom, o que é surpreendente, porque deveria ser um pesadelo.

Eu estava feliz no sonho. Feliz porque finalmente tinha conseguido dizer pessoalmente ao Lula o que eu penso dele e do seu partido. Tão feliz que só não acabei aderindo ao lulismo que se alastra como erva daninha, como o fogo no capim seco ou moto-serras na floresta amazônica, nosso maior patrimônio, porque fui acordado abruptamente.

Ouvi um ruído forte e, segundos depois, gritos de ladrão, ladrão. Saltei da cama, abri a janela. Dois ladrões haviam entrado na garagem do edificio e já sumiam na escuridão da madrugada.
Graças a eles eu não havia ‘lulado’ no sonho. Foi por pouco.

Ainda me lembro de alguma coisa que sonhei.

Eu estava num evento qualquer. O Lula sentado à cabeceira. Com ele, uns três ou quatro sujeitos. Um deles parecia o Tarso, mas fixei bem os olhos nele em determinado momento e vi que era outra pessoa.

Eu estava em pé, parecia que trabalhava, caminhando de um lugar para o outro. Nem olha para a cara do Lula, até aí tudo normal e coerente. Até que um dos sujeitos me perguntou porque eu não conversava com o Lula, não pedia para tirar foto ou pedia um autógrafo, como faziam todos, já que Lula estava ali tranqüilo, sem seguranças, afável, simpático, bonachão, bebericando uma cerveja.

Acho que ele seria um bom parceiro aqui do boteco, com certeza muito melhor do que presidente. Porque, como a gente, sabe em boteco se joga conversa fora, se salva a humanidade, e se diz muita bobagem. Então, tudo a ver.

Bem, aí eu respondi ao meu interlocutor o seguinte, a gênese do meu pensamento político:

- Eu sou brizolista. O PT sempre rejeitou qualquer aliança com o Brizola para apear do poder ‘as elite’...

O Lula sacudiu a cabeça para cima e para baixo, parecendo concordar comigo.

-... Não fosse o PT o Brizola teria chegado à presidência e hoje o Brasil seria um país muito melhor, não teria havido Fernando Henrique, por exemplo. Tudo porque o PT alegava que o Brizola era populista, que o povo não precisava do peixe, precisava aprender a pescar... E hoje o que faz o PT no poder, sob o comando do Lula? O que é o bolsa família, ou bolsa esmola? – discursei veemente, mirando meu interlocutor, enquanto o Lula me olhava com espanto.

Houve um silêncio rápido, e o Lula falou com a sua voz rouca, que as petistas acham sensual:

- O companheiro tem razão, mas eu sou um homem do partido. Foi uma decisão do partido...

Eu o interrompi:

- Não, o sr. é dono do PT, o chefão do PT, o grande líder. Sem o Sr. o PT, hoje, depois do mensalão, não é nada, ou quase nada. O Sr. poderia ter feito a aliança com o Brizola, mas não fez. O Sr. a única grande liderança do PT...

Foi aí que olhei para o cara ao lado do Lula, que eu pensava ser o Tarso Genro. Fosse o Tarso, ele não gostaria que eu dissesse isso. Afinal, ele se considera um grande lider petista, um possível candidato à presidência, até. Mas aí eu vi que não era o Tarso, era alguém que não conheço. Bem, os sonhos são assim mesmo.

Aí, o Lula me convidou para sentar. Conversamos e bebemos amistosamente. Já estava combinando uma peladinha do time dele, la´de Brasília (com o Zé Dirceu, o Delúbio, o Genoíno, o homem da cueca) , contra a turma da redação do CP. Confesso que já estava achando o Lula um cara legal.

Cheguei a pensar, no sonho, repito, que até poderia votar nele...

Foi aí que ouvi o barulho na rua e o grito de ‘pega ladrão’.

Acordei feliz e assustado. Feliz porque tinha dito o que eu pensava para o próprio Lula. E assustado porque, no sonho, eu também já estava me entregando pro Lula.

Ainda bem que sonho é sonho.

PS: qualquer semelhança com a realidade, é mera coincidência.

PRA NÃO DIZEREM QUE NÃO FALEI DE FUTEBOL

O Palmeiras entrou na briga por Muricy. Se o Tite cair, acho que o Inter deveria buscar o Celso Roth, tão elogiado pelos colorados, principalmente pelo meu amigo Juremir.

8 comentários:

  1. Se o presidente não estivesse apreciando uma cerveja, diria que era outro em seu lugar. Não tive ainda o desprazer de sonhar com o sujeito.
    Se fosse o Tarso, serias preso.
    O parmera arranjou uma desculpa qualquer para mandar o luxa embora, cedendo a pressão da mancha verde. Novamente, é ela quem manda.
    Muricy vai ser sombra para todos os treinadores do Brasil. Acho que ele pede um tempo de férias, se o parmera for atrás dele mesmo.
    Francisco, não fui ver o jogo. Nem fui ao meu jogo. Estava imprestável ontem.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ilgo; é bom tu procurar uma cigana que possa interpretar teu PESADELO. KKK Nome de matador tem e a bola roubada no gol contra a Espanha assim como o toque de prima colocam Clint Dempsey nesta categoria. A eterna mania do jogador brasileiro em mais um toquinho quase entregam a Santo Antônio da Patrulha. A melhor cachaça gaúcha para mim é de D. Francisca. Caiu a energia na Ilha do Retiro e eu comendo Pinhão que está uma delicia. Em Honduras mandaram José Manuel Zelaya para a Costa Rica. Será que não tem lugar lá para uns 300 picaretas, seus assessores e mentores???

    ResponderExcluir
  3. quase entregam a rapadura de Santo Antônio da Patrulha.

    ResponderExcluir
  4. O pior é que sonhei com elle mesmo.

    o gremio perdeu um gol Há pouco, Jonas, pra variar.
    depois, gol do Mário, um golaço anulado.
    foi aí que eu disse: o gremio está melhor e não marca, e quem não faz leva, não adianta.
    não durou um minuto, gol do Sport. acho que vai dar goleada.
    E o Douglas Costa, nunca vi um jogador que é pra ser o criativo do time fazer tanta falta.

    ResponderExcluir
  5. Eu forçava sobre o Granja e Dutra. Roberson pela direita poderia fazer o estrago segurando os avanços e criando.

    ResponderExcluir
  6. Novamente uma expulsão acaba com as chances. Eu não entendo tanta lesão. Mário e Douglas.

    ResponderExcluir
  7. A substituição do Douglas serviu para que a maioria pudesse conhecer Isael. Em minha opinião Roberson entrando não sairia mais.

    ResponderExcluir
  8. HHEHE, ô Aécio, eu sabia q o teu Cruzeiro ia despertar a consciência política do blogueiro. Ô Aécio (papi do mensalão), manda teus meninos do Cuzeiro entregarem a rapadura (quem sabe aquele juiz q entrou durante o jogo e devolveu a vida dos azuis, ao inventar uma falta q O CPOVO e ZH e jornais gremsitas em gerla, não falaramq foi inventada), dá um jeito d eentregar. Porque quando o time do blogueiro tá disputando algo, ele esquece a política, diz q não aianta falar e tal, mas mal toma um susto e aí vira consciente outra vez, heheheeh).
    Mas q o Brizola era melhor que eu, isso tenho q admitir.

    ResponderExcluir